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- A relação dos ciganos com a escola pública:contributos para a compreensão sociológica de um problema complexo e multidimensionalPublication . Casa-Nova, MariaTendo em consideração o tradicional afastamento da escola pública das crianças e jovens de cultura cigana, quer em Portugal, quer nos países da Europa onde estas comunidades estão presentes, procura-se neste artigo desenvolver algumas reflexões em torno de alguns dos processos sócio-culturais, complexos e multidimensionais, que estão na origem deste fenómeno. Através da análise interpretativa dos contextos e dos processos observados durante uma pesquisa de terreno de carácter etnográfico, onde a observação participante se constituiu no complexo metodológico privilegiado de recolha de informação, procura-se desconstruir a tradicional e linear explicação deste afastamento baseada na assunção de que “os ciganos não gostam da escola”. - Taking into consideration the traditional withdrawal from public school of children and young people of Gypsy culture, either in Portugal or in European countries where these communities are present, we attempt, in this article, the development of some reflections around some of the socio-cultural processes that are at the source of this phenomenon.Through the interpretative analysis of the observed contexts and processes throughout field research of an ethnographical character, where the participating observation was constituted by the privileged methodological complex of the information collection, we attempt to deconstruct the traditional and linear explanation of this withdrawal based on the assumption that “Gypsies do not like school”.Through the interpretative analysis of the observed contexts and processes throughout field research of an ethnographical character, where the participating observation was constituted by the privileged methodological complex of the information collection, we attempt to deconstruct the traditional and linear explanation of this withdrawal based on the assumption that “Gypsies do not like school”.
- Agressividade dos alunos e comportamentos de saúde: dois fenómenos transversais em educaçãoPublication . Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta MarruazO presente trabalho apresenta alguns resultados obtidos, no domínio da agressividade e comportamentos de saúde, numa amostra de 680 jovens dos 12 aos 17 anos que frequentam o 3º Ciclo em estabelecimentos de ensino público na zona da grande Lisboa. Procurou-se caracterizar os alunos consoante o seu grau de agressividade (mais agressivos e menos agressivos) e verificar a eventual associação com alguns indicadores de saúde, nomeadamente comportamentos de risco (consumo de substâncias como o álcool, tabaco e drogas ilegais), saúde mental (depressão, sintomas físicos e psicológicos) e factores de protecção (relação com o corpo e prática desportiva). Observaram-se diferenças significativas entre ambos os grupos nas três dimensões de saúde abordadas. Os alunos mais agressivos manifestam mais comportamentos de risco (superior consumo de tabaco, álcool e haxixe) e mais sintomas físicos e psicológicos, enquanto os alunos menos agressivos manifestam mais comportamentos de protecção da saúde (prática desportiva).
- Ticks on dogs and its role as vectors: intermediate hosts in the Center-West of PortugalPublication . Rosa, Fernanda; Crespo, Maria Virgínia; Ferreirinha, Dario; Morgado, Marina; Madeira, Marta; Santos-Silva, M.; Sousa, R.Dogs are one of the most important hosts in the maintenance of tick population. In order to identify the species and their role on the transmission of hemoparasites and rickettsiae, ticks were collected on 466 dogs of Center- West region of Portugal. Taxonomical studies were done and appositional hemolymph smears were also performed in order to search for rickettsia infections. Some ticks were processed for DNA extraction and screened by PCR for detection of rickettsiae DNA. Specimens of Rhipicephalus sanguineus, R. pusillus, Ixodes spp. and Hyalomma marginatum were identified. Only the first two species were found infected with a rickettsial strain Bar29 and with R. massiliae. These results reinforce the important role of dogs and its ticks on epidemiology of tick-borne rickettsiae agents in Portugal.
- Pais-professores: reflexões em torno de um estranho objecto de estudoPublication . Silva, PedroPretendo, através do presente artigo, contribuir para o debate sobre o papel desempenhado pelos pais-professores, por mim definidos como os que integram o movimento associativo parental (por exemplo, líderes de associações de pais ou representantes dos pais em órgãos da escola) e que acontece serem profissionalmente docentes. A reflexão resulta de um estudo etnográfico por mim conduzido em três escolas públicas do 1º ciclo do ensino básico, na região centro do país, onde me apercebo da importância desempenhada por este actor social no âmbito da relação escola-família. Na Primeira Parte procuro mostrar que a crescente visibilidade social dos pais-professores não constitui um acaso, mas antes se inscreve no cruzamento entre a sua condição de classe e a sua condição profissional. A pesquisa sugere que a condição híbrida dos pais-professores não os torna a priori nem em “mais pais” (“contra” os professores), nem em “mais professores” (“contra” os pais), mas que a sua condição possibilita uma melhor defesa dos interesses dos pais de meios socialmente desfavorecidos. A pesquisa sugere ainda que a correspondência entre graus de ensino de professores e de pais-professores facilita uma relação de maior cumplicidade entre ambos os grupos, enquanto que a não correspondência proporciona uma maior autonomia dos pais-professores face ao corpo docente. Na Segunda Parte procuro mostrar como os pais-professores se revelam constituir um grupo privilegiado para desempenhar o papel de pais-parceiros, aqueles que melhor interpretam a atitude pró-activa dos encarregados de educação no processo de reconfiguração da relação escola-família. - This paper aims to contribute to the debate on the role fulfilled by parentteachers, defined as those who integrate the parent associative movement (such as parents associations’ leaders or parents’ representatives in school boards) and who happen to be teachers. The current notes are the result of an ethnographic study, conducted by me in three public, elementary, schools in the centre of Portugal, where I realized the importance of the role carried out by this social actor in the context of school-family relationships. In Part One I try to argument that the growing social visibility of parent-teachers is not an accident. On the contrary, it is inscribed in the overlapping of their social class condition with their professional condition. The research suggests that the hybrid condition of parent-teachers does not turn them neither “more parents” (“against” teachers), nor more “teachers” (“against” parents), but that their condition makes easier for them to defend parents from a social disadvantaged background. The research also suggests that the correspondence between teachers and parent-teachers school levels facilitates a deeper complicity between both groups, while a non-correspondence promotes a larger autonomy of parent-teachers towards the school teachers. In Part Two I try to figure out as parent-teachers reveal themselves as a privileged group in order to play the role of “parent-partners”, those who better interpret the pro-active attitude of parents in the process of reconfiguration of school-family relationships.
- O envolvimento familiar no processo de decisão dos jovens à saída do 9º anoPublication . Faria, SusanaA influência familiar nos projectos escolares e profissionais dos jovens pode fazer-se sentir de várias formas: transmitindo valores e informações sobre as profissões, actuando como modelo ou impondo uma profissão. Tem, em todo o caso, um papel inquestionável enquanto estruturante das decisões do adolescente, razão pela qual não pode deixar de ser equacionado na análise do processo de decisão vocacional. O presente artigo incide sobre um dos momentos que considero mais problemáticos na vida escolar dos alunos e respectivas famílias – o momento em que é necessário escolher uma área de estudos que dará (ou não) acesso a um curso superior e/ou uma profissão. Com o trabalho de campo que desenvolvi, procurei aceder às diferentes racionalidades presentes nas decisões relativas à continuidade do percurso escolar e/ou profissional, a partir do 10º ano, mas também analisar a “unidade de decisão”, isto é a participação (mais do que influência) de outros actores sociais: professores, orientadores, amigos e familiares. O processo de decisão surge, nesta perspectiva, como um produto social, fruto de constrangimentos vários: representações, vocações e expectativas, por um lado, mas também da pressão familiar, do “seguir os amigos”, da “proximidade de uma escola” ou simplesmente da “fuga a uma disciplina.” Mais do que explicar o processo de decisão dos alunos, procurei compreender a forma como este se desenvolve em cada caso, compreender o modo como os jovens e as famílias lidam com a tarefa identitária, que sentido lhe atribuem e, neste sentido, quais as representações que fazem do meio que os rodeia. Nesta perspectiva, realizei entrevistas em profundidade aos alunos e respectivas famílias, mas recorri também à realização de dois questionários a um conjunto de turmas do 9º ano de três escolas do 3º Ciclo do Ensino Básico (3º CEB) da região de Leiria. O primeiro, administrado durante o mês de Fevereiro de 2002, permitiu-me um primeiro diagnóstico da situação em que se encontravam os alunos relativamente às suas decisões e, neste sentido, funcionou como uma forma de aproximação ao terreno. O objectivo foi confrontá-lo com um segundo questionário, realizado no final do ano lectivo, a fim de analisar a evolução registada no que diz respeito às intenções de escolha. Acima de tudo, daqui resultou a selecção do conjunto de alunos a estudar com maior profundidade, constituindo um grupo onde procurei que a diversidade endógena (sócio-cultural) estivesse contemplada. Foi junto deste grupo que procurei uma abordagem fenomenológica, onde as entrevistas com os alunos e respectivas famílias assumiram especial relevo. O texto que se segue recai essencialmente sobre esta dimensão qualitativa da investigação, pelo que a par de uma fundamentação teórica invocarei os testemunhos dos actores envolvidos, em especial, aqueles que reflectem a influência familiar no processo de decisão vocacional. - Family influence on school and career youngsters’ aspirations can be regarded in many ways: as communicating values and information about different occupations; as acting as an example; or as imposing a career. In any case, family involvement plays an unquestionable role. That is why one has to keep it in mind when tries to analyse decision making processes regarding vocational careers. The current paper is about one of the most delicate moments in students and their family’s school life: the moment when students have to choose a branch of school knowledge which can lead them (or not) to a higher education program or to a vocational one. These considerations result from a broader research. Through the empirical study I tried to grasp the different rationalities present in the decision making about school and career projects at the end of compulsory education (9th grade), focusing in the unit of decision, that is to say, in the participation (more than influence) of other social actors: teachers, counsellors, peers and family. The decision making process arises, from this point of view, as a social product resulting from different constraints. On the one hand, there are representations, personal vocation, and expectations, and, on the other hand, family pressure, the proximity of a school and the available reports, “following the friends” or just avoid a discipline. More than explaining the decision making process of students, I tried to understand the way it develops in each case, the way students and their families cope with identity building process, which meaning they attribute to it and, thus, the representation they make of the world that surrounds them. According to this perspective, I conducted in-depth interviews to students and their families, but I also conducted two surveys with several 9th grade classes from three public schools in the area of Leiria (Portugal). The first one, carried out in February 2002, worked as a first diagnosis about the students’ decision making processes at that moment and allowed me to get in the research field. The purpose was to make a comparison with the second survey, conducted at the end of the school year in order to understand the evolution of the decision making process. From here it resulted the selection of a set of cases to be studied in depth, making a group where endogenous (socio-cultural) diversity was present.
- Controvérsias e conflitos socioambientais: possibilidades e limites para o trabalho docentePublication . Hernandéz, Vagner; Carvalho, LuizA incorporação de temas controversos em atividades de ensino tem sido considerada como caminho de grande significado, não só pelos conhecimentos que promove acerca dos conteúdos, dos processos e da natureza da ciência e da tecnologia, mas, também pelas potencialidades educativas dessas abordagens para o desenvolvimento cognitivo, social, político, moral e ético dos alunos. Embora atividades de ensino que incorporem temas controversos/conflitos ambientais não sejam consideradas em nossas escolas, uma série de evidências empíricas validando as potencialidades educativas da discussão de questões controversas têm sido apontadas. Partindo desses pressupostos, procuramos, nesta pesquisa, investigar as possibilidades e os limites dos professores de uma escola básica em reconhecerem, explicitarem e elaborarem propostas de ensino que incorporem temas controversos/conflitos socioambientais. A coleta de dados para a investigação ocorreu a partir do desenvolvimento de uma proposta de formação continuada em serviço, em uma escola básica no interior do Estado de São Paulo, Brasil. É interessante observar que no início do processo de formação continuada os professores espontaneamente não mencionaram a possibilidade de considerar essa perspectiva em suas reflexões e práticas. No entanto, quando a dimensão da controvérsia relacionada à temática ambiental lhes foi apresentada, os professores não foram apenas capazes de reconhecer controvérsias deste tipo como identificaram múltiplos fatores determinantes desses fenômenos. Ao final do processo, os professores foram capazes de reconhecer a dimensão política e social das controvérsias. Além disso, o papel atribuído à escola básica no processo de explicitação dos conflitos, assim como o potencial pedagógico de tal abordagem, foi por eles enfatizado. - Teaching controversial issues is discussed as a way of promoting knowledge of contents, processes and nature of science and technology. This approach has also been seen as a means of promoting the social, political and ethical development of students. Although activities related to controversial issues have not been carried out in our school, some empirical evidence is presented justifying the discussion of controversial issues in school. In this research we investigated opportunities and impediments for school teachers to incorporate, identify, explicate and elaborate teaching proposals that involve controversial issues related to the environment. The research data were collected during an in-service teachers’ development program carried out in a secondary school in the state of São Paulo, Brazil. At the beginning of the program no participants voluntarily mentioned incorporating those issues into their practice. Nevertheless, when this possibility was presented to them, the teachers not only were able to recognise the controversies but were able to identify multiple factors involved in these phenomena. At the end of the process, teachers were able to recognise the political and social dimension of controversies, and emphasize the pedagogical potential of controversies.
- Ciência e educação: que relação?Publication . Reis, PedroNeste artigo discutem-se diversos argumentos invocados na justificação de uma educação científica alargada a toda a população e um dos slogans que tem sido mais utilizado com o objectivo de mobilizar a sociedade em torno de determinadas ideias e propostas de mudança relativamente à educação em ciência: literacia científica. Apresentam-se diferentes definições do conceito de literacia científica, os diversos elementos que as caracterizam e as propostas dos seus autores no sentido de as operacionalizarem através da educação formal e não-formal. - This paper discusses (1) some arguments invoked to justify a scientific education for all, and (2) the definition of “scientific literacy”: one of the slogans more widely used to mobilize the society around the objective of promoting a science education for all citizens.
- Uma iniciativa de desenvolvimento profissional para a discussão de controvérsias sociocientíficas em sala de aulaPublication . Reis, PedroEste artigo descreve e avalia qualitativamente uma acção de desenvolvimento profissional que pretendeu promover, num grupo de professoras de ciências, a motivação, a confiança e o conhecimento didáctico necessários à realização de actividades de discussão de controvérsias sociocientíficas em sala de aula. Esta investigação pretendeu estudar que estratégias de desenvolvimento profissional se revelam mais eficazes no apoio dos professores durante o planeamento e implementação deste tipo de actividades. O estudo permitiu (1) a identificação de vários obstáculos à realização de actividades de discussão de questões sociocientíficas nas aulas de ciências e (2) o estudo de estratégias de desenvolvimento profissional que podem contribuir para a superação destes obstáculos. Durante a oficina de formação tornou-se claro que a implementação das actividades de discussão de controvérsias sociocientíficas depende decisivamente: a) da convicção dos professores relativamente à relevância educacional destas actividades; b) do conhecimento necessário à sua concepção, gestão e avaliação; e c) da existência de materiais de ensino adequados que incluam propostas de actividades. Os resultados obtidos sugerem a importância das iniciativas de desenvolvimento profissional se centrarem simultaneamente nestes três aspectos. - This work describes the conception, implementation and qualitative evaluation of a professional development initiative aimed at developing teachers’ motivation, confidence and pedagogical knowledge for teaching controversial socio-scientific issues. The aims of the research were to identify which professional development approaches are most effective in supporting teachers through the planning and implementation of classroom discussion activities about socio-scientific issues. This study identifies several obstacles to the undertaking of discussion activities about socio-scientific issues in science lessons, and also the study of personal and professional development strategies that can contribute to overcoming these obstacles. During the workshop it was clear that the implementation of the discussion activities about controversial issues depends decisively on: a) the teachers’ convictions about the educational relevance of these activities; b) the knowledge needed for their design, management and assessment; and c) the existence of suitable teaching material with examples of activities. The results obtained indicate the need to focus on these aspects in in-service teaching education initiatives.