Mestrado em Educação Pré-Escolar
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- A importância do livro e da leitura na promoção da linguagem oral no jardim de infânciaPublication . Fortunato, Catarina Germano Santos Mira; Cardoso, Inês; Rodrigues, CarinaO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Santarém e reflete o percurso desenvolvido ao longo das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada (PES). Este percurso incluiu três contextos distintos na zona de Rio Maior: uma creche, numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), com um grupo misto de 16 crianças entre 1 e 2 anos; um primeiro estágio em jardim de infância, com 38 crianças dos 3 aos 6 anos; e um segundo estágio no mesmo contexto, com o mesmo número de crianças, onde decorreu a investigação. A primeira parte do relatório descreve os contextos educativos, os grupos, os projetos de intervenção, os ambientes pedagógicos e as atividades realizadas. Em creche, as práticas centraram-se no desenvolvimento da autonomia e da linguagem emergente, enquanto nos contextos de jardim de infância, as intervenções pedagógicas privilegiaram os domínios da cidadania, da expressão emocional e da linguagem oral, com recurso sistemático à literatura infantil como mediação. A segunda parte do relatório foca-se na prática investigativa desenvolvida durante o estágio final, subordinada ao tema “A importância do livro e da leitura na promoção da linguagem oral no jardim de infância”. Com base numa metodologia qualitativa, foram implementadas quatro sessões de mediação de leitura, explorando obras de literatura infantil selecionadas por critérios definidos como mais importantes por Sobrino (2000): o formato resistente a manipulação pouco experiente; o texto não ser demasiado extenso; as ilustrações bem visíveis e claras; conteúdos simples mas não simplistas. O grupo participante foi constituído por 10 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, uma amostra de conveniência e representatividade da diversidade do grupo maior. Os dados foram recolhidos através da observação direta participante, apoiada na elaboração de notas de campo, e da observação indireta, por meio de gravações áudio. Os resultados demonstram que a leitura em contexto educativo, quando mediada intencionalmente, promove não só a ampliação do vocabulário e a estruturação do pensamento, mas, também, o envolvimento emocional e a partilha verbal. Constatou-se uma evolução significativa na participação oral das crianças, especialmente quando envolvidas em rotinas de leitura interativas e contextualizadas. Conclui-se que o livro e a leitura podem ser instrumentos fundamentais no desenvolvimento da linguagem oral, sobretudo quando associados a práticas pedagógicas coerentes, afetuosas e atentas à escuta da criança.
- Conceções das crianças do jardim de infância sobre seres vivos: práticas pedagógicas e sustentabilidadePublication . Alves, Andreia Sofia Silva; Linhares, ElisabeteO presente relatório insere-se na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. O trabalho é dividido em duas partes: a primeira aborda os estágios realizados em creche e jardim de infância, refletindo criticamente sobre as aprendizagens e práticas pedagógicas. A segunda parte foca o percurso investigativo, analisando as conceções das crianças sobre os seres vivos e a sua conexão com os valores de sustentabilidade. A abordagem qualitativa do estudo, baseou-se na observação participante, entrevista semiestruturada, análise documental, registo fotográfico e notas de campo. Os resultados indicam que a maioria das crianças têm conceções adequadas acerca dos seres vivos, e que ao longo do tempo, foram desenvolvendo valores de sustentabilidade. As entrevistas revelaram que os familiares transmitem medos que afetam a preservação ambiental e que os espaços escolares restringem a exploração dos habitats, limitando as experiências educativas das crianças.
- Da teoria à prática em creche: a importância da organização do espaço da leitura na promoção da literacia emergentePublication . Martins, Lara Cristina Sousa; Mourato, Ana; Cardoso, Maria InêsO presente relatório surge na conclusão do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação de Santarém. Para além de descrever e refletir criticamente sobre as práticas de ensino supervisionadas realizadas ao longo do curso, em contexto de creche e educação pré-escolar, este relatório inclui uma componente de investigação que emergiu da observação de comportamentos e interações das crianças com o espaço da leitura e com os materiais lá presentes em contexto de estágio, o que despertou o meu interesse em aprofundar este tema e interligá-lo com o desenvolvimento da literacia emergente. Assim, este estudo do tipo qualitativo visa perceber de que forma a organização do espaço da leitura influencia o prazer pela exploração dos materiais de leitura e o que motiva o desenvolvimento da literacia emergente em crianças da sala dos dois anos. Para o efeito, realizaram-se entrevistas a educadoras de diferentes instituições escolhidas antecipadamente, com o intuito de conhecer e analisar as suas perceções e abordagens relativamente ao tema. Os resultados ressaltam a importância de ter um espaço acolhedor, acessível e que seja capaz de incentivar as crianças na exploração espontânea dos materiais de leitura. A presença de objetos que se refletem no conforto (almofadas, mantas e tapetes), optar por uma estética mais apelativa do espaço, a inserção de diferentes materiais de leitura e a sua organização constante e oferecer atividades orientadas e dinâmicas nestes espaços são algumas estratégias comuns utilizadas pelas participantes. Verificou-se que a conceção de literacia emergente foi assumida com exemplos práticos diversificados, alinhando-se aos comportamentos emergentes do grupo e, consequentemente, às estratégias utilizadas pelas educadoras para os estimular.
- A Gestão das emoções na Educação Pré-EscolarPublication . Coelho, Ana Rita Nunes; Tagarro, MartaO presente relatório descreve o percurso realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, destacando as experiências vivenciadas nas Práticas de Ensino Supervisionada, em contextos de Creche e Jardim de Infância e apresentando os projetos desenvolvidos nestes contextos. Seguidamente apresenta-se o exercício investigativo que pretende trazer um aprofundamento no tema das emoções em crianças de pré-escolar partindo da seguinte pergunta de investigação: Qual a importância de trabalhar as emoções nas crianças do pré-escolar? Optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, com uma amostra de 5 crianças de pré-escolar, 3 educadoras e 1 psicóloga. Os instrumentos utilizados foram: entrevistas semidiretivas e desenhos comentados. Os resultados da investigação apontam para a importância do trabalho das emoções na educação pré-escolar. No que se refere às conceções sobre as emoções, constatou-se que as emoções são entendidas como elementos naturais do desenvolvimento das crianças. A gestão das emoções dev
- A criança e as suas emoções: a inteligência emocional na educação pré-escolarPublication . Reis, Rita Margarida Galvão dos; Tagarro, MartaO presente Relatório de Estágio surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, com a finalidade de descrever e refletir todo o percurso desenvolvido nos três estágios e no projeto de investigação, realizado em paralelo. As Práticas de Ensino Supervisionadas em creche e em jardim de infância proporcionaram competências fundamentais à profissão de docente, traduzindo-se em aprendizagens essenciais. A necessidade de compreender a gestão emocional das crianças emergiu dos contextos de estágio e deu origem a uma investigação de natureza qualitativa. Através de entrevistas semiestruturadas a quatro participantes, com currículo significativo no âmbito da temática, procurou-se compreender o papel do adulto na promoção da inteligência emocional das crianças em idade pré-escolar. Os resultados permitiram aferir que este é essencial, pois, através da relação diária, o adulto modela o comportamento e cria vínculos afetivos. Em síntese, os/as educadores/as devem primeiro adquirir competências emocionais, para assim promover a inteligência emocional nas crianças.
- Atividades não estruturadas, com recurso a materiais soltos e desperdícios, em contexto do pré-escolarPublication . Esteves, Beatriz Anselmo; Catela, David; Arrais, AnaO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Santarém e está dividido em duas partes articuladas. A primeira parte engloba a descrição e reflexão das práticas de ensino supervisionadas nos contextos de creche e jardim de infância. A segunda parte diz respeito à componente investigativa que tem como objetivo compreender o efeito de atividades não estruturadas no brincar, com recurso a materiais soltos e desperdícios, numa sala do pré-escolar, com crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos. Trata-se de um estudo não experimental, descritivo misto, longitudinal, com três momentos de recolha de dados, envolvendo observação direta, análise de comportamentos lúdicos e sociais, e uma entrevista sobre o tema à educadora cooperante. No decurso das práticas de ensino são feitas reflexões sobre atividades estruturadas e não estruturadas com diversos materiais, que culminaram com o interesse de uma análise do potencial e das limitações de materiais soltos (materiais naturais e materiais humanos/manufaturados) nas brincadeiras das crianças, em contexto de atividades não estruturadas, e do seu potencial impacto na dinâmica das interações sociais em crianças de uma mesma sala. Assim, através das três sessões as crianças exploraram diversos tipos de brincar social e individual, evoluindo nas interações entre si. Verificou-se que os materiais soltos em contexto de atividade não estruturada, potenciam desenvolvimento do brincar individual e do brincar social, principalmente da 1ª para a segunda sessão, com uma estabilização na 3ª sessão. São discutidas potencialidades e limitações desta estratégica pedagógica.
- Oportunidades de autorregulação da aprendizagem na educação pré-escolarPublication . Figueiredo, Cátia Alexandra Correia; Piscalho, IsabelEste relatório de estágio insere-se na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Santarém, pertencente ao Instituto Politécnico de Santarém. O relatório resulta da experiência prática desenvolvida nos contextos de creche e jardim de infância. Estruturado em três partes, a primeira tem como principal objetivo desenvolver uma reflexão crítica e fundamentada sobre as aprendizagens adquiridas e as práticas pedagógicas implementadas nestes contextos. A segunda parte abrange a componente investigativa, que visa: conhecer os processos de autorregulação da aprendizagem nas crianças, bem como identificar as práticas educativas que favorecem a autorregulação de tarefas na educação pré-escolar; investigar como na formação inicial se percebem as práticas educativas que promovem a autorregulação da aprendizagem nas crianças; identificar práticas educativas que contribuem para que as crianças consigam autorregular a execução de tarefas na educação pré-escolar e analisar como as perspetivas e experiências adquiridas na formação inicial influenciam a implementação de práticas que favorecem a autorregulação nas crianças. Para tal, foram realizados dois estudos com uma abordagem qualitativa, exploratória e interpretativa. A investigação envolveu observação direta, utilizando a CHILD (Piscalho, 2021), diários de bordo e entrevistas com tarefas específicas. Esta exploração investigativa permitiu refletir sobre a importância da organização do ambiente educativo e do desenvolvimento da autonomia, assim como o papel do educador de infância na promoção da aprendizagem autorregulada. Os resultados obtidos evidenciam que, quando as competências de autorregulação da aprendizagem são devidamente promovidas, contribuem significativamente para a educação emocional, social, cognitiva e motivacional da criança. As práticas educativas que favorecem a aprendizagem autorregulada incentivam o autoquestionamento, permitindo que as crianças, no seu quotidiano, pensem, reflitam e encontrem formas de superar obstáculos e resolver problemas. Por fim, a terceira parte apresenta uma reflexão sobre o processo de desenvolvimento profissional ao longo do curso, descrevendo as principais aprendizagens e dificuldades encontradas durante este percurso e nos estudos realizados.
- As relações interpessoais e o desenvolvimento socioafetivo das crianças: implicações na(s) prática(s) em educação de infânciaPublication . Oliveira, Daniela da Silva; Uva, MartaO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, realizado na Escola Superior de Educação de Santarém e desenvolve-se a partir de uma descrição e análise crítica dos estágios em contextos de educação de infância. Encontra-se dividido em duas partes: a primeira apresenta a caracterização das instituições e dos respetivos grupos, o projeto de intervenção desenvolvido e, por fim, o percurso de desenvolvimento e aprendizagem profissional; a segunda parte descreve o percurso investigativo, através do qual se pretendeu compreender a importância da aprendizagem colaborativa para as crianças e para as profissionais de educação. O exercício investigativo realizado, tem características que o aproximam de um estudo de natureza qualitativa. Foram entrevistadas três Educadoras de Infância e 7 crianças do Jardim de Infância. De uma maneira geral, os resultados da auscultação das educadoras apontaram para a valorização da aprendizagem colaborativa como promotora do desenvolvimento socioafetivo das crianças. Em relação às respostas obtidas pelas crianças, verificou-se que estas dão importância à dimensão referida, parecendo proporcionar-lhes bem-estar e facilitar a aprendizagem da socialização.
- Contributos do espaço exterior e da natureza para o desenvolvimento infantilPublication . Bizarra, Raquel Maria Peres; Branco, Neusa; Luís, HelenaEste relatório final da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação de Santarém, contempla, numa primeira parte, a análise e a reflexão das aprendizagens proporcionadas pelas práticas pedagógicas desenvolvidas nos estágios em Creche e em Jardim de Infância. A segunda parte consiste na componente investigativa que teve como objetivo compreender a importância do espaço exterior e da natureza para o desenvolvimento infantil. O espaço exterior é potencializador do desenvolvimento de competências sociais e do conhecimento do mundo nas crianças. Assim, foi realizado um estudo de natureza qualitativa e interpretativa que envolveu crianças de dois grupos de educação de infância. Os dados foram recolhidos através de observação participante, registos fotográficos, notas de campo e análise documental. Os resultados evidenciaram as competências promovidas a partir de atividades que promoveram a utilização do espaço exterior como ambiente educativo. Essas propostas pedagógicas contribuíram para o desenvolvimento do conhecimento do mundo, uma vez que as crianças contactaram com materiais naturais, percebendo qual a diferença entre estes e materiais fabricados, descobriram que existem variadas cores e texturas das folhas das árvores e aprenderam ainda o que são seres vivos e seres não vivos. Em relação ao desenvolvimento de competências pessoais e sociais, foi possível verificar que através de momentos de discussão, as crianças partilharam o trabalho realizado, os materiais utilizados e o que observaram, desenvolveram a entreajuda e a cooperação, e ainda a capacidade de observação e concentração. No que diz respeito ao desenvolvimento de autonomia e da criatividade, estes foram notórios uma vez que existiram momentos de exploração do espaço e as crianças foram autónomas na sua realização e elaboraram as tarefas de artes visuais.
- Os elementos naturais na aprendizagem da Matemática: as potencialidades do ambiente educativo exteriorPublication . Gomes, Patrícia Alexandra Aranha; Branco, Neusa; Luís, HelenaEste relatório de estágio está enquadrado na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação de Santarém, pertencente ao Instituto Politécnico de Santarém. Assim, surge na sequência da prática realizada nos contextos de creche e jardim de infância. O relatório contempla duas partes. A primeira tem como principal finalidade a reflexão crítica e fundamentada sobre as aprendizagens adquiridas e práticas pedagógicas desenvolvidas nos contextos de creche e de jardim de infância. A segunda parte apresenta a componente investigativa que tem como objetivo identificar os contributos da integração de elementos naturais no ambiente educativo da educação pré-escolar para o processo de aprendizagem em matemática. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa e interpretativa, envolvendo observação direta, registos escritos e registos fotográficos dos trabalhos das crianças. Os resultados evidenciam que a utilização de elementos naturais, como materiais manipuláveis não estruturados, em todas as propostas pedagógicas proporcionaram a oportunidade das crianças explorarem conceitos matemáticos, permitindo ligar a matemática com a vida do quotidiano, nomeadamente, fomentando a contagem, a classificação e seriação, a adição, a exploração de grandezas como o comprimento, a cardinalidade de conjuntos, de figuras geométricas mais familiares para as crianças e a resolução de problemas. Ao mesmo tempo estimularam a sua criatividade, imaginação e a exploração do meio envolvente, mais precisamente, dos elementos naturais que este oferece.