Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente Relatório possui como grande objectivo efectuar uma síntese de todo o trabalho realizado durante um estágio que me facultou uma experiência rica e enriquecedora, profissional e pessoalmente, e também muito profícua, que me facultou um incontestável potencial, uma bagagem preciosa para o caminho a percorrer para e com as crianças, em direcção ao seu desenvolvimento íntegro, harmonioso e global. Uma edificação que nunca irá cessar, mas que só com alicerces robustos se pode erigir. E tenho a convicção que esses fundamentos me foram proporcionados neste estágio, onde se concretizou uma articulação eficaz entre conhecimentos científicos e prática pedagógica, iniciadora de um “saber Profissional” que nunca estará acabado mas que aqui se iniciou: “O saber profissional deverá ser perspectivado no diálogo entre os conhecimentos científicos, a acção pedagógica e a acção ética” (PIRES, 2007, p. 95).
Será efectuada a apresentação desse trajecto percorrido em contexto de Creche, durante o primeiro semestre, e de Jardim de Infância, ao longo do segundo. Não pretendo efectuar apenas uma descrição do que foi realizado mas, e principalmente, uma exposição analítica e crítica de todo o processo decorrido. Ou seja, das actividades desenvolvidas, desde as cuidadosamente planificadas e orientadas, às habituais mas tão importantes tarefas da rotina, do trabalho executado, dos Projectos implementados, sua elaboração, aplicação e avaliação.
Este será um Relatório que visa também uma análise do ponto de vista de enriquecimento profissional e de crescimento das crianças. Ou seja, dois crescimentos de pequeninos que se querem grandes: o verdadeiro crescimento das crianças que estando em idades em que fisicamente o crescimento é notório, torna indispensável e inadiável o seu desenvolvimento global; o crescimento da pequena Educadora que está saindo do berçário, ensaiando os seus primeiros passos, mas que quer crescer, crescer, crescer sempre mais.
Description
Relatório de Estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar (profissionalização)
Keywords
prática pedagógica educação de infância