Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Leitura de histórias em contextos de infância

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente relatório de estágio é composto por três partes. A primeira parte refere-se à componente de estágios, em creche e jardim-de-infância, realizados no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar na Escola Superior de Educação de Santarém. Nesta parte refiro o percurso em cada contexto de estágio, os trabalhos desenvolvidos, as aprendizagens realizadas e a reflexão crítica sobre os mesmos. Na segunda parte apresenta-se a componente investigativa, referente à leitura de histórias em contextos de infância, contextualizando-a na prática e clarificando a motivação para o estudo e os enquadramentos teórico e metodológico, referindo o tipo de estudo, as técnicas de recolha de dados e procedendo à análise dos dados. O estudo desenvolvido é de natureza qualitativo, assentando em observações, registos realizados nas salas, planificações, diários de bordo e, sobretudo, na prática desenvolvida em estágio de jardim-de-infância. Ainda nesta segunda parte apresenta-se o enquadramento teórico de forma a perceber o contributo da literatura infantil para o desenvolvimento da criança, assim como a importância das estratégias na leitura de histórias infantis. A terceira parte do relatório diz respeito às considerações finais sobre o percurso realizado.
This traineeship report is built in three parts. The first part is based on the traineeship, issued in day nursery and Kindergarten, made under the Masters in Pre-school Education in the Escola Superior de Educação de Santarém. In this part I refer the route in each context of the traineeship, the work developed, the learning achieved and critical reflection on them. The second part presents the investigative component, referring to stories read in contexts of childhood domains, contextualizing in practical terms and clarifying the motivation for the study and the theoretical and methodological frameworks, referring to the type of study, data collection techniques and data analysis. The study developed is a qualitative approach, relying on observations and records obtained in the class rooms, lesson planning, logbooks, and especially in the practice developed in children’s Kindergarten. Yet this second part presents the theoretical framework in order to understand the contribution of children's literature for the development of the child, as well as the importance of strategies in children's stories reading. The third part of the traineeship report concerns the final thoughts on the route taken.

Description

Relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar

Keywords

educação pré-escolar histórias infantis leitura e estratégias pedagógicas pre-school children's stories reading and teaching strategies

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue