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- A organização do ambiente educativo na educação de infânciaPublication . Oliveira, Elódia Filipa da Silva; Cardona, Maria JoãoO presente relatório sintetiza a experiência e aprendizagens adquiridas no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este é composto por duas partes: uma primeira em que são apresentados os contextos de estágio e a (auto)avaliação do percurso de aprendizagem e desenvolvimento profissional realizado, bem como uma segunda parte em que apresento a pesquisa que realizei, sobre A organização do ambiente educativo na Educação de Infância, partindo das questões com que me confrontei durante os estágios. Através desta pesquisa procurei compreender, a partir das perceções das crianças e das educadoras, o modo como o espaço educativo deve ser organizado e como é que este pode favorecer a realização de aprendizagens significativas por parte das crianças. Assim, este trabalho de pesquisa assumiu-se como uma forma de apoio à minha futura prática como educadora, e ajudou-me a compreender melhor como a organização do espaço educativo está na base do desenvolvimento de pedagogias participativas da infância. Destaco também a relevância da metodologia usada nesta pesquisa, como base fundamental para a promoção de uma atitude mais crítica do trabalho realizado.
- O papel dos encarregados de educação no apoio às aprendizagens escolares dos educandosPublication . Évora, Joana Raposo; Marques, RamiroO presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico realizado na Escola Superior de Educação de Santarém para cumprimento do segundo ciclo de estudos. Este documento apresenta uma reflexão crítica sobre o percurso desenvolvido ao longo dos estágios e uma investigação elaborada no âmbito desta mesma prática. O relatório está organizado em duas partes, a primeira é composta por uma síntese e reflexão acerca das experiências de ensino realizadas ao longo das Práticas de Ensino Supervisionadas. Na segunda parte é apresentado um estudo de caso, sobre a importância do apoio dos encarregados de educação nas aprendizagens escolares dos seus educandos. Através desta investigação pretendeu-se saber qual a relevância do apoio da família sobre o desempenho escolares dos alunos, assim foi possível aferir que o sucesso escolar dos seus educandos está relacionado com as práticas e hábitos das famílias.