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Mestrado em Ensino do 1º e do 2º ciclo do Ensino Básico

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  • Ensino-aprendizagem da pontuação no 1.º e 2.º CEB
    Publication . Vales, Therlanes Macedo; Santos, Leonor
    Estudo realizado sobre o ensino-aprendizagem da pontuação no 1º e 2º ciclo do ensino básico.
  • Desenvolvimento da competência escrita no ensino básico: a importância do processo de escrita
    Publication . Moreira, Dalila Assunção Beleza Lobo; Macário, Maria João; Santos, Leonor
    O presente relatório espelha todo o percurso ao longo da nossa prática pedagógica, no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico e descreve as aprendizagens adquiridas nos vários contextos, onde se desenvolveu um estudo. O tema do estudo incide sobre as tarefas associadas ao processo de escrita. Foi desenvolvido com 52 alunos de 2 turmas de 6º ano. Procedemos a um estudo de caso, tendo como objetivo: analisar o modo como os alunos contruíam um texto narrativo, tendo em conta os processos de escrita. Deste modo, queríamos perceber o que os alunos experienciam, como interpretam e como estruturam o que aprendem. Este estudo é de natureza qualitativa e reveste-se de características de estudo de caso. Para tratar os dados, foi realizada uma análise de conteúdo. Os resultados revelaram que mais de 80% dos participantes procedem à planificação do texto narrativo, respeitando todas as componentes que a constituem, procedem igualmente à textualização, ainda que pouco desenvolvida, tendo em conta as competências que os alunos já deviam ter adquirido no último ano do EB. No entanto, mais de 90% não procede à revisão de texto. A reflexão sobre esta investigação permite-nos repensar a importância dos subprocessos de escrita em contexto escolar e na forma de melhorar as aprendizagens dos alunos, para que se tornem adultos competentes em produção escrita, a par de outras competências essenciais, para uma vida ativa e informada.
  • Potencialidades dos recursos não estruturados na aprendizagem da matemática no contexto do 2º Ciclo
    Publication . Freitas, Luís Maurício Costa; Branco, Neusa
    Este documento evoca o percurso no mestrado que realizei, evidenciando as aprendizagens em contexto de estágio no 1º e no 2º ciclo. Salientando os pontos positivos, aspetos a melhorar e reflexões. Este integra uma componente investigativa com base na metodologia de investigação ação, sobre o tema a potencialidade dos recursos não estruturados na aprendizagem da matemática. Recorri a três atividades exploratórias usando objetos do “quotidiano” para desenvolver unidades didáticas. O professor tem o papel de monitorizar e orientar o trabalho desenvolvidos pelos discentes evitando equívocos ou conceito alternativo. Porém existe uma discussão que aprofunda os conteúdos desenvolvidos. Após cada atividade os alunos preencheram um questionário, sendo a base de dados na qual suporto as conclusões da investigação. Os participantes foram cerca de 55 alunos todos a frequentar o 6º ano, ao todo foram preenchidos 165 questionários. Os resultados apontam que os alunos apreciam este tipo de tarefas associado a metodologia exploratória e ao trabalho em grupo. Estes afirmam que o uso de objetos é motivador.
  • A gramática nos manuais escolares. Contributo para uma avaliação
    Publication . Lopes, Sandra Filipa Domingues; Teixeira, Madalena
    O presente relatório final foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico e descreve todo o percurso realizado nos diversos estágios, destacando aspetos da prática cruciais para o trilhar de um caminho profissional. Este estudo é sobre a transposição didática dos conteúdos gramaticais para os manuais escolares, no 1.º e 2.º Ciclos, sendo nossa intenção aferir em que medida os manuais escolares estão de acordo com as Metas Curriculares de Português (MCP, 2012). Como é nosso entendimento conhecer e compreender detalhadamente a situação particular de uma coleção de manuais escolares, em vigor ao longo de todos os estágios, a metodologia utilizada é de natureza qualitativa. Os resultados obtidos demonstram que os manuais escolares analisados, de um modo geral, não se encontram articulados com as MCP (2012).
  • Educação sexual em contexto escolar. Conceções e práticas dos professores do 2º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Ávila, Joana Isabel Borba; Cavadas, Bento
    O presente Relatório Final “Educação Sexual em contexto escolar. Conceções e práticas dos professores do 2º Ciclo do Ensino Básico”, foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Foca diversas experiências, trabalhos e atividades desenvolvidos nos estágios em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, que contribuíram para a minha formação profissional. Além disso, contempla uma componente investigativa. A questão-problema que aqui se coloca surgiu a partir do meu interesse pessoal em conhecer a forma como a temática da Educação Sexual é abordada nos estabelecimentos de ensino do 2.º Ciclo do Ensino Básico, bem como as conceções dos professores acerca do tema. Este trabalho contempla um estudo de caso que visa uma melhor compreensão da forma como os professores de 2º Ciclo percecionam a Educação Sexual em contexto escolar, bem como a forma como abordam esse assunto nos respetivos estabelecimentos de ensino. Para tal, foram delineados três objetivos principais a atingir com a sua concretização: (1) conhecer as conceções de professores de 2º ciclo relativamente à Educação Sexual em meio escolar; (2) identificar e caracterizar atividades desenvolvidas no âmbito da Educação Sexual em meio escolar; (3) identificar o tipo de formação específica nesta área dos professores em estudo. Para tal, foram aplicados inquéritos por questionário a três professores de 2º Ciclo do Ensino Básico. Após uma análise das respostas dadas pelos participantes, conclui-se que existem atitudes positivas por parte dos professores em relação à abordagem ao tema da Educação Sexual. No entanto, a sua abordagem em contexto escolar é ainda muito limitada em variados aspetos, nomeadamente na escassez de recursos e de tempo e no próprio à vontade dos docentes para o fazerem. Ainda, todos os professores consideraram possuir formação suficiente para a abordagem deste tópico e as atividades que mais implementam nesse sentido são os debates.
  • Os erros cometidos pelos alunos a operar com números racionais
    Publication . Almeida, Liliana de Almeida Luís de; Branco, Neusa
    O presente trabalho investigativo aqui apresentado foi realizado no âmbito de Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico com objetivo de apresentar o trabalho desenvolvido ao longo deste ciclo de ensino. Deste modo o trabalho está dividido em duas partes fundamentais. A primeira parte apresenta uma análise sintetizada do percurso realizado em Ensino Supervisionado, nomeadamente em 1º ano e 4º do 1º ciclo e 5º e 6º ano do 2º ciclo do Ensino básico, nas áreas de Português, Historia e Geografia de Portugal, Matemática e Ciências da Natureza. A segunda parte deste trabalho apresenta a componente investiga na área da matemática, onde se centra nos erros cometidos pelos alunos a operar com números racionais fracionários. A abordagem neste trabalho é unicamente qualitativa alicerçada num conjunto de tarefas previamente realizadas nas quais os alunos terão que determinar se as resoluções estão ou não corretas. Os resultados deste estudo pretendem aferir se os alunos ao terminarem o 2º ciclo de ensino desenvolveram corretamente o sentido do número e se estão aptos a resolver tarefas que envolvam números racionais fracionários com a exigência própria ao terminar este ciclo de ensino.
  • Em que medida o desenvolvimento da consciência morfológica contribui diretamente para um crescimento do capital lexical?
    Publication . Ferreira, Sónia Margarida Inês; Teixeira, Madalena
    O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico e reflete as etapas do caminho percorrido ao longo da nossa prática pedagógica, descrevendo as diversas aprendizagens adquiridas, assim como o estudo desenvolvido no decorrer deste percurso. Este estudo teve como objetivo verificar se o ensino da gramática, através do estudo da morfologia das palavras, poderia ajudar alunos do 6.º ano de escolaridade a descodificar o significado de palavras, melhorar as suas capacidades de leitura e, consequentemente, alargar o seu capital lexical, utilizando como metodologia de trabalho a sequência didática. Os resultados obtidos apontam para uma melhoria da consciência morfológica, no entanto não consideramos que esse desenvolvimento tenha contribuído diretamente para um alargamento do capital lexical dos alunos em estudo.
  • A Importância do português na compreensão e aprendizagem da matemática
    Publication . Joanico, Eliana Patrícia Simões Branco; Teixeira, Madalena
    O relatório que a seguir se apresenta foi elaborado no âmbito da prática pedagógica realizada ao longo do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Este relatório reflete e descreve as experiências vividas e as aprendizagens realizadas nos vários contextos de intervenção. No entanto, o estudo desenvolvido focou-se no contexto do 2.º CEB, nomeadamente na prática pedagógica em Matemática e em Ciências Naturais. Este estudo aborda a relação entre o Português e a Matemática, particularmente no que respeita à resolução de problemas matemáticos. É, por isso, nossa intenção testemunhar que a interpretação e a (in) compreensão da linguagem utilizada nos enunciados escritos influencia a seleção e a execução da estratégia adequada à resolução do problema. Na realidade, acredita-se que uma prática articulada do ensino-aprendizagem do Português e da Matemática privilegia o sucesso dos alunos na disciplina de Matemática, uma vez que permite superar dificuldades relacionadas com a interpretação dos enunciados. Nesta investigação, realizada na própria prática, utilizou-se a metodologia qualitativa e os dados apresentados resultaram do estudo desenvolvido na prática pedagógica. Os resultados obtidos reconhecem a importância e a influência do Português na resolução dos problemas matemáticos e que os alunos apresentam uma maior predisposição para a resolução de exercícios em lhes é exigida a compreensão da linguagem simbólica matemática.
  • O sentido da pedagogia diferenciada no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico
    Publication . Martins, Cláudia Sofia Silva; Cardona, Maria João
    O presente Relatório de Estágio integra e reflete experiências e vivências resultantes de um percurso de aprendizagens efetuadas no decorrer dos estágios decorridos na Prática de Ensino Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico no decorrer de quatro semestres. Numa primeira parte é apresentada a contextualização dos estágios e a reflexão do desenvolvimento pessoal e investigativo. De seguida é feita uma contextualização teórica do percurso investigativo, de modo a aprofundar o conhecimento sobre pedagogia diferenciada e sobre o modo como os docentes do 1º e 2º ciclo do ensino básico a concretizam na sua prática pedagógica. Recorrendo a um processo de entrevistas a docentes de ambos os ciclos de modo a verificar o que os mesmos entendem por pedagogia diferenciada e como procedem na aplicação da mesma no decorrer das suas aulas. Por último, uma análise reflexiva de todo o trabalho, onde se pretende refletir sobre as respostas dos docentes fazendo-o uma análise comparativa com estudos realizados sobre o tema.