Mestrado em Ensino do 1º e do 2º ciclo do Ensino Básico
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- A promoção da autonomia dos alunos do ensino básico através das atividades experimentais de ciênciasPublication . Correia, Joana Rita Azenha; Cavadas, BentoO presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém para cumprimento do estipulado no Regulamento dos segundos ciclos de estudos desse Instituto. Apresenta uma reflexão sobre o percurso desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada e um trabalho investigativo elaborado no âmbito dessa prática pedagógica. Organiza-se em duas partes: A Parte I é constituída por uma síntese e reflexão sobre as experiências de ensino realizadas ao longo das Práticas de Ensino Supervisionadas. Na Parte II é apresentada uma investigação sobre a promoção da autonomia dos alunos do ensino básico através das atividades experimentais de ciências, realizada numa turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e numa turma de 5.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Através desta investigação pretendeu-se saber qual a importância do ensino experimental das ciências para o desenvolvimento da autonomia dos alunos do Ensino Básico, tendo sido possível aferir a evolução da autonomia dos alunos de atividade experimental para atividade experimental.- ABSTRACT This Final Report was carried out under the Masters in 1st and 2nd Basic Teaching Cycle provided at the Escola Superior de Educação de Santarém at Instituto Politécnico de Santarém for compliance with the stipulations of Regulation of second study cycle of this Instituto. Present a reflection on the learning path developed and performed throughout the Supervised Teaching Practice and investigative work performed under this pedagogical practice. To prepare this final report two parts were considered. The first part comprises of a synthesis and a reflection about teaching experiences achieved throughout the Supervised Teaching Practice. In the second part is presented an research about promotion of students’ autonomy through experimental science activities, held in one class of 3th grade of 1st Basic Teaching Cycle and a class of 5th grade of 2nd Basic Teaching Cycle, when the frequency of unit curriculum of Supervised Teaching Practice. This research aims to know which importance of experimental science teaching for development of student’s autonomy of Basic Education, as been possible to assess the evolution of student autonomy of experimental activity for experimental activity.
- O ensino e a aprendizagem dos números racionais e a utilização de materiais manipuláveisPublication . Casaca, Ana Carolina Fragoso; Branco, NeusaO presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico e divide-se em duas partes principais. A primeira apresenta uma análise do percurso realizado na prática de ensino supervisionada com base nas experiências de estágio no 1.º e 3.º anos do 1.º ciclo e do 5.º e 6.º anos do 2.º ciclo do ensino básico, em Português, História e Geografia de Portugal, em Matemática e em Ciências da Natureza. A segunda apresenta a componente investigativa deste trabalho que se centra no ensino-aprendizagem dos números racionais e na utilização de materiais manipuláveis. O estudo segue uma metodologia qualitativa, envolvendo o trabalho com alunos do 3.º e do 5.º anos. Realizaram-se três tarefas com a utilização de material manipulável no início do estudo dos números racionais na representação em forma de fração. Os resultados salientam o contributo desses materiais para a aprendizagem dos alunos neste contexto. - This Training Report was prepared under the “Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico” (Master in Teaching) and is divided into two main parts. The first one presents an analysis of the route taken in monitored teaching practice based on experiences in internship in grades 1 and 3 of the 1st cycle of primary school and grades 5 and 6 of the 2nd cycle of primary school in Portuguese, Portuguese History and Geography, Mathematics and Natural Sciences. The second one presents the investigational component of this work that focuses on the teaching and learning of rational numbers and the use of manipulative materials. The study follows a qualitative methodology, involving working with grades 3 and 5 students. Three tasks were carried out with the use of manipulative materials at the beginning of the study on rational numbers represented as fractions. The results emphasize the contribution of these materials in the learning of rational numbers of grades 3 and 5 students
- Prática de Ensino Supervisionada no 2.º Ciclo do Ensino Básico – Matemática e Ciências da Natureza :Utilização de jogos no desenvolvimento do sentido espacialPublication . Monteiro, Sónia Marisa dos Santos; Colaço, SusanaO presente relatório de estágio integra duas partes, uma referente aos estágios e outra à componente investigativa. A primeira parte apresenta os contextos de estágio, os objetivos essenciais dos documentos reguladores da prática de ensino e as reflexões decorrentes do período de observação e intervenção, no que respeita ao planeamento, operacionalização e avaliação da atividade educativa. Foca as aprendizagens dos alunos proporcionadas pelas práticas que concretizei e o meu desenvolvimento nesses estágios. O estudo realizado teve como objetivo principal identificar o contributo da utilização do jogo, com recurso a materiais manipuláveis estruturados, no desenvolvimento do sentido espa- cial. O estudo, de natureza qualitativa, envolveu o trabalho de quatro pares de alunos, dois do 3.º ano e dois do 6.º ano de turmas onde realizei estágio. Os dados foram recolhidos por documentos produzidos pelos alunos, na resolução das tarefas de diagnóstico, de avaliação e nos jogos, e por gravação áudio das interações ocorridas em cada par. Os resultados eviden- ciaram que os jogos contribuíram para uma melhoria das capacidades de representação e de descrição de figuras no plano e de identificação das suas propriedades. Contudo, apenas dois alunos do 3.º ano manifestaram uma melhoria significativa quanto à visualização espacial, essencialmente, na perceção figura-fundo.- This stage report contains two parts, one referring to the stages and other referring to the investigative component. The first part presents the contexts stage, the key objectives of the documents regulating the practice of teaching and learning and reflections resulting from the period of observation and intervention in relation to planning, implementation and evaluation in the educational activity. Focuses on students learning proportionate by practices that I made and my development in these stages. The study had as main objective identify the contribution of the use of the game, using manipulative materials structured, the development of spatial sense. The study was qualitative, involving the work of four pairs of students, two pairs of grade 3 and two pairs of grade 6, of classes where I made stage. Data were collected by documents produced by students in solv- ing the diagnostic tasks, evaluation tasks and games, and audio recording of the interactions which occurred in each pair. The results showed that games contributed to an improvement of the capacities of representation and description of figures in the plane and identify their proper- ties. However, only two students of grade 3 showed a significant improvement on the spatial visualization essentially in figure-ground perception.
- Um estudo sobre o erro ortográfico no 1º e 2º CEB – da identificação às estratégias de intervençãoPublication . Crespo, Andreia Filipa da Costa; Teixeira, Madalena; Mesquita, EliseteO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada no 2º Ciclo do Ensino Básico – Matemática e Ciências da Natureza, do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e está dividido em três partes. A Parte I apresenta as experiências de ensino-aprendizagem realizadas ao longo das Práticas de Ensino Supervisionadas, sendo feita uma reflexão sobre os vários momentos experienciados, tanto em contexto do 1º Ciclo, como do 2º Ciclo. A Parte II é relativa à componente investigativa sobre os erros ortográficos de alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, realizada numa turma do 1.º e noutra do 3.ºanos do 1.º Ciclo do Ensino Básico e numa turma de 5.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Os objetivos definidos para o efeito foram: i) Identificar erros ortográficos dos alunos do 1º e 3º e 5º ano; ii) Analisar os erros ortográficos dos alunos destas turmas; iii) Propor uma auto-correção aos alunos do 5ºano e reflexão sobre a mesma iv) Implementar estratégias de remediação; v) analisar os resultados dessa implementação. Finalmente, nesta parte, apresentamos as considerações finais. Na última parte, a III, encontra-se uma reflexão global acerca de todo o percurso desenvolvido ao longo da prática de Ensino Supervisionada, durante os 4 semestres que constituem este curso.
- O contributo das atividades práticas para a aprendizagem significativa dos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico em ciênciasPublication . Aniceto, Ana Sofia Dias; Cavadas, BentoEnsino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, com o objetivo de cumprir o estipulado no respetivo Regulamento dos segundos ciclos de estudos. Apresenta uma reflexão sobre o meu desempenho na Prática de Ensino Supervisionada, enquanto profissional de educação em formação inicial de professores e um trabalho investigativo desenvolvido no âmbito dessa prática. Organiza-se em duas partes distintas: Parte I – Apresenta uma análise dos contextos de estágio e uma síntese e reflexão das vivências experienciadas ao longo das Práticas de Ensino Supervisionadas no 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente no 2.º e 3.º ano, e no 2.º Ciclo do Ensino Básico, em Língua Portuguesa e Historia e Geografia de Portugal e em Matemática e Ciências Naturais. Parte II – Inclui uma investigação sobre o contributo das atividades práticas para a aprendizagem significativa dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico em ciências, realizada numa turma do 3.º ano. A metodologia utilizada teve por base uma investigação mista, centrada num estudo de caso. Os alunos dessa turma realizaram três atividades práticas (A, B e C) com diferentes níveis de abertura e espaçamento temporal, sobre ímanes e molas. As respetivas aprendizagens foram avaliadas com recurso aos guiões das atividades práticas, preenchidos pelos alunos, e a escalas de classificação do seu desempenho durante a realização dessas atividades. Os resultados foram expressos através de gráficos. Foi possível verificar um aumento do envolvimento e do desempenho dos alunos entre a realização das atividades A e as atividades B e C. Os conhecimentos adquiridos nas atividades páticas B foram efetivamente mobilizados para uma outra situação (atividades práticas C). Esta investigação mostrou que as atividades práticas foram essenciais para a construção do conhecimento dos alunos em ciências, a curto e longo prazo, contribuindo para uma aprendizagem significativa.
- A resolução de problemas no ensino exploratório da Matemática no 2º cicloPublication . Galrinho, Joana Isabel Mendes; Branco, NeusaO presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico concretizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e integra o percurso de desenvolvimento profissional que o curso proporciona e uma componente investigativa que decorre da prática profissional. A parte I deste relatório respeita às intervenções realizadas nas Práticas de Ensino Supervisionadas em contexto de 1.º e 2.º CEB e a parte II refere-se ao estudo da resolução de problemas no ensino exploratório da Matemática no 2.º CEB, concretizado numa turma do 6.º ano de escolaridade. Esta investigação teve como objetivo identificar o contributo da resolução de problemas para a aprendizagem Matemática dos alunos, no âmbito de uma abordagem de ensino exploratória. Os resultados mostram que os alunos da turma usam diferentes estraté-gias e representações para resolver um mesmo problema, podendo estas situações promover a conexão com temas matemáticos e não matemáticos, e que os momentos de discussão sub-jacentes a um ensino exploratório são fundamentais para o desenvolvimento da capacidade dos alunos de analisar e utilizar estratégias diversificadas e para relacionarem e partilharem diferentes conhecimentos.
- O uso de modelos de sólidos geométricos na aprendizagem da geometriaPublication . Laurentino, Ana Filipa Lopes; Branco, Neusa
- O perímetro e a área em situações que envolvam materiais manipuláveisPublication . Dias, Inês Filipa Rosa; Branco, NeusaO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. O relatório apresenta-se dividido em duas partes. A parte I respeita às experiências e reflexão proporcionadas pelas Práticas de Ensino Supervisionadas, no 1.º ciclo do ensino básico e em Português, História e Geografia de Portugal, Matemática e Ciências Naturais do 2.º ciclo do ensino básico. Além disso, apresenta como surge a temática do estudo que é apresentado na parte II, centrado no ensino da Matemática. Esse estudo tem como objetivo identificar a compreensão e as dificuldades que os alunos manifestam na determinação do perímetro e da área das figuras no plano em situações que envolvem materiais manipuláveis. Segue uma metodologia qualitativa na modalidade de estudo de caso e tem por base a realização de duas tarefas com materiais manipuláveis, geoplano e pentaminós, com alunos de 6.º ano. Alguns alunos manifestaram dificuldades na reprodução de figuras no papel ponteado ou quadriculado e alguns revelaram confundir a fórmula de cálculo da área e do perímetro. Os dados revelam que os materiais contribuíram para clarificar os conceitos de perímetro e área e fazer surgir diferentes figuras que permitem explorar situações diversificadas da determinação do seu perímetro e da sua área.
- Estratégias de prevenção da indisciplina em sala de aulaPublication . Duarte, Joana Pedro de Pina; Cavadas, BentoO presente trabalho foi elaborado no âmbito do Mestrado que habilita para a docência no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e divide-se em duas partes principais. A primeira parte destina-se à apresentação do percurso desenvolvido na prática de ensino supervisionada no 1.º e 3.º anos do 1º ciclo do Ensino Básico e no 6º ano do 2º Ciclo do Ensino Básico, em Língua Portuguesa, História e Geografia de Portugal e em Matemática e Ciências da Natureza. A segunda parte constitui uma componente de investigação, que se centra no estudo das estratégias passíveis de serem aplicadas na sala de aula, com o objetivo de combater a indisciplina. O estudo desenvolvido seguiu uma metodologia qualitativa, tendo como participantes os alunos do 1.º ano e professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Ao longo da investigação foram aplicadas duas estratégias de prevenção da indisciplina em sala de aula, na turma do 1º ano do 1.º CEB e realizadas entrevistas a docentes do 1.º e 2.º CEB, com larga experiência de ensino, sobre a temática da indisciplina. Os resultados evidenciam o contributo das estratégias aplicadas para a prevenção efetiva da indisciplina em sala de aula. O estudo permitiu ainda aferir quais as estratégias que os professores experientes usam para o controlo e prevenção da indisciplina nas escolas.
- Erros ortográficos - de que modo um professor pode contribuir para a redução dos erros ortográficos dos alunosPublication . Escórcio, Maria Emanuela Viveiros; Teixeira, MadalenaIntitulado, “ Erros Ortográficos: De que modo um Professor pode contribuir para a redução dos erros ortográficos dos alunos”, o presente relatório visa apresentar de uma forma reflexiva o trabalho desenvolvido nos estágios realizados no Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico. Este relatório encontra-se dividido em duas partes, uma relativa aos estágios cumpridos e uma outra relativa à componente investigativa. A primeira parte encontra-se por sua vez, subdividida em duas partes, uma relativa aos estágios de 1º ciclo e outra relativa aos estágios que realizei no 2º ciclo. Em ambas as partes serão caraterizadas as instituições e os contextos em que se inserem, a prática de ensino que desenvolvi, nomeadamente a caraterização curricular, a reflexão sobre o planeamento e a operacionalização da atividade educativa, assim como a avaliação efetuada. A segunda parte elucida o estudo realizado sobre os erros ortográficos, em que os sujeitos do estudo são duas turmas do 3º ano de escolaridade do 1º ciclo, do ensino básico. Com o intuito de contextualizar o objeto de estudo deste trabalho, realizarei um enquadramento teórico, o qual abrangerá uma reflexão sobre o erro ortográfico, suas causas, origens e tipologias na perspetiva de alguns autores. Em seguida, farei uma análise aos dados colhidos e darei a conhecer as estratégias que na minha opinião poderão contribuir para combater o erro ortográfico. Os resultados revelam que a implementação de estratégias de supressão do erro em sala de aula são favoráveis, permitindo aos alunos melhorar significativamente a escrita de palavras sem erros ortográficos.