Browsing by Issue Date, starting with "2016-09-21"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O sentido da pedagogia diferenciada no 1.º e 2.º ciclo do ensino básicoPublication . Martins, Cláudia Sofia Silva; Cardona, Maria JoãoO presente Relatório de Estágio integra e reflete experiências e vivências resultantes de um percurso de aprendizagens efetuadas no decorrer dos estágios decorridos na Prática de Ensino Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico no decorrer de quatro semestres. Numa primeira parte é apresentada a contextualização dos estágios e a reflexão do desenvolvimento pessoal e investigativo. De seguida é feita uma contextualização teórica do percurso investigativo, de modo a aprofundar o conhecimento sobre pedagogia diferenciada e sobre o modo como os docentes do 1º e 2º ciclo do ensino básico a concretizam na sua prática pedagógica. Recorrendo a um processo de entrevistas a docentes de ambos os ciclos de modo a verificar o que os mesmos entendem por pedagogia diferenciada e como procedem na aplicação da mesma no decorrer das suas aulas. Por último, uma análise reflexiva de todo o trabalho, onde se pretende refletir sobre as respostas dos docentes fazendo-o uma análise comparativa com estudos realizados sobre o tema.
- A oralidade no 2º ciclo – Como potenciar o desenvolvimento da compreensão e expressão oral?Publication . Crespo, Elisabete Rosa; Teixeira, Madalena; Novo, CristinaO Relatório aqui apresentado é o reflexo de um percurso realizado em dois anos de Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico. O trabalho é constituído pela descrição, reflexão e fundamentação das práticas pedagógicas vividas e desenvolvidas em contexto de estágio e por uma questão investigativa que teve a sua origem no decorrer da prática. O estudo em causa centra-se na questão da Oralidade no 2º ciclo do Ensino Básico e nas estratégias que podem potenciar o seu desenvolvimento. Os resultados da pesquisa mostraram que a Oralidade deve ser planificada tal como a escrita, que a Compreensão e Expressão Oral não devem ser descuradas em sala de aula e que as Tecnologias de Informação e Comunicação podem e devem ter um papel relevante no desenvolvimento da Oralidade.
- O sentido da pedagogia diferenciada no 1º e 2º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Martins, Cláudia Sofia Silva; Cardona, Maria JoãoO presente Relatório de Estágio integra e reflete experiências e vivências resultantes de um percurso de aprendizagens efetuadas no decorrer dos estágios decorridos na Prática de Ensino Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico no decorrer de quatro semestres. Numa primeira parte é apresentada a contextualização dos estágios e a reflexão do desenvolvimento pessoal e investigativo. De seguida é feita uma contextualização teórica do percurso investigativo, de modo a aprofundar o conhecimento sobre pedagogia diferenciada e sobre o modo como os docentes do 1º e 2º ciclo do ensino básico a concretizam na sua prática pedagógica. Recorrendo a um processo de entrevistas a docentes de ambos os ciclos de modo a verificar o que os mesmos entendem por pedagogia diferenciada e como procedem na aplicação da mesma no decorrer das suas aulas. Por último, uma análise reflexiva de todo o trabalho, onde se pretende refletir sobre as respostas dos docentes fazendo-o uma análise comparativa com estudos realizados sobre o tema.