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- Educação sexual em contexto escolar. Conceções e práticas dos professores do 2º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Ávila, Joana Isabel Borba; Cavadas, BentoO presente Relatório Final “Educação Sexual em contexto escolar. Conceções e práticas dos professores do 2º Ciclo do Ensino Básico”, foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Foca diversas experiências, trabalhos e atividades desenvolvidos nos estágios em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, que contribuíram para a minha formação profissional. Além disso, contempla uma componente investigativa. A questão-problema que aqui se coloca surgiu a partir do meu interesse pessoal em conhecer a forma como a temática da Educação Sexual é abordada nos estabelecimentos de ensino do 2.º Ciclo do Ensino Básico, bem como as conceções dos professores acerca do tema. Este trabalho contempla um estudo de caso que visa uma melhor compreensão da forma como os professores de 2º Ciclo percecionam a Educação Sexual em contexto escolar, bem como a forma como abordam esse assunto nos respetivos estabelecimentos de ensino. Para tal, foram delineados três objetivos principais a atingir com a sua concretização: (1) conhecer as conceções de professores de 2º ciclo relativamente à Educação Sexual em meio escolar; (2) identificar e caracterizar atividades desenvolvidas no âmbito da Educação Sexual em meio escolar; (3) identificar o tipo de formação específica nesta área dos professores em estudo. Para tal, foram aplicados inquéritos por questionário a três professores de 2º Ciclo do Ensino Básico. Após uma análise das respostas dadas pelos participantes, conclui-se que existem atitudes positivas por parte dos professores em relação à abordagem ao tema da Educação Sexual. No entanto, a sua abordagem em contexto escolar é ainda muito limitada em variados aspetos, nomeadamente na escassez de recursos e de tempo e no próprio à vontade dos docentes para o fazerem. Ainda, todos os professores consideraram possuir formação suficiente para a abordagem deste tópico e as atividades que mais implementam nesse sentido são os debates.
- As potencialidades de recurso a diferentes materiais didáticos e a tarefas matemáticas de diferente natureza no ensino da matemáticaPublication . Vaz, Ana Raquel Rosa; Colaço, SusanaO presente relatório descreve o percurso de desenvolvimento profissional, ao longo dos dois anos, e apresenta o percurso investigativo realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Matemática e Ciências do 2.ºCEB, no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES). Deste modo, está dividido em duas partes. A primeira parte é focada nas PES, tanto no 1.º como no 2.º Ciclo do Ensino Básico, onde se encontra uma síntese e reflexão acerca das mesmas. A segunda parte integra o percurso investigativo, que se foca nas potencialidades da utilização de diferentes recursos didáticos e de tarefas matemáticas de diferente natureza no Ensino/Aprendizagem da Matemática no 2.º CEB. Esta investigação centrou-se numa experiência de ensino e seguiu uma metodologia de natureza qualitativa e interpretativa. Embora com limitações, inerentes a este tipo de estudo, concluiu-se que os recursos didáticos, não só são geradores de motivação, como facilitam o processo de aprendizagem e que as tarefas de natureza exploratória envolvem os alunos, propiciando uma aprendizagem significativa.