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- Desafios matemáticos com materiais manipuláveis no Pré-Escolar: análise de uma IntervençãoPublication . Bairreiro, Ana Catarina Ferreira; Branco, NeusaO presente relatório de estágio integra a fase final da conclusão do Mestrado em Educação Pré-Escolar e centra-se na descrição e reflexão da intervenção desenvolvida no contexto de prática de ensino supervisionada nas valências de creche e de jardim de infância, bem como na componente investigativa que decorre da prática pedagógica, seguindo o tema de “Desafios Matemáticos com materiais manipuláveis no Pré- Escolar: Análise de uma intervenção”. O objetivo principal deste relatório é o de analisar numa estratégia de intervenção a importância da existência de materiais manipuláveis, bem como a presença de desafios com que as crianças pudessem explorar e adquirir competências em matemática. Traduz-se num projeto investigativo, dividido em duas partes distintas: numa primeira fase encontra-se o trajeto realizado ao longo dos estágios e numa segunda parte é apresentado e desenvolvido a componente empírica e investigativa associada à prática pedagógica que se pretendeu estudar. Os resultados obtidos revelam que as estratégias utilizadas para a aquisição e desenvolvimento destas competências estão relacionadas com o processo de aprendizagem, bem como a sua influencia é uma presença constante. A importância atribuída à matemática é também uma factor a ter em consideração e a sua valorização deve ser feita de forma consciente e precisa. A utilização e manipulação de materiais são também outro fator que se revelou relevante para suscitação do interesse por parte das crianças para a sua exploração.
- Os erros cometidos pelos alunos a operar com números racionaisPublication . Almeida, Liliana de Almeida Luís de; Branco, NeusaO presente trabalho investigativo aqui apresentado foi realizado no âmbito de Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico com objetivo de apresentar o trabalho desenvolvido ao longo deste ciclo de ensino. Deste modo o trabalho está dividido em duas partes fundamentais. A primeira parte apresenta uma análise sintetizada do percurso realizado em Ensino Supervisionado, nomeadamente em 1º ano e 4º do 1º ciclo e 5º e 6º ano do 2º ciclo do Ensino básico, nas áreas de Português, Historia e Geografia de Portugal, Matemática e Ciências da Natureza. A segunda parte deste trabalho apresenta a componente investiga na área da matemática, onde se centra nos erros cometidos pelos alunos a operar com números racionais fracionários. A abordagem neste trabalho é unicamente qualitativa alicerçada num conjunto de tarefas previamente realizadas nas quais os alunos terão que determinar se as resoluções estão ou não corretas. Os resultados deste estudo pretendem aferir se os alunos ao terminarem o 2º ciclo de ensino desenvolveram corretamente o sentido do número e se estão aptos a resolver tarefas que envolvam números racionais fracionários com a exigência própria ao terminar este ciclo de ensino.