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- O conflito na educação de infância: conceções e práticas dos educadoresPublication . Dias, Joana Rita Andrade; Uva, MartaO presente relatório, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, está dividido em três partes. A primeira parte é dedicada aos estágios em três contextos, dois de creche e um de jardim-de-infância e refere-se aos trabalhos e projetos desenvolvidos ao longo do percurso académico. A segunda parte refere-se à componente investigativa “O conflito na educação de infância: Conceções e práticas dos educadores.” O principal objetivo deste estudo centra-se em compreender qual o papel do/a educador/a na gestão de conflitos entre as criança em contexto educativo. Pretende-se ao longo deste estudo perceber qual o modo como as educadoras de infância conceptualizam o conflito e identificar e descrever as estratégias que utilizam na resolução/mediação dos conflitos. O estudo realizado é de natureza qualitativa, recolhendo informação documental a partir da bibliografia consultada e através de entrevistas semiestruturadas realizadas a quatro educadoras, consequentemente os dados recolhidos foram sujeitos a análise. A terceira e última parte, considerações finais, sintetiza o percurso realizado e o seu contributo para o desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional da autora, como futura educadora de infância. Concluindo este estudo permitiu conhecer diversas estratégias a utilizar na resolução dos conflitos mas mais importante, independentemente da estratégia, é respeitar e mostrar reconhecimento sobre aquilo que a criança esta a sentir e levar as crianças a serem participantes no processo de resolução de conflitos. A solução deve sempre ser justa e razoável.
- A Importância do português na compreensão e aprendizagem da matemáticaPublication . Joanico, Eliana Patrícia Simões Branco; Teixeira, MadalenaO relatório que a seguir se apresenta foi elaborado no âmbito da prática pedagógica realizada ao longo do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Este relatório reflete e descreve as experiências vividas e as aprendizagens realizadas nos vários contextos de intervenção. No entanto, o estudo desenvolvido focou-se no contexto do 2.º CEB, nomeadamente na prática pedagógica em Matemática e em Ciências Naturais. Este estudo aborda a relação entre o Português e a Matemática, particularmente no que respeita à resolução de problemas matemáticos. É, por isso, nossa intenção testemunhar que a interpretação e a (in) compreensão da linguagem utilizada nos enunciados escritos influencia a seleção e a execução da estratégia adequada à resolução do problema. Na realidade, acredita-se que uma prática articulada do ensino-aprendizagem do Português e da Matemática privilegia o sucesso dos alunos na disciplina de Matemática, uma vez que permite superar dificuldades relacionadas com a interpretação dos enunciados. Nesta investigação, realizada na própria prática, utilizou-se a metodologia qualitativa e os dados apresentados resultaram do estudo desenvolvido na prática pedagógica. Os resultados obtidos reconhecem a importância e a influência do Português na resolução dos problemas matemáticos e que os alunos apresentam uma maior predisposição para a resolução de exercícios em lhes é exigida a compreensão da linguagem simbólica matemática.