Browsing by Issue Date, starting with "2015-03-24"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Avaliar para conhecer: a avaliação externa vs. documentos norteadores da prática letiva - (des)articulação?Publication . Pereira, Susana Raquel Figueira; Teixeira, MadalenaNo âmbito do mestrado em ensino do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico surge o presente relatório, um instrumento de avaliação que cerca o percurso desenvolvido ao longo do 2.º ciclo de estudos. No que concerne à sua estrutura, este divide-se em duas partes distintas, a primeira refere-se às intervenções realizadas no decorrer das práticas de ensino supervisionadas em contexto de 1.º e de 2.º CEB; a segunda, relaciona-se com a prática investigativa. Esta debruça-se sobre a avaliação externa da área do português efetuada no 1.º e 2.º CEB, mais especificamente sobre o conhecimento gramatical dos alunos. Foram analisadas as provas finais de ciclo (PFC) e exames finais nacionais (EFN) dos anos letivos 2012/2013 e 2013/2014 e estes comparados com os documentos reguladores do ensino do português, Programa de Português do Ensino Básico (PPEB, 2009) e Metas Curriculares de Português (MCP, 2012) percebendo possíveis causas para os resultados escolares pouco satisfatórios da área em estudo. Assim, é nosso propósito: i) analisar o PPEB (2009), no que concerne ao CEL; ii) analisar as MCP (2012), no que refere à gramática; iii) analisar as PFC do 1.º CEB (2013 e 2014); iv) analisar os EFN de 2.º CEB (2013 e 2014); v) conhecer os critérios de correção aplicados; vi) perceber as características da avaliação externa. Os resultados evidenciam que as PFC e os EFN não se encontravam totalmente de acordo com o que é parte integrante dos documentos reguladores da prática do português, que dirigiam o ensino efetuado em sala de aula.
- Ensino-aprendizagem da pontuação no 1.º e 2.º CEBPublication . Vales, Therlanes Macedo; Santos, LeonorEstudo realizado sobre o ensino-aprendizagem da pontuação no 1º e 2º ciclo do ensino básico.
- A abordagem à educação sexual nos manuais escolares do 1º CEBPublication . Pereira, Diana Raquel Barroso; Cavadas, BentoO presente relatório final foi efetuado no âmbito do ciclo de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB) e é constituído por duas partes. A primeira descreve o percurso profissionalizante nos diversos estágios realizados, dando destaque a aspetos da prática implementada em cada um deles considerados relevantes para reflexão e análise. Em primeiro lugar, apresenta-se o trabalho desenvolvido no 1.º CEB nas diversas áreas e posteriormente uma análise da intervenção no 2.º CEB. Por sua vez, a segunda parte diz respeito a uma componente investigativa, cujo objetivo principal se centra no modo como a temática da educação sexual foi apresentada em manuais do 1.º CEB. Para isso, foi solicitado à Direção Geral da Educação uma listagem dos manuais das editoras mais selecionados no ano letivo de 2012/2013 do 1.º CEB no âmbito do Estudo do Meio. O objeto de estudo da presente investigação foram os dois manuais mais selecionados. A análise de cada um tem como base um quadro organizado por categorias, subdivididas em subcategorias. No que se refere às categorias, estas foram definidas através das temáticas prescritas na Portaria n.º196-A/2010. Por sua vez, as subcategorias foram definidas a partir do documento Organização Curricular e Programas (2004) e, ainda, a partir da leitura flutuante de alguns manuais escolares do 1.º CEB de Estudo do Meio. Depois foi realizada uma análise de conteúdo comparativa da forma como cada manual escolar explora determinada categoria/subcategoria. Como principais resultados podemos salientar que, no geral, foram cumpridos os objetivos para a Educação Sexual prescritos no documento regulador da prática, Organização Curricular e Programas (ME-DEB, 2004), no entanto, constataram-se diferenças significativas no modo como cada manual escolar do mesmo nível de escolaridade explora essas temáticas.