Mestrado em Ensino do 1º e do 2º ciclo do Ensino Básico
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- A abordagem à educação sexual nos manuais escolares do 1º CEBPublication . Pereira, Diana Raquel Barroso; Cavadas, BentoO presente relatório final foi efetuado no âmbito do ciclo de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB) e é constituído por duas partes. A primeira descreve o percurso profissionalizante nos diversos estágios realizados, dando destaque a aspetos da prática implementada em cada um deles considerados relevantes para reflexão e análise. Em primeiro lugar, apresenta-se o trabalho desenvolvido no 1.º CEB nas diversas áreas e posteriormente uma análise da intervenção no 2.º CEB. Por sua vez, a segunda parte diz respeito a uma componente investigativa, cujo objetivo principal se centra no modo como a temática da educação sexual foi apresentada em manuais do 1.º CEB. Para isso, foi solicitado à Direção Geral da Educação uma listagem dos manuais das editoras mais selecionados no ano letivo de 2012/2013 do 1.º CEB no âmbito do Estudo do Meio. O objeto de estudo da presente investigação foram os dois manuais mais selecionados. A análise de cada um tem como base um quadro organizado por categorias, subdivididas em subcategorias. No que se refere às categorias, estas foram definidas através das temáticas prescritas na Portaria n.º196-A/2010. Por sua vez, as subcategorias foram definidas a partir do documento Organização Curricular e Programas (2004) e, ainda, a partir da leitura flutuante de alguns manuais escolares do 1.º CEB de Estudo do Meio. Depois foi realizada uma análise de conteúdo comparativa da forma como cada manual escolar explora determinada categoria/subcategoria. Como principais resultados podemos salientar que, no geral, foram cumpridos os objetivos para a Educação Sexual prescritos no documento regulador da prática, Organização Curricular e Programas (ME-DEB, 2004), no entanto, constataram-se diferenças significativas no modo como cada manual escolar do mesmo nível de escolaridade explora essas temáticas.
- A articulação dos domínios da escrita e da gramática para uma melhor aprendizagem - o uso do laboratório gramaticalPublication . Gorgulho, Ana Rita; Teixeira, MadalenaO presente relatório reflete as etapas do caminho percorrido ao longo da nossa prática pedagógica, no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico e descreve as aprendizagens adquiridas nos vários contextos, centrando-se num estudo desenvolvido nesses mesmos contextos. Este estudo versa sobre a relação entre a Escrita e a Gramática, sendo nossa intenção apresentar uma proposta de trabalho para desenvolver a aprendizagem dos dois domínios de forma articulada, baseada na utilização do laboratório gramatical. A metodologia utilizada para o efeito é, assim, de natureza qualitativa, decorrendo esta da investigação na própria prática, uma vez que os resultados apresentados resultam da prática letiva. Os resultados obtidos apontam para uma melhoria das aprendizagens no domínio da escrita quando trabalhada de forma articulada com os conteúdos gramaticais, evidenciando-se a necessidade de se continuar a desenvolver este trabalho de tipo experimental.
- A avaliação formativa por meio do feedback escrito no processo de ensino-aprendizagem de alunos de 2.º ciclo em matemáticaPublication . Bento, Ana; Branco, NeusaO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e do 2.º Ciclos do Ensino Básico na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Foca diversas experiências, trabalhos e atividades desenvolvidos nos estágios em 1.º ciclo e 2.º ciclo do ensino básico, que contribuíram para a minha formação profissional. Além disso, contempla uma componente investigativa que, através de um estudo caso, visa identificar o contributo da avaliação formativa, com enfoque no feedback dado pelo professor, para o processo de ensino-aprendizagem de alunos de 5.º ano em Matemática. Os participantes são 45 alunos que realizaram tarefas matemáticas em três momentos. Primeiro realizaram uma ficha com quatro questões que foram avaliadas e comentadas com feedback escrito, encaminhando os alunos para a sua posterior reformulação e melhoria. Por fim resolveram uma nova ficha com questões de natureza idêntica. Os resultados revelam a pertinência e eficácia do feedback escrito para a melhoria das aprendizagens relativamente a procedimentos e à resolução de problemas. Contudo, alguns alunos ainda não revelam ser autónomos na análise do feedback dado, destacando-se a importância de este se tornar um prática regular na sala de aula.
- Avaliar para conhecer: a avaliação externa vs. documentos norteadores da prática letiva - (des)articulação?Publication . Pereira, Susana Raquel Figueira; Teixeira, MadalenaNo âmbito do mestrado em ensino do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico surge o presente relatório, um instrumento de avaliação que cerca o percurso desenvolvido ao longo do 2.º ciclo de estudos. No que concerne à sua estrutura, este divide-se em duas partes distintas, a primeira refere-se às intervenções realizadas no decorrer das práticas de ensino supervisionadas em contexto de 1.º e de 2.º CEB; a segunda, relaciona-se com a prática investigativa. Esta debruça-se sobre a avaliação externa da área do português efetuada no 1.º e 2.º CEB, mais especificamente sobre o conhecimento gramatical dos alunos. Foram analisadas as provas finais de ciclo (PFC) e exames finais nacionais (EFN) dos anos letivos 2012/2013 e 2013/2014 e estes comparados com os documentos reguladores do ensino do português, Programa de Português do Ensino Básico (PPEB, 2009) e Metas Curriculares de Português (MCP, 2012) percebendo possíveis causas para os resultados escolares pouco satisfatórios da área em estudo. Assim, é nosso propósito: i) analisar o PPEB (2009), no que concerne ao CEL; ii) analisar as MCP (2012), no que refere à gramática; iii) analisar as PFC do 1.º CEB (2013 e 2014); iv) analisar os EFN de 2.º CEB (2013 e 2014); v) conhecer os critérios de correção aplicados; vi) perceber as características da avaliação externa. Os resultados evidenciam que as PFC e os EFN não se encontravam totalmente de acordo com o que é parte integrante dos documentos reguladores da prática do português, que dirigiam o ensino efetuado em sala de aula.
- Como se articula a imagem e os textos escritos, nos manuais de português?Publication . Almeida, Leonor Monteiro; Teixeira, MadalenaEste relatório foi elaborado, no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada do 2º Ciclo – Matemática e Ciências, para a obtenção do grau de mestre em ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Neste mestrado, o estágio dividiu-se em duas fases: a primeira fase foi na valência de 1.º ciclo, no primeiro ano de mestrado e a segunda, na valência de 2.º ciclo, no segundo ano. Relativamente à parte I, deste relatório, apresentamos a caraterização dos contextos de estágios, das turmas e refletimos acerca do trabalho desenvolvido ao longo dos estágios, na área do Português, Matemática, Estudo do Meio, História e Geografia de Portugal e Ciências Naturais, apontando aspetos positivos e estratégias utilizadas para tentar ultrapassar dificuldades que se forma sentindo. Na parte II introduzimos a problemática surgida durante a prática letiva - Como se articula a imagem e os textos escritos, nos manuais de português? - , na qual destacamos os objetivos: i) analisar a (des)articulação entre a imagem e texto e ii) averiguar a existência de possíveis interferências na compreensão textual, bem como a opção metodológica adotada. Os dados obtidos apontam para a falta de articulação e, consequentemente, em nosso entender, para a indução de incompreensão textual. Finalmente terminamos o presente relatório, com uma reflexão de todo o percurso, na qual apresentamos os aspetos que mais contribuíram para o nosso progresso pessoal e profissional.
- O contributo das atividades práticas para a aprendizagem significativa dos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico em ciênciasPublication . Aniceto, Ana Sofia Dias; Cavadas, BentoEnsino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, com o objetivo de cumprir o estipulado no respetivo Regulamento dos segundos ciclos de estudos. Apresenta uma reflexão sobre o meu desempenho na Prática de Ensino Supervisionada, enquanto profissional de educação em formação inicial de professores e um trabalho investigativo desenvolvido no âmbito dessa prática. Organiza-se em duas partes distintas: Parte I – Apresenta uma análise dos contextos de estágio e uma síntese e reflexão das vivências experienciadas ao longo das Práticas de Ensino Supervisionadas no 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente no 2.º e 3.º ano, e no 2.º Ciclo do Ensino Básico, em Língua Portuguesa e Historia e Geografia de Portugal e em Matemática e Ciências Naturais. Parte II – Inclui uma investigação sobre o contributo das atividades práticas para a aprendizagem significativa dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico em ciências, realizada numa turma do 3.º ano. A metodologia utilizada teve por base uma investigação mista, centrada num estudo de caso. Os alunos dessa turma realizaram três atividades práticas (A, B e C) com diferentes níveis de abertura e espaçamento temporal, sobre ímanes e molas. As respetivas aprendizagens foram avaliadas com recurso aos guiões das atividades práticas, preenchidos pelos alunos, e a escalas de classificação do seu desempenho durante a realização dessas atividades. Os resultados foram expressos através de gráficos. Foi possível verificar um aumento do envolvimento e do desempenho dos alunos entre a realização das atividades A e as atividades B e C. Os conhecimentos adquiridos nas atividades páticas B foram efetivamente mobilizados para uma outra situação (atividades práticas C). Esta investigação mostrou que as atividades práticas foram essenciais para a construção do conhecimento dos alunos em ciências, a curto e longo prazo, contribuindo para uma aprendizagem significativa.
- Contributos para compreender o insucesso escolarPublication . Dias, Maria Helina Roque das Neves; Dias, PauloEste relatório constitui o culminar do trabalho desenvolvido para obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico, pela Escola Superior de Educação de Santarém, e nele se reflete, sumariamente, o percurso formativo seguido durante o curso, numa lógica de reflexão e autoavaliação. O relatório divide-se em duas partes. Na primeira parte é apresentado o contexto do estágio seguido de uma análise reflexiva sobre a prática de ensino-aprendizagem vivenciada, na lecionação das disciplinas de Português, História e Geografia de Portugal, Matemática e Ciências da Natureza onde se pretende evidenciar a aplicação/contextualização das aprendizagens teórico/práticas efetuadas durante o percurso académico, sintetizando-as numa conjuntura de prática pedagógica. Dessa experiência ressalta, essencialmente, a importância da preparação científico pedagógica de um professor para fazer face à realidade profissional nas suas várias dimensões (social, pessoal, cultural, profissional…). A segunda parte é reservada à prática investigativa onde foi tomada como opção aprofundar conhecimentos sobre o insucesso escolar. Consciente desta problemática e devido ao momento de reflexão e questionamento em relação à educação considera-se útil e pertinente estudar um problema que afeta, de forma muito significativa, primeiro o aluno e a sua família, e consequentemente toda a sociedade em geral. Na realidade a importância deste estudo advém do facto de se procurar analisar um fenómeno complexo e multiforme, já que envolve fatores relacionados com várias dimensões, nomeadamente curriculares, psicossociais e ambientais que explicam o crescente insucesso escolar. Por este facto sentiu-se necessidade de discutir este tema com o intuito de clarificar/identificar manifestações e causas do insucesso escolar, assim como analisar modalidades de apoio implementadas nas escolas e os seus efeitos na redução do insucesso escolar.
- Desenvolvimento da competência escrita no ensino básico: a importância do processo de escritaPublication . Moreira, Dalila Assunção Beleza Lobo; Macário, Maria João; Santos, LeonorO presente relatório espelha todo o percurso ao longo da nossa prática pedagógica, no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico e descreve as aprendizagens adquiridas nos vários contextos, onde se desenvolveu um estudo. O tema do estudo incide sobre as tarefas associadas ao processo de escrita. Foi desenvolvido com 52 alunos de 2 turmas de 6º ano. Procedemos a um estudo de caso, tendo como objetivo: analisar o modo como os alunos contruíam um texto narrativo, tendo em conta os processos de escrita. Deste modo, queríamos perceber o que os alunos experienciam, como interpretam e como estruturam o que aprendem. Este estudo é de natureza qualitativa e reveste-se de características de estudo de caso. Para tratar os dados, foi realizada uma análise de conteúdo. Os resultados revelaram que mais de 80% dos participantes procedem à planificação do texto narrativo, respeitando todas as componentes que a constituem, procedem igualmente à textualização, ainda que pouco desenvolvida, tendo em conta as competências que os alunos já deviam ter adquirido no último ano do EB. No entanto, mais de 90% não procede à revisão de texto. A reflexão sobre esta investigação permite-nos repensar a importância dos subprocessos de escrita em contexto escolar e na forma de melhorar as aprendizagens dos alunos, para que se tornem adultos competentes em produção escrita, a par de outras competências essenciais, para uma vida ativa e informada.
- Educação sexual em contexto escolar. Conceções e práticas dos professores do 2º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Ávila, Joana Isabel Borba; Cavadas, BentoO presente Relatório Final “Educação Sexual em contexto escolar. Conceções e práticas dos professores do 2º Ciclo do Ensino Básico”, foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Foca diversas experiências, trabalhos e atividades desenvolvidos nos estágios em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, que contribuíram para a minha formação profissional. Além disso, contempla uma componente investigativa. A questão-problema que aqui se coloca surgiu a partir do meu interesse pessoal em conhecer a forma como a temática da Educação Sexual é abordada nos estabelecimentos de ensino do 2.º Ciclo do Ensino Básico, bem como as conceções dos professores acerca do tema. Este trabalho contempla um estudo de caso que visa uma melhor compreensão da forma como os professores de 2º Ciclo percecionam a Educação Sexual em contexto escolar, bem como a forma como abordam esse assunto nos respetivos estabelecimentos de ensino. Para tal, foram delineados três objetivos principais a atingir com a sua concretização: (1) conhecer as conceções de professores de 2º ciclo relativamente à Educação Sexual em meio escolar; (2) identificar e caracterizar atividades desenvolvidas no âmbito da Educação Sexual em meio escolar; (3) identificar o tipo de formação específica nesta área dos professores em estudo. Para tal, foram aplicados inquéritos por questionário a três professores de 2º Ciclo do Ensino Básico. Após uma análise das respostas dadas pelos participantes, conclui-se que existem atitudes positivas por parte dos professores em relação à abordagem ao tema da Educação Sexual. No entanto, a sua abordagem em contexto escolar é ainda muito limitada em variados aspetos, nomeadamente na escassez de recursos e de tempo e no próprio à vontade dos docentes para o fazerem. Ainda, todos os professores consideraram possuir formação suficiente para a abordagem deste tópico e as atividades que mais implementam nesse sentido são os debates.
- Em que medida o desenvolvimento da consciência morfológica contribui diretamente para um crescimento do capital lexical?Publication . Ferreira, Sónia Margarida Inês; Teixeira, MadalenaO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico e reflete as etapas do caminho percorrido ao longo da nossa prática pedagógica, descrevendo as diversas aprendizagens adquiridas, assim como o estudo desenvolvido no decorrer deste percurso. Este estudo teve como objetivo verificar se o ensino da gramática, através do estudo da morfologia das palavras, poderia ajudar alunos do 6.º ano de escolaridade a descodificar o significado de palavras, melhorar as suas capacidades de leitura e, consequentemente, alargar o seu capital lexical, utilizando como metodologia de trabalho a sequência didática. Os resultados obtidos apontam para uma melhoria da consciência morfológica, no entanto não consideramos que esse desenvolvimento tenha contribuído diretamente para um alargamento do capital lexical dos alunos em estudo.