Mestrado em Administração Educacional
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Recent Submissions
- Observação Interpares: principais desafiosPublication . Nogueira, Marina Maria Marques; Colaço, SusanaEste trabalho de projeto emerge da necessidade de analisar e compreender a temática da supervisão pedagógica e sua importância nas organizações educativas em geral e, de um modo particular, a prática de observação interpares implementada há seis anos num agrupamento de escolas do distrito de Santarém. Deste modo foi realizada uma pesquisa a nível teórico sobre o conceito de supervisão pedagógica, fazendo primeiro uma abordagem à forma como a supervisão tem sido feita no nosso país, passando pela importância da supervisão no processo de formação contínua, numa escola que se pretende reflexiva, e também a importância da mesma no conhecimento e satisfação profissional docente. Foi também efetuada uma análise documental sobre a forma como esta observação interpares é realizada no agrupamento visado. Procedeu-se posteriormente à formulação dos objetivos da pesquisa, à seleção do agrupamento alvo de estudo e aos docentes a entrevistar. Realizadas as entrevistas individuais e do grupo focal, bem como uma análise documental, foi feita a sua análise de conteúdo, tendo em linha de conta os objetivos do estudo. Destacaram-se como aspetos positivos nesta prática a importância reconhecida da observação interpares, a adequação do guião usado e a utilidade da reflexão conjunta feita entre os colegas (observado e observador). As dificuldades apresentadas incidiram, na divulgação da prática realizada, na forma como é colocada em prática com pouca informação sobre a importância da mesma. Este estudo possibilitou a elaboração de um projeto de intervenção com vista a uma melhoria do funcionamento desta prática de observação interpares, que se manifestou ser de grande importância pelos participantes no estudo.
- Inovação e mudança educativa com vista à melhoria das aprendizagensPublication . Fonseca, Paula Cristina da Silva Vieira da; Branco, NeusaA educação é a base de um país e dela depende toda a evolução de uma sociedade. Neste trabalho, é feita uma análise da perspetiva de diversos intervenientes na escola, no que diz respeito às práticas inovadoras pedagógicas, com o objetivo de melhoria da qualidade das aprendizagens e competências dos alunos, considerando a problemática de identificar práticas pedagógicas inovadoras existentes numa escola secundária, como são percecionadas essas práticas para a aprendizagem dos alunos e elementos que podem contribuir para o desenvolvimento das mesmas. Por esta razão, levámos professores e alunos a refletirem sobre inovação no espaço escolar e ouvimos as lideranças de topo e intermédias, para assim obtermos as suas perceções e contributos no desenvolvimento de práticas inovadoras. O estudo utiliza como instrumentos de recolha de dados, o inquérito por questionário e o inquérito por entrevista. A discussão dos resultados revela que os professores identificam como práticas inovadoras pedagógicas o trabalho colaborativo, as atividades experimentais, a sala de aula invertida e as ferramentas digitais interativas de aprendizagem. Na opinião dos alunos, estes referem que numa escola inovadora, o recurso à tecnologia e o trabalho de grupo devem ser mais frequentes com aulas mais interativas, motivadoras e dinâmicas diferentes, promovendo a curiosidade e tendo preocupação com questões relativas ao nível social, comportamental e emocional. A partir daí, e ouvindo as lideranças intermédias e cruzando com orientações sobre inovação pedagógica são definidas recomendações relevantes para um projeto que visa a promoção de inovação pedagógica e delineadas ações desse projeto.
- O bem-estar na profissão docente: perceção dos docentes e contributos das organizações educativasPublication . Vitório, Anabela Ribeiro Louro Alves; Galinha, SóniaNeste trabalho de projeto apresentamos o resultado de um estudo centrado no bem estar/satisfação dos/s docentes. Foi realizado num Agrupamento de Escolas (AE) onde procuramos averiguar os sentimentos que predominam nos/as docentes relativamente profissão e à instituição educativa. Apresentamos, os fatores mais apontados como causadores da satisfação e/ou da insatisfação e sobre o que os docentes, consideram que possa ser realizado no AE para promover o bem-estar na profissão docente. Auscultamos, a opinião da Diretora sobre a sua satisfação com a profissão, assim como, a perceção que ela própria tem sobre os sentimentos que predominam nos/as docentes no AE que gere. Procuramos saber, o que está a ser implementado ao nível da gestão com o objetivo de contribuir para promover o bem-estar dos/ as docentes. O trabalho está dividido em duas partes, uma teórica e outra empírica. Na primeira parte apresentamos uma revisão da literatura, onde desenvolvemos vários tópicos relacionados com o tema. Apresentamos, uma breve descrição sobre o contributo que a psicologia positiva e o mindfulness poderão ter para o bem-estar na profissão docente. Na segunda parte do trabalho, apresentamos, o tipo de estudo e os resultados do mesmo. Foi realizada uma abordagem qualitativa e quantitativa através de inquéritos mistos realizados aos/às docentes e uma entrevista semiestruturada realizada à Diretora. Apresentamos o projeto “Tempo para Florescer - Cultivando o Bem-Estar na Profissão Docente”. É um projeto que apresenta um programa inovador, integrador e multifacetado que procura utilizar, a abordagem da psicologia positiva, do coaching, práticas de mindfulness e de pilates para ser implementado no AE. Tendo como objetivo, elevar a satisfação geral dos/as docentes através da promoção do bem-estar físico, mental e emocional. Este programa proporciona ferramentas, práticas e abordagens holísticas para o desenvolvimento pessoal e profissional que consequentemente irá contribuir para elevar o sucesso educativo.
- A coordenação de ciclo como apoio ao funcionamento e articulação entre os departamentos da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Júlio, Maria Lina Santana; Cardona, Maria JoãoEste estudo emerge da necessidade de analisar e compreender o papel das lideranças intermédias nas organizações educativas, de um modo particular o papel dos coordenadores de departamento e de ciclo de ensino, num agrupamento de escolas. Pretende aprofundar o conhecimento sobre o trabalho realizado nos departamentos da Educação Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico e de que modo a coordenação de ciclo pode apoiar o funcionamento e articulação entre estes. Deste modo foi realizada uma pesquisa a nível teórico sobre as lideranças intermédias, e o seu papel preponderante nas organizações educativas. Foi também efetuada uma análise da legislação e normativos sobre as funções especificas dos coordenadores de departamento. Procedeu-se posteriormente, à formulação dos objetivos da pesquisa, à seleção do agrupamento alvo de estudo e aos coordenadores a entrevistar. Realizadas as entrevistas, foi feita a sua análise de conteúdo, tendo em conta os objetivos do estudo. Destacaram-se como aspetos positivos no funcionamento dos departamentos: a relação humana, o trabalho colaborativo, os momentos de reflexão e a entreajuda. As dificuldades apresentadas, incidiram na falta de tempo dos coordenadores, no excesso de trabalho, na burocracia, na própria legislação em vigor. No que diz respeito à articulação entre departamentos/ciclos, todos os coordenadores referiram que esta já foi maior, sendo atualmente mais escassa e pontual devido à falta de tempo e ao panorama atual das escolas, sobrecarregado de solicitações e de tarefas que esgotam por vezes a capacidade de fazer um melhor e mais eficaz caminho na melhoria das práticas educativas. Este estudo possibilitou a elaboração de um Projeto de Intervenção com vista a uma melhoria do funcionamento e a uma maior e mais eficaz articulação entre os departamentos da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico.
- Visão e estratégia de uma Escola Secundária na implementação do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatóriaPublication . Santos, Lúcia Helena de Figueiredo da Cunha; Colaço, SusanaCom este trabalho pretende-se realizar um estudo sobre a implementação do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), tendo por base a realidade desta problemática numa escola secundária, no que diz respeito à informação e conceção que o corpo docente e os discentes têm sobre o tema. Deseja-se perceber a realidade da escola em estudo, uma escola secundária do distrito de Santarém, no que concerne à visão e implementação do PASEO. utiliza-se uma abordagem metodológica de natureza descritiva e interpretativa com um design de estudo de caso. Os dados foram recolhidos através de entrevistas aos vários agentes educativos considerados relevantes para o presente estudo, Diretor da escola, Diretores de Turma e alunos. Os resultados evidenciam que, relativamente ao conhecimento do documento em questão, este não é algo novo para todos os entrevistados, apesar de alguns alunos não o terem lido ou o conheçam apenas de uma forma superficial. Os Diretores de Turma e o Diretor da Escola mostram-se conscientes dos tempos de mudança que a sociedade atravessa e que a escola pública está a enfrentar, apesar de alguns afirmarem que a escola atual ainda é muito semelhante à do passado. Os Diretores de Turma também sentem necessidade de introduzir na prática letiva atividades motivadoras que contribuam para um crescimento autónomo e responsável dos alunos, cujo foco se prende com a alteração de estratégias mais motivadoras que lhes permitam o desenvolvimento de uma cidadania ativa.
- O papel da coordenação pedagógica na implementação de um projeto de Cidadania e Igualdade de Género numa Instituição de Educação de InfânciaPublication . Silva, Catarina Gomes; Cardona, Maria JoãoEste estudo pretendeu identificar práticas de cidadania e igualdade de género na educação de infância numa instituição privada de solidariedade social e práticas de formação contínua, identificando sugestões para a implementação de um projeto de formação nesta área. O trabalho partiu do reconhecimento da importância da coordenação pedagógica na promoção de práticas de formação e de um trabalho mais cooperativo a nível da equipa educativa. Neste sentido, reconhece-se que o trabalho na área da cidadania e igualdade de género não pode ser pontual e necessita ser planeado a nível institucional. A recolha de dados foi realizada a partir de entrevistas semiestruturadas a partir de um guião orientador previamente testado. As entrevistas foram feitas à coordenadora pedagógica da instituição, a duas educadoras e às duas auxiliares das salas de 4 anos do jardim de infância. A análise dos dados evidenciou que deverá haver um maior envolvimento da coordenadora pedagógica na promoção do trabalho de equipa entre as educadoras e auxiliares incentivando a formação contínua. Deste estudo resultou a definição de um projeto de formação a promover a nível institucional para a implementação da cidadania e igualdade de género no jardim de infância envolvendo todos/as os/as crianças, encarregados de educação e os/as profissionais docentes e não docentes que trabalham com as crianças
- Avaliação institucional como estratégia no planejamento de diretrizes para a Educação Superior em um Instituto FederalPublication . Gonçalves, Noeme César; Galinha, Sónia; Silva, Luciano Pereira daEste estudo busca verificar a contribuição da utilização dos resultados das avaliações institucionais na elaboração de políticas para a educação superior, especificamente, para os cursos de graduação de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. O objetivo geral desse estudo é investigar as relações entre o processo de avaliação institucional e o planejamento das políticas para o ensino superior de graduação, tendo como referência o ciclo do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023. A pesquisa é classificada como estudo de caso, de caráter exploratório, utilizando-se de entrevistas, questionários e análise documental como instrumentos de coleta e analisados sob a ótica da análise de conteúdo, de Bardin. O público-alvo foi composto por gestores da reitoria e dos campi envolvidos com o planejamento do ensino da instituição pesquisada e a tomada de decisão. Os resultados encontrados apontam para uma relação ainda em fase inicial entre a avaliação institucional e o planejamento de políticas para a graduação, carecendo de maiores sistematizações e processos que garantam uma maior integração entre eles.
- A partilha pedagógica num Instituto FederalPublication . Macêdo, Émile de Mesquita Martins; Cardona, Maria João; Castro, Eder AlonsoEsta pesquisa refere-se à partilha pedagógica dentro de um Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Brasil que é composto por 10 que atua em diversos segmentos, como Ensino Médio Integrado, cursos Subsequentes, cursos de Graduação e Pós-Graduação. Instituto concebem a partilha instituição de ensino. Sabe pedagógicas interessantes e com excelentes resultados no processo de ensino e aprendizagem, que poderiam ser partilhadas com outros/as docentes dos demais não há um meio sistematizado para incentivar este trabalho de partilha. pesquisa visa responder às seguintes questões: Como é feita a partilha pedagógica entre docentes de 10 campi de um Instituto pertencente à Rede Federal de Ensino? Qual o papel das Coordenações Pedagógicas deste Instituto para incentivar que a partilha pedagógica aconteça de modo sistemático? Como é que a Instituição documenta e registra realizadas pelos/as docentes dos 10 caracterizando a partilha pedagógica da instituição, através de um questionário a docentes, pedagogos/as e coordenadores/as pedagógico projeto de intervenção visando à melhoria quantitativa e qualitativa das partilhas pedagógicas de cada campus e entre os vários Palavras-chave: Partilha pedagógica; Processo de ensino e aprendiz 1 Área universitária que contém as unidades de ensino, residências ou o que compõe uma universidade. Etimologia (origem da palavra campi). Do latim campi. Plural de campus. (Dicionário de Português, s.d.) 2 Registro (e não registo) é a forma correta de escrita no português do Brasil. se à partilha pedagógica dentro de um Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Brasil que é composto por 10 campi1 , espalhados pelo território de sua capital e que atua em diversos segmentos, como Ensino Médio Integrado, cursos Subsequentes, cursos de Graduação. A pesquisa pretendeu identificar como os/as servidores/as deste Instituto concebem a partilha pedagógica e como esta poderia ser incentivada dentro desta Sabe-se que muitos/as docentes deste Instituto realizam práticas pedagógicas interessantes e com excelentes resultados no processo de ensino e aprendizagem, partilhadas com outros/as docentes dos demais campi não há um meio sistematizado para incentivar este trabalho de partilha. pesquisa visa responder às seguintes questões: Como é feita a partilha pedagógica entre de um Instituto pertencente à Rede Federal de Ensino? Qual o papel das Coordenações Pedagógicas deste Instituto para incentivar que a partilha pedagógica aconteça de modo sistemático? Como é que a Instituição documenta e registra2 docentes dos 10 campi com o intuito de as comunicar? caracterizando a partilha pedagógica da instituição, através de um questionário a docentes, pedagogos/as e coordenadores/as pedagógicos/as. A partir da análise destes dados é definido um projeto de intervenção visando à melhoria quantitativa e qualitativa das partilhas pedagógicas de e entre os vários campi.
- O papel da gestão na permanência do estudante: o caso do curso técnico subsequente em equipamentos biomédicosPublication . Matias, Juliana Parente; Marques, Ramiro; Gontijo, SimoneA presente pesquisa analisa o papel da gestão escolar na permanência dos estudantes do Curso Técnico Subsequente em Equipamentos Biomédicos do Instituto Federal de Brasília. Assim, constitui-se como ponto de partida investigar como a gestão do campus do IFB que oferta o curso técnico em Equipamentos Biomédicos tem desenvolvido ações locais que asseguram a permanência dos estudantes. Os objetivos dessa pesquisa foram : Geral - Analisar o papel do gestor em relação a redução dos índices de evasão escolar em cursos técnicos subsequentes ofertados no campus Ceilândia do Instituto Federal de Brasília. Específicos - analisar as causas da evasão escolar no curso técnico em Equipamentos Biomédicos; identificar as intervenções realizadas para evitar a evasão do ponto de vista de gestores, estudantes e docentes do curso técnico em Equipamentos Biomédicos; identificar ações da gestão educacional para promoção do êxito dos estudantes do curso técnico em Equipamentos Biomédicos e; elaborar proposta de intervenção relativa à permanência estudantil. Em relação a análise da dados a pesquisa se caracterizou como quanti-qualitativa, com a utilização de analise dados quantitativos do Sistec e SGA, aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas aplicados a docentes e discentes evadidos, e entrevistas semiestruturadas com gestores do campus. Nos resultados foram encontrados fatores que motivaram a desistência desses estudantes que estão relacionados a aspectos socias, institucionais e individuais, e também encontradas estratégias e ações que a instituição realiza para fazer com que os índices de desistência diminuam.
- Avaliação institucional: uma ação norteadora na gestão da educação profissional e tecnológicaPublication . Almeida, Heula Tíssia Alves Moreira de; Dias, Paulo; Gontijo, SimoneEsta dissertação de Mestrado em Administração Educacional, do Instituto Politécnico de Santarém, refere-se a uma pesquisa sobre avalição institucional que objetivou analisar as práticas avaliativas institucionais desenvolvidas em um campus da rede federal de ensino do Distrito Federal, buscando compreender as motivações dos gestores e a percepção da comunidade escolar em relação às ações implementadas a partir dessa avaliação. A metodologia de pesquisa orienta-se pela abordagem qualitativa. O método de pesquisa escolhido caracteriza-se por um estudo de caso. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a análise documental, entrevista semiestruturada e questionários; envolvendo diretores, servidores e estudantes. Nos resultados percebeu-se que a avaliação realizada foi motivada pela visão do gestor máximo; que os servidores têm uma percepção positiva quanto ao processo avaliativo; que os alunos se mostraram indiferentes quanto à questão pesquisada; e que, em relação à gestão democrática participativa, há limitações a serem superadas no que diz respeito ao processo decisório e ao tratamento dos dados da avaliação.