Browsing by Issue Date, starting with "2024-03-20"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A coordenação de ciclo como apoio ao funcionamento e articulação entre os departamentos da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Júlio, Maria Lina Santana; Cardona, Maria JoãoEste estudo emerge da necessidade de analisar e compreender o papel das lideranças intermédias nas organizações educativas, de um modo particular o papel dos coordenadores de departamento e de ciclo de ensino, num agrupamento de escolas. Pretende aprofundar o conhecimento sobre o trabalho realizado nos departamentos da Educação Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico e de que modo a coordenação de ciclo pode apoiar o funcionamento e articulação entre estes. Deste modo foi realizada uma pesquisa a nível teórico sobre as lideranças intermédias, e o seu papel preponderante nas organizações educativas. Foi também efetuada uma análise da legislação e normativos sobre as funções especificas dos coordenadores de departamento. Procedeu-se posteriormente, à formulação dos objetivos da pesquisa, à seleção do agrupamento alvo de estudo e aos coordenadores a entrevistar. Realizadas as entrevistas, foi feita a sua análise de conteúdo, tendo em conta os objetivos do estudo. Destacaram-se como aspetos positivos no funcionamento dos departamentos: a relação humana, o trabalho colaborativo, os momentos de reflexão e a entreajuda. As dificuldades apresentadas, incidiram na falta de tempo dos coordenadores, no excesso de trabalho, na burocracia, na própria legislação em vigor. No que diz respeito à articulação entre departamentos/ciclos, todos os coordenadores referiram que esta já foi maior, sendo atualmente mais escassa e pontual devido à falta de tempo e ao panorama atual das escolas, sobrecarregado de solicitações e de tarefas que esgotam por vezes a capacidade de fazer um melhor e mais eficaz caminho na melhoria das práticas educativas. Este estudo possibilitou a elaboração de um Projeto de Intervenção com vista a uma melhoria do funcionamento e a uma maior e mais eficaz articulação entre os departamentos da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico.
- O papel da coordenação pedagógica na implementação de um projeto de Cidadania e Igualdade de Género numa Instituição de Educação de InfânciaPublication . Silva, Catarina Gomes; Cardona, Maria JoãoEste estudo pretendeu identificar práticas de cidadania e igualdade de género na educação de infância numa instituição privada de solidariedade social e práticas de formação contínua, identificando sugestões para a implementação de um projeto de formação nesta área. O trabalho partiu do reconhecimento da importância da coordenação pedagógica na promoção de práticas de formação e de um trabalho mais cooperativo a nível da equipa educativa. Neste sentido, reconhece-se que o trabalho na área da cidadania e igualdade de género não pode ser pontual e necessita ser planeado a nível institucional. A recolha de dados foi realizada a partir de entrevistas semiestruturadas a partir de um guião orientador previamente testado. As entrevistas foram feitas à coordenadora pedagógica da instituição, a duas educadoras e às duas auxiliares das salas de 4 anos do jardim de infância. A análise dos dados evidenciou que deverá haver um maior envolvimento da coordenadora pedagógica na promoção do trabalho de equipa entre as educadoras e auxiliares incentivando a formação contínua. Deste estudo resultou a definição de um projeto de formação a promover a nível institucional para a implementação da cidadania e igualdade de género no jardim de infância envolvendo todos/as os/as crianças, encarregados de educação e os/as profissionais docentes e não docentes que trabalham com as crianças
- Visão e estratégia de uma Escola Secundária na implementação do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatóriaPublication . Santos, Lúcia Helena de Figueiredo da Cunha; Colaço, SusanaCom este trabalho pretende-se realizar um estudo sobre a implementação do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), tendo por base a realidade desta problemática numa escola secundária, no que diz respeito à informação e conceção que o corpo docente e os discentes têm sobre o tema. Deseja-se perceber a realidade da escola em estudo, uma escola secundária do distrito de Santarém, no que concerne à visão e implementação do PASEO. utiliza-se uma abordagem metodológica de natureza descritiva e interpretativa com um design de estudo de caso. Os dados foram recolhidos através de entrevistas aos vários agentes educativos considerados relevantes para o presente estudo, Diretor da escola, Diretores de Turma e alunos. Os resultados evidenciam que, relativamente ao conhecimento do documento em questão, este não é algo novo para todos os entrevistados, apesar de alguns alunos não o terem lido ou o conheçam apenas de uma forma superficial. Os Diretores de Turma e o Diretor da Escola mostram-se conscientes dos tempos de mudança que a sociedade atravessa e que a escola pública está a enfrentar, apesar de alguns afirmarem que a escola atual ainda é muito semelhante à do passado. Os Diretores de Turma também sentem necessidade de introduzir na prática letiva atividades motivadoras que contribuam para um crescimento autónomo e responsável dos alunos, cujo foco se prende com a alteração de estratégias mais motivadoras que lhes permitam o desenvolvimento de uma cidadania ativa.