Browsing by Issue Date, starting with "2024-04-03"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A comunicação no processo de liderança escolar: um estudo de caso num Agrupamento de EscolasPublication . Almeida, Maria da Conceição Prates de Oliveira; Silva, Perpétua SantosEste trabalho, realizado no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, com o tema “A comunicação no processo de liderança escolar: um estudo de caso num Agrupamento de Escolas”, tem como objetivo geral compreender como é que os coordenadores de departamento, líderes intermédios, operacionalizam a comunicação com os docentes da educação pré-escolar e os docentes do 1º CEB, num Agrupamento de Escolas no Distrito de Santarém. Do ponto de vista metodológico e técnico, a pesquisa foi realizada recorrendo a uma abordagem de caráter misto, com análise documental e bibliográfica, realização de entrevistas aos líderes responsáveis e aplicação de questionários a docentes. Os resultados evidenciam a importância da identificação do estilo de liderança por parte dos líderes e a necessidade de desenvolvimento de competências comunicativas e motivacionais; globalmente, conclui-se por uma perceção favorável quanto à eficácia por parte dos líderes, sendo a comunicação entre líderes e docentes considerada positiva. São destacados alguns desafios, nomeadamente a necessidade de redução da burocracia, a criação de mais espaços e tempos para a partilha de experiências, bem como o desenvolvimento de formas de comunicação mais claras e abertas. Assim, foi concebido um Guia de Boas Práticas com vista a oferecer sugestões que possam contribuir para a melhoria das práticas de liderança, especialmente no que concerne à comunicação interna, reconhecendo o seu papel fundamental na eficácia das organizações.
- Ser treinador adjunto de juvenis Sub-17 - Maturação e idade relativa no futebol jovem masculino: perceção dos treinadoresPublication . Leocádio, Miguel Ângelo Alves; Teixeira, EduardoO presente relatório tem como objetivo destacar as funções desempenhadas enquanto treinador-adjunto/analista do jogo, incluído na equipa técnica, sendo um elemento participante no planeamento semanal da equipa, procurando refletir sobre os seus objetivos, as suas tarefas, e as suas estratégias de ação. O estágio foi realizado numa equipa que competia na 1ª Divisão Nacional de Sub-17, o que tornou esta experiência mais rica, devido ao elevado grau competitivo. Como complemento deste relatório desenvolveu-se o estudo “Perceção dos treinadores sobre o processo de maturação e efeitos da idade relativa no futebol jovem". Teve como objetivo, identificar o conhecimento dos treinadores acerca dos processos maturacionais, identificar os critérios utilizados pelos treinadores para determinar a convocação de jogadores para a competição e perceber se os treinadores, no processo de planeamento de treino, têm em conta as etapas de maturação. De forma a atingir os objetivos propostos, foi utilizada como metodologia a entrevista, aplicada a 4 treinadores no escalão de Infantis e Iniciados. Os principais resultados evidenciam que, embora os treinadores demonstrem perceções variadas, é consensual a importância atribuída aos efeitos da idade relativa no futebol jovem.
- O bem-estar na profissão docente: perceção dos docentes e contributos das organizações educativasPublication . Vitório, Anabela Ribeiro Louro Alves; Galinha, SóniaNeste trabalho de projeto apresentamos o resultado de um estudo centrado no bem estar/satisfação dos/s docentes. Foi realizado num Agrupamento de Escolas (AE) onde procuramos averiguar os sentimentos que predominam nos/as docentes relativamente profissão e à instituição educativa. Apresentamos, os fatores mais apontados como causadores da satisfação e/ou da insatisfação e sobre o que os docentes, consideram que possa ser realizado no AE para promover o bem-estar na profissão docente. Auscultamos, a opinião da Diretora sobre a sua satisfação com a profissão, assim como, a perceção que ela própria tem sobre os sentimentos que predominam nos/as docentes no AE que gere. Procuramos saber, o que está a ser implementado ao nível da gestão com o objetivo de contribuir para promover o bem-estar dos/ as docentes. O trabalho está dividido em duas partes, uma teórica e outra empírica. Na primeira parte apresentamos uma revisão da literatura, onde desenvolvemos vários tópicos relacionados com o tema. Apresentamos, uma breve descrição sobre o contributo que a psicologia positiva e o mindfulness poderão ter para o bem-estar na profissão docente. Na segunda parte do trabalho, apresentamos, o tipo de estudo e os resultados do mesmo. Foi realizada uma abordagem qualitativa e quantitativa através de inquéritos mistos realizados aos/às docentes e uma entrevista semiestruturada realizada à Diretora. Apresentamos o projeto “Tempo para Florescer - Cultivando o Bem-Estar na Profissão Docente”. É um projeto que apresenta um programa inovador, integrador e multifacetado que procura utilizar, a abordagem da psicologia positiva, do coaching, práticas de mindfulness e de pilates para ser implementado no AE. Tendo como objetivo, elevar a satisfação geral dos/as docentes através da promoção do bem-estar físico, mental e emocional. Este programa proporciona ferramentas, práticas e abordagens holísticas para o desenvolvimento pessoal e profissional que consequentemente irá contribuir para elevar o sucesso educativo.
- Comunicação e responsabilidade social numa instituição de ensino superior: desafios e perspetivasPublication . Santos, Vânia Filipa Lopes Fernandes dos; Piscalho, IsabelEste estudo visa uma reflexão sobre os desafios e perspetivas inerentes à comunicação no contexto da Responsabilidade Social (RS) de uma Instituição de Ensino Superior Politécnico (IESP). Propõe uma abordagem construtivista que concebe um desafio comunicativo e procura explorar como as Instituições de Ensino Superior (IES) podem estabelecer relações com as suas partes interessadas, tanto internas quanto externas, visando aprimorar os processos de comunicação, ao mesmo tempo em que mantêm o compromisso com a Responsabilidade Social. A questão de pesquisa que orienta esta investigação é: Como a comunicação influencia a efetivação da Responsabilidade Social numa Instituição de Ensino Superior e quais são os principais desafios e perspetivas encontrados nesse processo? Os objetivos traçados para este estudo, incluem: conhecer os processos de comunicação interna e externa da Instituição de Ensino Superior Politécnico no contexto da Responsabilidade Social; identificar as ferramentas digitais e documentos orientadores que podem otimizar a eficiência das respostas, tanto internas quanto externas; explorar a relação entre o trabalho colaborativo e a melhoria dos serviços prestados pela instituição no âmbito da Responsabilidade Social; analisar a importância do estabelecimento de parcerias sólidas e o impacto do feedback dos stakeholders nas ações de Responsabilidade Social da instituição; explorar se a cultura de transparência está presente nos circuitos de comunicação interna e externa da instituição. Este estudo exploratório, que se caracteriza por uma abordagem mista e descritiva, utilizou dois instrumentos de pesquisa: o inquérito por questionário e a entrevista semidiretiva. A amostra do inquérito por questionário consistiu em 101 estudantes inquiridos/as e foi complementada com a realização de 5 entrevistas a especialistas na área da Administração Educacional, Responsabilidade Social e Comunicação. Os resultados obtidos destacam a significativa relevância da comunicação interna para o alinhamento estratégico e envolvimento de todas as partes implicadas na instituição (estudantes, alumni, docentes, funcionários/as não docentes, comunidade). A comunicação eficaz emerge como um fator crucial na influência de comportamentos, promoção do diálogo, construção de entendimento entre os grupos envolvidos, e na facilitação da prestação de serviços de relevância, bem como no estímulo a comportamentos positivos.