Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional
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- Acesso, permanência e êxito: perceções sobre os impactos da oferta de residência estudantil em uma instituição brasileira de educação profissional e tecnológicaPublication . Oliveira, Hênio Delfino Ferreira de; Dias, Paulo; Delgado, LuísaA educação, no Brasil, é um direito constitucional e a consolidação desse direito no contexto da educação profissional e tecnológica implica promover a democratização do acesso e condições objetivas para a permanência e o êxito dos estudantes. Para isso, algumas condições objetivas têm sido criadas por meio da assistência estudantil, sendo a residência estudantil uma dessas formas de assistência. O objetivo geral dessa Dissertação é identificar os impactos da oferta de residência estudantil para os estudantes contemplados no período de 2015 a 2018 no Campus Planaltina e para isso, faz-se necessário contextualizar e caracterizar as estruturas física e organizacional envolvidas. Para alcançar o objetivo proposto, foram adotadas as pesquisas bibliográfica e exploratória, que permitiram a realização da fundamentação teórica e a compreensão do problema da pesquisa. No Instituto Federal de Brasília, no Campus Planaltina, em 2017, foi observado um fato que motivou está pesquisa de Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional, onde observouse que do total de alunos do último ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, 50% eram residentes, isto é, uma das turmas poderia ser formada unicamente por alunos residentes — e, na ausência desses alunos, esta turma não existiria. Para identificar os impactos gerados pela oferta da residência estudantil duas técnicas de coleta dados foram utilizadas, a primeira, uma entrevista coletiva com 28 estudantes, e a segunda, questionários de pesquisa para dois perfis, 12 gestores e 98 residentes ou ex-residentes. Na condição de residente estudantil os alunos indicaram vantagens e desvantagens e amadureceram a análise para posteriormente indicar os impactos acadêmicos e sociais. Os impactos acadêmicos destacados foram: estar inserido no mundo da pesquisa; ser monitor; participar de projetos de extensão e aprender a ter disciplina e organização com os estudos. Já os impactos sociais indicados foram: desenvolver habilidades sociais, como ser mais paciente, saber respeitar as diferenças culturas, religiosas e de gênero; ter empatia; aprender a respeitar normas institucionais e vivenciar um intercâmbio cultural. As principais dificuldades elencadas pelos residentes foram a saudade de sentem dos familiares e a dificuldade no convívio com os colegas, para isso, propõe-se o projeto interventivo chamado “apadrinhamento pedagógico”, onde um servidor técnico ou docente do campus se coloca como referência para um grupo de estudantes, para que estes sintam–se mais acolhidos, valorizados, seguros e felizes, contribuindo, assim, para a melhoria de seu rendimento escolar, para desenvolvimento de habilidades sociais, bem como para diminuir os índices de evasão e prevenção do surgimento ou agravamento de transtornos emocionais, como estresse, ansiedade, fobias e depressão. Após análise dos impactos elencados pelos alunos, a residência estudantil se mostrou, neste contexto, capaz de promover a garantia do direito à educação, além de fazer parte de uma rede de ações para a promoção da permanência e do êxito dos alunos do Campus Planaltina.
- Ações para inclusão de pessoas idosas no Instituto Federal de Brasília: políticas públicas para qualidade de vidaPublication . Carvalho, Valdinéa Maria Silva; Galinha, Sónia; Costa, Conceição de Maria CardosoNos dias de hoje, não há uma política nítida de inclusão de pessoas de terceira idade nos espaços escolares. Somente alguns raros Institutos Federais – IF e algumas universidades, na sua maioria privadas, possuem turmas de cursos que se adaptaram para alunos idosos, indicando a necessidade de criação de cursos direcionados para essa faixa etária, tais como de alfabetização e letramento, artesanato, costura, crochê, tecnologia da informação, entre outros, além de adaptações relacionados à mobilidade e acessibilidade, além da necessidade da capacitação, conscientização e sensibilização do corpo docente e dos colaboradores para a adequada recepção de idosos. Desse modo, o problema da pesquisa aqui apresentado foi identificar quais políticas públicas têm sido implementadas nos IF com a meta de incluir a população idosa em sua oferta de cursos e formações. É conspícua a preocupação do poder público para achar uma forma efetiva de atender a essa nova comunidade, que necessita de carinho e de atenção diferenciadas e que de forma lenta vem conquistando seu espaço na procura de saúde, qualidade de vida e, essencialmente, respeito aos seus direitos e a sua experiência acumulada por toda uma existência. Após a pesquisa que entrevistou estudantes, professores e gestores envolvidos com ações desenvolvidas em três Campus do Instituto Federal de Brasília – IFB, observou-se visível sucesso em relação ao interesse por parte dos idosos em estarem aprendendo e tento acesso à educação, além dos aspectos positivos da sociabilidade com colegas de turma e com os professores e gestores.
- Avaliação da qualidade de vida no trabalho (QVT): o caso dos servidores da Reitoria de um Instituto Federal de Educação, Ciência e TecnologiaPublication . Carvalho, Jackeline Portela Fontenele; Cardona, Maria João; Silva, Maria Cristina Madeira daA Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é uma necessidade cada vez mais premente no contexto mundial atual. Em linhas gerais a QVT é isso: tornar o trabalhador satisfeito e motivado no seu ambiente laboral, resignificando trabalho e bem-estar. É a transformação de uma instituição, seja ela pública ou privada, num ambiente de atração e de promoção de desenvolvimento profissional. O levantamento bibliográfico permitiu concluir que políticas e programas de QVT são pouco difundidos no serviço público, e que os gestores destas organizações ainda estão diante de uma temática nova, permeada de grandes desafios práticos para sua implantação. Procurou-se verificar, na Reitoria do Instituto Federal de Brasília (IFB)2 quais são as práticas de bem-estar no trabalho, se são de reconhecimento institucional e coletivo, se se incorporam de possibilidades de crescimento profissional e respeito às características individuais dos seus servidores. Procurou-se também reconhecer os tipos de serviços e ações que caracterizam o leque de QVT praticado na Reitoria estudada. Neste sentido foi feito um estudo de caso, em que os participantes foram os servidores que trabalham na Reitoria do IFB. Foi utilizada uma versão adaptada do QWLQ (Quality of Working Life Questionnaire – Questionário de Qualidade de Vida no Trabalho), o qual é composto por 20 questões que englobam os domínios físico, saúde, psicológico, pessoal e profissional. O questionário foi enviado para todos os participantes para ser preenchido através da Internet. Por meio deste questionário procurou-se conhecer as expectativas, anseios e opiniões dos servidores no que se referia à sua própria QVT em 2017. A análise dos resultados revelou os seguintes índices gerais de QVT da Reitoria. Sendo 100 pontos o valor máximo, observou-se: no dominio físico 59 pontos; no psicológico 58 pontos; no pessoal 66 pontos e no profissional 52 pontos. Apesar do IFB não ter uma política de QVT instituída, os resultados demonstraram que a percepção dos servidores da reitoria, em relação à QVT, são satisfatórios. Para que esse nível de satisfação cresça, o estudo sugere a implementação de uma política de QVT para a instituição, de forma a garantir o alinhamento dos dirigentes e gestores no sentido de um trabalho mais humanizado, promovendo um ambiente laboral que possibilite o desenvolvimento profissional do servidor, em que a cultura e o clima organizacional estejam harmonizados em prol do seu bem-estar.
- Avaliação de desempenho funcional aplicada à diretoria de educação a distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília no contexto da educação profissional e tecnológicaPublication . Gomes, Leonardo Pessoa Rodrigues; Galinha, Sónia; Furtado Rainha Silveira, FláviaA pesquisa aborda a avaliação de desempenho funcional aplicada à Diretoria de Educação a Distância – DEaD do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília – IFB. Tem por objetivo a construção do regramento e a instrumentalização do processo de avaliação de desempenho dos colaboradores junto àquela Diretoria. Refere-se, metodologicamente, à pesquisa de natureza aplicada e exploratória. Há características da pesquisa-ação. Quanto à forma de abordagem, fez-se uso da investigação qualitativa com uso do focus group como técnica de recolha de dados. Foi elaborado o Manual de Avaliação de Desempenho Funcional contendo objetivos e finalidades, diretrizes, metodologia, fatores e critérios de avaliação de acordo com as funções existentes. A análise dos dados demonstrou os resultados da aplicação do instrumento de avaliação, os quais evidenciaram o êxito da avaliação de desempenho, na sua fase experimental, ao caracterizar uma equipe de alto desempenho formada por membros, em sua maioria, de alto rendimento.
- O clima organizacional e as doenças ocupacionais de servidores públicosPublication . Fonseca, Keilla Araujo de Castro; Galinha, SóniaNa presente dissertação investiga-se a influência do clima organizacional nos afastamentos do trabalho por doenças ocupacionais em servidores públicos. A amostra foi composta por servidores públicos dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília. Na pesquisa, do tipo qualitativa, utilizaram-se questionários de pesquisa de clima organizacional, baseados na Escala de Clima Organizacional de Martins (2008) e análise documental de relatório de afastamento de servidores por doenças no período entre 2012 e 2017. Os resultados do questionário apontaram que os servidores percebem o clima organizacional como mediano. A análise documental mostrou que a maioria dos afastamentos por doenças ocupacionais corresponde às doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo, e às relacionadas a transtornos mentais e depressivos. Considerando o papel do clima organizacional no acometimento de doenças, foram propostas ações de intervenção para a melhoria do clima e a promoção da saúde do servidor.
- Comunicação e responsabilidade social numa instituição de ensino superior: desafios e perspetivasPublication . Santos, Vânia Filipa Lopes Fernandes dos; Piscalho, IsabelEste estudo visa uma reflexão sobre os desafios e perspetivas inerentes à comunicação no contexto da Responsabilidade Social (RS) de uma Instituição de Ensino Superior Politécnico (IESP). Propõe uma abordagem construtivista que concebe um desafio comunicativo e procura explorar como as Instituições de Ensino Superior (IES) podem estabelecer relações com as suas partes interessadas, tanto internas quanto externas, visando aprimorar os processos de comunicação, ao mesmo tempo em que mantêm o compromisso com a Responsabilidade Social. A questão de pesquisa que orienta esta investigação é: Como a comunicação influencia a efetivação da Responsabilidade Social numa Instituição de Ensino Superior e quais são os principais desafios e perspetivas encontrados nesse processo? Os objetivos traçados para este estudo, incluem: conhecer os processos de comunicação interna e externa da Instituição de Ensino Superior Politécnico no contexto da Responsabilidade Social; identificar as ferramentas digitais e documentos orientadores que podem otimizar a eficiência das respostas, tanto internas quanto externas; explorar a relação entre o trabalho colaborativo e a melhoria dos serviços prestados pela instituição no âmbito da Responsabilidade Social; analisar a importância do estabelecimento de parcerias sólidas e o impacto do feedback dos stakeholders nas ações de Responsabilidade Social da instituição; explorar se a cultura de transparência está presente nos circuitos de comunicação interna e externa da instituição. Este estudo exploratório, que se caracteriza por uma abordagem mista e descritiva, utilizou dois instrumentos de pesquisa: o inquérito por questionário e a entrevista semidiretiva. A amostra do inquérito por questionário consistiu em 101 estudantes inquiridos/as e foi complementada com a realização de 5 entrevistas a especialistas na área da Administração Educacional, Responsabilidade Social e Comunicação. Os resultados obtidos destacam a significativa relevância da comunicação interna para o alinhamento estratégico e envolvimento de todas as partes implicadas na instituição (estudantes, alumni, docentes, funcionários/as não docentes, comunidade). A comunicação eficaz emerge como um fator crucial na influência de comportamentos, promoção do diálogo, construção de entendimento entre os grupos envolvidos, e na facilitação da prestação de serviços de relevância, bem como no estímulo a comportamentos positivos.
- A comunicação no processo de liderança escolar: um estudo de caso num Agrupamento de EscolasPublication . Almeida, Maria da Conceição Prates de Oliveira; Silva, Perpétua SantosEste trabalho, realizado no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, com o tema “A comunicação no processo de liderança escolar: um estudo de caso num Agrupamento de Escolas”, tem como objetivo geral compreender como é que os coordenadores de departamento, líderes intermédios, operacionalizam a comunicação com os docentes da educação pré-escolar e os docentes do 1º CEB, num Agrupamento de Escolas no Distrito de Santarém. Do ponto de vista metodológico e técnico, a pesquisa foi realizada recorrendo a uma abordagem de caráter misto, com análise documental e bibliográfica, realização de entrevistas aos líderes responsáveis e aplicação de questionários a docentes. Os resultados evidenciam a importância da identificação do estilo de liderança por parte dos líderes e a necessidade de desenvolvimento de competências comunicativas e motivacionais; globalmente, conclui-se por uma perceção favorável quanto à eficácia por parte dos líderes, sendo a comunicação entre líderes e docentes considerada positiva. São destacados alguns desafios, nomeadamente a necessidade de redução da burocracia, a criação de mais espaços e tempos para a partilha de experiências, bem como o desenvolvimento de formas de comunicação mais claras e abertas. Assim, foi concebido um Guia de Boas Práticas com vista a oferecer sugestões que possam contribuir para a melhoria das práticas de liderança, especialmente no que concerne à comunicação interna, reconhecendo o seu papel fundamental na eficácia das organizações.
- O conselho de classe como instrumento de avaliação para a prática da gestão escolar democráticaPublication . Cruz, Priscilla Pereira Almeida; Dias, PauloÉ indiscutível a importância do Conselho de Classe para a organização da gestão pedagógica no interior da escola. Sendo assim, o presente trabalho procurou estudar a relação que uma escola pública do campo e integral do Distrito Federal estabelece entre o Conselho de Classe, a avaliação institucional e a gestão escolar democrática. Trata-se de uma pesquisa básica estratégica, exploratória e descritiva que, após o estudo do objeto – com levantamento bibliográfico, empírico e descrição dos fatos observados – planeja intervenções posteriores para a solução dos problemas encontrados. O objetivo foi verificar se o Conselho de Classe tem sido realizado como instrumento de avaliação e legitimador da gestão escolar democrática no ambiente da escola pesquisada. Para tanto, foram aplicados questionários semiestruturados aos participantes do Conselho de Classe; realizada uma pesquisa documental, com análise de leis, diretrizes, atas de reuniões de 2017 ao segundo bimestre de 2018, Projeto Político Pedagógico da escola, bilhetes enviados aos pais e do regimento escolar; e observados os Conselho de Classe do segundo bimestre de 2018. Os dados obtidos foram tratados pela análise de conteúdo e pela estatística descritiva e inferencial, com auxílio do Microsoft Excel. Após a análise, foi realizada uma triangulação dos dados para compreender melhor o objeto e preencher lacunas deixadas pelos primeiros instrumentos de coleta de dados. Os resultados obtidos indicam que o Conselho de Classe não é realizado como instrumento de avaliação da prática pedagógica e não é visto como legitimador da gestão escolar democrática. No entanto, também apontam para o fato de os sujeitos estarem cientes da necessidade de mudança e para o fato de já existir um documento que pode facilitar na realização de um Conselho de Classe que atenda aos princípios da gestão escolar democrática, o Registro de Avaliação.
- Construindo caminhos para a inclusão: desafios e oportunidades no ensino e formação profissionalPublication . Silva, Filipa Alexandra Teixeira da; Portelada, António; Piscalho, IsabelA educação, no âmbito das Ciências da Educação - Administração Educacional, visa a inclusão educativa e social, o acesso e o sucesso académicos, a promoção da autonomia e da estabilidade emocional, bem como a igualdade de oportunidades e a participação de todos, com todos e para todos. De acordo com o Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, que estabelece os princípios orientadores de operacionalização do currículo e da avaliação das aprendizagens, em articulação com o Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho que regula o regime jurídico da educação inclusiva e procura garantir que o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória seja atingido por todos, consagra-se uma abordagem integrada e contínua do percurso escolar, assegurando uma educação de qualidade ao longo da escolaridade obrigatória. O ensino e formação profissional (EFP), regem-se pela aplicabilidade e articulação dos referidos Decretos-Leis. Este estudo pretendeu avaliar os desafios e oportunidades identificados pelos professores/as face às práticas inclusivas no ensino e formação profissional. Desenvolveu-se, na etapa de diagnostico, uma pesquisa exploratória com as características de um estudo de caso, de natureza qualitativo e quantitativo (misto). O estudo contou com a participação de 23 professores/as1 das escolas do ensino e formação profissional da sub-região da Lezíria do Tejo. Como métodos de recolha de dados, foram utilizados um questionário no Google Forms, entrevista semidiretiva e análise documental. Os resultados apontam para a necessidade de investir na formação de professores/as no ensino e formação profissional ao nível da educação inclusiva, na melhoria dos recursos materiais de apoio à comunicação, horas de apoio e acompanhamento aos alunos/as2 insuficientes e escassez de recursos humanos qualificados. Sugerimos, a implementação de um plano interventivo de formação no âmbito da educação inclusiva em contexto para os professores/as.
- O contexto de produção de bens e serviços de uma instituição federal de ensinoPublication . Thomaz, Tiago Santos Barreto; Galinha, Sónia; Silveira, Flávia Furtado RainhaO Trabalho de Projeto analisou, a partir do modelo proposto pela Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho (EACT), o Contexto de Produção de Bens e Serviços (CPBS) de uma Instituição Federal de Ensino (IF), com sede no Distrito Federal do Brasil. A Escala EACT é um instrumento psicométrico do tipo Likert que objetiva compreender as percepções relacionadas com o CPBS. O estudo foi desenvolvido a partir de uma abordagem quantitativa, e em relação aos fins, trata-se de uma pesquisa descritiva e inferencial. Quanto aos meios, esta pesquisa classifica-se como um levantamento de dados, também conhecido como pesquisa de Survey. O instrumento de pesquisa foi disponibilizado aos 1.294 servidores públicos federais efetivos desta instituição, a compreender a população de 592 Técnico-Administrativos em Educação (TAE) e 702 Professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). Destes, houve 190 respondentes TAE (32,09%) e 234 respondentes Professores EBTT efetivos (33,33%). Dentre os participantes, a Instituição Federal de Ensino pesquisada apresenta 74,6% de seus servidores a perceber o CPBS como crítico. Esta é uma percepção mediana, a evidenciar estado de alerta, que exige ações mediatas, a curto e a médio prazo, com o objetivo de eliminar ou minimizar danos aos servidores públicos ou à missão e visão dessa instituição. A pesquisa indicou que apenas 20,7% da força de trabalho efetiva da instituição percebe o CPBS como satisfatório. Esta percepção positiva do CBPS necessita ser apoiada e ampliada na instituição pesquisada para que possa haver melhorias nos processos de trabalho e na necessária qualidade de vida na instituição. A análise realizada identificou importantes elementos a serem trabalhados para o desenvolvimento de uma administração dialogada retratada na concepção freireana. A gestão, a partir da percepção dos envolvidos, almeja o desenvolvimento de um saber democrático que possa aprimorar os processos educativos e administrativos da instituição pesquisada. Nesse sentido, os resultados encontrados indicam a possibilidade de que os administradores educacionais se utilizem de preceitos da ergonomia da atividade para nortear o planejamento e a execução de ações nas instituições educativas.