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Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional

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  • Perspetivas de estudantes internacionais dos Palop sobre o serviço de ação social numa instituição de ensino superior
    Publication . Castro, Edna Lucília Clemente Ornelas de; Piscalho, Isabel; Barroso, Isabel
    Este projeto de natureza aplicada, inserido nas Ciências da Educação e Administração Educacional, tem como objetivo explorar o papel dos Serviços de Ação Social (SAS) numa Instituição de Ensino Superior Politécnico (IESP), focando-se no apoio aos estudantes internacionais, particularmente aqueles provenientes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). Realizou-se um diagnóstico situacional através de uma investigação de natureza mista – combinando abordagens qualitativas, quantitativas e exploratórias. O estudo identifica as principais áreas de apoio oferecidas pelos SAS, avalia suas características e eficácia, e analisa as estratégias de acolhimento utilizadas. Além disso, examina a relação entre essas ações de acolhimento e a perceção dos estudantes. A metodologia inclui a revisão de literatura específica, análise de normativas legais, e a análise de dados obtidos através de questionários aplicados a vinte e dois estudantes, além de uma entrevista com a Técnica Superior de Serviço Social e Coordenadora do setor de alojamento. Os resultados revelam a perceção dos envolvidos e permitem formular recomendações e sugestões de melhoria nas áreas com maiores disparidades. É importante realçar que os SAS visam apoiar a adaptação cultural dos estudantes ao novo ambiente académico, promover o desenvolvimento de competências sociais e contribuir para o sucesso escolar. Oferecem um suporte abrangente, incluindo atendimento psicológico, médico e orientação profissional. No entanto, constatou-se que nem todas as necessidades dos estudantes são plenamente atendidas. Embora a maioria reporte satisfação com os serviços oferecidos, foram identificados desafios significativos relacionados à adaptação cultural e à perceção dos conteúdos curriculares. Estas questões destacam áreas onde os SAS podem aprimorar seus esforços de apoio e acolhimento, visando melhor atender às necessidades dos estudantes internacionais dos PALOP. O trabalho buscou justamente identificar e propor melhorias para serem implementadas no futuro.
  • Construindo caminhos para a inclusão: desafios e oportunidades no ensino e formação profissional
    Publication . Silva, Filipa Alexandra Teixeira da; Portelada, António; Piscalho, Isabel
    A educação, no âmbito das Ciências da Educação - Administração Educacional, visa a inclusão educativa e social, o acesso e o sucesso académicos, a promoção da autonomia e da estabilidade emocional, bem como a igualdade de oportunidades e a participação de todos, com todos e para todos. De acordo com o Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, que estabelece os princípios orientadores de operacionalização do currículo e da avaliação das aprendizagens, em articulação com o Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho que regula o regime jurídico da educação inclusiva e procura garantir que o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória seja atingido por todos, consagra-se uma abordagem integrada e contínua do percurso escolar, assegurando uma educação de qualidade ao longo da escolaridade obrigatória. O ensino e formação profissional (EFP), regem-se pela aplicabilidade e articulação dos referidos Decretos-Leis. Este estudo pretendeu avaliar os desafios e oportunidades identificados pelos professores/as face às práticas inclusivas no ensino e formação profissional. Desenvolveu-se, na etapa de diagnostico, uma pesquisa exploratória com as características de um estudo de caso, de natureza qualitativo e quantitativo (misto). O estudo contou com a participação de 23 professores/as1 das escolas do ensino e formação profissional da sub-região da Lezíria do Tejo. Como métodos de recolha de dados, foram utilizados um questionário no Google Forms, entrevista semidiretiva e análise documental. Os resultados apontam para a necessidade de investir na formação de professores/as no ensino e formação profissional ao nível da educação inclusiva, na melhoria dos recursos materiais de apoio à comunicação, horas de apoio e acompanhamento aos alunos/as2 insuficientes e escassez de recursos humanos qualificados. Sugerimos, a implementação de um plano interventivo de formação no âmbito da educação inclusiva em contexto para os professores/as.
  • Um estudo sobre a relação entre a escola e o município - Preocupações e sugestões para a definição de um projeto promotor da melhoria educativa
    Publication . Pereira, Cristina Maria Simões; Cardona, Maria João
    A transferência de competências do poder central para a responsabilidade das autarquias ao nível da educação, trouxe alterações significativas ao funcionamento dos estabelecimentos escolares. Embora os currículos sejam definidos centralmente pelo Ministério da Educação, podem ser articulados e aplicados com alguma diferenciação dado o contexto e especificidade de cada escola, e tendo por base a tão desejada flexibilidade curricular. Assim e perante diferentes realidades com comunidades também elas diversificadas na sua génese social, política e cultural pretendemos saber em que medida é que a educação pode ou não ser condicionada pelas diferentes posturas das autarquias. Debruçámo-nos sobre esta temática, de forma a tentar perceber as vantagens e desvantagens, garantias e riscos de termos escolas com um maior ou menor grau de dependência do poder autárquico. Sabendo que a descentralização pode trazer mais-valias às populações, por estas se sentirem mais perto do poder decisivo, que lhes pode melhorar as condições de vida, necessitamos saber em que medida a Municipalização está a contribuir para a melhoria das escolas. Neste sentido foram ouvidos um diretor de agrupamento, duas docentes e uma autarca, responsável pelo pelouro da educação. Os resultados do estudo revelaram que este concelho apresenta características promotoras de um bom trabalho ao nível da educação, que existe uma grande preocupação do poder autárquico com a escola e a população, mas que a comunicação entre Autarquia/Escola ainda revela algumas fragilidades. Propõe-se uma melhoria da comunicação, de forma a melhorar e clarificar as formas de atuação tanto da escola como da autarquia
  • A comunicação no processo de liderança escolar: um estudo de caso num Agrupamento de Escolas
    Publication . Almeida, Maria da Conceição Prates de Oliveira; Silva, Perpétua Santos
    Este trabalho, realizado no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, com o tema “A comunicação no processo de liderança escolar: um estudo de caso num Agrupamento de Escolas”, tem como objetivo geral compreender como é que os coordenadores de departamento, líderes intermédios, operacionalizam a comunicação com os docentes da educação pré-escolar e os docentes do 1º CEB, num Agrupamento de Escolas no Distrito de Santarém. Do ponto de vista metodológico e técnico, a pesquisa foi realizada recorrendo a uma abordagem de caráter misto, com análise documental e bibliográfica, realização de entrevistas aos líderes responsáveis e aplicação de questionários a docentes. Os resultados evidenciam a importância da identificação do estilo de liderança por parte dos líderes e a necessidade de desenvolvimento de competências comunicativas e motivacionais; globalmente, conclui-se por uma perceção favorável quanto à eficácia por parte dos líderes, sendo a comunicação entre líderes e docentes considerada positiva. São destacados alguns desafios, nomeadamente a necessidade de redução da burocracia, a criação de mais espaços e tempos para a partilha de experiências, bem como o desenvolvimento de formas de comunicação mais claras e abertas. Assim, foi concebido um Guia de Boas Práticas com vista a oferecer sugestões que possam contribuir para a melhoria das práticas de liderança, especialmente no que concerne à comunicação interna, reconhecendo o seu papel fundamental na eficácia das organizações.
  • Comunicação e responsabilidade social numa instituição de ensino superior: desafios e perspetivas
    Publication . Santos, Vânia Filipa Lopes Fernandes dos; Piscalho, Isabel
    Este estudo visa uma reflexão sobre os desafios e perspetivas inerentes à comunicação no contexto da Responsabilidade Social (RS) de uma Instituição de Ensino Superior Politécnico (IESP). Propõe uma abordagem construtivista que concebe um desafio comunicativo e procura explorar como as Instituições de Ensino Superior (IES) podem estabelecer relações com as suas partes interessadas, tanto internas quanto externas, visando aprimorar os processos de comunicação, ao mesmo tempo em que mantêm o compromisso com a Responsabilidade Social. A questão de pesquisa que orienta esta investigação é: Como a comunicação influencia a efetivação da Responsabilidade Social numa Instituição de Ensino Superior e quais são os principais desafios e perspetivas encontrados nesse processo? Os objetivos traçados para este estudo, incluem: conhecer os processos de comunicação interna e externa da Instituição de Ensino Superior Politécnico no contexto da Responsabilidade Social; identificar as ferramentas digitais e documentos orientadores que podem otimizar a eficiência das respostas, tanto internas quanto externas; explorar a relação entre o trabalho colaborativo e a melhoria dos serviços prestados pela instituição no âmbito da Responsabilidade Social; analisar a importância do estabelecimento de parcerias sólidas e o impacto do feedback dos stakeholders nas ações de Responsabilidade Social da instituição; explorar se a cultura de transparência está presente nos circuitos de comunicação interna e externa da instituição. Este estudo exploratório, que se caracteriza por uma abordagem mista e descritiva, utilizou dois instrumentos de pesquisa: o inquérito por questionário e a entrevista semidiretiva. A amostra do inquérito por questionário consistiu em 101 estudantes inquiridos/as e foi complementada com a realização de 5 entrevistas a especialistas na área da Administração Educacional, Responsabilidade Social e Comunicação. Os resultados obtidos destacam a significativa relevância da comunicação interna para o alinhamento estratégico e envolvimento de todas as partes implicadas na instituição (estudantes, alumni, docentes, funcionários/as não docentes, comunidade). A comunicação eficaz emerge como um fator crucial na influência de comportamentos, promoção do diálogo, construção de entendimento entre os grupos envolvidos, e na facilitação da prestação de serviços de relevância, bem como no estímulo a comportamentos positivos.
  • A contribuição dos serviços administrativos na melhoria das instituições educativas
    Publication . Ferreira, Ana Paula Martins; Galinha, Sónia
    O trabalho de projeto intitulado “A Contribuição dos Serviços Administrativos na melhoria das instituições educativas” tem como objetivo central analisar o papel dos assistentes técnicos na dinamização da vida escolar num locus empírico específico. Foram delineadas questões subjacentes à investigação, no que diz respeito, à imagem e ao desempenho dos serviços administrativos, à comunidade educativa, avaliando o serviço público prestado. No que se refere à metodologia utilizamos métodos quantitativos (questionários aos docentes, assistentes técnicos, alunos e encarregados de educação) e qualitativos (entrevista à Diretora), considerados necessários à nossa investigação. A triangulação dos dados efetuada permitiu constatar que a comunidade educativa do Agrupamento escolar em análise tem confiança no trabalho desenvolvido pelos assistentes técnicos em prol desta, que existem pontos a optimizar, nomeadamente à avaliação e ao trabalho em equipa. Foi proposto o desenvolvimento de trabalho colaborativo, interajuda de todos os assistentes técnicos participantes e liderança para promover a sua motivação e melhorar o serviço público prestado no campo de administração educacional.
  • O mapeamento de processos em um Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil: estudo de caso
    Publication . Santos, Rafhael Batista Vaz dos
    Esta pesquisa analisa o mapeamento de processos desenvolvida pela Comissão de Mapeamento de Processos de Negócios (CMPN) em um Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, uma Instituição Pública de Ensino Superior (IPES) brasileira. A partir de uma análise documental foi apresentado o histórico de iniciativas de gestão por processos da reitoria e do Campus objeto de estudo. Sob a forma de estudo de caso foi possível identificar, por meio de uma entrevista semiestruturada com os membros da CMPN, as motivações, as expectativas, a metodologia e os principais desafios enfrentados na implementação do mapeamento dos processos que até o encerramento deste trabalho se encontrava em andamento. Por meio da aplicação de questionário com perguntas fechadas foi possível aferir que na perceção dos gestores de ensino, pesquisa e extensão o mapeamento de processos impacta positivamente na qualidade do ensino. O gerenciamento de processos é uma abordagem que pode gerar maior eficiência na organização, no entanto, percebe-se que as particularidades do setor público brasileiro criam barreiras para que as iniciativas das IPES consigam atingir os fatores críticos de sucesso encontrados na literatura necessitando de modelos próprios.
  • Influência da Biblioteca na Avaliação da Educação Superior: percepções, normatização e desafios
    Publication . Silva, Dienner Mory Rodrigues; Silva, Perpétua Santos; Gomes, Luciano de Andrade
    Este trabalho de projeto aborda a importância da biblioteca em um Instituto Federal de Ensino a partir da percepção da comunidade acadêmica, considerando os instrumentos avaliativos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes, seus indicadores e a adequação das bibliotecas da instituição pesquisada aos critérios estabelecidos. Com uma abordagem metodológica mista, realizou-se uma pesquisa aplicada caracterizada como exploratória, contemplando além de uma pesquisa documental, a aplicação de questionários, para coleta de informações, a estudantes, professores e coordenadores de biblioteca. A partir dos resultados alcançados, identificou-se similaridades entre o que o sistema de avaliação e a comunidade acadêmica consideram importante para o adequado funcionamento das bibliotecas e atendimento das expectativas dos usuários, e algumas fragilidades institucionais foram identificadas, culminando desta forma, na elaboração de uma proposta de intervenção por meio da qual, com o auxílio da ferramenta 5WH2 foram feitas sugestões que visam a melhoria da qualidade da infraestrutura e dos demais serviços oferecidos no âmbito do Sistema de Bibliotecas.
  • Controle Interno na Administração Educacional: estudo de caso em uma instituição federal de ensino
    Publication . Santos, Clarice Peres dos; Dâmaso, Maria Goreti de Jesus
    O controle interno é apresentado como uma ferramenta gerencial para auxiliar os gestores na condução dos processos da escola, a fim de alcançar resultados satisfatórios. Assim, este trabalho teve como objetivo geral analisar a aplicação do controle interno em uma instituição federal de ensino e verificar a sua adequação. Para isso, foi proposto conhecer a percepção dos gestores, técnicos e docentes atuantes das Pró-reitorias ligadas ao macroprocesso de ensino, pesquisa e extensão, bem como identificar os procedimentos de controle utilizados nessas áreas. O estudo de caso usa a pesquisa quantitativa e qualitativa. Os dados foram coletados a partir de questionários e de pesquisa documental, e demonstraram que, embora haja uma compreensão da essencialidade dos controles internos por parte dos respondentes para o alcance dos objetivos, há ainda questões a serem melhoradas. Assim, é proposto um projeto de intervenção com sugestões de melhoria para a consolidação eficiente dessa ferramenta na instituição.
  • O papel da Coordenação Pedagógica na constituição do currículo integrado no curso Técnico em Administração no Proeja no Instituto Federal de Brasília
    Publication . Euclydes, Apoliane Lima; Branco, Neusa Cristina Vicente; Sales, Márcia Castilho de
    Por meio de conversas com o coordenador de curso e alguns professores que atuam no curso Técnico em Administração do PROEJA, identificou-se a necessidade de se fortalecer o movimento práxico da integração curricular entre as disciplinas no PROEJA. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é investigar os pressupostos práxicos da realidade escolar na qual estão inseridos, analisando de forma mais aprofundada como, de fato, tem se efetivado essa integração entre formação geral e profissional, considerando a ação dos Coordenadores Pedagógicos (CDPD) para sua implementação. Esse é o desafio da minha pesquisa, investigando o papel do CDPD na implementação do currículo integrado no PROEJA, sendo a integração curricular o problema da minha pesquisa. Para atingir tais objetivos, é seguida uma abordagem qualitativa e a estratégia de investigação será um estudo de caso no Curso Técnico em Administração do PROEJA. Os instrumentos de coleta de dados serão: análise documental e entrevista semi-estruturada com a Coordenação Pedagógica, os docentes do PROEJA e a Coordenação de Curso. A análise dos dados coletados será por meio de análise de conteúdos.Os resultados da pesquisa contribuem com a proposta de uma política inclusiva e emancipatória para estudantes jovens e adultos, envolvendo a Coordenação Pedagógica na organização, no planejamento e na reflexão constante de suas ações na consolidação desse projeto educacional. Logo, esses resultados podem melhorar a qualidade da educação básica da formação profissional no curso Técnico em Administração do PROEJA, tendo em vista a formação integral dos sujeitos coletivos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que possuem um ritmo de estudos diferenciado, sendo relevante investigar os aspectos que influenciam a articulação de suas ações na concepção do movimento práxico do currículo integrado do PROEJA em Administração, identificando as forças práxicas que se materializam na integração curricular. Conclui-se que é importante que todos os protagonistas que atuam no curso do PROEJA compreendam a missão do IFB, entendam a concepção de integração, o itinerário formativo do curso e o propósito da oferta integrada que considere as especificidades dos sujeitos sociais coletivos da EJA. Desse modo, almeja-se, por meio deste estudo, expandir os conhecimentos sobre as ações implementadas e a implementar pela Coordenação Pedagógica no Curso Técnico em Administração/PROEJA sobre a integração curricular, com vista à promoção e ao aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem dessa modalidade de ensino.