Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Avaliação da qualidade de vida no trabalho (QVT): o caso dos servidores da Reitoria de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é uma necessidade cada vez mais premente no contexto mundial atual. Em linhas gerais a QVT é isso: tornar o trabalhador satisfeito e motivado no seu ambiente laboral, resignificando trabalho e bem-estar. É a transformação de uma instituição, seja ela pública ou privada, num ambiente de atração e de promoção de desenvolvimento profissional. O levantamento bibliográfico permitiu concluir que políticas e programas de QVT são pouco difundidos no serviço público, e que os gestores destas organizações ainda estão diante de uma temática nova, permeada de grandes desafios práticos para sua implantação. Procurou-se verificar, na Reitoria do Instituto Federal de Brasília (IFB)2 quais são as práticas de bem-estar no trabalho, se são de reconhecimento institucional e coletivo, se se incorporam de possibilidades de crescimento profissional e respeito às características individuais dos seus servidores. Procurou-se também reconhecer os tipos de serviços e ações que caracterizam o leque de QVT praticado na Reitoria estudada. Neste sentido foi feito um estudo de caso, em que os participantes foram os servidores que trabalham na Reitoria do IFB. Foi utilizada uma versão adaptada do QWLQ (Quality of Working Life Questionnaire – Questionário de Qualidade de Vida no Trabalho), o qual é composto por 20 questões que englobam os domínios físico, saúde, psicológico, pessoal e profissional. O questionário foi enviado para todos os participantes para ser preenchido através da Internet. Por meio deste questionário procurou-se conhecer as expectativas, anseios e opiniões dos servidores no que se referia à sua própria QVT em 2017. A análise dos resultados revelou os seguintes índices gerais de QVT da Reitoria. Sendo 100 pontos o valor máximo, observou-se: no dominio físico 59 pontos; no psicológico 58 pontos; no pessoal 66 pontos e no profissional 52 pontos. Apesar do IFB não ter uma política de QVT instituída, os resultados demonstraram que a percepção dos servidores da reitoria, em relação à QVT, são satisfatórios. Para que esse nível de satisfação cresça, o estudo sugere a implementação de uma política de QVT para a instituição, de forma a garantir o alinhamento dos dirigentes e gestores no sentido de um trabalho mais humanizado, promovendo um ambiente laboral que possibilite o desenvolvimento profissional do servidor, em que a cultura e o clima organizacional estejam harmonizados em prol do seu bem-estar.
Quality of Life at Work (QLW) is an increasingly pressing need in today's world context. In general, QLW encompasses: making personnel satisfied and motivated in their work environment, giving new meaning to work and wellbeing. It is the transformation of an institution, be it public or private, into an environment that attracts and promotes professional development. An analysis of previous studies indicates that QLW policies and programmes are seldom disseminated in public institutions. It also indicates that the managers of these institutions are facing a new subject matter, full of significant practical challenges to their implementation. We verified at the rectory of the Instituto Federal de Brasília (IFB) what are the wellbeing practices adopted in the workplace, if they are known to all staff at an institutional level, if they incorporate possibilities of professional growth and respect the individual characteristics of its public servants. We also looked to recognise the types of services and actions that characterize the range of QLW practiced at the rectory. To achieve this, we conducted a case study involving the public servants that work at the IFB rectory. We used an adapted version of the QWLQ (Quality of Working Life Questionnaire), which is composed of 20 questions that probe the physical, health, psychological, personal and professional domains. The questionnaire was sent to all participants to be completed over the Internet. This questionnaire looked to elucidate the expectations, anxieties and opinions of each public servant concerning their own QLW in 2017. The analysis of the results revealed the levels of QLW for the public servants of the IFB rectory. Considering that the highest score for each domain is 100 points, the questionnaire revealed the following levels for each domain: physical - 59; psychological - 58; personal - 66; professional - 52. Despite the IFB not having implemented a QLW policy, the results show that the perception of public servants at the rectory, regarding their own QLW, is satisfactory. For these satisfaction levels to grow, this study suggests the implementation of an institutional QLW policy in order to ensure the aims of directors and managers are aligned towards a more human approach to work, that promotes a workplace that enables the professional development of public servants, in which the organisational environment and culture are harmonised towards their wellbeing.

Description

Trabalho de Projeto apresentado para obtenção do grau de Mestre na área de Ciências da Educação/Administração Educacional da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém/Portugal.

Keywords

motivação ergonomia absentismo qualidade de vida no trabalho motivation ergonomics absenteeism quality of life at work

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue