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- Avaliação da qualidade de vida no trabalho (QVT): o caso dos servidores da Reitoria de um Instituto Federal de Educação, Ciência e TecnologiaPublication . Carvalho, Jackeline Portela Fontenele; Cardona, Maria João; Silva, Maria Cristina Madeira daA Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é uma necessidade cada vez mais premente no contexto mundial atual. Em linhas gerais a QVT é isso: tornar o trabalhador satisfeito e motivado no seu ambiente laboral, resignificando trabalho e bem-estar. É a transformação de uma instituição, seja ela pública ou privada, num ambiente de atração e de promoção de desenvolvimento profissional. O levantamento bibliográfico permitiu concluir que políticas e programas de QVT são pouco difundidos no serviço público, e que os gestores destas organizações ainda estão diante de uma temática nova, permeada de grandes desafios práticos para sua implantação. Procurou-se verificar, na Reitoria do Instituto Federal de Brasília (IFB)2 quais são as práticas de bem-estar no trabalho, se são de reconhecimento institucional e coletivo, se se incorporam de possibilidades de crescimento profissional e respeito às características individuais dos seus servidores. Procurou-se também reconhecer os tipos de serviços e ações que caracterizam o leque de QVT praticado na Reitoria estudada. Neste sentido foi feito um estudo de caso, em que os participantes foram os servidores que trabalham na Reitoria do IFB. Foi utilizada uma versão adaptada do QWLQ (Quality of Working Life Questionnaire – Questionário de Qualidade de Vida no Trabalho), o qual é composto por 20 questões que englobam os domínios físico, saúde, psicológico, pessoal e profissional. O questionário foi enviado para todos os participantes para ser preenchido através da Internet. Por meio deste questionário procurou-se conhecer as expectativas, anseios e opiniões dos servidores no que se referia à sua própria QVT em 2017. A análise dos resultados revelou os seguintes índices gerais de QVT da Reitoria. Sendo 100 pontos o valor máximo, observou-se: no dominio físico 59 pontos; no psicológico 58 pontos; no pessoal 66 pontos e no profissional 52 pontos. Apesar do IFB não ter uma política de QVT instituída, os resultados demonstraram que a percepção dos servidores da reitoria, em relação à QVT, são satisfatórios. Para que esse nível de satisfação cresça, o estudo sugere a implementação de uma política de QVT para a instituição, de forma a garantir o alinhamento dos dirigentes e gestores no sentido de um trabalho mais humanizado, promovendo um ambiente laboral que possibilite o desenvolvimento profissional do servidor, em que a cultura e o clima organizacional estejam harmonizados em prol do seu bem-estar.