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O contexto de produção de bens e serviços de uma instituição federal de ensino

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Abstract(s)

O Trabalho de Projeto analisou, a partir do modelo proposto pela Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho (EACT), o Contexto de Produção de Bens e Serviços (CPBS) de uma Instituição Federal de Ensino (IF), com sede no Distrito Federal do Brasil. A Escala EACT é um instrumento psicométrico do tipo Likert que objetiva compreender as percepções relacionadas com o CPBS. O estudo foi desenvolvido a partir de uma abordagem quantitativa, e em relação aos fins, trata-se de uma pesquisa descritiva e inferencial. Quanto aos meios, esta pesquisa classifica-se como um levantamento de dados, também conhecido como pesquisa de Survey. O instrumento de pesquisa foi disponibilizado aos 1.294 servidores públicos federais efetivos desta instituição, a compreender a população de 592 Técnico-Administrativos em Educação (TAE) e 702 Professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). Destes, houve 190 respondentes TAE (32,09%) e 234 respondentes Professores EBTT efetivos (33,33%). Dentre os participantes, a Instituição Federal de Ensino pesquisada apresenta 74,6% de seus servidores a perceber o CPBS como crítico. Esta é uma percepção mediana, a evidenciar estado de alerta, que exige ações mediatas, a curto e a médio prazo, com o objetivo de eliminar ou minimizar danos aos servidores públicos ou à missão e visão dessa instituição. A pesquisa indicou que apenas 20,7% da força de trabalho efetiva da instituição percebe o CPBS como satisfatório. Esta percepção positiva do CBPS necessita ser apoiada e ampliada na instituição pesquisada para que possa haver melhorias nos processos de trabalho e na necessária qualidade de vida na instituição. A análise realizada identificou importantes elementos a serem trabalhados para o desenvolvimento de uma administração dialogada retratada na concepção freireana. A gestão, a partir da percepção dos envolvidos, almeja o desenvolvimento de um saber democrático que possa aprimorar os processos educativos e administrativos da instituição pesquisada. Nesse sentido, os resultados encontrados indicam a possibilidade de que os administradores educacionais se utilizem de preceitos da ergonomia da atividade para nortear o planejamento e a execução de ações nas instituições educativas.
The Thesis analyzed, using the model proposed by the Work Context Assessment Scale (EACT), the Context of Production of Goods and Services (CPBS) of a Federal Institute of Education (IF), based in the Federal District of Brazil. The EACT Scale is a Likert-type psychometric instrument that aims to understand perceptions related to the CPBS. The study was developed from a quantitative approach, and in relation to its purposes, it is a descriptive analytical research. As for the means, this research is classified as a data collection, also known as a Survey research. The research instrument was made available to the 1,294 effective federal public servants of this institution, comprising the population of 592 Educational Administrative Technicians (TAE) and 702 Teachers of Basic, Technical and Technological Education (EBTT). Of these, there were 190 TAE respondents (32.09%) and 234 effective EBTT teacher respondents (33.33%). Considering the participants, the researched Federal Institute of Education has 74.6% of its employees perceiving the CPBS as critical. This is an average perception, showing an alert state, which requires immediate actions, in the short and medium-term, with the purpose of eliminating or minimizing damage to public servants or to the mission and vision of this institution. The survey indicated that only 20.7% of the institution's effective workforce perceives the CPBS as satisfactory. This positive perception of CBPS needs to be supported and expanded in the researched institution so that there can be improvements in work processes and in the necessary quality of life in the institution. The analysis that was carried out identified important elements to be worked on for the development of a dialogue-based administration portrayed in the Freirean conception. Management, considering the perception of those involved in the survey, aims to develop democratic knowledge that can improve the educational and administrative processes of the researched institution. In this regard, the results found indicate the possibility that educational administrators use the precepts of activity-centered ergonomics to guide the planning and execution of actions in educational institutions.

Description

Mestrado em Administração Educacional

Keywords

ciências da educação ergonomia da atividade administração educacional CPBS EACT educational sciences activity-centered ergonomics educational administration

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