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- As escolas e as associações locais: parcerias para o desenvolvimento educativoPublication . Tavares, Patrícia Isabel Batista; Uva, MartaEste relatório apresenta o percurso formativo e investigativo realizado no mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB. A primeira parte refere-se às experiências da prática de ensino supervisionada, nas valências de creche, jardim de infância e 1º CEB, 1º e 4º anos. A segunda é relativa à componente investigativa. Trata-se de um estudo qualitativo que procura compreender o contributo das parcerias entre as escolas e as associações locais para o desenvolvimento educativo, através de análise documental e entrevistas semiestruturadas ao diretor do AE, educadora de infância e duas professoras do 1º CEB. Os resultados obtidos permitiram concluir que as parcerias educativas contribuem para enriquecer o currículo; participar na dinâmica da comunidade; diversificar os recursos educativos; e proporcionar momentos lúdicos, respeitando os interesses dos alunos. O planeamento de atividades em parceria constitui-se uma oportunidade para ampliar as experiências dos alunos, beneficiando especialmente a abordagem à componente cidadania e desenvolvimento.
- Avaliação de desempenho funcional aplicada à diretoria de educação a distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília no contexto da educação profissional e tecnológicaPublication . Gomes, Leonardo Pessoa Rodrigues; Galinha, Sónia; Furtado Rainha Silveira, FláviaA pesquisa aborda a avaliação de desempenho funcional aplicada à Diretoria de Educação a Distância – DEaD do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília – IFB. Tem por objetivo a construção do regramento e a instrumentalização do processo de avaliação de desempenho dos colaboradores junto àquela Diretoria. Refere-se, metodologicamente, à pesquisa de natureza aplicada e exploratória. Há características da pesquisa-ação. Quanto à forma de abordagem, fez-se uso da investigação qualitativa com uso do focus group como técnica de recolha de dados. Foi elaborado o Manual de Avaliação de Desempenho Funcional contendo objetivos e finalidades, diretrizes, metodologia, fatores e critérios de avaliação de acordo com as funções existentes. A análise dos dados demonstrou os resultados da aplicação do instrumento de avaliação, os quais evidenciaram o êxito da avaliação de desempenho, na sua fase experimental, ao caracterizar uma equipe de alto desempenho formada por membros, em sua maioria, de alto rendimento.