Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A comunicação no processo de liderança escolar: um estudo de caso num Agrupamento de Escolas

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Este trabalho, realizado no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, com o tema “A comunicação no processo de liderança escolar: um estudo de caso num Agrupamento de Escolas”, tem como objetivo geral compreender como é que os coordenadores de departamento, líderes intermédios, operacionalizam a comunicação com os docentes da educação pré-escolar e os docentes do 1º CEB, num Agrupamento de Escolas no Distrito de Santarém. Do ponto de vista metodológico e técnico, a pesquisa foi realizada recorrendo a uma abordagem de caráter misto, com análise documental e bibliográfica, realização de entrevistas aos líderes responsáveis e aplicação de questionários a docentes. Os resultados evidenciam a importância da identificação do estilo de liderança por parte dos líderes e a necessidade de desenvolvimento de competências comunicativas e motivacionais; globalmente, conclui-se por uma perceção favorável quanto à eficácia por parte dos líderes, sendo a comunicação entre líderes e docentes considerada positiva. São destacados alguns desafios, nomeadamente a necessidade de redução da burocracia, a criação de mais espaços e tempos para a partilha de experiências, bem como o desenvolvimento de formas de comunicação mais claras e abertas. Assim, foi concebido um Guia de Boas Práticas com vista a oferecer sugestões que possam contribuir para a melhoria das práticas de liderança, especialmente no que concerne à comunicação interna, reconhecendo o seu papel fundamental na eficácia das organizações.
This work, carried out as part of the Master's Degree in Educational Sciences/Educational Administration, at the School of Education of the Polytechnic Institute of Santarém, with the theme "Communication in the school leadership process: a case study in a school grouping", has the general aim of understanding how department coordinators, middle leaders, operationalize communication with pre-school teachers and primary school teachers, in a school grouping in the district of Santarém. From a methodological and technical point of view, the research was carried out using a mixed approach, with documentary and bibliographical analysis, interviews with the leaders in charge and questionnaires for teachers. The results highlight the importance of identifying the leadership style of the leaders and the need to develop communication and motivational skills; overall, there is a favorable perception of the effectiveness of the leaders, and communication between leaders and teachers is considered positive. Some challenges were highlighted, namely the need to reduce bureaucracy, create more space and time for sharing experiences, and develop clearer and more open forms of communication. A Guide to Good Practices has therefore been designed to offer suggestions that can help improve leadership practices, especially with regard to internal communication, recognizing its fundamental role in the effectiveness of organizations.

Description

Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional

Keywords

liderança comunicação cultura organizacional guia de boas práticas leadership communication organizational culture best practices guide

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue