Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 42
Results Per Page
Sort Options
- O papel da comunicação Interna na melhoria dos processos de gestão e relações interpessoais: estudo aplicado às instituições de ensino da Rede Federal do BrasilPublication . Silva, Nilza Costa da; Leal, SusanaAo iniciar este trabalho, verificou-se uma extensa bibliografia sobre comunicação interna voltada para empresas mercadológicas, mas com pouca referência à comunicação no âmbito das empresas públicas, principalmente às de ensino. Assim, este estudo pretende fazer uma revisão bibliográfica das teorias sobre comunicação interna destacando os conceitos que podem beneficiar as instituições públicas. Igualmente visa descobrir como se processa a comunicação interna em instituição pública de ensino. Destarte, escolheu-se como objeto de estudo uma instituição atípica: uma Autarquia Federal criada em 2008 em todos os Estados brasileiros, de ensino tecnológico, multicampus, autônoma, mantida pelo orçamento da União. Para isso, utilizou-se autores da área de Comunicação e aplicou-se uma pesquisa qualiquantitativa para conhecer o fluxo de comunicação do Instituto pesquisado, os meios utilizados e os mais eficazes. Também apresentou-se um Plano de Intervenção que prevê a elaboração de um Plano de Comunicação Interna que pode ser usado por qualquer Instituição Federal.
- O conselho de classe como instrumento de avaliação para a prática da gestão escolar democráticaPublication . Cruz, Priscilla Pereira Almeida; Dias, PauloÉ indiscutível a importância do Conselho de Classe para a organização da gestão pedagógica no interior da escola. Sendo assim, o presente trabalho procurou estudar a relação que uma escola pública do campo e integral do Distrito Federal estabelece entre o Conselho de Classe, a avaliação institucional e a gestão escolar democrática. Trata-se de uma pesquisa básica estratégica, exploratória e descritiva que, após o estudo do objeto – com levantamento bibliográfico, empírico e descrição dos fatos observados – planeja intervenções posteriores para a solução dos problemas encontrados. O objetivo foi verificar se o Conselho de Classe tem sido realizado como instrumento de avaliação e legitimador da gestão escolar democrática no ambiente da escola pesquisada. Para tanto, foram aplicados questionários semiestruturados aos participantes do Conselho de Classe; realizada uma pesquisa documental, com análise de leis, diretrizes, atas de reuniões de 2017 ao segundo bimestre de 2018, Projeto Político Pedagógico da escola, bilhetes enviados aos pais e do regimento escolar; e observados os Conselho de Classe do segundo bimestre de 2018. Os dados obtidos foram tratados pela análise de conteúdo e pela estatística descritiva e inferencial, com auxílio do Microsoft Excel. Após a análise, foi realizada uma triangulação dos dados para compreender melhor o objeto e preencher lacunas deixadas pelos primeiros instrumentos de coleta de dados. Os resultados obtidos indicam que o Conselho de Classe não é realizado como instrumento de avaliação da prática pedagógica e não é visto como legitimador da gestão escolar democrática. No entanto, também apontam para o fato de os sujeitos estarem cientes da necessidade de mudança e para o fato de já existir um documento que pode facilitar na realização de um Conselho de Classe que atenda aos princípios da gestão escolar democrática, o Registro de Avaliação.
- Estudo de Caso : A influência da cultura e clima organizacional no processo de gestão democrática e participativaPublication . Tavares, Adriana Rodrigues de Melo; Galinha, SóniaEste Trabalho de Projeto em Administração Educacional do Instituto Politécnico de Santarém, refere-se a uma pesquisa realizada numa escola pública do Distrito Federal – DF, sobre a influência da cultura e clima organizacional. Neste intuito foram empregadas análise, identificação e proposição de ações que buscam a melhoria do desempenho, realização pessoal e profissional dos servidores, trazendo assim um ambiente favorável e produtivo para a implantação e consolidação de uma gestão democrática e participativa. Trata-se de um estudo de caso misto, onde a recolha de dados aconteceu em caráter qualitativo (entrevista semiestruturada) e quantitativo (questionário dentro da escala de resposta Likert). Nos resultados foram detectados pontos de oportunidades de melhoria, que podem auxiliar na implementação de avanços no processo de gestão democrática e participativa, reforçando a importância do ambiente organizacional como um de seus principais contributos.
- Funções do diretor escolar do Campus Avançado de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia: desafios e possibilidadesPublication . Aparecida, Adriana; Cardona, Maria João; Fernandes, Fabricio AdemarEntender as funções de um diretor atuante, em um Instituto Federal de Educação, bem como as normas e legislação que norteiam o seu trabalho, constitui um importante referente para compreender o processo educacional no Brasil. Trata-se de uma pesquisa que analisa a atuação do diretor escolar no desempenho de suas atribuições no campus avançado de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, bem como os desafios e possibilidades inerentes às suas funções. Efetuou-se a recolha de dados pela análise de documentos institucionais e de entrevistas semiestruturadas, permitindo ouvir o diretor geral e os membros do conselho acadêmico, analisando as atribuições legalmente instituídas para o cargo de direção As entrevistas demonstram o quanto os esforços e envolvimento dos responsáveis fazem a diferença em nível acadêmico e social. Ao final, são apresentadas sugestões de intervenção, para a melhoria do trabalho já em curso, conforme apontamentos dos resultados.
- A importância do Projeto Político-Pedagógico como instrumento de planeamento institucionalPublication . Silva, Betânia Morais de Oliveira da; Cardona, Maria JoãoReconhecendo que o Projeto Político-Pedagógico (PPP) é um importante instrumento de planeamento institucional a nível local, o presente estudo teve como objetivo analisar as possíveis contribuições deste documento no direcionamento das práticas educativas em um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB). Para se alcançar o objetivo proposto, buscou-se conhecer a percepção dos diversos atores da comunidade escolar (gestores, professores, funcionários e estudantes) envolvidos na elaboração, execução e avaliação do documento. Trata-se de um estudo de caso misto, onde a recolha de dados foi de caráter qualitativo (análise documental e entrevista semiestruturada) e quantitativo (questionários). Os resultados da pesquisa apontaram para que apesar do PPP do campus apresentar estrutura e fundamentação adequados, a maior contribuição do documento decorreu durante sua elaboração. Esta fase inicial envolveu diferentes segmentos da comunidade escolar, favorecendo a reflexão coletiva sobre as necessidades do campus, os princípios e diretrizes que iriam nortear as suas ações, bem como a definição das estratégias necessárias para alcançar as metas e prioridades definidas. Porém, o processo de execução e acompanhamento do projeto revelou-se deficitário, condição que enfraqueceu a importância do documento em toda sua potencialidade e alcance, pois com o tempo o projeto ficou esquecido, não sendo uma referência para as ações da comunidade escolar. A partir das limitações identificadas, apresentam-se sugestões de melhoria para as fases da avaliação, reformulação e acompanhamento da execução do PPP da instituição.
- Gestão por processos: desafios e perspetivas na diretoria de educação a distância da Rede Federal de Ensino no Distrito FederalPublication . Oliveira, Ana Cláudia Bernardes Vilarinho de; Barbas, Maria PotesCompreender os desafios e perspetivas da Gestão por Processos no âmbito da Diretoria de Educação a Distância do Instituto Federal de Brasília é o objeto desta investigação. O objetivo geral consistiu em investigar como transcorre a implantação do mapeamento dos fluxos dos processos no âmbito dessa Diretoria a partir da escuta dos intervenientes, tendo em vista que o aprimoramento constante das práticas de gestão é primordial no campo educacional. Os procedimentos metodológicos adotados incluem estudo de caso e utilização da pesquisa de natureza aplicada e exploratória. Optou-se pelo levantamento de fontes relacionadas à temática e análise bibliográfica e documental. Quanto à forma de abordagem, foi utilizada a investigação qualitativa e recorreu-se ao focus group como técnica de recolha de dados para validação do guião de entrevistas semiestruturadas que foram realizadas com 13 gestores. Para a análise de conteúdo, investiu-se na utilização do software MAXQDA, que permitiu uma maior confiabilidade dos dados. As análises apontam à necessidade de uma visão integrada, necessidade de padronização dos processos e adequação da abordagem de gerenciamento BPM pois os colaboradores consideram que a resistência às mudanças é expressiva. Ao final, com base na análise pormenorizada dos resultados alcançados, foram identificados os contributos que transcorrem da implantação dessa disciplina gerencial. Assim, surgiu a proposta de um plano de intervenção que possibilitará à gestão o foco na melhoria contínua dos processos de forma estratégica, que possa refletir na qualidade do processo educacional e na prestação de serviços públicos que atendam os anseios da sociedade.
- A inserção profissional de egressos de cursos técnicos subsequentes do Campus São Sebastião do Instituto Federal de Brasília - IFBPublication . Ramos, Lusifátima Maria Gadêlha de Oliveira Réquia; Delgado, Luísa; Feres, Marcelo MachadoEsta dissertação trata de pesquisa cujo objetivo geral foi identificar como ocorre a inserção profissional de egressos dos cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio em Secretariado e Secretaria Escolar do Campus São Sebastião do Instituto Federal de Brasília. A pesquisa teve abordagem qualitativa utilizando entrevistas estruturadas aplicadas a um grupo de alunos egressos dos cursos supracitados, que terminaram a formação técnica em 2016 e junto a agentes de inserção profissional e organizações que contratam estagiários, aprendizes e funcionários efetivos. A população amostral contou ainda com um representante do IFB. Os resultados mostraram que obter um diploma de curso técnico não é garantia de inserção profissional. A exigência de experiência nos processos seletivos é apontada como o maior obstáculo. Os casos exitosos de inserção profissional não ocorreram nas áreas de formação. A inteligência emocional foi apontada como requisito nos processos seletivos, além das competências técnicas adquiridas nos cursos concluídos pelos egressos.
- O orientador de ensino e aprendizagem na educação à distânciaPublication . Costa, Eliziane Rodrigues de Queiroz; Branco, NeusaO presente estudo se situa no campo temático da Administração Educacional com foco nas atividades desenvolvidas pelo pedagogo nos cursos da modalidade educação a distância ofertados pelo Instituto Federal de Brasília (IFB). Na Diretoria de Educação a Distância (DEaD) do IFB, lócus desta pesquisa, o pedagogo compõe a equipe da coordenação pedagógica e sua função é de orientador de ensino e aprendizagem (OEA). A função do OEA foi recentemente implementada na estrutura da DEaD e tem a finalidade de acompanhar, orientar e apoiar as atividades docentes. Considerando a centralidade do trabalho pedagógico e a natureza singular e inovadora dessa função na EaD, a pesquisa analisou a percepção do trabalho do OEA no âmbito da coordenação pedagógica dos cursos ofertados pelo IFB, a partir da percepção desses profissionais e da equipe diretiva da DEaD. Foi adotada a pesquisa qualitativa, exploratória a partir do estudo de caso, com coleta de dados utilizando entrevista semiestruturada e o grupo focal. Recorreu-se à ferramenta tecnológica Alceste (Análise Lexical Contextual de um Conjunto de Segmentos de Texto) para subsidiar a análise do conteúdo dos dados. Os resultados apontam que existe uma percepção positiva a respeito do trabalho do OEA na equipe multidisciplinar da DEaD. Porém, há insatisfações, tanto da parte desse profissional quanto da equipe diretiva, relacionadas à indefinição do papel do pedagogo na EaD e que implicam na limitação do trabalho pedagógico a uma atividade técnica. A insatisfação dos OEA se manifesta como falta de clareza do seu papel por parte da equipe diretiva da DEaD; limitação de suas atividades ao nível técnico-operacional; percepção de que a gestão almeja um profissional com formação em Pedagogia e Design Instrucional. Quanto à equipe diretiva a insatisfação com o trabalho do OEA está relacionado a falta iniciativa e proatividade. Nesse sentido, surgiu a proposta de um projeto interventivo de formação pedagógica em EaD para os servidores que pretendem atuar em cursos a distância no âmbito do IFB. Essa formação busca contribuir para o aprimoramento do trabalho pedagógico no contexto do trabalho multidisciplinar no qual ele se desenvolve.
- Evasão escolar: análise das causas da evasão escolar no curso Técnico em Administração do Proeja, no Campus Gama do Instituto Federal de BrasíliaPublication . Sousa, Luciana Mendes de; Galinha, SóniaA evasão escolar faz parte de uma realidade da história da educação brasileira, principalmente, no que se refere ao Programa Nacional de Integração Profissional com a educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo investigar os causas da evasão na concepção dos alunos evadidos e dos professores do Programa bem como identificar o que a escola tem feito para diminuir o abandono escolar no curso técnico em Administração do PROEJA do Instituto Federal de Brasília Campus Gama, referente a turma de 2015/1. A realização da presente pesquisa permitiu conhecer a opinião dos alunos evadidos a respeito do curso e também, a opinião dos professores do curso que pertencem a essa instituição. Como percurso metodológico adotou-se o estudo de caso de natureza exploratória e interpretativa, com enfoque quali-quantitativo e delineamento de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Para a coleta de dados foi utilizado questionário, com perguntas abertas e fechadas, aplicados a cinco alunos desistentes e cinco professores que fazem parte do curso, como também foi realizado a entrevista semi-estruturada com o diretor geral e o diretor de ensino. Tomou-se como referencial teórico a história da educação dos jovens e adultos no Brasil; a institucionalização do PROEJA; o legado de Paulo Freire e a importância do paradigma da complexidade para essa modalidade de ensino, isto por entender-se que novos enfoques epistemológicos e metodológicos fazem- se necessários para a perenidade dessa política. Os resultados obtidos na investigação foi possível identificar na concepção dos alunos que uma das possibilidade para redução da evasão escolar no curso técnico em Administração do PROEJA do Instituto Federal de Brasília Campus Gama, seria a realização de mudança no horário do curso voltado a realidade do aluno trabalhador, como também a implementação de aulas de reforço e revisão de alguns conteúdos do Ensino Básico poderia facilitar a continuidade do aluno no curso. As percepções dos professores e dos administradores participantes da pesquisa sobre o evasão não se afastam daquelas percebidas pelos alunos, na visão dos professores e dos administradores esses são uns dos fatores também determinantes para a evasão. Logo os resultados obtidos nesta investigação contribuem para uma intervenção numa abordagem sistêmica e institucional.
- Avaliação da qualidade de vida no trabalho (QVT): o caso dos servidores da Reitoria de um Instituto Federal de Educação, Ciência e TecnologiaPublication . Carvalho, Jackeline Portela Fontenele; Cardona, Maria João; Silva, Maria Cristina Madeira daA Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é uma necessidade cada vez mais premente no contexto mundial atual. Em linhas gerais a QVT é isso: tornar o trabalhador satisfeito e motivado no seu ambiente laboral, resignificando trabalho e bem-estar. É a transformação de uma instituição, seja ela pública ou privada, num ambiente de atração e de promoção de desenvolvimento profissional. O levantamento bibliográfico permitiu concluir que políticas e programas de QVT são pouco difundidos no serviço público, e que os gestores destas organizações ainda estão diante de uma temática nova, permeada de grandes desafios práticos para sua implantação. Procurou-se verificar, na Reitoria do Instituto Federal de Brasília (IFB)2 quais são as práticas de bem-estar no trabalho, se são de reconhecimento institucional e coletivo, se se incorporam de possibilidades de crescimento profissional e respeito às características individuais dos seus servidores. Procurou-se também reconhecer os tipos de serviços e ações que caracterizam o leque de QVT praticado na Reitoria estudada. Neste sentido foi feito um estudo de caso, em que os participantes foram os servidores que trabalham na Reitoria do IFB. Foi utilizada uma versão adaptada do QWLQ (Quality of Working Life Questionnaire – Questionário de Qualidade de Vida no Trabalho), o qual é composto por 20 questões que englobam os domínios físico, saúde, psicológico, pessoal e profissional. O questionário foi enviado para todos os participantes para ser preenchido através da Internet. Por meio deste questionário procurou-se conhecer as expectativas, anseios e opiniões dos servidores no que se referia à sua própria QVT em 2017. A análise dos resultados revelou os seguintes índices gerais de QVT da Reitoria. Sendo 100 pontos o valor máximo, observou-se: no dominio físico 59 pontos; no psicológico 58 pontos; no pessoal 66 pontos e no profissional 52 pontos. Apesar do IFB não ter uma política de QVT instituída, os resultados demonstraram que a percepção dos servidores da reitoria, em relação à QVT, são satisfatórios. Para que esse nível de satisfação cresça, o estudo sugere a implementação de uma política de QVT para a instituição, de forma a garantir o alinhamento dos dirigentes e gestores no sentido de um trabalho mais humanizado, promovendo um ambiente laboral que possibilite o desenvolvimento profissional do servidor, em que a cultura e o clima organizacional estejam harmonizados em prol do seu bem-estar.