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- Estudo do perfil dos presidentes/dirigentes dos centros sociais paroquiais do distrito de SantarémPublication . Morgado, António Manuel dos Santos; Oliveira, SandraTrata de um estudo para o Distrito de Santarém, abrangendo, os Centros Socias Paroquiais. O Distrito de Santarém engloba as Dioceses de Santarém, Portalegre/Castelo Branco, Évora, Leiria/Fátima e Coimbra. Pretendemos conhecer o perfil dos presidentes/dirigentes dos CSP, para a pergunta de investigação: “O perfil dos dirigentes dos CSP condiciona, a sua capacidade mobilizadora para aumentar a satisfação das partes interessadas?” Elaborámos um questionário, enviado aos CSP, pretendendo conhecer a caraterização da instituição, as características dos presidentes/dirigentes e ainda a sua motivação/liderança. Preparámos um guião para entrevistas dirigido a cinco entidades não respondentes, se poderiam conceder essas entrevistas presencial ou por escrito, evitando a presença física. A maioria dos CSP têm como seus presidentes os párocos , apenas três instituições têm leigos ou outros religiosos: Centro Paroquial Bem-Estar Social de Rio Maior, Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Salvaterra de Magos e Centro Infantil de Santa Maria de Leuca.
- Caracterização da gestão e opções de desenvolvimento:estudo aplicado à Cruz de Cristo Futebol ClubePublication . Dias, Ireneu Leite; Vivas, CarlaDadas as dificuldades de subsistência financeira e de dinamização da Associação Cruz de Cristo Futebol Clube, vislumbra-se pertinente efetuar um diagnóstico da sua gestão e apurar quais as opções de desenvolvimento mais viáveis que permita uma rápida inversão do cenário atual, assegurando em primeira linha a sua sustentabilidade económico-financeira e, consequentemente, o seu crescimento e maior envolvência com a população local. Na sequência desta constatação, surgiu a questão de partida para o presente projeto aplicado: Qual o estado atual da Gestão da Associação CCFC e que atividades poderão gerar maior notoriedade e adesão da população à associação com vista a assegurar a sobrevivência da organização? A realização de entrevista ao presidente da direção e a recolha de informação por questionário que possibilitou a elaboração uma análise interna da associação, bem como o elencar de atividades e suas principais características, que poderão viabilizar o interesse da população pela manutenção da Associação.
- O contexto de produção de bens e serviços de uma instituição federal de ensinoPublication . Thomaz, Tiago Santos Barreto; Galinha, Sónia; Silveira, Flávia Furtado RainhaO Trabalho de Projeto analisou, a partir do modelo proposto pela Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho (EACT), o Contexto de Produção de Bens e Serviços (CPBS) de uma Instituição Federal de Ensino (IF), com sede no Distrito Federal do Brasil. A Escala EACT é um instrumento psicométrico do tipo Likert que objetiva compreender as percepções relacionadas com o CPBS. O estudo foi desenvolvido a partir de uma abordagem quantitativa, e em relação aos fins, trata-se de uma pesquisa descritiva e inferencial. Quanto aos meios, esta pesquisa classifica-se como um levantamento de dados, também conhecido como pesquisa de Survey. O instrumento de pesquisa foi disponibilizado aos 1.294 servidores públicos federais efetivos desta instituição, a compreender a população de 592 Técnico-Administrativos em Educação (TAE) e 702 Professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). Destes, houve 190 respondentes TAE (32,09%) e 234 respondentes Professores EBTT efetivos (33,33%). Dentre os participantes, a Instituição Federal de Ensino pesquisada apresenta 74,6% de seus servidores a perceber o CPBS como crítico. Esta é uma percepção mediana, a evidenciar estado de alerta, que exige ações mediatas, a curto e a médio prazo, com o objetivo de eliminar ou minimizar danos aos servidores públicos ou à missão e visão dessa instituição. A pesquisa indicou que apenas 20,7% da força de trabalho efetiva da instituição percebe o CPBS como satisfatório. Esta percepção positiva do CBPS necessita ser apoiada e ampliada na instituição pesquisada para que possa haver melhorias nos processos de trabalho e na necessária qualidade de vida na instituição. A análise realizada identificou importantes elementos a serem trabalhados para o desenvolvimento de uma administração dialogada retratada na concepção freireana. A gestão, a partir da percepção dos envolvidos, almeja o desenvolvimento de um saber democrático que possa aprimorar os processos educativos e administrativos da instituição pesquisada. Nesse sentido, os resultados encontrados indicam a possibilidade de que os administradores educacionais se utilizem de preceitos da ergonomia da atividade para nortear o planejamento e a execução de ações nas instituições educativas.