Revista Interacções
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Revista Interacções by Title
Now showing 1 - 10 of 187
Results Per Page
Sort Options
- Abordagens relevantes para o ensino da escrita - do papel ao digitalPublication . Teixeira, Madalena; Novo, Cristina; Neves, ElisabeteEm nota introdutória apresentamos a evolução da pedagogia da escrita em três abordagens distintas: a abordagem tradicional ou da transcrição, a que privilegia o domínio da oralidade ou pedagogia de transcodificação e finalmente, uma abordagem assente na reescrita. Para suportar a nossa perspectiva, servimo-nos dos contributos referenciados a partir do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP), explicitando as três fases de um processo de escrita: planificação, redacção e revisão. Neste contexto consideramos essencial incluir o recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como forma de evidenciar o ensino e aprendizagem da escrita, tendo por base o pressuposto de que as mesmas são parte integrante das sociedades actuais e são essenciais para elevar o nível de literacia dos seus cidadãos. Deste modo, revisitamos o contexto teórico e teórico-prático do uso dos recursos digitais através de autores nacionais e internacionais e da apresentação de uma proposta de actividade de escrita colaborativa com recurso às TIC e em que procuramos salientar a importância deste processo: i) da relação dos alunos com a divulgação do produto / processo do escrito, (ii) da ligação que se estabelece com os referenciais do aluno (aquilo que o aluno já sabe) e (iii) a ligação com a restante comunidade. - In the introductory note we present the evolution of writing pedagogy in three different approaches: the traditional approach or the transcript, which favors the dominance of orality or transcoding pedagogy and finally, an approach based on rewriting. To support our perspective, we use the contributions referenced from the National Program for Teaching Portuguese (PNEP), explaining the three phases of the writing process: planning, writing and revision. In this context we considered essential to include the use of Information and Communication Technology (ICT) as a way of highlighting the teaching and learning of writing, based on the assumption that they are an integral part of contemporary societies and are essential to raise the level of literacy of its citizens. Thus, revisited the theoretical context and theoretical and practical use of digital resources through national and international authors and the submission of a proposal for collaborative writing activities using ICT, we’d like to emphasize the importance of this process: i) ratio of students to the dissemination of product / process of writing, (ii) the link established with the references of the student (what the learner already knows) and (iii) the link with the rest of the community.
- Academia versus barbárie? Implicações para o ensino e a formação de professoresPublication . Gomes, CandidoEditorial
- Adolescência na escola: o desafio do desenvolvimento integral. Um estudo sobre as opções pedagógicas e organizacionais de uma escola kentenichianaPublication . Guimarães, Mesquita; Sobral, Francisco; Menezes, IsabelNas sociedades ocidentais, todas as escolas com alunos adolescentes enfrentam actualmente o desafio de os educar integralmente, acompanhando o seu desenvolvimento pessoal, social, vocacional e espiritual, e não apenas de os preparar academicamente. A teoria de Erikson quanto à tarefa psico-social de desenvolvimento da identidade na adolescência serve de ponto de partida para descrever as perspectivas de Kentenich sobre a educação integral e sobre o papel da escola no desenvolvimento dos adolescentes. O objectivo do estudo é o de apresentar a concepção pedagógica de Josef Kentenich (1885-1968) e descrever a sua aplicação numa escola que se caracteriza pela atenção privilegiada que dá ao desenvolvimento integral dos seus alunos. Optou-se por um estudo de caso no Chile, abrangendo o ensino secundário de uma escola kentenichiana. Os resultados referem-se ao currículo formativo pretendido, à sua implementação no ensino secundário e aos resultados obtidos. As conclusões apontam para: i) a aplicação coerente e consequente da concepção kentenichiana em toda a dimensão formativa da escola estudada, nomeadamente no ensino secundário; ii) resultados bastante positivos quanto ao desenvolvimento integral dos alunos; iii) a possibilidade de que a pedagogia kentenichiana abranja ainda outras vertentes do processo educativo em contexto escolar; iv) a provável aplicabilidade deste modelo pedagógico noutros âmbitos culturais e educativos. - In western societies, every school with adolescent students currently faces the challenge of educating them integrally, coaching their personal, social, vocational and spiritual development, and not only of preparing them academically. Erikson's theory on the psico-social task of developing the identity during adolescence is the starting point to describe the perspectives of Kentenich on the integral education and about the role of schools in relation to the development during adolescence. The main objective of the study is to present the pedagogical conception of Josef Kentenich (1885-1968) and to describe its application to a school which is committed to giving a privileged attention to the integral development of its students. We decide for a case study in Chile, about the high school level of a Kentenich school. The presentation of findings refers to the intended formative curriculum, its implementation in the high school level and the results achieved, which have been surveyed by means of questionnaires and of the perception of some members of the educational community. The conclusions point out: i) the coherent and consequent application of Kentenich's conception in all the formative dimension of the school, namely in secondary education; ii) quite positive results as to the integral development of the students; iii) the possibility that Kentenich's pedagogy can apply to other aspects of the educative process; iv) the probable applicability of this pedagogical model in other cultural and educative contexts.
- Agressão, vitimação e emoções na adolescência, em contexto escolar e de lazerPublication . Martins, MariaEste estudo teve como objectivos: comparar as experiências de agressão e/ou de vitimação que ocorrem na escola com aquelas que ocorrem no contexto de tempos livres e actividades de lazer, fora do contexto escolar, em duas regiões de Portugal; comparar as frequências dessas experiências no ano de 00/01 com as do ano 07/08 numa mesma escola; compreender o papel que as emoções desempenham associadas às condições de vítima e de agressor. Utilizámos um questionário de comportamentos referidos pelo próprio (auto-relato) para avaliar a agressão e a vitimação e um questionário de competência emocional para avaliar as emoções, em particular: a competência: para perceber e compreender emoções nos outros, para exprimir e nomear emoções, e para regular e gerir as suas próprias emoções. Os resultados enfatizam que as experiências de agressão e vitimação são mais frequentes na escola que nos tempos livres, sobretudo no que respeita às suas formas menos graves; que as vítimas parecem ter mais dificuldade em regular e gerir as emoções que os agressores e os não envolvidos; e que os agressores não se diferenciam dos não envolvidos no que respeita às várias dimensões da competência emocional avaliadas. Este tópico deverá ser objecto de mais estudos dada a popularidade que a educação emocional tem vindo a ter nos últimos anos. - The aims of this study were: to compare the experiences of victimization and aggression in school settings with those occurring in leisure settings, outside the school, in two different regions of Portugal; to compare the frequencies and types of victimization and aggression displayed in one of the schools in the year 2000/2001 with those displayed in the year 2007/2008; to understand the role that emotions play in the conditions of being an aggressor, or a victim, in adolescence. We use a self-report to assess aggression and victimization and an emotional skills and competence questionnaire to assess emotions, specifically: competence to manage and regulate emotions, to express and label emotions, and to perceive and understand emotions. The results obtained emphasize: that victimization and aggression were more frequent at school than in leisure, specially the less severe forms; and that victims have lack of competence to manage emotions but the emotional competence of aggressors don’t seem to be different from those adolescents non involved, so more studies are necessary to explore this topic considering that educational emotion at schools has becoming a popular topic and matter of concern.
- Ainda sobre a formação do professor de língua portuguesa no BrasilPublication . Petroni, Maria; Justino, Agameton; Melo, EdsôniaAs exigências da atual sociedade, cada vez mais tecnológica, impõem a necessidade da formação docente em novas bases, para atender às demandas sociais. De acordo com os documentos oficiais brasileiros, publicados a partir de 1998, o ensino da leitura e da escrita deve ser regido por conceitos como interação, discurso, texto, gêneros discursivos. Em razão disso, a formação docente deve oferecer ao professor conhecimentos outros que não apenas o gramatical. Neste artigo, argumentamos em favor de uma formação docente que privilegie a teoria enunciativo-discursiva, estabelecida sobre a base dialógica, que institui professor e aluno como interlocutores. Para tanto, utilizamos os pressupostos teóricos de Geraldi (1984, 2010), Ilari (1992), Soares (2001), Neves (2002), Nóvoa (2009), Rojo (2000, 2009), dentre outros. - The demands of the present society, increasingly technological, entail the necessity of teacher formation under new foundations in order to meet the social needs. In line with official Brazilian documents published from 1998 to present the teaching of reading and writing should be ruled by concepts such as interaction, discourse, text, and genres of discourse. For this reason, teacher formation should offer the teacher other kinds of knowledge and not only grammatical one. In this article, we argue in favor of a teacher formation that embraces the enunciative discourse theory established on a dialogic basis that institutes teacher and student as interlocutors. To do so, we used the theoretical assumptions proposed by! Geraldi (1984, 2010), Ilari (1992), Soares (2001), Neves (2002), Nóvoa (2009), Rojo (2000, 2009), among others.
- Ambiente: a política, da ciência aos cidadãosPublication . Alho, JoséA ciência tem demonstrado, por antecipação, a crise ambiental profunda para a qual o Planeta tem sido arrastado nos últimos anos. A defesa do ambiente envolveu os cidadãos em todo o Planeta e Portugal não foi excepção a partir da criação da Liga para a Protecção da Natureza e outras organizações. Contrariamente ao que é comum, esse papel da ciência despoletou dinâmicas em torno de políticas e de movimentações sociais numa abertura à sociedade sem precedentes num quadro de envolvimento e responsabilização. - Science has demonstrated, by anticipation, the environmental crisis for which the planet has been dragged in the last years. Environmental defence has involved citizens throughout the Planet and Portugal was not exception through the birth of LPN-League for the Protection of Nature and other non-governmental organizations. In spite of what is usual that role that science has played was a breakthrough to dynamics relating politics and social movements, in an unprecedented overture to society in a framework on involvement and responsibility taking.
- Análise do empenhamento do educador: uma experiência de formação e supervisão no contexto de jardim de infânciaPublication . Luís, Helena; Calheiros, MariaO estudo que aqui se apresenta pretende descrever um processo de construção da qualidade no âmbito da supervisão da prática pedagógica reconhecendo a interacção como elemento central na aprendizagem (crianças e adultos). Partimos do perfil do empenhamento do adulto tal como definido por Laevers (1991) e utilizamos a escala de empenhamento do adulto para observar/medir/avaliar a interacção educativa entre adultos e crianças (Pascal e Bertram, 1999). Os resultados permitem obter dados de natureza quantitativa mas medem sobretudo os aspectos qualitativos do processo ensinar-aprender. Foram analisadas as potencialidades e dificuldades na utilização deste instrumento no âmbito da supervisão da prática pedagógica da formação inicial na perspectiva dos participantes. Considerou-se que esta estratégia de supervisão, tendo como ponto de partida a escala de empenhamento do adulto, na medida em que abriu caminho a um processo de formação profissional e pessoal (estagiárias e educadoras), contribuiu simultaneamente para um desenvolvimento qualitativo da instituição. - This study aims to describe a practice of pedagogical supervision of young children educators on their initial training, recognizing interaction between adults and children as a central element in learning. We used the Laevers concept of “engagement” and the Adult Engagement Scale (Pascal and Bertram, 1999) to observe/measure/evaluate the educative interaction between adults and children. The potentialities and difficulties of using this instrument in pedagogical supervision were analyzed. It was considered that this strategy of supervision, having as starting point the Adult Engagement Scale, contributed positively to the a process of professional learning (trainees and educators) and also for a qualitative development of the institution.
- Uma análise preliminar de competências e habilidades linguísticas relevantes para o egresso do nível médioPublication . Silva, Silvone; Galvão, VâniaO presente trabalho visa verificar como e quais competências e habilidades linguísticas são mais requeridas nas provas de Língua Portuguesa dos Processos Seletivos da Universidade Federal de Goiás e da FUVEST – Fundação para o vestibular. O propósito é mapear os conhecimentos/conteúdos linguísticos mais abordados nesses processos seletivos e, que, portanto, podem ser ditos relevantes para o ensino de Língua portuguesa no Ensino Médio preparatório para o vestibular. Esta pesquisa é o embrião de um projeto que pretende distinguir conteúdos e métodos de avaliação que favoreçam a constituição de um perfil adequado ao ingressante no ensino superior brasileiro. - The current project aims to verify how and which linguistic competences and abilities are often required in the Portuguese language exams of the selective processes of Universidade Federal de Goiás and of the Fundação para o “Vestibular” (FUVEST). The objective is to point out the most approached linguistic knowledge/subjects in those selective processes and that, this way, may be relevant to the Portuguese language teaching in preparatory high school. This research is the embry of a project that intends to distinguish contents and methods of evaluation that favor the constitution of an adequate profile to students who are being admitted in the Brazilian higher education.
- Angústias precoces, rêverie materna, destinos da violênciaPublication . Sá, Maria TeresaA autora propõe-nos, a partir do vértice da teoria psicanalítica, uma reflexão sobre a dualidade da natureza humana, onde coabitam forças de ligação e de desligamento, de construção e de destruição, de amor e ódio, de cuja integração depende a construção do psiquismo e os destinos da violência. A partir dos conceitos de rêverie materna e de função alfa (Bion) reflecte sobre a função das primeiras experiências relacionais e vinculativas na díade mãe-bebé para o assentamento narcísico e para a contenção, apaziguamento e transformação da violência pulsional primitiva e das angústias precoces. Postula-se que estas angústias, quando insuficientemente acolhidas e metabolizadas, conduzirão a criança a um incremento dos mecanismos de projecção, de evacuação violenta e do agir. A progressiva interiorização desta função de protecção e de significação, assegurada pelo envolvimento materno, virá a constituir-se como o primeiro acompanhante interno que auxiliará a criança no controle e transformação da violência do impulso e na construção de um sistema de pensamento simultaneamente capaz de se ler a si mesmo e de ler e compreender os estados emocionais do Outro (empatia). - The author proposes, through the vertex of psychoanalytic theory, a reflection on the duality of human nature, inhabited by forces of connection and disconnection, of construction and destruction, of love and hate, whose integration is fundamental for the construction of the psychological world and the destinies of violence. Based on the concepts of maternal rêverie and alpha function (Bion), the author reflects on the functions of the first relational and linking experiences in the mother-infant dyad for the building of narcissism and for the containment, appeasement and transformation of the primitive instinctual violence and primitive anxieties. It is postulated that these anxieties, when insufficiently fostered and metabolized, will lead the child to an increasing usage of the mechanisms of projection, violent evacuation and acting out. The progressive internalization of this protective and signifying function, assured by maternal involvement, will become the first internal companion that will help the child to control and transform the instinctual violence and to build a thinking system, with the capacity to simultaneously read himself and to read and understand the emotional states of the Other (empathy).
- Aprendizagens docentes de futuros professores de matemática reveladas em narrativas escritas na formação compartilhada de professoresPublication . Gama, Renata; Sousa, MariaEste texto tem por objetivo apontar aprendizagens docentes, reveladas nas escritas narrativas dos futuros professores de Matemática, ao participarem do Programa Institucional de Iniciação à docência (PIBID), desenvolvido na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-Brasil), em parceria com escolas públicas localizadas no interior do estado de São Paulo, desde março de 2009. A natureza do estudo é qualitativa e interpretativa. Inicialmente, apresentam-se as bases teóricas e metodológicas do Pibid-UFSCar, as quais fundamentam a parceria colaborativa entre escola e universidade. Em seguida, discorre-se sobre o papel da escrita narrativa no contexto do Projeto. Por último, analisam-se os saberes revelados, narrados por dois licenciandos bolsistas da área matemática, em portfólios elaborados em 2009 e 2010, compostos por narrativas escritas que se dividem em quatro perspectivas: descritiva, interpretativa, subjetiva e interpretativa com base teórica. Os saberes revelados explicitam que as aprendizagens dos futuros professores não se restringem aos aspectos teóricos, didáticos e metodológicos referentes ao ensino de conceitos matemáticos. Há aprendizagens relacionadas à visão de mundo, de escola e do homem que está sendo educado no cenário atual, onde ocorre a massificação do sujeito. Há ainda críticas, indignações e surpresas, quando futuros professores constatam que, muitas vezes, a própria universidade ainda forma pessoas acríticas no que diz respeito aos preconceitos e às exclusões de estudantes da Educação Básica do sistema público universitário brasileiro. - The objective of this text is to point out the learning of future mathematics teachers revealed through their written narratives when participating of the Institutional Program of Initiation to teaching (PIBID), developed in the Federal University of São Carlos (UFSCar-Brazil), in partnership with public schools located in the interior of the state of São Paulo, since March of 2009. The nature of the study is qualitative and interpretative. Initially it is presented the theoretical and methodological bases of the Pibid-UFSCar, which serve has foundation to the collaborative partnership between school and university. After that, the role of the written narrative in the context of the Project is approached. Finally we analyse the revealed knowledge, told by two graduate scholarship holders of the mathematical area, in portfolios elaborated in 2009 and 2010, which are composed by written narratives that are divided into four perspectives: descriptive, interpretative, subjective and interpretative with theoretical basis. The revealed knowledge explicit that future teachers learnings are not restricted to theoretical aspects, didactic or methodological related to the teaching of mathematical concepts. Some learnings area related to a point of view of the world, the school, and the men that are being educated in the current scene, characterized by the massification of the subject. There are still critics, indignation and surprises, when future teachers evidence that, many times, the University still forms non critical people in respect to the preconceptions and exclusions of students of Basic Education of the Brazilian university public system.