Browsing by Issue Date, starting with "2009"
Now showing 1 - 10 of 108
Results Per Page
Sort Options
- A supervisão no âmbito do PFCM: reflexão de uma formadoraPublication . Brito, Maria GracieteSer formadora no âmbito de um Programa de Formação Contínua de Professores que envolve uma forte componente de supervisão/acompanhamento em sala de aula levanta algumas questões conducentes a uma necessidade de reflexão sobre o processo supervisivo. Neste artigo, procura-se mostrar como este processo pode contribuir, em simultâneo, para o desenvolvimento profissional enquanto professores de Matemática, quer do formando, quer do formador, desde que seja entendido e praticado numa perspectiva reflexiva e de construção da autonomia científica, didáctica e curricular do professor em formação. - Being a training teacher in an In-service Teacher Education Program, which implies a strong supervision/coaching component in the classroom, raises some questions leading to a need of reflection about the supervision process. In this article, the author aims to show how this process may contribute, simultaneously, to the professional development as Mathematics teachers, both for trainees and the trainer. A reflexive perspective is taken on the construction of scientific, didactic and curricular autonomy of the trainee.
- Intra-industry trade in the automobile components industry:an empirical analysisPublication . Leitão, Nuno Carlos; Faustino, Horácio C.This manuscript examines the determinants of intra-industry trade (IIT) in the automobile component sector in Portugal. We have examined the Portuguese trade in this sector between European Union (EU-27), the BRIC (Brazil, Russia, India and China), and United States between 1995 and 2006. Using a panel data approach, the results show a negative correlation between endowments and IIT. These results indicate that IIT occurs more frequently among countries that are similar in terms of factor endowments. We also introduce economic and cultural dimensions; these proxies confirm the positive effects of IIT. Our results also confirm the hypothesis that trade increases if the transportation costs decrease.
- A educação ambiental e a construção de mapas-falantes em processo de pesquisa-ação em comunidade índigena na amazôniaPublication . Toledo, Renata; Pelicioni, MariaO aumento da concentração populacional e as alterações do modo de vida tradicional da comunidade indígena do Distrito de Iauaretê, Município de São Gabriel da Cachoeira/AM, Terra Indígena do Alto Rio Negro, têm resultado em agravos à saúde da população, principalmente devido à ausência de saneamento básico. O objetivo deste estudo foi descrever o processo de educação ambiental desenvolvido em uma comunidade indígena, com vistas à identificação de representações sobre o processo saúde-doença e à melhoria das condições de vida da população. O método utilizado foi a pesquisa-ação em processo de educação ambiental, por meio de instrumentos aplicados em reuniões comunitárias, como mapas-falantes e painéis de fotos. Identificou-se que os indígenas, mesmo reconhecendo a atual situação de degradação socioambiental local e os agravos à saúde a que estavam expostos, ainda não haviam incorporado esse conhecimento na vida cotidiana. Os moradores que interagiram na pesquisa demonstraram o desejo por melhorias sanitárias. Contudo, ficou claro que, a oferta de infra-estrutura não será suficiente para garantir a saúde e romper ciclos de transmissão de doenças, fazendo-se necessário o desenvolvimento de um processo educativo em saúde e meio ambiente voltado para uma reflexão crítica da realidade e a sua transformação, reforçando práticas saudáveis que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida. O método da pesquisa-ação mostrou-se extremamente adequado em um processo de educação ambiental que objetiva a busca de soluções para determinada problemática de forma participativa e dialógica e a melhoria das condições de vida da população. - The increase in population concentration and the changes in the traditional way of life of the indigenous community of the District of Iauaretê, City of São Gabriel da Cachoeira/AM, Alto Rio Negro Indigenous Land, have been producing negative consequences for the general health of the population. This is mainly due to the lack of basic sanitation. The objective of the study was to describe the environmental education process developed on a indigenous community intending to identify the representations of heatlh-disease and to improve life conditions of people. The research methodology used is known as action-research in environmental education process, by means of techniques used during the community meetings, such as, talking-maps and photography panels. Despite the indigenous population's awareness of actual situation of socio-environmental degradation and the situations which were potentially hazardous to their health, they were as yet unable to incorporate that knowledge to their daily life. The inhabitants who interacted with the research were keen to improve sanitation. However, it was clear that infra-structural improvements will not be enough to guarantee their health, nor break the cycle of disease transmission. It is also necessary to develop environmental and heath education processes which bring about a critical understanding of reality and its transformations, thus reinforcing healthy habits which might contribute to an improvement in quality of life. Action-research proved itself as an extremely adequate methodology for environmental education processes which aims at finding solutions to a given problem through participation and dialogue, as well as improving the general standard of living.
- Diferenças de género nos comportamentos de bullying: contributos da neurobiologiaPublication . Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta MarruazNo presente artigo é realizada uma revisão de literatura ao nível dos comportamentos de bullying em estreita relação com o género dos alunos directamente envolvidos. Procurou-se estabelecer, numa segunda análise, uma articulação com os resultados obtidos em estudos no âmbito da neurobiologia, também eles focalizados nas diferenças entre os géneros. Sendo consensual entre a esmagadora maioria das investigações empíricas sobre o fenómeno bullying, a existência de uma diferença significativa entre os comportamentos de bullying manifestados pelos rapazes (fundamentalmente directos e físicos), comparativamente aos comportamentos de bullying manifestados pelas raparigas (fundamentalmente indirectos e relacionais), surgiu o desafio de procurar uma explicação de cariz biológica para essa diferença. Como qualquer outro comportamento humano, qualquer tentativa explicativa deve necessariamente ser de natureza multifactorial, sendo que, quando nos focalizamos exclusivamente numa área do saber (no presente artigo na área da neurobiologia, designadamente a influência do funcionamento cerebral na diferenciação qualitativa dos comportamentos de bullying consoante o género), temos de estar cientes de que essa explicação será sempre parcial, sectária. Nesse sentido, de modo a contribuir para a clarificação dos processos de formação dessas diferenças, é igualmente realçado o papel do ambiente, especificamente das interacções e práticas parentais, na produção e/ou exacerbação de algumas dessas diferenças, procurando com isso inviabilizar qualquer tentativa de leitura do comportamento do ser humano como biologicamente determinado.
- Angiotensin-converting enzyme genotype affects skeletal muscle strength in elite athletesPublication . Costa, Aldo; Silva, António; Garrido, Nuno; Louro, Hugo; Marinho, Daniel; Marques, Mário; Breitenfeld, LuisaPrevious studies have associated angiotensin-converting enzyme (ACE) D allele with variability in the skeletal muscle baseline strength, though conclusions have been inconsistent across investigations. The purpose of this study was to examine the possible association between ACE genotype and skeletal muscle baseline strength in elite male and female athletes involved in different event expertise. A group of 58 elite athletes, designated as Olympic candidates, were studied: 35 swimmers (19 males and 16 females, 18.8 ± 3.2 years) and 23 triathletes (15 males and 8 females, 18.7 ± 3.0 years). The athletes were classified as: short (≤ 200m) and middle (400m to 1500m) distance athletes, respectively. For each subject the grip strength in both hands was measure using an adjustable mechanical hand dynamometer. The maximum height in both squat jump (SJ) and counter movement jump (CMJ) were also assessed, using a trigonometric carpet (Ergojump Digitime 1000; Digitest, Jyvaskyla, Finland). DNA extraction was obtained with Chelex 100® and genotype determination by PCR-RFLP methods. Both males and females showed significantly higher right grip strength in D allele carriers compared to II homozygote’s. We found that allelic frequency differs significantly by event distance specialization in both genders (p < 0.05). In fact, sprinter D allele carriers showed the superior scores in nearly all strength measurements (p < 0.05), in both genders. Among endurance athletes, the results also demonstrated that female D allele carriers exhibited the higher performance right grip and CMJ scores (p < 0.05). In conclusion, the ACE D allele seems associated with skeletal muscle baseline strength in elite athletes, being easily identified in females.
- Contributos para o estudo do capital social no contexto de comunidades virtuais de participaçãoPublication . Constantino, Jorge; Gouveia, LuisNo âmbito de um projeto de investigação, estamos interessados em compreender as potencialidades das comunidades virtuais para o fomento de comunidades locais de participação, explorando os fatores determinantes da criação de capital social e as consequências da sua acumulação nesse tipo de comunidades. Este artigo começa por situar esse interesse no contexto da nova economia e por apresentar os conceitos de comunidade virtual e de e-Participação. De seguida apresenta uma revisão bibliográfica, expondo as principais perspetivas sobre capital social e discutindo as razões para a existência de tantas dificuldades na definição desse conceito. O artigo termina abordando a questão da medição do capital social e da importância dos mecanismos de comparabilidade. A preocupação central do artigo reside na procura do estabelecimento de pontes de ligação entre o uso do conceito de capital social em comunidades físicas e em comunidades virtuais e na identificação de algumas questões a integrar numa agenda de investigação.
- As escolas-família agrícolas e agroextrativistas do estado do Amapá e a sua relação com o meio ambientePublication . Nascimento, AnaO presente artigo objetiva apresentar o trabalho desenvolvido pelas Escolas Famílias Agrícola e Agroextrativistas (EFAs) do Estado do Amapá, Brasil, e como sua proposta pedagógica se relaciona com a sociobiodiversidade da região Amazônica. O artigo é resultado da dissertação de mestrado intitulado “Escolas Família do estado do Amapá: práticas e significados” no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), UFPA, sob a orientação da Profª Drª Lígia T. L. Simonian, defendida em Março de 2005. As EFAs são escolas que apresentam uma proposta pedagógica diferenciada e que busca respeitar a realidade do ambiente rural, sendo que em geral as escolas rurais convencionais não consideram as necessidades e vivência dos estudantes do meio rural. As EFAs tem seu surgimento a partir da iniciativa dos próprios trabalhadores rurais, com o apoio da Igreja Católica. A opção metodológica adotada para a realização do estudo fundou-se no enfoque interdisciplinar, na medida em que o objeto de estudo precisa ser discutido a partir da contribuição de várias áreas do conhecimento, envolvendo aspectos sociais, educacionais, políticos, econômicos, que descortinados favorecerão a compreensão da proposta educativa em análise. Em termos operacionais a pesquisa foi desenvolvida junto as EFA obedecendo aos seguintes procedimentos metodológicos: Pesquisa bibliográfica – fundamentação teórica da pesquisa e apreensão qualificada do objeto de estudo, envolvendo leitura, análise e sistematização de indicações bibliográficas referentes ao tema do estudo; Pesquisa documental – programas, projetos, relatórios, instrumentos pedagógicos adotados pelas EFA; Estudo de casos múltiplos. As conclusões que se pode retirar de um trabalho com o caráter das EFAs é o seu grande potencial para o desenvolvimento de uma educação de qualidade para uma clientela que por si só possuem uma vontade e compromisso de construir uma melhoria na sua qualidade de vida. A busca da sustentabilidade ainda é incipiente dentro da realidade trabalhada, quando se considera a sustentabilidade dentro do viés econômico e com possibilidades do aproveitamento dos recursos naturais de maneira eficiente, mas se houvesse um investimento maior elas teriam condições de produzir. - This article aims to present the work done by Agricultural and Agroextractive Family Schools (Escolas Família Agrícola e Agroextrativistas – EFAs) from Amapá State, in Brazil, and how their pedagogical proposal relates to environmental sociobiodiversity of Amazon region. The current abstract is a result of the master's dissertation titled "Escolas Família do estado do Amapá: práticas e significados” – Family Schools in the State of Amapá: practices and meanings, at Amazon Center for Advanced Studies (NAEA), at UFPA, under the guidance of Prof.ª D. T. L. Simonian, discussed in March 2005. The EFAs are schools that have a customized educational proposal that seeks to respect the reality of rural environment, since the general conventional rural schools do not consider the needs and experiences of students in rural areas. The EFAs has its emergence from the peasants' own initiative, supported by the Catholic Church. The methodology adopted for the study, founded in the interdisciplinary approach, since that the object of study must be discussed from the contribution of various knowledge fields, involving social, educational, political, economic aspects, which pointed out later, helps the understanding of the educational proposal under consideration. In operational terms the search was developed with the EFAs according to the following methodological procedures: Research literature – theoretical foundation of search and qualified seizure of object of study, concerning to reading, analysis and systematization of bibliographic information on the subject of study; Search documentary – programs, projects, reports, teaching instruments adopted by the EFA; Study of multiple cases. The conclusions we can draw from a job with the character of EFAs is that it has great potential for the development of education quality for a public that by themselves have desire and commitment to build an improvement in their quality of life. The quest for sustainability is still incipient worked within the reality, when considering the sustainability within the bias and with possibilities of economic exploitation of natural resources efficiently, but if there was a greater investment they would have better conditions to produce.
- Análise da estrutura genética de populações ovinas churras portuguesasPublication . Santos-Silva, F.; Ivo, R.; Sousa, M. C.; Vicente, António; Carolino, M. I.; Carolino, Nuno; Gama, LuisA diversidade e estrutura genética foram estudadas em seis raças portuguesas do grupo Churro (Badana, Galega Bragançana, Galega Mirandesa, Mondegueira, Churra da Terra Quente e Algarvia), e na raça exótica Assaf, com um conjunto de 20 microssatélites. Os dados foram analisados com a metodologia bayesiana implementada pelo software STRUCTURE. A variabilidade genética observada sugere a existência de quatro populações ancestrais na sua origem. As raças Assaf e Algarvia estão bem identificadas com populações ancestrais distintas, o que resultará do seu distanciamento geográfico relativamente às restantes raças. As outras raças Churras, cuja área de exploração é o Norte de Portugal, mostram um grau de diferenciação reduzido, e resultam de duas populações ancestrais que contribuem em maior ou menor proporção para cada raça, o que indica que provavelmente terá existido fluxo de genes entre estas raças.
- Uma leitura bourdiana do "jogo do lixo"Publication . Rosado, RosaEste artigo procura, por meio de uma leitura bourdiana, compreender como se produzem as práticas cotidianas na reciclagem de lixo de Porto Alegre, buscando o “lado ativo do conhecimento prático” e procurando captar os “efeitos do lugar” deste jogo. Nesta perspectiva, são conhecidas as contribuições desta teoria percorrendo os vários domínios do espaço social, buscando “desvelar os fundamentos ocultos da dominação”. A intenção, no entanto, não é reduzir esta teoria, trata-se do exercício da busca de estratégias para estender o olhar acerca da realidade socioespacial do “jogo da reciclagem”, tanto no seu sentido mais amplo, macrocosmos do processo da reciclagem, quanto ao sentido mais restrito ao microcosmo de um galpão de reciclagem, a partir de uma perspectiva reflexiva e crítica. Mobilizo as noções de campo, capital e habitus procurando entender como se dão às posições no jogo da reciclagem de resíduos sólidos gerados na cidade. Os agentes enfocados são catadores de materiais recicláveis, que pela catação de lixo podem espelhar a sociedade de consumo. Burlando as regras do ordenamento socioespacial urbano, esses recusam o lugar que, numa determinada circunstância espaço-temporal, os agentes melhor situados no jogo, tentam lhe impor. Rompendo a inércia relativa em que se encontram, os catadores podem se mobilizar em busca de afirmação das qualidades que acreditam justificarem sua existência, os seus “modos de percepção legítima”. - This article seeks to grasp how everyday garbage recycling practices are carried out in Porto Alegre, addressing the active dimension of a practical knowledge and looking forward to capture the effects of the context. Based on a Bourdieu-inspired approach, we intent to discuss different theoretical elaborations on social space in order to unfold the “concealed basis of domination”. The main purpose is not to reduce the richness of theory but to engaje in an exercise of extending the analytical gaze to encompass the macrocosmos of the recycling process – in its broadest sense – and the microcosmos of the recycling sites, through a reflexive and critical perspective. We apply the notions of field, capital, and habitus to analyse how positions on the game of recyling of solid residues are taken. Also, there is a permanent concern with the appropriateness and applicability of these notions since their reformulation might be necessary. The main research subjects are collectors of recyclable materials, whose agency of gabarge collecting might as well serve as a mirror of society. Evading the rules of urban sociospatial ordering, the agents refuse the place the dominant agents try to impose. We argue that in breaking their relative inertia the collectors start to affirm their qualities, perception, and existence as legitimate.
- O programa de formação contínua em matemática para professores do 1º e 2º ciclo do ensino básico: balanço possívelPublication . Serrazina, MariaEste artigo faz um balanço do desenvolvimento do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores do 1.º e 2.º ciclo (PFCM), desde a sua criação em 2005 até à totalidade. O artigo começa por caracterizar o PFCM, especificando os seus objectivos e princípios orientadores, a sua organização e a caracterização e intenção dos diferentes tipos de sessões. É feito um balanço quantitativo e qualitativo do desenvolvimento do PFCM nos últimos quatro anos, bem como enunciados os aspectos considerados mais positivos e aqueles que se consideram menos conseguidos. O artigo termina com um balanço global do PFCM bem como dos desafios que enfrenta. - This article presents a balance of the development of the Teacher In-service Education Programme in Mathematics for 1st and 2nd Cycle of Basic Education Teachers (PFCM), since it’s beginning in 2005 until now. The article begins with the characterization of PFCM by specifying its objectives and guided principles, its organization and the role of different types of training sessions. A quantitative and qualitative balance of PFCM development for the last four years is presented, as well as set the most positive aspects and those who feel less successful. The article ends with a global balance of PFCM and the challenges it faces.