Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
190.01 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
As exigências da atual sociedade, cada vez mais tecnológica, impõem a
necessidade da formação docente em novas bases, para atender às demandas
sociais. De acordo com os documentos oficiais brasileiros, publicados a partir de 1998,
o ensino da leitura e da escrita deve ser regido por conceitos como interação,
discurso, texto, gêneros discursivos. Em razão disso, a formação docente deve
oferecer ao professor conhecimentos outros que não apenas o gramatical. Neste
artigo, argumentamos em favor de uma formação docente que privilegie a teoria
enunciativo-discursiva, estabelecida sobre a base dialógica, que institui professor e
aluno como interlocutores. Para tanto, utilizamos os pressupostos teóricos de Geraldi
(1984, 2010), Ilari (1992), Soares (2001), Neves (2002), Nóvoa (2009), Rojo (2000,
2009), dentre outros. - The demands of the present society, increasingly technological, entail the
necessity of teacher formation under new foundations in order to meet the social needs. In line with official Brazilian documents published from 1998 to present the
teaching of reading and writing should be ruled by concepts such as interaction,
discourse, text, and genres of discourse. For this reason, teacher formation should
offer the teacher other kinds of knowledge and not only grammatical one. In this article,
we argue in favor of a teacher formation that embraces the enunciative discourse
theory established on a dialogic basis that institutes teacher and student as
interlocutors. To do so, we used the theoretical assumptions proposed by! Geraldi
(1984, 2010), Ilari (1992), Soares (2001), Neves (2002), Nóvoa (2009), Rojo (2000,
2009), among others.
Description
Keywords
Formação docente Leitura e escrita Língua(gem) Gêneros do discurso Texto
Citation
Petroni, M., Justino, A. & Melo, E. (2011). Ainda sobre a formação do professor de língua portuguesa no Brasil. Revista Interacções,19(7),28-375
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação