Advisor(s)
Abstract(s)
Nas sociedades ocidentais, todas as escolas com alunos adolescentes
enfrentam actualmente o desafio de os educar integralmente, acompanhando o seu
desenvolvimento pessoal, social, vocacional e espiritual, e não apenas de os preparar
academicamente. A teoria de Erikson quanto à tarefa psico-social de desenvolvimento
da identidade na adolescência serve de ponto de partida para descrever as
perspectivas de Kentenich sobre a educação integral e sobre o papel da escola no
desenvolvimento dos adolescentes.
O objectivo do estudo é o de apresentar a concepção pedagógica de Josef
Kentenich (1885-1968) e descrever a sua aplicação numa escola que se caracteriza
pela atenção privilegiada que dá ao desenvolvimento integral dos seus alunos.
Optou-se por um estudo de caso no Chile, abrangendo o ensino secundário de
uma escola kentenichiana.
Os resultados referem-se ao currículo formativo pretendido, à sua
implementação no ensino secundário e aos resultados obtidos.
As conclusões apontam para: i) a aplicação coerente e consequente da concepção kentenichiana em toda a dimensão formativa da escola estudada,
nomeadamente no ensino secundário; ii) resultados bastante positivos quanto ao
desenvolvimento integral dos alunos; iii) a possibilidade de que a pedagogia
kentenichiana abranja ainda outras vertentes do processo educativo em contexto
escolar; iv) a provável aplicabilidade deste modelo pedagógico noutros âmbitos
culturais e educativos. - In western societies, every school with adolescent students currently faces the
challenge of educating them integrally, coaching their personal, social, vocational and
spiritual development, and not only of preparing them academically.
Erikson's theory on the psico-social task of developing the identity during
adolescence is the starting point to describe the perspectives of Kentenich on the
integral education and about the role of schools in relation to the development during
adolescence.
The main objective of the study is to present the pedagogical conception of
Josef Kentenich (1885-1968) and to describe its application to a school which is
committed to giving a privileged attention to the integral development of its students.
We decide for a case study in Chile, about the high school level of a Kentenich
school.
The presentation of findings refers to the intended formative curriculum, its
implementation in the high school level and the results achieved, which have been
surveyed by means of questionnaires and of the perception of some members of the
educational community.
The conclusions point out: i) the coherent and consequent application of
Kentenich's conception in all the formative dimension of the school, namely in
secondary education; ii) quite positive results as to the integral development of the
students; iii) the possibility that Kentenich's pedagogy can apply to other aspects of the
educative process; iv) the probable applicability of this pedagogical model in other
cultural and educative contexts.
Description
Keywords
Desenvolvimento pessoal e social Desenvolvimento espiritual Kentenich Escola Educação Integral Currículo
Citation
GUIMARÃES, Mesquita; SOBRAL, Francisco Cruz; MENEZES, Isabel - Adolescência na escola: o desafio do desenvolvimento integral. Um estudo sobre as opções pedagógicas e organizacionais de uma escola kentenichiana. Revista Interacções. Nº5 (2007), p.82-109
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação