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- Manual de ciências naturais e sociais. 6ª classePublication . Cardona, Maria João; Fonseca, Ana; Rondoni, Isabel; Pagarete, Maria José; Costa, Fernando; Camacho, George; Reis, Pedro; Campiche, Jean; Cavalheiro, Teresa; ´Togtema, Margarida; Guimarães, António Mesquita; Marques, Ramiro
- Decomposição de agulhas de Pinus pinaster e de folhas de Eucalyptus globulus em regiões do interior e do litoral de PortugalPublication . Ribeiro, C.; Cortez, N.; Martins, A.; Azevedo, António; Madeira, M.Estudou-se, pela metodologia dos litter-bags, a decomposição de agulhas de Pinus pinaster (PP) e de folhas de Eucalyptus globulus (EG), considerando a taxa de decomposição e a dinâmica de libertação dos nutrientes mais relevantes para a sustentabilidade dos sistemas florestais. Os estudos decorreram no litoral da Região Centro (Furadouro, Óbidos), quer com folhas de EG quer com agulhas de PP, no interior da Região Norte (Vila Pouca de Aguiar), com agulhas de PP, e numa situação intermédia com folhas de EG (Pegões e Rio Maior). Para igual período, a taxa de decomposição das agulhas de PP, estimada pelo modelo exponencial simples, foi inferior à determinada para as folhas de EG, sendo a diferença mais acentuada na fase inicial da decomposição (6 meses), em que a perda de peso das agulhas de PP foi cerca de metade da observada para as folhas de EG. Durante a fase inicial decomposição, tanto das folhas de EG como das agulhas de PP, ocorreu uma assinalável libertação de P, K e de Mg. A libertação do N dependeu da taxa de decomposição, observando- -se imobilização para as agulhas de PP com mais baixa taxa de decomposição, e libertação rápida para as folhas de EG com mais elevada taxa de decomposição. No caso do Ca o factor diferenciador foi a espécie, sendo a respectiva libertação baixa para as agulhas de PP, mas acentuada para as folhas de EG. As folhas verdes de resíduos de abate de EG decompuseram-se e libertaram os nutrientes mais rapidamente do que as folhas senescentes da mesma espécie.
- Ser enfermeiro com as pessoas: perspectivas de enfermagem em enfermeiros recem-licenciadosPublication . Saragoila, FátimaRESUMO Através de uma estrutura teórica organizada em torno do conhecimento na disciplina de enfermagem, desenvolvemos o processo investigativo, cujo ponto de partida foi a questão: Que conceitos metaparadigmáticos orientam a prática dos enfermeiros recém-licenciados com o Curso de Licenciatura em Enfermagem por uma Escola Superior de Enfermagem quando desenvolvem o processo de cuidados em cuidados de saúde primários, especificamente numa Sub-Região de Saúde? Definimos como objectivos: - compreender os sentidos atribuídos por esses enfermeiros aos conceitos metaparadigmáticos de enfermagem; - compreender como os conceitos metaparadigmáticos orientam a prática dos enfermeiros. Desenvolvemo-lo conforme uma abordagem qualitativa, considerando-o como um estudo do tipo exploratório em profundidade. Utilizámos as entrevistas semi-estruturadas enquanto técnica de colheita de dados. Para a análise e compreensão do corpus constituído desenvolvemos uma estrutura e um diagrama de análise compreensiva que traduz os sentidos atribuídos pelos enfermeiros aos conceitos metaparadigmáticos de enfermagem e ao modo como estes orientam o processo de cuidados. Quanto às conclusões emergentes destacamos: Quer como individual e/ou grupal a Pessoa surge contígua e indissociável do Ambiente que abrange todas as condições internas e externas à mesma. Emerge pois, segundo uma conceptualização ampla e abrangente, surgindo indissociável da Pessoa, pelas relações mútuas e simultâneas e imprevisíveis estabelecidas entre ambos e reconhecidas pela Pessoa. Tais sentidos remetem-nos para uma perspectiva transformativa do conceito metaparadigmático de ambiente e para uma das proposições relacionais do metaparadigma de enfermagem, especificamente aquela que relaciona os conceitos Pessoa e Ambiente. O Ambiente, entendido como uma mina de recursos imprescindível ao desenvolvimento do Processo de cuidados em cuidados de saúde primários é assumido como promotor da situação de saúde vivenciada pela mesma. Esta conexão Pessoa-Ambiente-Saúde corresponde a outra das proposições relacionais do metaparadigma de enfermagem, especificamente a que se refere à disciplina de enfermagem como interessada nos processos humanos de viver e morrer, reconhecendo que os seres humanos se relacionam constantemente com o seu ambiente. Evidente importância conferida à mobilização de conhecimentos teóricos, emergindo em complementaridade que a consideração que os enfermeiros atribuem à Pessoa e à Saúde no Processo de cuidados, assim como a construção da sua postura ética, teve a sua génese nos conhecimentos adquiridos no seu percurso académico. Realce para o desenvolvimento de atitudes facilitadoras do Processo de cuidados, especificamente no âmbito da relação interpessoal, à qual subjazem relações e transacções, e ao estabelecimento da relação de ajuda, bem como ao desenvolvimento de atitudes facilitadoras da mesma sendo atribuída liberdade ao posicionamento da Pessoa pela sua própria Saúde, numa relação em que não é aceite qualquer orientação manipuladora. ABSTRAC Through a theoretical structure organized about the knowledge of the subject of nursing, we developed a research process, which starting point was the following question: «Which metaparadigmatic concepts guide the nurses’ practise newly graduated on the Course of Nursing in a Nursing Higher School when they have developed a care process on primary health care, specifically in a health Sub-Region? » As objects, we have defined: - to understand the meaning these nurses give to the metaparadigmatic concepts of the nursing science; - to understand the way the metaparadigmatic concepts guide the nurses’ practise. The research process has been developed in the scope of a qualitative approach, for we considered it as a study of a thorough explanatory type. The technique of data collect was semi-structured interviews. For the analysis and understanding of the corpus constituted, we developed a comprehensive structure and an analysis diagram that translates not only the meanings given by nurses to those metaparadigmatic nursing concepts, but also the way these concepts guide the care process. As far as the emergent conclusions are concerned, we highlight: Either as an individual and/or as a group, the Self comes out intrinsic and impossible to dissociate from the Environment that comprises all its internal and external conditions. In fact, it emerges, according to a broader and comprising conceptualization, coming out as something within the Self, once there are mutual, simultaneous and unpredictable relations established between both and recognized by the Self. Such meaning leads us to a transformative perspective of the metaparadigmatic concept of environment and to one of the relational propositions of the metaparadigm of nursing, specifically the one that connects the concepts of Self and Environment. The Environment, studied as a field of resources indispensable to the development of the care process in primary health care, is assumed as a promoter of the health situation experienced by that same person. This connection Self-Environment-Health corresponds to another of the relational propositions of the nursing metaparadigm, specifically the one that deals with the subject of nursing interested in the human processes of living and dying; recognizing that the human beings are constantly becoming acquainted with their environment. The importance given to the mobilization of theoretic knowledge is strongly evident whereas, at the same time the recognition nurses express to the Self and the Health within the care processes emerges, as well as the construction of their ethic posture since its origin lies on the knowledge acquired in their academic journey. We ought to enhance not only the development of attitudes that facilitate the care process, mainly when it deals with interpersonal relations, to which relations and transactions rely, but also the establishment of the support relation, as well as the development of attitudes that enable it by giving some freedom to the Self positioning towards its own Health, in a relation in which no manipulative orientation is allowed.
- Vírginia Tech - Anatomia de um massacre à luz da ética da virtudePublication . Marques, RamiroEste artigo visa compreender os motivos da ocorrência do massacre na Virgínia Tech e fá-lo à luz da teoria ética da virtude. A tese defendida no artigo é que as sociedades materialmente desenvolvidas estão a perder a sua matriz identitária e os laços e valores comunitários estão a ser substituídos por um cultura que valoriza o sucesso material, não dando espaço para o florescimento pessoal dos que ficam à margem do progresso material. Defende-se, neste artigo, um regresso a uma educação do carácter de tipo comunitarista e que, inspirada na ética aristotélica, avalie a pessoa por aquilo que ela é e não por aquilo que ela tem. - This article has a main goal: to understand the motivation of the Virginia Tech massacre. The virtues ethics is used as the main theoretical framework to understand those motives. The article opposes the individualistic ethic approach to a communitarian approach inspired in Aristotelic ethical thought. The article stands for a return to a more realistic and communitarian ethic approach based on an evaluation of what the person is and not on an evaluation of what the person has.
- O doutrinamento como falácia? Contributos para o aclaramento da problemática no contexto do ensino públicoPublication . Fonseca, EduardoO doutrinamento é um delicado problema educacional que no contexto português assume uma intensidade e pertinência particulares, dado a experiência recente de doutrinamento de cariz religioso no âmbito da escola pública durante o longo período ditatorial. Todavia, com base num enquadramento conceptual mais refinado e de um conjunto de premissas, e estando consciente das repercussões de tal experiência, apresenta-se um conjunto de critérios impeditivos que permite a consideração de abordagens assentes na ética da virtude, como legítimas possibilidades de intervenção na área da Formação Pessoal e Social no sistema público português. - Indoctrination is a delicate educational problem which, within the Portuguese context, assumes a particular intensity and pertinence, due to the recent experience of religious indoctrination at state schools during the long dictatorial period. However, on the basis of both a more refined conceptual framework and a set of premises, as well as being conscious about the repercussions from such an experience, we point out a set of impeditive criterion which are able to consider the approaches based upon the virtue ethics, as legitimate possibilities of intervention within the Social and Personal area of the official Portuguese system.
- Intra-industry trade:a static and dynamic panelPublication . Faustino, Horácio C.; Leitão, Nuno CarlosThis study examines the features and determinants of intra-industry trade (IIT), horizontal IIT (HIIT) and vertical IIT (VIIT) between Portugal and the European Union in the period 1996–2002, using a static and a dynamic panel data analysis. The findings indicate that Portuguese VIIT increased significantly during the period in accordance with the values expected for a developed country. The regression results show that there is evidence supporting the explanation of VIIT by Heckscher–Ohlin’s (HO) theory and that Portugal has comparative advantages in low-quality differentiated products. The findings support the theory that, in general, there is no positive statistical association between HIIT and HO variables. The central theme of this paper is to show that it may be preferable to use the GMM approach in empirical studies of IIT rather than pooled OLS, fixed effects or random effects estimators. The results also suggest that the GMM system estimator obtains more reasonable parameter estimates than the first-differenced GMM estimator.
- Aprendizagem híbrida: b-learning - da sala de aula ao ciberespaçoPublication . Loureiro, Ana; Barbas, Maria PotesO presente artigo, Aprendizagem híbrida: b-Learning – da sala de aula ao ciberespaço, pretende apresentar os resultados de uma investigação que teve como finalidade a criação e a avaliação do impacto de um módulo on-line, como complemento às aprendizagens em regime presencial, no desenvolvimento e aquisição de competências, transversais e específicas, em alunos do primeiro ano do ensino superior politécnico, no domínio das tecnologias da informação e comunicação, mais especificamente no módulo que dizia respeito à linguagem HTML. Não foi nossa intenção, neste estudo, explorar, de forma aprofundada, conceitos tecnológicos inerentes ao e- Learning, mas antes perceber de que forma este paradigma de ensino-aprendizagem poderá beneficiar os alunos na aquisição e aperfeiçoamento de determinadas competências. - The main objective of the present study, Hybrid Learning: b-learning – from the classroom to cyberspace, was to create and evaluate the impact of an on-line training module as a complement to traditional lectures. This module contributed to the development and acquisition of specific and transversal competences in Information and Communication Technologies. We intend to verify the improvement in HTML language, on the competence level, of those students who attend the first year, second semester subject multimedia of a degree in the area of cultural animation lectured at a Superior School of Education. It was not our intention, in this study, to explore inherent technological concepts to e-Learning, but to recognize how this paradigm of teach-learning will be able to benefit students in the acquisition and development of determined skills.
- Matemática: manual 6ª classePublication . Cardona, Maria João; Fonseca, Ana; Rondoni, Isabel; Pagarete, Maria José; Costa, Fernando; Camacho, George; Reis, Pedro; Campiche, Jean; Cavalheiro, Teresa; ´Togtema, Margarida; Guimarães, António Mesquita; Marques, RamiroManual escolar de matemática do 6º ano do sistema educativo de São Tomé e Príncipe.
- Envelhecimento e inequidades na saúdePublication . Martins, NunoO envelhecimento, visto como um processo de declínio funcional, apresenta grandes afinidades conceptuais com a saúde. O acesso à saúde, um bem de mérito constituinte das liberdades positivas, é determinante para a qualidade de vida e para a participação activa na sociedade, pelos idosos. As desigualdades na saúde, verificadas no processo de envelhecimento, são injustas quando se associam a desvantagens sociais, mediadas pelos determinantes sociais da saúde – as inequidades. A justiça como equidade, de John Rawls, e a abordagem das capacidades, de Amartya Sen, enquadram esta abordagem indirecta à equidade na saúde que deve, sempre, procurar conciliar valores como a liberdade, a igualdade e a eficiência. Este trabalho conclui-se propondo um modelo conceptual que permita futuras explorações metodológicas e empíricas na abordagem à dinâmica das inequidades na saúde verificadas no processo de envelhecimento. Contém quatro vertentes: a precocidade da morte e as incapacidades como variáveis endógenas; a desvantagem social abordada através da privação; a introdução de agregação social multinível no modelo e a construção de tipologias dinâmicas do envelhecimento.
- Decisões éticas, neurociências, emoção e razãoPublication . Pedro, AnaEste trabalho tem por objectivo principal alertar para a necessidade de se rever o paradigma epistemológico tradicional, segundo o qual, a raiz das nossas decisões éticas e morais assenta, permanentemente, numa base racional. Tendo em consideração os dados obtidos por IRM do cérebro humano constata-se que, efectivamente, a interacção de várias das suas áreas (córtex cingular posterior, girus frontal mediano, sulco temporal superior) contribuem para que a natureza da decisão moral assente, primeiramente, no funcionamento e na organização do cérebro das emoções do que propriamente numa decisão de base racional. Ao admitir este princípio, várias consequências ocorrem necessariamente não só ao nível de um melhor conhecimento da natureza/cérebro humano no seu acto de decisão moral, como também pelo facto de nos remeter para uma reflexão renovada sobre as grandes questões da liberdade/responsabilidade morais. Para além disso, regista-se ainda o aparecimento de novas áreas do saber que, pelo seu carácter interdisciplinar, contribuem para uma reflexão sobre os contributos das investigações em neurociências e implicações nomeadamente no mundo da justiça, do emprego, da psicologia, da psiquiatria, da filosofia (neurofilosofia) da educação (neuroeducação) e da ética (neuroética). - This article aims to discuss the traditional perspectives on ethics. This articles claims for a new perspective centred on the role of emotions on ethical decision making. The perspective supported by this article is that emotions have a more important role than reason in the process of making ethical decisions.