Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo teve como objectivos: comparar as experiências de agressão e/ou
de vitimação que ocorrem na escola com aquelas que ocorrem no contexto de tempos
livres e actividades de lazer, fora do contexto escolar, em duas regiões de Portugal;
comparar as frequências dessas experiências no ano de 00/01 com as do ano 07/08
numa mesma escola; compreender o papel que as emoções desempenham
associadas às condições de vítima e de agressor. Utilizámos um questionário de
comportamentos referidos pelo próprio (auto-relato) para avaliar a agressão e a
vitimação e um questionário de competência emocional para avaliar as emoções, em
particular: a competência: para perceber e compreender emoções nos outros, para
exprimir e nomear emoções, e para regular e gerir as suas próprias emoções. Os
resultados enfatizam que as experiências de agressão e vitimação são mais
frequentes na escola que nos tempos livres, sobretudo no que respeita às suas formas
menos graves; que as vítimas parecem ter mais dificuldade em regular e gerir as
emoções que os agressores e os não envolvidos; e que os agressores não se
diferenciam dos não envolvidos no que respeita às várias dimensões da competência
emocional avaliadas. Este tópico deverá ser objecto de mais estudos dada a
popularidade que a educação emocional tem vindo a ter nos últimos anos. - The aims of this study were: to compare the experiences of victimization and
aggression in school settings with those occurring in leisure settings, outside the
school, in two different regions of Portugal; to compare the frequencies and types of
victimization and aggression displayed in one of the schools in the year 2000/2001 with those displayed in the year 2007/2008; to understand the role that emotions play in the
conditions of being an aggressor, or a victim, in adolescence. We use a self-report to
assess aggression and victimization and an emotional skills and competence
questionnaire to assess emotions, specifically: competence to manage and regulate
emotions, to express and label emotions, and to perceive and understand emotions.
The results obtained emphasize: that victimization and aggression were more frequent
at school than in leisure, specially the less severe forms; and that victims have lack of
competence to manage emotions but the emotional competence of aggressors don’t
seem to be different from those adolescents non involved, so more studies are
necessary to explore this topic considering that educational emotion at schools has
becoming a popular topic and matter of concern.
Description
Keywords
Agressão Vitimação emoções escola e lazer
Citation
MARTINS, Maria José D. - Agressão, vitimação e emoções na adolescência, em contexto escolar e de lazer. Revista Interacções. Nº13 (2009), p.187-207
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação