Browsing by Issue Date, starting with "2011"
Now showing 1 - 10 of 182
Results Per Page
Sort Options
- Escrever para aprender contributo para a caracterização do contexto portuguêsPublication . Carvalho, JoséO objectivo deste texto é contribuir para uma reflexão sobre o papel que a escrita, enquanto instrumento de aprendizagem, pode desempenhar no contexto da escola, independentemente do nível de ensino. Começa-se por fazer um enquadramento teórico no qual, a partir da descrição do processo de escrita e da caracterização de algumas dimensões de uso da linguagem escrita, se evidencia as potencialidades do envolvimento da escrita no nos processos de aquisição, elaboração e expressão do conhecimento. Posteriormente passa-se à caracterização do contexto português, primeiro através de uma análise do modo como a questão é perspectivada pelos documentos reguladores produzidos no âmbito do Ministério da Educação e depois pela referência a um conjunto de estudos que tomam como objecto o papel da escrita na construção da aprendizagem. Apesar de focalizados em diferentes aspectos e níveis de ensino e de recorrerem a diferentes metodologias de investigação, estes estudos coincidem em termos de resultados, o que permite de algum modo inferir que, na escola portuguesa, do ensino básico ao superior, o uso da escrita como ferramenta de aprendizagem é ainda pouco frequente. - This paper aims at contributing to the discussion about the role of writing as a learning tool in the context of Portuguese schools at all levels. The first part is focussed on theoretical issues: the writing process, some aspects of written communication; the characteristics of written language and how its use may enhance learning. The second part of this paper analyses the Portuguese context starting by the analysis of the way the question of writing as a learning tool is presented in official documents produced at the Ministry of Education. Afterwards, we refer to several studies developed in Portuguese schools and universities. All these studies aim at describing writing practices and their role in knowledge acquisition and expression. Although they refer to different school levels and use different research methods, their conclusions are coincident in the demonstration that writing is rarely used as a learning tool in Portuguese education.
- Método da Disciplina de Enfermagem. Educação e transições no contexto da acçãoPublication . Silva, Mário Ribeiro da
- O montado no Portugal mediterrânicoPublication . Potes, José MiraEste trabalho começa pela apresentação do conceito de sustentabilidade em agricultura, para em seguida proceder a uma caracterização detalhada e fundamentada do ecossistema Montado. Depois de conhecido o domínio em que se desenvolve a actividade agro-silvo-pastoril, efectua-se uma análise técnica ao ecossistema, que se distribui por diversos sub-sistemas e estratos constituintes do ecossistema. Assim, são analisados o Melhoramento de Pastagens, o Controlo da Flora Arbustiva, a Preservação da Componente Arbórea, a Pecuária Extensiva e integram-se finalmente todos estes sectores na Multifuncionalidade que os envolve. A avaliação económica incide sobre os produtos do Montado: a Cortiça, a Carne e seus derivados, o Queijo, a Lã, a Lenha, a Caça, o Mel, as Plantas Aromáticas e Medicinais, os Cogumelos e por último o Turismo. Estuda-se o impacto ambiental do ecossistema Montado no Solo, na Água, no Ar, no Fogo e na Biodiversidade. Depois de uma discussão geral de todas as matérias abordadas, apresenta-se uma análise SWOT, que em conjunto, ajudam a construir uma séria de conclusões, donde se destaca a classificação do ecossistema Montado como modelo de sustentabilidade em agricultura.
- Stigmergic hyperlink:a new social web objectPublication . Marques, Artur; Figueiredo, JoséInspired by patterns of behavior generated in social networks, a prototype of a new object was designed and developed for the World Wide Web – the stigmergic hyperlink or “stigh”. In a system of stighs, like a Web page, the objects that users do use grow “healthier”, while the unused “weaken”, eventually to the extreme of their “death”, being autopoieticaly replaced by new destinations. At the single Web page scale, these systems perform like recommendation systems and embody an “ecological” treatment to unappreciated links. On the much wider scale of generalized usage, because each stigh has a method to retrieve information about its destination, Web agents in general and search engines in particular, would have the option to delegate the crawling and/or the parsing of the destination. This would be an interesting social change: after becoming not only consumers, but also content producers, Web users would, just by hosting (automatic) stighs, become information service providers too.
- Tourism and economic growth:a panel data approachPublication . Leitão, Nuno CarlosThis article focuses on the importance of tourism by investigating the relationship between tourist arrivals and the tourism share in economic growth. The findings are consistent with the literature on tourism. Tourist arrivals have positive impact on economic growth. We also find that bilateral trade and investment output are determinants of economic growth. This paper specifies static and dynamic panel models for the period of 1995-2008 between Portugal and 20 partners. We apply the dynamic panel models to observe serial correlation and the endogeneity of some explanatory variables.
- Consultadoria em Psicologia do Desporto – Desenvolvimento e Aplicação de um Plano de Intervenção no Futebol JovemPublication . Figueira, JoãoO estágio desenvolvido no Clube de Futebol “os Belenenses”, teve como objetivo principal a aplicação dos conhecimentos obtidos na Licenciatura e 1º Ano de Mestrado em Psicologia do Desporto e do Exercício em situação real de intervenção, no contexto desportivo. No decurso do processo de Estágio foi necessário recorrer a mecanismos e instrumentos para poder avaliar, analisar e caraterizar os potenciais dos praticantes e os recursos existentes na entidade de acolhimento, de modo a possibilitar a execução do estágio na respetiva instituição onde decorrerá o mesmo. Durante o estágio houve necessidade de recorrer a dois períodos de observação, tendo em conta que a meio da época houve alteração do Treinador. Consequentemente, este facto, obrigou a uma revisão do planeamento inicial, que sofreu pequenas alterações. O relatório contém uma breve caracterização da modalidade, a caracterização da equipa, as observações e consequentes planos de intervenção, e a discrição da ação para a comunidade.
- A compreensão da leitura no 1º ciclo do ensino básico português: alguns contributos do PNEP um breve apontamentoPublication . Custódio, PedroEste artigo apresenta, com brevidade, alguns dos desafios que se colocam aos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico Português no âmbito específico do ensino da compreensão leitora. Entre a decifração e o treino da compreensão da leitura há um percurso didático de assinalável importância e de relevo crescente quando pretendemos ensinar as crianças a ler. A partir de 2006, o PNEP (Programa Nacional de Ensino do Português) trouxe à ribalta das práticas docentes vários afloramentos teóricos no domínio da compreensão da leitura. A divulgação de estudos e a aplicação de novas práticas nesta área têm permitido, pois, uma renovação metodológica do trabalho dos professores neste grau de ensino. - This paper presents, briefly, some of the challenges that Elementary Teachers face in the specific range of teaching Reading Comprehension strategies. Between decoding and reading comprehension trainings there’s a very important way to track when our goal is to teach children how to read. Starting in 2006, PNEP (Programa Nacional de Ensino do Português) brought recent research in reading and comprehension skills to the fore and this spotlight changed teaching practices. Thus, the spreading of these investigations and the application of new practices in this field have enabled a renewal of methodologies in what concerns teaching in elementary schools.
- As metas de aprendizagem e os novos programas de português: uma proposta de leitura do Pré-Escolar ao 3º CEB.Publication . Teixeira, Madalena; Santos, LeonorEste texto tem como objetivo contribuir para a reflexão em torno dos desafios didáticos e pedagógicos que se colocam ao professor de língua portuguesa (LP), partindo de uma leitura de dois documentos de orientação curricular que atualmente regulam a sua ação, mas sem deixar de procurar realçar um núcleo fundamental de ideias que nos parecem válidas e independentes das formulações concretas que tais documentos possam assumir.
- Relatório Final de Estágio - “Desenvolvimento e Aplicação de um Plano Anual de Intervenção na Modalidade de Hóquei em Patins.”Publication . Parente, LuísCom o decorrer do ano lectivo anterior e com a vertente prática nele incorporado, a vontade, o querer e o desejo enorme em vingar e fazer desta, a minha área profissional permanente, ganharam uma predominância considerável. Estudava, trabalhava com um prazer enorme, com a certeza que tudo o que me encontrara a realizar iria ser-me claramente fundamental para o meu futuro. Foi sem dúvida o sedimentar de um rumo que queria que a minha vida tivesse (e sem duvida que sou um verdadeiro optimista relativamente à minha área de intervenção, pois com competência e a cada vez mais abertura dos agentes desportivos, fazem com que esta minha perspectiva se solidifique cada vez mais a cada dia que passa). O ano lectivo evoluía a passos largos, o conhecimento adquirido e os transferes para a prática eram vincados, sendo que, quando me deparei encontrava-me na altura de escolher um estágio… sonhava com o alto rendimento e colocava os pés no chão com a perspectiva ligada à formação. Foi nesta ambivalência que parti rumo a um estágio, com uma autonomia e predisposição considerável, pois queria feedbacks da realidade prática relativamente ao que a nossa área tinha para oferecer. Assim sendo, parti num dia estipulado rumo a uma aventura, com o objectivo claro de passar por três clubes do distrito de Aveiro: Beira-Mar, Ovarense e Oliveirense. A viagem até ao primeiro local, Ovar, foi executada sobre um cocktail de pensamentos e emoções, pois o meu sonho era claro (alto rendimento), perspectiva consolidada no primeiro ano de Mestrado. Sentia que tudo isto era um desafio e estava com enorme vontade de receber feedback relativamente à minha proposta de estágio.
- Narrativas de formação: aspectos da trajetória como estudante e experiências de estágioPublication . Oliveira, RosaNeste trabalho analisamos as narrativas escritas de alunos do curso de Pedagogia1 sobre suas aprendizagens e experiências escolares com a matemática na trajetória enquanto estudante e como isso é retomado no momento de preparar e desenvolver atividades de regência de classes dessa disciplina para crianças (de 6 a 10 anos) dos anos iniciais do Ensino Fundamental no âmbito do Estágio da Docência. Os resultados apontam que quando aparecem falas sobre as experiências com a matemática, no período vivido enquanto estudante o conteúdo versa sobre os sofrimentos vividos nas aulas ou na realização de exercícios e/ou provas ou, em menor número, sobre as lembranças felizes, uma aula, assunto ou um professor marcante. No momento do estágio retomam essas vivências, o que os leva, em muitos casos, a procurar fazer de forma diferente de seus professores. Procuram contextualizar o ensino por meio de referências ao cotidiano das crianças. Demonstram preocupação com o lúdico em oposição às aulas cansativas que trazem na memória e com o uso de materiais manipulativos em oposição ao ensino centrado nas conceituações. Por vezes repetem os modelos que tiveram e se dão conta disso. Ao narrar essas experiências, confrontando suas escolhas quando se colocam no papel de professores em um processo construção e de tomada de consciência de seus saberes, os futuros professores assumem uma postura de autonomia frente ao próprio processo formativo. - In this paper we analyzed the narratives written by Education students about their learning and school experiences with mathematics in their formation as students and how it is resumed in the moment of preparing and developing classroom teaching activities is this area for children (from 6 to 10 years old) from Elementary School on their Teaching Internship. The results point that when springs the speeches about experiences with mathematics during the course, the content is usually about the pain suffered in classroom or in the accomplishment of tasks or tests, or in a smaller number about the happy memories, a class, a subject or an important teacher. At internship period they revive those memories which lead them in many cases to strive for doing it differently than their own teachers. They try to contextualize the teaching through references to the children’s everyday life. They demonstrate care to the ludic aspect in opposite to the tiresome classes that they have in their memories, and with the use of manipulative materials in opposite to conceptualization focused teaching. Sometimes they repeat the models they have and don’t realize that. By narrating those experiences confronting their choices when they put themselves in the teacher’s role in a process of building and becoming aware of their knowledge, the future teachers assume an autonomous posture on their own formation process.