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- Amenidades rurais - que contributo? Estudo de caso em territórios ruraisPublication . Ruivo, P.Nesta comunicação pretende-se apresentar e discutir os resultados preliminares de um inquérito realizado à população visitante das localidades rurais de Dornes, Castanheira e Ilha do Lombo, situadas na margem da Albufeira da Barragem de Castelo de Bode. O trabalho de campo realizado parece apoiar a possibilidade de construir estratégias de marketing dirigidas aos territórios rurais, baseadas na percepção da atractividade e dos benefícios sentidos no consumo das amenidades rurais inventariadas naquele território rural. Discutem-se, face aos resultados obtidos, diferenças entre segmentos de utilizadores destes territórios, justificadas pela procura de diferentes grupos de amenidades rurais, determinadas pelas preferências pela natureza e o sossego, a vida rural, o património construído, o património imaterial e o desporto e a recreação. Existem igualmente evidências que permitem identificar a existência de ligações afectivas como factor determinante da escolha do território e de alguma sazonalidade da visita. O principal desafio será o de proceder à integração dos diferentes elementos territoriais, vectores de valorização dos territórios rurais, para que, numa óptica de marketing, permita a adequação das intervenções da oferta em favor do incremento da atractividade dos territórios rurais.
- Uma experiência interdisciplinar na formação inicial de professoresPublication . Pierson, Alice; Freitas, Denise; Villani, Alberto; Franzoni, MarisaO objetivo deste projeto interdisciplinar, proposto na formação inicial de professores, é estimular e ajudar os futuros professores na elaboração conjunta de planejamentos e cooperar na sua execução. O programa para a preparação dos professores é concebido tendo em vista o desenvolvimento de novas competências que possam levar os professores a coletivamente produzirem conhecimentos sobre a realidade das escolas, a necessidade de saber negociar pontos de vista, perceber as diferenças, as singularidades, a complementaridade e as possibilidades e limitações de sua especialização para o diálogo com outros especialistas, respeitando as diferenças de linguagem e formas de olhar para o mundo, para reconhecer que o seu conhecimento é sempre parcial, uma vez que é parcial a possibilidade fixada pela área de especialização. Uma primeira interpretação da experiência leva à organização das seguintes necessidades a serem consideradas no processo de realização de uma experiência interdisciplinar na preparação dos professores: i) focalização do trabalho de intervenção sobre as múltiplas dificuldades dos futuros professores na elaboração de uma nova perspectiva de Ensino; ii) construção de uma sala de aula como contexto orientador e facilitador à construção de um ensino interdisciplinar; iii) orientação específica para pequenos grupos de licenciandos sobre aspectos cognitivos e subjetivos que irão ajudar a socialização dos seus membros; iv) modificação curricular e um esforço contínuo de reflexão dos responsáveis pelo projeto, no sentido de produzir manifestações concretas de interdisciplinaridade que possam se constituir num ancoradouro e referência para os futuros professores. - The aim of this new interdisciplinary project proposal in teachers’ initial training is to stimulate and help future teachers to elaborate joint planning and to cooperate in its execution. A program for teachers’ education is designed aiming at the development of new competences that may lead these teachers to collective knowledge production about the reality of schools. A first interpretation of the experiment leads to the identification of the following aspects to be integrated in teachers’ education process: i) focalization of the intervention work on teachers’ multiple difficulties in constructing a new view of teaching; ii) construction of a classroom context to guide and facilitate the construction of an interdisciplinary teaching; iii) specific guidance to small groups of graduates on cognitive and subjective aspects that will help the socialization of their members; iv) curricular modification and a continuing reflection effort by the project coordinators, in producing concrete manifestations of interdisciplinarity that will constitute an anchorage and a reference for future teachers.
- Crianças na rua: infância, trajectos de vida e práticas sociaisPublication . Fernandes, SaraTrata-se de uma comunicação simples, fala de gente simples que não percorre um caminho simples e para quem “o que há-de vir” não se perspectiva assim tão simples. Têm entre os seis e os dezasseis anos, e os seus percursos não são, de todo, trechos retirados dos contos de fadas que qualquer um de nós escreve para os seus filhos. Fruto de muitos estudos e investigações, reina, nos nossos dias, a teoria de que o indivíduo se desenvolve de acordo com um poder quase inverosímil de moldagem de identidade, predefinida por padrões impostos pela sociedade. Torna-se normal e apto quem obedece a um percurso linear de ascensão, e ganha direito a um rótulo de "aberração" social, todo aquele que se desvia desta norma que de uma forma normal se impõe. Noutras cidades de Portugal e do mundo chamam-lhes "meninos de rua", mas em Braga, cidade escolhida para a investigação, todos têm família, todos têm casa, mas em casa, "não se sentem em casa"... e então vêm para a rua. Reclamam para si um espaço nu, um espaço vazio, enchem-no; partilham tudo aquilo que não têm com outros que também não têm; aprendem códigos de (sobre)vivência pessoal e familiar num espaço que é no fundo o espaço de todos nós, mas que nenhum de nós reclama; dão-lhe cor, movimento, timbram-no, enchem-no. Numa dissertação em que se dá voz à(s) criança(s) em situação de risco, chocase constantemente com o adulto, com o poder público, capaz de discursos, ora de defesa e protecção à “vítima”, ora de impotência e passividade cúmplice perante o fenómeno, deixando revelar uma adaptação à fatalidade das suas causas e consequências. Num exercício académico que se foi tecendo a partir de uma partilha no terreno, crianças e eu, actores envolvidos nessa mesma partilha, ambos nos assumimos como sujeitos e objectos de um estudo, em que se à partida eu ocupava o lugar do protagonista, e eles, o dos actores convidados, à medida que o tempo ia passando, foi havendo como que uma redefinição, ou melhor, uma re-atribuição desses mesmos papéis. Sob o olhar crítico da Sociologia da Infância e partindo do contributo de uma dissertação de Mestrado pronta a apresentar em Setembro, observa-se e discursa-se o fenómeno crianças na rua, encontram-se algumas causas da sua emergência na sociedade dos nossos dias, descobre-se como se organizam estes actores nestes cenários que são os deles, percebem-se os rituais e as interacções que os mesmos protagonizam, e tentam achar-se algumas medidas de solução para um fenómeno em franca e preocupante expansão no mundo. - This is a simple communication, talking about simple people who are not taking a simple path and for who “Let’s see what happens” is not such a simple perspective. They are not adults; they are children, teenagers and youths. They are between six and ten, twelve years old and their paths are not paved with the fairy tales any one of us would write for our children. Nowadays, as a result of many studies and much research, the theory reigns that the individual develops in accordance with an almost improbable power moulding identity, predefined by standards imposed by society. Whoever follows this linear path of ascension is treated as normal and apt, while who ever deviates from this formal norm earns the right to a label of social “aberration. In other cities in Portugal and the world they are called “street kids”, but in Braga, the city under investigation, they all have a family; they all have a house, but in the house “they do not feel at home”… and so go to the street. They complain of a barren space, an empty space that they want to fill; sharing everything they do not have with others who do not have; they learn codes of personal and family survival in a space which is everybody’s space, but which none of us want; they give it colour, movement, personalising it, and filling it. In a dissertation, which gives a voice to the children at risk, it is a constant shock as an adult, that public powers, capable of speeches defending and protecting the victim, are impotent and passive accomplices in the phenomenon, revealing a fatalistic adaptation to its causes and consequences. In an academic exercise in which children and I were interwoven in an area of land, with both parties taking on the role of subjects and objects of study, in which from the start I occupied the position of protagonist, and they, the invited actors, with the passing of time, would be able to redefine or better still re-attribute the same roles. Under the critical eye of Child Sociology the phenomenon of street kids is observed and discussed and some of the causes of this emergency in our modern day society have been found. How these players are organised in these scenarios is discovered, while the rituals and interactions of the same are understood. Furthermore, there is an attempt to suggest some measures to resolve a phenomenon that is worryingly expanding worldwide.
- Repercussões dos comportamentos de bullying para a saúde e bem-estar das criançasPublication . Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta MarruazA relação com os pares na escola, assume um papel central no desenvolvimento das mais diversas competências sociais e relacionais da criança, na construção da sua auto- imagem, no seu nível de aceitação social e, em consequência, acarreta repercussões para a sua saúde (numa perspetiva biopsicossocial). Quando essa relação se caracteriza por interações agressivas e intimidativas (como é o caso do bullying), que pressupõem uma dialéctica relacional entre dois sujeitos, agressor e vítima, cujos papéis complementares reforçam, em certa medida, o comportamento de ambos, os riscos que decorrem para a saúde não devem ser menosprezados. Os resultados da presente investigação, obtidos numa amostra de 581 alunos do 3o ciclo de escolaridade da zona da grande Lisboa, demonstram que alunos agressores e alunos vítimas tendem a manifestar um perfil de saúde diferenciado, nomeadamente ao nível do auto-conceito, auto-estima, confiança em si e níveis de aceitação social. Observou-se, nestas variáveis, a tendência para os alunos vitimizados apresentarem níveis inferiores de saúde e bem-estar, que se traduzem num auto-conceito e auto-estima mais baixos, numa confiança em si mais fraca e em baixos níveis de aceitação social, quando comparados com os alunos agressores.
- What distinguishes potential entrepreneurs from people who not want to be entrepreneurs?Publication . Gaspar, FernandoEntrepreneurship has become an important subject for academics and for politicians all over the western world. Particularly for countries in the euro zone, whose ability to use demand side politics has been severely shortened, the need to improve economic growth through the stimulation of the aggregate supply is one of the priorities of these days. It is a reasonable assumption that increasing entrepreneurship is an important objective. The thing is HOW. What can governments do to increase the creation of new companies? A large number of studies have been published on this subject, many of them trying to contribute for answers to this question, and most of them studying successful entrepreneurs. That means most studies look at people who, not only decided to create their own companies but also succeeded at that activity. Most studies don’t look at people who created their own companies but failed. Rare studies look at people who decided not to become entrepreneurs. Following studies about entrepreneurial intentions this communication takes the data from such a study and tries to identify differences between a) people who say they want to be entrepreneurs and b) people who clearly say they do not want to create their own organization. So this communication looks at people who flat out say, at an early age (university final year students), they don’t want to be entrepreneurs. It tries to identify what distinguishes these people from the ones who want to be entrepreneurs and it tries to answer the question: why? Why don’t they want to become entrepreneurs? Are they concerned they will not be successful? Do they believe they will not be able to assemble the necessary resources? Are they unable to identify entrepreneurial opportunities? Do they think society values the entrepreneur’s role? Conclusions are drawn, based on this sample, concerning what governments, universities and other interface structures can do to change these people’s ideas about entrepreneurship.
- Implicações de algumas práticas enológicas na qualidade dos vinhosPublication . Mira, Helena; Leite, P.; Ricardo-da-Silva, J.; Curvelo-Garcia, A. S.
- Análise do empenhamento do educador: uma experiência de formação e supervisão no contexto de jardim de infânciaPublication . Luís, Helena; Calheiros, MariaO estudo que aqui se apresenta pretende descrever um processo de construção da qualidade no âmbito da supervisão da prática pedagógica reconhecendo a interacção como elemento central na aprendizagem (crianças e adultos). Partimos do perfil do empenhamento do adulto tal como definido por Laevers (1991) e utilizamos a escala de empenhamento do adulto para observar/medir/avaliar a interacção educativa entre adultos e crianças (Pascal e Bertram, 1999). Os resultados permitem obter dados de natureza quantitativa mas medem sobretudo os aspectos qualitativos do processo ensinar-aprender. Foram analisadas as potencialidades e dificuldades na utilização deste instrumento no âmbito da supervisão da prática pedagógica da formação inicial na perspectiva dos participantes. Considerou-se que esta estratégia de supervisão, tendo como ponto de partida a escala de empenhamento do adulto, na medida em que abriu caminho a um processo de formação profissional e pessoal (estagiárias e educadoras), contribuiu simultaneamente para um desenvolvimento qualitativo da instituição. - This study aims to describe a practice of pedagogical supervision of young children educators on their initial training, recognizing interaction between adults and children as a central element in learning. We used the Laevers concept of “engagement” and the Adult Engagement Scale (Pascal and Bertram, 1999) to observe/measure/evaluate the educative interaction between adults and children. The potentialities and difficulties of using this instrument in pedagogical supervision were analyzed. It was considered that this strategy of supervision, having as starting point the Adult Engagement Scale, contributed positively to the a process of professional learning (trainees and educators) and also for a qualitative development of the institution.
- Ixodofauna do Parque Natural das Lagoas de Cufada (Guiné-Bissau): dados preliminaresPublication . Rosa, Fernanda; Crespo, Maria VirgíniaOs ixodídeos da Guiné-Bissau e os seus hospedeiros foram alvo de vários estudos sistemáticos em meados e na última década do século passado, envolvendo principlamente as regiões do Norte e do Leste. Na região Sul, os dados são escassos e dispersos e reportam-se aos primeiros estudos efectuados para esta temática, neste país (Tendeiro, 1948). Integrado no estudo parasitológico do Parque Natural das Lagoas de Cufada, procedeu-se à colheita de ixodídeos em animais domésticos (Canis vulgaris e Bos taurus) e silvestres (Tragelaphus scriptus scriptus - ARCTIODACTYLA; Thryonomys swinderianus - RODENTIA; Kinixys belliana nogueyi - TESTUDINES) presentes no parque. Os ectoparasitas (PARASITIFORMES; IXODIDA) foram colhidos directamente da pele ou mucosas de animais capturados por armadilhas tradicionais e destinados a consumo das populações, ou indirectamente a partir da vegetação. A identificação baseou-se nas chaves adoptadas por Tendeiro (1947) e Travassos Dias (1989), nas descrições do género Rhipicephalus (Walker et al., 2000) e na morfologia das genitálias das fêmeas. Este estudo preliminar permitiu identificar exemplares pertencentes a Ixodes sp. (Thryonomys swinderianus); Amblyomma nuttalli e Hyalomma truncatum em Kinixys belliana nogueyi; Boophilus geigy e Boophilus sp. em Bos taurus; Rhipicephalus sp. (Canis familiaris; Tragelaphus scriptus scriptus; vegetação). A importância da continuidade deste estudo é salientada pela contribuição para o conhecimento da biodiversidade deste Parque Natural e pela intertransmissibilidade de algumas espécies de parasitas entre a fauna silvestre e doméstica local. Salienta-se ainda que a eventual transmissão ao Homem de alguns agentes patogénicos pelas espécies identificadas pode concorrer para agravar o estado de saúde das populações humanas que coabitam este espaço.
- New programmes for teachers professional development in Germany: the programme SINUS as a model for teachers' professional developmentPublication . Lindner, MartinSINUS ('Increasing the efficiency of science and mathematics instruction') was initiated in 1998 as a reaction to the comparably poor TIMS-Study results. Using the experience from SINUS several programmes with a similar structure were created in Germany, but only SINUS led to some dissemination activities on national level. This article describes the main characteristics of the programme and gives an overview of the evaluation results. - O Projecto SINUS ('Increasing the efficiency of science and mathematics instruction') foi iniciado em 1998 em reacção aos maus resultados obtidos no estudo internacional TIMSS. A partir da experiência do SINUS foram criados na Alemanha vários programas com uma estrutura semelhante. Contudo, apenas este programa conduziu a actividades de disseminação a nível nacional. Este artigo descreve as principais características deste programa e apresenta uma visão geral dos resultados da sua avaliação.
- A produção científica brasileira sobre as práticas de formação inicial e continuada de professores para educação infantil no período de 1996 a 2006Publication . Guimarães, Célia; Lopes, Claudia; Fernandes, Juliana; Sábio, Silvia; Rodrigues, Silvia; Toninato, TatianeO presente texto versa sobre pesquisa realizada entre agosto/2006 e novembro/2007 pelos alunos matriculados na disciplina “Praticas de formação do profissional de educação infantil” do Programa de Pós-graduação em Educação da FCT/UNESP. Trata-se de estado da arte da pesquisa sobre práticas de formação inicial e continuada em serviço de professores para educação infantil no Brasil a partir da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9.394/96 até 2006. O objetivo geral eleito foi dar visibilidade à produção brasileira sobre formação do professor de crianças pequenas e, sobretudo, analisar quais aspectos as pesquisas têm enfatizado relativamente a formação de professores. Assim, os objetivos específicos foram analisar as seguintes categorias: aspectos da formação docente e práticas formativas; papel do professor da educação infantil; aspectos, saberes e experiências necessários ao professor de crianças pequenas; a concepção de criança; função/finalidade social da educação infantil; concepção de educação infantil. A metodologia consistiu em mapeamento bibliográfico e seleção de trabalhos apresentados durante as reuniões da ANPED1 e trabalhos publicados em periódicos nacionais e internacionais na área de educação (Qualis A). A etapa de leituras e análises resultou na seleção de 17 trabalhos e na elaboração das 6 categorias de análise citadas. É possível apontar que o número de pesquisas no período (17) revela que a LDB/96 não impulsionou, como pressupúnhamos, as pesquisas relacionadas às práticas de formação do professor de crianças pequenas. Contudo, influenciou de modo particular os autores das pesquisas a respeito da visão de criança e da função da educação infantil. - This text refers to a research made by students enrolled at the “Childhood Education Professional Formation Practices” from FCT-UNESP Education Post-Graduation Program from August 2006 to November 2007. This research is a state of the art about the initial formation and in service continued education of childhood teachers in Brazil according to Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96 (Brazilian Educational Laws and Guidelines – LDB- 9.394/96) 2006. The main objective was emphasizing the Brazilian production related to the childhood teachers training, moreover analyzing which aspects have been considered relevant to teachers’ training. Thus, the specific objectives were analyzing the following categories: teacher’s training aspects and practices; childhood teacher role; knowledge and experiences necessary to the childhood teacher; the teacher’s concept of child; social role/objective of childhood education; concept of childhood education. The methodology was consisted of bibliographical mapping and selection of projects presented at ANPED2 meetings and also of papers published in national and international education journals (Qualis A). Reading and analysis resulted in the selection of 17 projects and in the elaboration of the 06 categories mentioned above. It is safe to say the number of researches in the period (17) reveals that the LDB/96 did not boost, as it was thought, the research related to the childhood teacher training practices. On the other hand, the authors of researches related to the view of child and to the childhood education role were specially influenced.