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Advisor(s)
Abstract(s)
Em nota introdutória apresentamos a evolução da pedagogia da escrita em três
abordagens distintas: a abordagem tradicional ou da transcrição, a que privilegia o
domínio da oralidade ou pedagogia de transcodificação e finalmente, uma abordagem
assente na reescrita. Para suportar a nossa perspectiva, servimo-nos dos contributos
referenciados a partir do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP),
explicitando as três fases de um processo de escrita: planificação, redacção e revisão.
Neste contexto consideramos essencial incluir o recurso às Tecnologias de Informação
e Comunicação (TIC) como forma de evidenciar o ensino e aprendizagem da escrita,
tendo por base o pressuposto de que as mesmas são parte integrante das sociedades
actuais e são essenciais para elevar o nível de literacia dos seus cidadãos.
Deste modo, revisitamos o contexto teórico e teórico-prático do uso dos recursos
digitais através de autores nacionais e internacionais e da apresentação de uma
proposta de actividade de escrita colaborativa com recurso às TIC e em que
procuramos salientar a importância deste processo: i) da relação dos alunos com a
divulgação do produto / processo do escrito, (ii) da ligação que se estabelece com os
referenciais do aluno (aquilo que o aluno já sabe) e (iii) a ligação com a restante
comunidade. - In the introductory note we present the evolution of writing pedagogy in three
different approaches: the traditional approach or the transcript, which favors the
dominance of orality or transcoding pedagogy and finally, an approach based on
rewriting. To support our perspective, we use the contributions referenced from the
National Program for Teaching Portuguese (PNEP), explaining the three phases of the
writing process: planning, writing and revision. In this context we considered essential
to include the use of Information and Communication Technology (ICT) as a way of
highlighting the teaching and learning of writing, based on the assumption that they are
an integral part of contemporary societies and are essential to raise the level of literacy
of its citizens.
Thus, revisited the theoretical context and theoretical and practical use of digital
resources through national and international authors and the submission of a proposal
for collaborative writing activities using ICT, we’d like to emphasize the importance of
this process: i) ratio of students to the dissemination of product / process of writing, (ii)
the link established with the references of the student (what the learner already knows)
and (iii) the link with the rest of the community.
Description
Keywords
Escrita Ensino Aprendizagem Processo de escrita Tecnologias de informação e comunicação
Citation
Teixeira,M., Novo,C. & Neves, E. (2011). Abordagens relevantes para o ensino da escrita - do papel ao digital. Revista Interacções,19(7),238-258
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação