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Abstract(s)
O estudo que aqui se apresenta pretende descrever um processo de construção
da qualidade no âmbito da supervisão da prática pedagógica reconhecendo a
interacção como elemento central na aprendizagem (crianças e adultos). Partimos do
perfil do empenhamento do adulto tal como definido por Laevers (1991) e utilizamos a
escala de empenhamento do adulto para observar/medir/avaliar a interacção educativa
entre adultos e crianças (Pascal e Bertram, 1999). Os resultados permitem obter
dados de natureza quantitativa mas medem sobretudo os aspectos qualitativos do
processo ensinar-aprender. Foram analisadas as potencialidades e dificuldades na
utilização deste instrumento no âmbito da supervisão da prática pedagógica da
formação inicial na perspectiva dos participantes. Considerou-se que esta estratégia
de supervisão, tendo como ponto de partida a escala de empenhamento do adulto, na
medida em que abriu caminho a um processo de formação profissional e pessoal
(estagiárias e educadoras), contribuiu simultaneamente para um desenvolvimento
qualitativo da instituição. - This study aims to describe a practice of pedagogical supervision of young
children educators on their initial training, recognizing interaction between adults and children as a central element in learning. We used the Laevers concept of
“engagement” and the Adult Engagement Scale (Pascal and Bertram, 1999) to
observe/measure/evaluate the educative interaction between adults and children. The
potentialities and difficulties of using this instrument in pedagogical supervision were
analyzed. It was considered that this strategy of supervision, having as starting point
the Adult Engagement Scale, contributed positively to the a process of professional
learning (trainees and educators) and also for a qualitative development of the
institution.
Description
Keywords
Formação inicial de educadores Supervisão pedagógica Empenhamento
Citation
LUÍS, Helena; CALHEIROS, Maria José - Análise do empenhamento do educador: uma experiência de formação e supervisão no contexto de jardim de infância. Revista Interacções. Nº9 (2008), p.66-79
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação