Mestrados da ESAS
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Mestrados da ESAS by Title
Now showing 1 - 10 of 121
Results Per Page
Sort Options
- Agricultura urbana no contexto educativo: a horta escolar na Escola Portuguesa de MacauPublication . Roque, Maria Isabel Teixeira de Andrade; Paulo, Ana Maria AmbrósioA investigação baseada na prática requer interdisciplinaridade entre os vários domínios científicos e bi-direcionalidade na comunicação entre sociedade e ciência. A pesquisa com base na ação participativa e no envolvimento das comunidades são atuais paradigmas da investigação. Macau é uma região urbana densamente povoada. As áreas verdes são escassas, o contacto das crianças e da população em geral com a natureza, com a agricultura e com a produção de alimentos, é praticamente inexistente. O presente trabalho seguiu uma metodologia de estudo de caso e foi realizado com base na realidade da Escola Portuguesa de Macau, Região Administrativa Especial de Macau. De modo a conhecer as motivações e ideias da comunidade escolar, relativamente a um potencial projeto de agricultura urbana na escola, efetuou-se um questionário a 177 estudantes, com idades entre 6 e 15 anos, e a 23 professores. Deste modo, a presente tese de mestrado com tema "Agricultura Urbana no contexto educativo: a horta escolar na Escola Portuguesa de Macau" integra agricultura urbana, produção de alimentos, educação e consciencialização ambiental.
- Agrio et emulsion - desenvolvimento de emulsões alimentares frutadas para valorização de matérias-primas regionais : morangoPublication . Ganhão, Sofia Margarida Manique; Lima, Maria Gabriela Basto deO trabalho enquadra-se no projeto Agrio et Elmusio, com o intuito de desenvolver novos produtos, creme de barrar de morango, valorizando matérias-primas regionais subaproveitadas com potencial de aplicação. Desenvolveram-se sete cremes de barrar, avaliados por um painel de provadores não treinado, que selecionou um protótipo final. Efetuaram-se análises físico-químicas, microbiológicas e proximal. Para estudar a estabilidade deste novo produto utilizaram-se duas tecnologias emergentes, radiação ionizante e hiperpressão. Os resultados obtidos para os cremes de barrar tratados e sem tratamento, não apresentaram diferenças significativas, o que sugere um efeito radioprotector dos constituintes da emulsão na inativação microbiana. As amostras não tratadas mantiveram-se estáveis e mostraram características microbiológicas satisfatórias, sob refrigeração a 5 C, após 3 meses, o que permitiu concluir que a estabilidade do produto poderá ser garantida pelas boas práticas de fabrico. Obteve-se um produto inovador, que não existe no mercado, com aplicações gastronómicas interessantes, já efetuadas em food pairing
- Agrio et emulsion - desenvolvimento de novos produtos vinagreiros para valorização de matérias-primas regionais: batata-docePublication . Ribeiro, Rúben Emanuel da Silva; Lima, Maria Gabriela Basto deEste trabalho insere-se no projeto Agrio et Emulsio: New products development (POCI-01-0145-FEDER-02583). É um desenvolvimento inovador de pickles fresh pack não fermentativo. O protótipo é um pickles extreme de batata doce laranja, tem como líquido de cobertura vinagre de vinho tinto e GIN GOTIK, edulcorado com açúcar mascavado e especiado com canela e pimenta preta. Realizaram-se Ensaios Tecnológicos em articulação com análises físico químicas, reológicas, microbiológicas e análise sensorial. O protótipo final foi submetido a Ensaios de Estabilidade, para avaliação da vida útil, onde se fez controlo de variáveis críticas (pH, AT e TSS), controlo microbiológico, controlo de Textura e Cor CIE L*a*b* e CIE C*Hº*. No decorrer desses Ensaios de Estabilidade verificou-se que o parâmetro determinante para a estimativa da Shelf Life para os pickles foi a Dureza. Deste modo, por aplicação da regra dos dois terços estimou-se que a validade deste produto seria 3 meses e 10 dias.
- Água na agricultura: um bem a preservar, um custo a rentabilizar: auditoria a um sistema de rega.Publication . Ferreira, José Nicolau Nobre; Adaixo, ManuelA produção de alimentos e o uso de água estão intimamente relacionados, sendo este o principal fator que limita a produção agrícola em vastas zonas do globo (FAO, 2012). O setor agrícola é o maior consumidor de água doce, tanto à escala global como nacional (Selborne, 2002), e, segundo o PNA, é responsável por cerca de 75% do consumo deste recurso em Portugal. Atualmente, em relação à temperatura do ar, verifica-se um aquecimento em todas as estações do ano, acompanhado de ondas de calor com maior duração. No tocante à precipitação, constata-se uma diminuição da precipitação anual, acompanhada, por vezes, de fenómenos extremos de precipitação no outono/inverno e de secas com maior duração na primavera/verão. É por isso expectável, pelo IPMA, que no futuro haja um aumento de temperatura e um decréscimo de precipitação. As consequências desta mudança climática estão-se já a verificar, a nível nacional, em que já há escassez de água nos meses de primavera/verão, altura em que ela é mais necessária para a agricultura (Pires, 2022). Face a este cenário, entende-se que se torna necessário rentabilizar a aplicação da água na agricultura, colocando-se o enfoque na melhoria de oportunidade de rega e da eficiência de aplicação. Há uma necessidade crescente de redução de perdas de água, por forma a se protegerem os recursos hídricos naturais e, consequentemente, o meio ambiente (DGDR, 2014). O objetivo deste trabalho consiste em elaborar um roteiro de auditoria à eficiência de um sistema de rega por aspersão, através de rampa polar. Para analisar a sua funcionalidade, fez-se em paralelo uma avaliação a um sistema de rega com rampa polar e comparou-se os resultados obtidos com a respetiva carta de rega. Apesar de só se conseguir ter acesso a um número reduzido de dados, estes foram suficientes para chegar a conclusões sobre a eficiência da aplicação da água nas regas efetuadas. Não se conseguiu quantificar os custos de aplicação de água em excesso nas regas, essencialmente custos energéticos, nem a dimensão da pegada ecológica da cultura, também por falta de dados para o efeito, embora se constatasse que houve rega excessiva.
- Análise dos fatores que influenciam o valor do pH em vitela e vitelãoPublication . Pereira, Catarina Sofia dos Reis; Raimundo, AntónioSão muitos os fatores que podem influenciar a qualidade da carne fresca de bovino e determinar a sua variabilidade. De todos os fatores, que se poderão considerar, desde a produção até ao abate até à comercialização, alguns poderão ser considerados de maior importância face a outros. Neste estudo foram analisados e caracterizados os fatores - tipo de produto, género, genética – raça ou cruzamento, idade, país de nascimento, país de criação, país de abate, matadouro, mês de abate – condições climáticas, dias após abate, peso morto a frio e fornecedor - que poderiam influenciar o valor final do pH, no músculo Longissimus dorsi de carcaças de bovino. As amostras foram provenientes de carcaças de vitelas e vitelões, com destino à desmancha e embalamento a vácuo, para posterior comercialização numa cadeia de distribuição de retalho. As medições do valor do pH foram feitas em condições comerciais, diariamente, fazendo parte integrante do sistema da qualidade e da segurança alimentar da sala de desmancha. De acordo com o valor do pH obtido e considerando os limites de referência do referido sistema, as amostras foram ou não consideradas como dando origem as carnes potencialmente dark, firm, dry. Das 33.505 amostras analisadas 218 (0,65 %) poderiam considerar-se amostras potencialmente dark, firm, dry (pH > 6,1). Verificou-se que os fatores com maior influência no valor do pH foram o género, a genética, a idade/tipo de produto, o matadouro, o mês de abate, o peso morto a frio e o fornecedor. No entanto, não foi possível obter uma visão clara da interação dos fatores país de nascimento, país de criação, país de abate e dias após o abate, na definição do valor do pH. Para a obtenção de dados mais precisos seria necessário isolar cada fator e estudá-lo individualmente.
- Aplicação do controlo estatístico do processo na definição dos limites de controlo numa indústria de condimentos e temperosPublication . Esteves, Ana Rita Mendes; Oliveira, Maria Adelaide MotaA qualidade tem evoluído significativamente no setor alimentar, devido ao aumento das exigências por parte dos consumidores, à legislação, ao desenvolvimento dos mercados e ao aumento da concorrência. Como suporte às organizações, foram desenvolvidas técnicas e metodologias de apoio à melhoria da qualidade. As cartas de controlo são ferramentas utilizadas no Controlo Estatístico do Processo, que permitem monitorizar o processo, prever as falhas e reduzir a variabilidade. A empresa Mendes Gonçalves, S.A., propôs a avaliação dos intervalos estabelecidos para os parâmetros dos seus produtos e, caso se revelasse necessário, efetuar a sua atualização. Com recurso a dados de histórico relativos a parâmetros de molhos, temperos e condimentos, elaborou-se cartas de observações individuais e das amplitudes móveis. Foram estudados diversos parâmetros relativos a 72 produtos, designadamente pH, viscosidade, teor de sólidos solúveis, consistência, cor, acidez, cloretos e densidade. A avaliação dos intervalos estabelecidos levou em muitos casos a propostas de atualização.
- Aplicação do referencial Oasis para avaliar a transição agroecológica de explorações da região do Ribatejo e do OestePublication . Luís, Margarida Almeida Santos do Vale; Coelho, Rosa SantosA população mundial continua a crescer e a tendência é manter-se assim. Atualmente, e analisando algumas projeções da FAO, o desafio é que até 2050 seja possível alimentar mais de nove mil milhões de pessoas, por isso é necessário inovar e, consequentemente, vem à tona vários tipos de agricultura sustentável, que é cada vez mais procurada por todo o tipo de explorações. Desta forma, e tendo em conta a enorme procura não só por parte do consumidor, mas também do agricultor, a agricultura sustentável vem responder de forma positiva e poderosa a este desafio. Ao serem adotadas práticas que respeitem o solo, preservem os recursos naturais, reduzam a enorme dependência de produtos químicos de síntese e promovam a biodiversidade, esta abordagem não só permite uma produção mais eficiente, mas também a criação de sistemas alimentares mais resilientes capazes de suportar e adaptar-se às alterações climáticas. Com este trabalho, pretendeu-se aplicar o referencial OASIS, “Original Agroecological Survey and Indicator System”, desenvolvido pela Agroecology Europe e avaliar a transição agroecológica de seis explorações distintas que procuram ter uma produção mais sustentável e, melhorar as suas práticas agroecológicas. Cada exploração é única, não só pela localização geográfica, mas também pelo tipo de produção e práticas adotadas em cada uma delas. Deste modo, foram escolhidas explorações localizada no Oeste e no Ribatejo e que fazem parte do Projeto RedeSusTERRA: Rede para promoção de práticas sustentáveis em sistemas agrícolas com impacto nos territórios (PRR-C05- i03-I-000093). As explorações localizam-se, uma em Alcobaça e produz Pêra Rocha, uma em Rio Maior produtora de tomate de indústria, duas no concelho da Golegã, no caso da exploração que iremos assumir como Golegã1, produz milho e a Golegã2 produz maioritariamente batata e milho, uma exploração em Almeirim que produz grão-de- bico, colza e cereais de outono/inverno e por último, uma exploração nas Abitueiras e Raposa que se dedica à produção de forragens e leite. Os resultados obtidos foram muito diversos o que permite fazer vários tipos de análises e perceber o que poderão melhorar. A exploração onde se verificou métodos e práticas mais sustentáveis é a exploração Golega1 e a que teve uma pontuação mais baixa e que consequentemente demonstra não ter em conta tantas práticas agroecológicas foi a de Rio Maior
- Avaliação da actividade antimicrobiana: exemplos de aplicaçãoPublication . Monteiro, Ana Sofia Lameira; Neves, AnaA importância da avaliação da actividade antimicrobiana foi o objectivo principal deste estudo. A avaliação da actividade antimicrobiana da planta Genista tenera revelou-se contra Listeria monocytogenes para os extractos de éter dietílico e acetato de etilo, e de éter dietílico em relação a Fusarium culmorum. O óleo de eucalipto mostrou actividade antibacteriana para Bacillus subtilis, Staphylococcus aureus e Escherichia coli; a actividade antifúngica foi conseguida para Botytris cinerea e Fusarium culmorum. Os compostos NX2 e NX18 demonstram actividade antibacteriana contra Bacillus cereus e B. subtilis. O composto NX2 foi eficaz contra Aspergillus brasiliensis e Fusarium solani e o composto NX18 foi eficaz contra F. culmorum. Verificou-se que a concentração mínima inibitória para NX2 e NX18 é de 4,7 μg/mL e 9,4 μg/mL, respectivamente, contra Bacillus cereus. Para NX2, NX13 e NX18 a concentração mínima inibitória foi, respectivamente, de 37,5 μg/mL, 150 μg/mL e 4,7 μg/mL contra Enterococcus faecalis.
- Avaliação da contaminação por Salmonella spp. em peitos de frango embalados em atmosfera protetoraPublication . Rosa, Luís Miguel Ferreira; Ana, NevesSegundo a EFSA as infeções por Salmonella são a segunda zoonose humana mais relatada na UE. O estudo avaliou a contaminação por Salmonella spp. em peitos de frango embalados em atmosfera protetora (120amostras), tendo sido controladas superfícies de contacto direto e indireto na sala de desmancha (60 amostras). As amostras de peito de frango apresentavam 6,7% e 11,7% de contaminação por Salmonella spp., respetivamente, no primeiro e no último dia de validade após a embalagem em atmosfera protetora. Nas amostras das superfícies recolhidas antes da laboração não foi detetada a presença de Salmonella spp. O estudo mostru que as salmoenelas presentes no peito de frango, não se relacionam com falhas de higienização das superfícies da sala de desmancha, sendo provalvelmente de vido a contaminações cruzadas, ao longo da linha de abate, desmancha, manipulação e embalamento. A embalagem com atmosfera protetora nã limitou o crescimento de Salmonella spp.
- Avaliação da legislação aplicada pelas Organizações de Produtores PecuáriosPublication . Mariano, Sandra Eugénia Cruz; Pereira, Ana SilvaEste trabalho apresenta uma análise à legislação que serve de suporte ao funcionamento das Organizações de Produtores Pecuários (OPP) e ao desenvolvimento do seu trabalho. Com a aplicação dos programas sanitários pretende-se aumentar os efetivos com estatuto sanitário oficialmente indemne, o que nos indica que a brucelose e a tuberculose estão controladas e é realizada a adequada vigilância da leucose, da peripneumonia contagiosa bovina (PPCB), das encefalopatias espongiformes transmissíveis (BSE e Scrapie) e da febre catarral ovina ou língua azul. As doenças de origem alimentar, relacionadas com a transmissão de agentes patogénicos dos animais vertebrados aos humanos (zoonoses), são controladas por entidades que promovem ações de controlo e fiscalização, apoiadas em legislação nacional e comunitária. Estas ações, em conjunto com o trabalho das OPP, mostram como a defesa da saúde animal promove a saúde humana, desempenhando um papel fundamental para a qualidade e segurança alimentar e permite a livre circulação animal para trocas intracomunitárias. Verificou-se que os produtores colaboram mais com o serviço prestado pelas OPP, promovendo a tão desejada aproximação aos outros países da União Europeia.