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- Voluntariado online : construção, partilha e descobertaPublication . Góis, Ana Catarina Asseiro da Luz Lopes Geraldes; Barbas, MariaO presente relatório teve como principal objetivo dar resposta à análise das funções introduzidas na plataforma e-raizes.redes, e tentar relacionar a interação dos vários eee’s (e-plataforma; e-comunicação; e-tutor e e-professor e outras valências) com os convidados e-especialista e e-professor voluntário. Nesta medida, assumiu como objeto de estudo a questão principal que lhe está inerente: “Será que se pode constituir um banco de e-especialistas e eprofessores voluntários, na plataforma e-raizes.redes, no âmbito do voluntariado científico online ao nível da educação?”. Nesta ordem de ideias, abordar o Voluntariado Online, numa perspetiva educacional, significa neste projeto direcioná-lo para a recolha de dados relevantes de modo a enriquecer a aprendizagem em formato e-learning. Todo o estudo, através de uma metodologia de estudo de caso, que decorreu durante o segundo ano do Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia, teve como eixo orientador a seleção de contributos de excelência no meio nacional e internacional. Importa salientar que visámos o Ano Europeu do Voluntariado 2011. Este projeto culmina com a descoberta da riqueza de se ser voluntário na plataforma e-raizes.redes, segundo o modelo de ensino e aprendizagem em e- Learning.
- Avaliação da actividade antimicrobiana: exemplos de aplicaçãoPublication . Monteiro, Ana Sofia Lameira; Neves, AnaA importância da avaliação da actividade antimicrobiana foi o objectivo principal deste estudo. A avaliação da actividade antimicrobiana da planta Genista tenera revelou-se contra Listeria monocytogenes para os extractos de éter dietílico e acetato de etilo, e de éter dietílico em relação a Fusarium culmorum. O óleo de eucalipto mostrou actividade antibacteriana para Bacillus subtilis, Staphylococcus aureus e Escherichia coli; a actividade antifúngica foi conseguida para Botytris cinerea e Fusarium culmorum. Os compostos NX2 e NX18 demonstram actividade antibacteriana contra Bacillus cereus e B. subtilis. O composto NX2 foi eficaz contra Aspergillus brasiliensis e Fusarium solani e o composto NX18 foi eficaz contra F. culmorum. Verificou-se que a concentração mínima inibitória para NX2 e NX18 é de 4,7 μg/mL e 9,4 μg/mL, respectivamente, contra Bacillus cereus. Para NX2, NX13 e NX18 a concentração mínima inibitória foi, respectivamente, de 37,5 μg/mL, 150 μg/mL e 4,7 μg/mL contra Enterococcus faecalis.
- e-Comunicação em espaço virtualPublication . Costa, Cátia Sofia Ferreira; Barbas, MariaO presente estudo e-Comunicação em espaço virtual, integra-se no âmbito do Projeto e-Raízes_Redes que tem como objetivos mostrar as potencialidades do Second Life® e compreender como este estimula a comunicação e a aprendizagem colaborativa, onde tentamos verificar a importância de um e-tutor em mundos virtuais e, também, o Facebook em oposição ao Moodle. A comunicação em espaço virtual tem vindo a evoluir com o surgimento de ferramentas como os Mundos Virtuais, Second Life® e as Redes Sociais, Facebook. Num ensino em formato e-learning, no ciberespaço, é possível recriar salas de aula com características de um ensino mais informal, onde os estudantes colaboram, cooperam, partilham e auto-aprendem. Desta forma, este estudo de caso realizado com o 1º e 2ºano do Mestrado de Educação e Comunicação Multimédia obteve resultados pertinentes na utilização destes ambientes virtuais em contexto do e-learning.
- A influência dos naturalistas franceses nos manuais escolares portugueses de ciências naturais: o caso das teorias da origem das espéciesPublication . Cavadas, BentoEsta investigação abordou a influência dos naturalistas franceses nos manuais escolares de Ciências Naturais portugueses, no que diz respeito à apresentação das teorias da origem das espécies. Com esse objetivo foram estudados cinco manuais escolares de Ciências Naturais representativos dos séculos XIX e XX, a partir de uma grelha com as seguintes categorias de análise: naturalistas franceses; natureza da ciência; História da Ciência. Os resultados obtidos mostram que as conceções criacionistas ou evolucionistas de vários naturalistas franceses foram aludidas frequentemente pelos autores dos manuais escolares. Essa abordagem foi realizada de acordo com perspetivas da natureza da ciência caracterizadas atualmente como positivistas ou pós-positivistas e recorrendo a fontes da História da Ciência.
- Voluntariado online : estudo de caso no Lar de Santo António da Cidade de SantarémPublication . Lourenço, Marcelina Baptista; Barbas, MariaNo âmbito da unidade curricular Seminário I e II desenvolvemos um projecto com o título “Voluntariado on-line – Estudo de caso do Lar de Santo António da Cidade de Santarém”, realizado no âmbito do Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Nos dias que correm, a evolução económica e social está dependente do desenvolvimento, implementação e uso das tecnologias de informação e comunicação, vulgarmente designadas por TIC. Fazendo uso destas, o voluntariado on-line poderá percorrer caminhos e alcançar metas anteriormente inalcançáveis. O desejável passa pela contribuição do indivíduo, por mais pequena que seja, no universo do voluntariado on-line, o que poderá ser um grande passo na realização pessoal. No contexto do voluntariado on-line, esta realidade é cada vez mais apelativa, podendo ser uma porta aberta para dar a conhecer e, ao mesmo tempo, divulgar necessidades inerentes. Por este motivo, entende-se que a apresentação de um Website organizacional é uma mais-valia e um factor a ter em conta. Tendo vindo a verificar-se uma maior divulgação das organizações/instituições através de Websites, o Lar de Santo António da Cidade de Santarém (casa que acolhe crianças e jovens do sexo feminino dos 3 aos 18 anos de idade, privados da sua vida familiar) não é excepção.
- Desenvolvimento de estratégia de formação para utilização de dispositivos supraglóticos: percurso formativoPublication . Ferreira, Isilda Maria DuarteEsta dissertação tem como objectivo ilustrar o desenvolvimento de uma estratégia de formação para utilização de dispositivos supraglóticos, em contexto de trabalho. Engloba as fases de planeamento, criação, implementação e avaliação, as quais permitem colmatar o défice de conhecimentos das práticas de Enfermeiros. Assim, houve que responder às seguintes questões: quais os conhecimentos essenciais a transmitir aos Enfermeiros para a utilização de dispositivos supraglóticos? Quais as estratégias a implementar na formação dos Enfermeiros para uma utilização adequada dos dispositivos supraglóticos? Como avaliar a eficácia da estratégia de formação para a utilização dos dispositivos supraglóticos? Este estudo baseou-se nos pressupostos da Investigação - Acção, em que a planificação, a acção e a reflexão se constituem como elementos estruturantes, sendo o seu carácter cíclico e dinâmico um atributo fundamental. O seu percurso desenvolveu-se a partir de um primeiro estudo, realizado em 2009, onde foi efectuado um primeiro processo de formação, o qual foi reformulado e aperfeiçoado, dando origem a um segundo estudo, no qual foi realizado um segundo processo de formação. Este segundo estudo constitui o corpo principal desta investigação. O tratamento das informações para validação do processo de formação foi efectuado com recurso ao desempenho dos Enfermeiros durante a manipulação dos dispositivos supraglóticos, recorrendo à estratégia da simulação em manequins. Concluiu-se que de forma evolutiva se pode criar e aperfeiçoar as estratégias formativas dos Enfermeiros em local de trabalho, recorrendo à metodologia de Investigação-Acção, contribuindo assim para uma progressiva melhoria da prestação de cuidados ao doente.
- O papel do e-professor na plataforma de e-learning e-raízes : redesPublication . Oliveira, Nuno Ricardo Lopes; Barbas, MariaPretende o presente projeto de investigação, O papel do e-professor: na plataforma de e-learning e-raízes.redes, perceber qual o papel e quais as funções no e-learning do professor, partindo do estudo de caso do e-learning na Escola Superior de Educação de Santarém na Unidade Curricular de Seminário I do 2º ano do Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia, do Instituto Politécnico de Santarém. Acompanhou-se, com recurso à observação direta, as atividades e funções da docente da Unidade Curricular e orientadora deste estudo, sendo também recolhidos, paralelamente, dados através de um questionário realizado aos estudantes, a propósito da utilização dos módulos disponíveis na plataforma de e-learning (e.raizes-redes). Procurou-se, ainda, compreender a dinâmica utilizada pelo e-professor neste formato de ensino, baseado na colaboração e na cooperação entre pares, sendo o professor um guia e orientador, com a responsabilidade de construir os e-conteúdos, encorajar, reconhecer e reforçar a aprendizagem dos estudantes, propondo e orientando discussões e reflexões sobre diversos temas e avaliando todo o processo de ensino-aprendizagem.
- Construção da plataforma de e-Learning do Instituto Politécnico de SantarémPublication . Gouveia, Valter Elias Garrido; Barbas, MariaO presente projeto de investigação com vista à Construção da plataforma de e-Learning do Instituto Politécnico de Santarém teve como finalidade a adoção de práticas pedagógicas adequadas que conduzissem a uma exaustiva exploração da plataforma de e-learning como suporte a atividades educativas. Averiguando e analisando a melhor forma de comunicar a distância, foi objetivo desenvolver um espaço orientado para e-professores e e-estudantes através do qual pudessem partilhar conhecimento e experiências. Planeamento, intervenção, avaliação e reflexão ditaram as etapas deste projeto, quer a nível tecnológico, quer a nível pedagógico. A concreta implementação da plataforma foi desenvolvida ao longo do 2º ano do Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia, envolvendo os mestrandos deste curso inscritos na Unidade Curricular de Seminário: Análise, concepção e produção de relatórios de estágio I, lecionada no formato de e-learning. Importa salientar que todo o ambiente de estudo subjacente a este projeto primou por responder ao Contrato de Confiança firmado entre o Governo e o Sistema de Ensino Superior Português, a 11 de Janeiro de 2010.
- Marginal intra-industry trade and adjustment costs:the Australian experiencePublication . Thorpe, Michael; Leitão, Nuno CarlosThe objective of this research is to investigate labour market adjustment associated with changes in Australia’s trade pattern over the period 1992-2000. Specifically the focus is on the so-called smooth adjustment hypothesis (SAH) which posits that, compared with interindustry trade, intra-industry trade (IIT) expansion is associated with relatively lower factor adjustment costs. A dynamic panel data approach (GMM-System) is employed. We find that there is a negative correlation between changes in employment and increased IIT. This result provides support for the SAH. Given the rise in IIT as a proportion of Australia’s overall trade during the period under review, the adjustment in labour markets stemming from trade liberalisation at that time is likely to have been less than otherwise expected.