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- Impact of the application of vegetable proteins and yeast extract in the chemical and aromatic profile of red winePublication . Costa, V.; Caldeira, I.; Torgal, i.; Mira, HelenaFining wines are used to ensure the physicochemical stability and prevent the formation of hazes and deposits. Several fining agents (gelatin, isinglass, bentonite, etc.) are used by winemakers. These products are animal proteins or of mineral origin. However, some strict vegetarians do not accept any beverage treated with products of animal origin. Consumers requirements have given origin to new alternatives to these products, such as proteins of plant origin and yeast extracts. This work aimed to evaluate the effect of four fining agents, two vegetable proteins [pea protein and patatin, a protein extract from potatoes (Solanum tuberosum)], one yeast extract and one gelatin, on phenolic composition, volatile composition and sensory profile. The fining agents were used at the minimum (D1) and maximum dosages (D2) suggested by the respective technical sheet. Unfined wine was used as a control (D0). The red wine 2015, was produced in the Escola Superior Agrária de Santarém winery, in Tejo region. The wine is a blend of Tinta Roriz, Syrah and Alicante Bouschet. Total phenolic Index (IPT), total anthocyanins (Ant) and total tannins (Tan), colour intensity (CI) and hue were determined according the International Organization of Vine and Wine (OIV). The turbidity was also evaluated. The analysis of the volatile compounds was done by GC-MS and the sensorial analysis was performed by five expert panellists, members of the ‘Comissão Vitivinícola Regional of Tejo (CVRTejo)’. The attributes of the wine, corresponding to the visual (limpidity and colour), nose (typicity, intensity and quality) and taste senses (typicity, intensity, persistence and quality, as well as the harmony (overall judgment). According the results obtained, the vegetable proteins and the yeast extract used did not influence the wine phenolic composition: IPT (60,04±2,735), Ant (443,96±22,32 mg/L), Tan (3034,33±189,89 mg/L), CI (10,54±0,47), Hue (0,711±0,017). However, the tannin content decreased in fining wines (untreated wine 3178,47±36,24 mg/L; D1: 2980,59±238,73 mg/L; D2 2943,96±154,27 mg/L). The turbidity decreased significantly in fining wines (untreated wine 2,53±0,00; D1 1,68±0,61; D2 1,12±0,47); the gelatin was the less efficient in the decrease of turbidity (2,10±0,46). The results indicate that the fining agents did not significantly remove isobutyl alcohol, isoamyl alcohols, acetoin, ethyl lactate, diethyl succinate, 2,3-butanediol-meso and 2,3-butanediol-levo, 1-hexanol, - butyrolactone, octanoic acid, 2-metil-propanoic acid, diethyl succinate, 2-phenylethanol and ethyl vanilate. As with regards to the hexanoic acid, the ethyl 3-hydroxybutyrate and the ethyl 3-methylbutyl succinate, these decreased when the treatment was carried out with patatin, pea protein or yeast extract. These results are in agreement with those obtained in the sensory analysis, in which the tasters did not detect significant differences between the wines treated with different fining agents.
- Impacto de uma sessão no 1.º Ciclo do Ensino Básico desperdício alimentar com recurso a um jogo onlinePublication . Correia, Marisa; Linhares, ElisabetePerante os desafios de uma sociedade em constante mudança, pautada pelos diversos avanços da ciência e da tecnologia, torna-se fundamental que a escola e os seus professores respondam de forma assertiva a todas estas demandas, tomando consciência do potencial que os recursos digitais podem ter no pro-cesso de ensino e de aprendizagem dos alunos. Um ensino centrado no aluno tendo por base o jogo online poderá contribuir para o seu envolvimento e des-pertar o seu interesse, refletindo-se nas suas aprendizagens. Partindo desse pressuposto, este estudo qualitativo procurou verificar qual o impacto de uma sessão de formação sobre desperdício alimentar com recurso a um jogo online em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para o efeito, em cada turma, a ses-são envolveu um primeiro momento de apresentação e discussão do tema se-guido da exploração de um jogo online intitulado “A família Consciência vai às compras” em grupos de alunos. O jogo foi concebido pelo Centro de Com-petência TIC de Santarém tendo por base os materiais pedagógicos desenvol-vidos pela equipa do projeto sensibilizar para o desperdício alimentar. No final do jogo, além da discussão promovida em torno da problemática, cada aluno respondeu a um questionário online para se aceder às suas perceções sobre a sessão. A professora titular de cada turma participante foi igualmente convi-dada a responder a um questionário online para avaliar a sessão. Participa-ram um total de 93 alunos e 4 professoras. Os dados obtidos permitiram verifi-car o jogo online promoveu a motivação e o interesse dos alunos ao longo de toda a intervenção. As docentes consideraram que o jogo digital envolveu os alunos por se tratar de um jogo interativo com uma linguagem acessível. Os jogos online poderão favorecer o processo de ensino-aprendizagem se devida-mente contextualizados e explorados em sala de aula.
- Estudo do SDQ1 de MARSH:auto conceito verbal, matemático e de aparência física em adolescentesPublication . Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; São João, Ricardo; Fonseca, CátiaEste estudo insere-se no âmbito da investigação educacional e com os dados analisados pretendemos contribuir para uma melhor compreensão do autoconceito ao nível do 3º ciclo de escolaridade. Perrenoud, Estrela e Estrela (1995) no seu livro Ofício de Aluno e Sentido do Trabalho Escolar, alertam para a falta de sentido do trabalho escolar. Segundo os autores uma fração dos alunos faz da necessidade virtude e realiza, sem dificuldade, o seu percurso escolar; outros resistem abertamente e desencadeiam a fúria dos que lhes querem bem; outros, ainda, conduzem-se a fenómenos cada vez mais presentes na realidade portuguesa como absentismo, abandono escolar e a indisciplina/violência. Podemos afirmar, de forma consensual, que erradicar estes fenómenos é utópico, mas a clarificação das suas causas pode contribuir para uma redução significativa e desejável segundo a literatura revisitada. Shavelson, Hubner e Stanton (1976), atribuem ao autoconceito um potencial de prognóstico dos comportamentos, igualmente referenciado por autores como Simões e Vaz Serra (1987) e Simões (1997) que reconhecem a influência do autoconceito no desempenho, bem como no autocontrolo pessoal, na coordenação de atitudes e comportamentos, surgindo, assim, como uma forma de quantificar variáveis como autocontrolo, a ansiedade e as expectativas dos sujeitos (Barros & Barros, 1999; Simões & Vaz Serra, 1987). A consciencialização da relevância e interligação da motivação com o sucesso escolar (Castañeiras, Guzmán, Posada, Ricchini, & Strucchi, 1999; Imaginário, Jesus, Morais, Fernandes, Santos, Santos & Azevedo, 2014) com a indisciplina e com o autoconceito tem conduzido a inúmeros estudos (Fonseca, Galinha & Loureiro, 2017a, Fonseca, Galinha & Loureiro, 2017b; Galinha; São-João & Fonseca (2018) com o objetivo de descobrir como envolver os alunos nas tarefas escolares de forma voluntária e consciente das suas potencialidades e importância para o seu futuro. Considerando que as perceções pessoais conduzem a um comportamento motivado (Cabanach, Arias, Pérez & González-Pienda, 1996), é relevante estudar a motivação e a sua interligação com o autoconceito dos alunos. A revisão da literatura aponta deste modo para a importância do estudo do autoconceito nos alunos 3º CEB. Trata-se de um estudo com uma abordagem quantitativa com central objetivo na avaliação de variáveis associadas ao autoconceito em adolescentes do 3º ciclo do ensino básico português. O presente estudo procura assim avaliar os valores de autoconceito apresentados pelos alunos inquiridos através da aplicação de uma escala de autoconceito nas suas subescalas (SDQ1 de Marsh) especificamente selecionadas para tratamento: verbal, matemático e aparência física. O SDQ1 de Marsh adaptado por Faria e Fontaine (1990) engloba ainda os seguintes domínios: assuntos escolares, relacionamento com os pares e relacionamento com os pais, competência física e autoconceito global. No presente estudo foi considerada uma amostra aleatória com 86 alunos tendo sido assegurada a confidencialidade e o anonimato dos participantes. Verificou-se a predominância do sexo masculino (51,2%). No que diz respeito ao perfil dos alunos (SDQ1 autoconceito/ indivíduos), pela confrontação dos valores do autoconceito observa-se que o autoconceito é superior em indivíduos do sexo feminino, não repetentes e com idade de 13 anos. Dever-se-á ter como referência a idade de 13 anos (valor modal), com frequência acentuada no sexo feminino (28 em 51 indivíduos). Embora os indivíduos com 16 anos apresentem valores de autoconceito superiores, são em número reduzido (no total 3) e todos do sexo masculino. A mensuração do autoconceito nas subescalas selecionadas para o tratamento verbal e matemático assumiram valores no intervalo [10;40] ao passo que na aparência física [21;72], apresentando esta última subescala uma maior amplitude (51). Os valores médios de autoconceito nas subescalas SDQ1 de Marsh para o tratamento verbal, matemático e aparência física, apresentados pelos alunos, foram respetivamente de: 24,3; 27,8 e 57,1. Os resultados obtidos nesta investigação permitem observar uma adequada dispersão dos valores sendo os dados úteis para futuros estudos.
- Rede Curricular Interdisciplinar: uma proposta para a integração entre a matemática e as ciênciasPublication . Cavadas, Bento; Mestrinho, NelsonA interdisciplinaridade é um tema central da reflexão sobre a renovação das abordagens pedagógicas em todos os níveis de ensino (Raynaut, 2018). A investigação mostra que há necessidade de contemplar experiências relacionadas com projetos interdisciplinares nos processos de formação inicial e contínua de professores (Lima & Ramos, 2017). O CreativeLab_ Sci&Math® é um projeto do Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais da Escola Superior de Educação/ Instituto Politécnico de Santarém (ESE/IPSantarém) que visa a inovação das práticas pedagógicas no ensino superior através da integração da matemática e das ciências na formação de professores. Contudo, o trabalho interdisciplinar é um processo complexo e de difícil concretização (Pombo, 2005) e a alteração do quadro disciplinar para um interdisciplinar continua a ser objeto de múltiplos debates e controvérsias (Raynaut, 2018). Para dar resposta a essa problemática, no enquadramento do CreativeLab_Sci&Math®, os docentes de Ciências da Terra e da Vida (CTV) e Modelação Matemática (MM) do 2.º semestre do 3.º ano do curso de licenciatura em Educação Básica da ESE/ IPSantarém (Despacho n.º 15080/2014), realizaram um processo de desenvolvimento curricular. Essa colaboração traduziu-se num conjunto de propostas de trabalho interdisciplinar no âmbito dos objetivos de aprendizagem das duas unidades curriculares que, posteriormente, originaram a construção do conceito de Rede Curricular Interdisciplinar (RCI).
- Organizações empáticasPublication . Galinha, Sónia Maria Gomes AlexandreEtimologicamente, o conceito de organização deriva do grego "organon" (orgão, instrumento) e o de empático deriva do grego "empathos" (estado de alma).
- A Social Business Model for Active Ageing:The Case of the Volto Já ProjectPublication . Bernardes De Oliveira, Sandra Margarida; Leal, Susana; Vivas, C.; Nascimento, João; Barradas, Luís Cláudio; Amaral, Marta; Rodrigues, Ana; São João, Ricardo; Santos, Cristina; Passarinho, Aldo; Ferreira, Maria ReginaThis paper presents the social business model of the VOLTO JÁ Project. The project aims to implement a senior social exchange programme in social economy organisations, seeking to promote tourism experiences for the elderly and highlighting active ageing. The business model is based on the sharing of resources to enhance the value proposition and will be supported by an information and communication technologies (ICT) platform. This research followed a two-phase data collection process. In the first phase, two focus groups were conducted with the participation of six social economy organisations (represented by their respective technical director) and ten academics. The goal in this phase was to understand the conditions they can offer and their willingness to have elderly people in the social exchange programme, and to develop key inputs for the social business model design. The model was built on the premise that the creation of social value is based on the sharing of existing resources. In the second phase, a third focus group was conducted with the participation of six social economy organisations (represented by ten professionals) and five academics. In this phase the aim was to validate the business model with relevant stakeholders.
- Virtual leadership in intercontinental projects:a case study of the University of Santiago LMS platform as an educational strategyPublication . Samartinho, João; São João, RicardoThe implementation of a Learning Management System (LMS) platform as a support to the course units of the degrees held at the University of Santiago (US), in Cape Verde, acts both as a project and an intercontinental challenge of educational and pedagogical exploration resources. At the same time it is an enhancer and bounding element of the education in an insular country formed by ten volcanic islands in the central region of the Atlantic Ocean, 570 kilometers from the western African coast. Due to the geographical dispersion of students, teachers and skilled technicians, distance teaching plays a major role in training, preparing an updating new professionals in different and diverse fields offered by the US. The implementation of an LMS platform project, which began in 2017 settles in a protocol of cooperation between two higher education institutions: the Polytechnic Institute of Santarém (IPSantarém) in Portugal and the University of Santiago located in the Santiago Island in Cape Verde. The project consists on development and personalization of a LMS platform to support teaching (degrees and masters) in e-learning and blended-Learning models. The platform, a constant work in progress, is hosted on the IPSantarém server and the needed training for teachers and skilled technicians to use it correctly has been given through blended-Learning with face-to-face sessions in Cape Verde. Regarding the stages of conception, implementation, operationalization and development of the US LMS platform, the priority is bringing institutions closer by fostering bonds of cooperation, a growing and consistent trust based on effective dialogue supervised by technical teams that promote the training of teachers and IT staff by exploring e-Learning and blended-Learning environments present in the platform. This virtual leadership strategy is based on the 3Cs rule (Communication, Confidence and Coordination), Samartinho et al. (2014). It leads to a strategic synergy between two institutions where language and cultural bonds between the two peoples are clear. To enhance success the project adopts a model based on the role of the virtual leader (e-Leader) and his virtual work teams using specific IT tools. This model called ´Model for the perception of the specific e-leadership skills and features in learning management systems environments´ was suggested by Samartinho (2014) for global projects with characteristics and technical constrains identical to the ones here presented. For a better understanding of the project, a timeline of its development is presented (June 2017 - May 2019). Furthermore, a summary of the failures detected as well of the solutions found will be The US LMS platform is an example of a successful project regarding implementation, development, training and spreading. It is on an assessment/development stage to ensure all the future training needs in the US degrees and for it to succeed the adopted model will be crucial. This project is also much benefited from the great commitment of all parts involved. The model used in this project is now expected to be adopted in future projects involving institutions from Africa, America and Asia where Portuguese is an official language.
- MotivaçãoPublication . Galinha, Sónia Maria Gomes AlexandreDo latim "movere" (movere). Conjunto de processos fisiológicos e psicológicos responsávei pelo processo de iniciação, manutenção e cessação do comportamento.
- O impacto de uma abordagem interdisciplinar nas atitudes sobre STEM de futuros educadores e professoresPublication . Santos, Raquel; Correia, MarisaAs mudanças na sociedade decorrentes do avanço das tecnologias digitais exigem o desenvolvimento de novas competências nos cidadãos que lhes permitam ser críticos, criativos e flexíveis. A aprendizagem baseada em projetos, envolvendo atividades de programação e robótica, permite aos alunos desenvolver as competências do século XXI e, em simultâneo, desperta o seu interesse para as áreas STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics). Assim, urge preparar os professores para integrar essas tecnologias na sala de aula, especialmente através de projetos interdisciplinares. Nesta comunicação, apresenta-se o impacto de uma abordagem interdisciplinar, usando a robótica, nas atitudes dos futuros educadores e professores em relação às STEM. O projeto foi desenvolvido ao longo de um semestre com uma turma da Licenciatura em Educação Básica e resulta da colaboração das docentes de duas unidades curriculares nos domínios da Matemática e das Ciências Físicas e Químicas. O estudo misto desenvolvido recorreu à aplicação de um questionário de atitudes STEM, à observação de aulas e à realização de uma entrevista de grupo focado, com o intuito de averiguar mudanças nas perspetivas de futuros educadores e professores. Os resultados indicam que a metodologia de projeto de natureza interdisciplinar para promover aprendizagens em Matemática e Ciências teve um impacto positivo nas atitudes dos estudantes em relação às STEM, especialmente no que concerne à integração da robótica.
- Estratégias neurodidáticas de motivação e envolvimento em sala de aulaPublication . Albuquerque, Maria; Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta MarruazTendo por base o conhecimento sobre a forma como o cérebro funciona e aprende, o presente relato descreve um projeto de investigação em curso, com a principal finalidade de procurar estratégias potenciadoras da motivação e envolvimento das crianças, suportadas pela neurodidática.