Browsing by Issue Date, starting with "2018"
Now showing 1 - 10 of 253
Results Per Page
Sort Options
- Bad plastics - Oceanos livres de plástico: participar na mudançaPublication . Linhares, Elisabete; Cavadas, BentoEsta atividade Inquiry, designada Bad plastics - Oceanos livres de plástico: Participar na mudança, foi concebida no âmbito do CreativeLab_Sci&Math do Instituto Politécnico de Santarém/Escola Superior de Educação de Santarém (IPS/ESES). O presente guião encontra-se organizado nos seguintes momentos de ensino: Engage, Explore, Explain, Elaborate, Exchange, Empowerment e Evaluate, adotadas do modelo dos 7E do módulo português do projeto IRRESISTIBLE (Reis & Marques, 2016) e destina-se a alunos do 12.º ano de escolaridade. Com este recurso didático procura-se que os alunos deem resposta à questão “Oceanos livres de plástico – Como posso contribuir para a mudança?”, sugere-se que os alunos realizem um conjunto de tarefas organizados nos diferentes momentos de ensino 7E. Os oceanos constituem, atualmente, um desafio global e uma prioridade para muitas nações do mundo, entre as quais os países da união europeia, sendo considerado como uma chave do futuro (Comissão Europeia, 2016). A escola é um dos intervenientes com um papel crucial na consecução dos objetivos estabelecidos na Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, designadamente na promoção da conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos. Texto descritivo: A presente atividade de Inquiry, envolve um conjunto de tarefas que visam envolver os alunos, de forma ativa, na construção de aprendizagens sobre a problemática da poluição dos oceanos pelos plásticos, através das etapas: Engage, Explore, Explain, Elaborate, Exchange, Empowerment e Evaluate, adotadas do modelo dos 7E do módulo português do projeto IRRESISTIBLE (Reis & Marques, 2016). Esta proposta de atividade é constituída por dois documentos, um guião do professor e um guião do aluno. Com este recurso, pretende-se que que os alunos desenvolvam conhecimentos, capacidades e atitudes de forma e: a) compreender a complexidade da problemática associada à presença de plásticos nos oceanos; b) identificar e caracterizar diferentes tipos de resíduos de plástico; c) distinguir e classificar os objetos que estão na origem dos plásticos existentes nos oceanos; d) formular hipóteses, realizar pesquisas, analisar e interpretar dados e resolver problemas; e)relacionar esta problemática com os seus impactos em diversos setores da sociedade e identificar formas de intervenção nesta área; f) utilizar as tecnologias de informação e comunicação; g) trabalhar em equipa, revelando capacidades de liderança, iniciativa, autonomia e cooperação; e e) mobilizar e integrar os conhecimentos científicos relevantes para tomar decisões informadas, mudar as suas atitudes e intervir na comunidade com vista à redução dos plásticos nos oceanos. É uma atividade que prioritariamente se destina a alunos do 12.º ano, podendo ser trabalhada em outro níveis de ensino mas com as adaptações necessárias. Para conseguir explorar um dos recursos digitais previsto nesta proposta de atividade, deverá ter instalado o Google Chrome (para ser possível utilizar o Google Earth) no computador. Todas as orientações e sugestões de exploração da atividade constam do guião do professor.
- Avaliação biométrica do terço posterior de bovinos de raça alentejana: resultados preliminaresPublication . Palma, R.; Vicente, António; Espadinha, P.; Carolino, NunoThe biometric evaluation is an evaluation method that aims to know the size of the animals from the measurement of several biometric elements. This type of evaluation should be associated with linear evaluation to understand which animals have desirable characteristics related to growth and muscular development. The aim of this study was to perform a biometric evaluation of the backpart of Alentejana cattle portuguese breed; the specific objectives were to perform measurements of various elements of the animal, like thoracic perimeter, body length, width and length of the rump. This work has been carried out so far in several farms affiliated with the breeders association (Associação dos Criadores de Bovinos da Raça Alentejana), based in Herdade da Coutada Real in Assumar, Monforte, between April and June 2017. 134 animals were measured during this period but a wider database was used, with information from 1342 animals from the breeder´s association, with measurements and presenting global reference values: the height at the withers (1,34±0,60m in females and 1,50±0,02m in males), the body length (1,617±0,900m in females and 1,77±0,02m in males), the thoracic perimeter (2,057±0,900m in females and 2,373±0,046m in males), the rump length (0,558±0,430m in females and 0,626±0,009m in males), the outside rump width (0,557±0,004m in females and 0,734±0,059m in males) and the hip-femural width (0,492±0,060m in females and 0,548±0,014m in males). From the results obtained we concluded that there was a positive evolution over the years, related to the animal’s size and conformation and we noticed a great homogeneity between animals, which is justified by values of standard deviation (between 0.030 and 0.207) and coefficient of variation low (between 5.8% and 14%). This type of evaluation is still rarely used by breeder’s associations, but there is expected that their use will help them in the selection and breeding of animals, when associated with other selection methods, like linear evaluation.
- Effect of glide on neuromuscular adaptation in breaststroke swimming: a case study of an elite swimmerPublication . Conceição, Ana; Frédéric, Puel; Louro, Hugo; Morgado, Sónia; Seifert, LudovicThe aim of this case study was to examine the upper and lower limbs muscular responses of one elite breaststroke swimmer at three different glide and speed conditions, to understand how strength and condition could be optimized during training. Surface electromyograms (sEMG) were collected in biceps brachii (BB), biceps femoris (BF), deltoid anterior (DA), gastrocnemius medialis (GM), pectoralis major (PM) rectus femoris (RF), tibialis anterior (TA), and tríceps brachii (TB) during 18 x 25 m breaststroke trials performed at three different glide( normal, maximal, minimal) and speed (70, 80 and 90% of maximal speed) conditions. Each trial required an individually imposed swimming speed corresponding to 70, 80 and 90% of the swimmer maximal speed and a specific glide condition: minimal glide, normal glide and maximal glide. In maximal glide, higher participation of TB and DA and TA, RF, and GM muscles. In normal glide, a significant higher participation of all the muscles occurred, except for GM. In minimal glide, a significant higher participation of all the muscles occurred, except for the PM. We have also found that swimming at 90% of maximal speed led to significant higher use of the BB and PM muscles, for the upper limbs and BF and TA muscles for the lower limbs. In conclusion, the swimmer recruited different muscles as increasing his swimming speed and when gliding differently than normally. It suggested that strength and condition should be trained for various swimming speeds associated to various conditions of glide to ensure behavioral adaptability in competition.
- Validation of the Behavioral Regulation Sport Questionnaire in portuguese athletesPublication . Monteiro, Diogo; Moutão, João; Cid, LuisThe purpose of this study was to translate and validate the Behavioural Regulation in Sport Questionnaire (BRSQ), using confirmatory factor analysis, with a total sample formed of 940 athletes (n = 232 female and n = 708 male), from different sports: football (n = 623), basketball (n = 202), athletics (n = 43) and swimming (n = 72), participating in the categories of iniciated, juvenile, junior and senior, with an average of (M = 17.63; SD = 4.32) years. The results support the suitability of the model (6 factors/24 items), showing an adjustment fit to the data for this sample (S-B χ² = 1308; df = 237; p = .001; SRMR = .059; NNFI = .895; CFI = .901; RMSEA = .066; 90%IC RMSEA = .066-.070). As for the individual parameters, the items factorial weights present acceptable values, factor loadings varied (between .49 to .84), and acceptable values of internal reliability, convergent and discriminant validity’s. Those findings allow us to conclude that the Portuguese version of the BRSQ can be used with high confidence to evaluate de motivation regulation in the sport context.
- Dynamical analysis of the interaction between object location and hand use in a midline crossing task in children with trisomy 21Publication . Catela, David; Abreu, Ana; Seabra, Ana PaulaObjective: The aim of the study was to analyze the influence of spatial constraints on the hand use in children with trisomy 21. Methods: Participants were 31 children with trisomy (13.35 ± 2.78 years old, 18 girls) (T21) and 38 children with typical development (8.62±.79 years old, 22 girls) (TD), with similar APGAR scores at birth (1 mn and 5 mn), but with significantly different mental age in Goodenough test. Children grasped seven colored Styrofoam balls in a semi-circumference arraying; in a pseudorandom condition (R) and in a scaling condition (increasing sequence [IS]- from left to right hemispace; decreasing sequence [DS]- from right to left hemispace). Results: In the R, TD displayed a significantly greater frequency of midline crossing than T21, as in the DS; but not in the IS condition. T21 showed significantly larger hysteresis in the left hemispace, as well as in the midline location, but not in the right hemispace. In R, IS and DS, no significant differences were observed between TD and T21 in the frequency of left-hand use. Conclusion: Spatial constraints highly determined T21 hand-use, as clearly expressed in the pattern of midline crossing and of hysteresis. In T21, the scaling procedure permitted the detection of patterns of interaction among spatial and intrinsic constraints, that the traditional R procedure would not. This perceptual-motor pattern of behavior should be considered as criteria in the planning of perceptual-motor intervention for children with T21. We propose the “task constraints attunement hypothesis”, suggesting that T21 children (and, probably others with developmental problems) reveal more left-handedness and less asymmetry because they are compelled to use the hand in accordance with spatial constraints.
- Verdades ou consequências na análise sensorial da carnePublication . Raimundo, AntónioAnálise do que está implicado na análise sensorial da carne, em diferentes situações e como obter resultados consequentes e adequados à realidade tecnológica
- A qualidade percebida do ponto de vista dos utentes de piscinasPublication . Silva, A.O objetivo deste capítulo é realizar uma reflexão sobre as variáveis que podem contribuir para uma adequada gestão ao nível da função de marketing, tendo em vista a concretização dos objetivos das organizações desportivas, sejam elas, uma empresa ou uma entidade pública. Depois de uma introdução e enquadramento do tema, o capítulo integra a exploração do conceito de qualidade e as quatro perspetivas de qualidade, o conceito de qualidade de serviço e o que significa a qualidade em Serviços. Num segundo momento é apresentado o conceito de satisfação e as relações existentes entre a qualidade e a satisfação, e entre a satisfação e lealdade. Num terceiro momento aborda-se a necessidade de medição da qualidade em piscinas e apresenta-se uma proposta de questionário para avaliar a qualidade percebida em piscinas. na parte final apresentam- -se as implicações para a gestão que o tema encerra.
- Literacia em saúde dos jovens sobre alimentação, tabaco, álcool e sexualidade: uma scoping reviewPublication . Figueiredo, Maria; Esparteiro, Maria Joao; Amendoeira, JoséQuestão: Qual a literacia em saúde dos jovens sobre alimentação, tabaco, álcool e sexualidade? Objetivo: Analisar a literacia dos jovens sobre alimentação, tabaco, álcool e sexualidade, em meio escolar. Background A literacia em saúde baseia-se em competências de comunicação e de conhecimentos, que permitem aos cidadãos fazer escolhas informadas sobre saúde e criar um ambiente salutogénico. Cerca de 50% dos adultos em oito países europeus apresenta uma baixa literacia sobre fatores de risco, sendo fundamental capacitar os jovens, no âmbito da alimentação, tabaco, álcool e sexualidade. Materiais e métodos: A população íntegra jovens com idades entre os 13 e os 18 anos. Conceitos: literacia em saúde, alimentação, tabaco, álcool e sexualidade. Os estudos são de tipo quantitativo, qualitativo e misto. A expressão de pesquisa interliga os descritores MeSH: health literacy AND healthy diet OR obesity AND alcohol use OR alcohol abuse AND tobacco use OR tobacco abuse AND sexuality. Pesquisa efetuada no dia 27/06/2018 nas bases de dados - plataforma EBSCO (CINAHL complete; Nursing & Allied Health Collection Comprehensive; MEDLINE complete e Proquest, com os limitadores: texto integral, publicado de 01/01/2013 a 31/01/2018, jovens (13-18 anos), qualquer autor é enfermeiro. Resultados: Os estudos foram selecionados com base no PRISMA e, instrumento de Joanna Briggs Institute, garantido a sua qualidade metodológica. Foi incluído um estudo que releva intervenções para a literacia em saúde. Conclusão A evidência científica demonstra uma baixa literacia em saúde dos jovens, sobre tabaco, dando sugestões de estratégias de intervenção, como: iniciativas e programas nas escolas e na família. Referências Matos, M.G; Simões, C; Camacho, I; Reis, M. & Equipa Aventura Social (2015). A saúde dos adolescentes portugueses em tempos de recessão. Relatório do estudo HBSC 2014. Lisboa: Centro de Malária e Outras Doenças Tropicais /IHMT/UNL e FMH/ Universidade de Lisboa. Pelikan, J. M.; Röthlin, F.; Ganahl, K.; (2012). Comparative report of health literacy in eight EU member states. The European Health Literacy Survey HLS-EU.
- Estratégias para a promoção de competências culturais nos estudantes de enfermagem com famílias imigrantesPublication . Reis, Alcinda; Spinola, AnaOs cuidados prestados a pessoas/famílias imigrantes representam muitas vezes dificuldades sentidas pelos profissionais na promoção da sua saúde, quer na comunidade quer nas organizações prestadoras de cuidados. O relato desta preocupação pelos enfermeiros, está na base de estratégias pedagógicas adotadas ao nível da formação em Enfermagem. Reflete-se o desenvolvimento de competências culturais nos estudantes da licenciatura, a partir da análise de narrativas de situações reais da prática clínica de enfermeiros, mobilizadas como estímulo. Emergem aprendizagens para os estudantes, associadas à clarificação de valores, costumes, crenças e práticas de saúde de pessoas/família imigrantes mas também dos seus próprios, que identificam como transponíveis para o contexto clínico.
- The Second Triennial Systematic Literature Review of European Nursing Research: Impact on Patient Outcomes and Implications for Evidence-Based PracticePublication . Richards, David A.; Hanssen, Tove Aminda; Borglin, Gunilla; Amendoeira, JoséEuropean research in nursing has been criticized as overwhelmingly descriptive, wasteful and with little relevance to clinical practice. This second triennial review follows our previous review of articles published in 2010, to determine whether the situation has changed.