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- Bullies, victims and bully-victims:Impact on health profilePublication . Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz; Coelho, Joaquim; Nicholas-Fischer, GustaveBullying affects an important number of students in school today. Following the concept of health defended by the World Health Organization (WHO), which focuses on physical, mental and social well-being, in this paper we will present some results of a study concern- ing the relation between involvement in bullying and some health behaviors (self-esteem, mental health, psychosomatic symptoms and substance use). Data were collected from a random sample, using the Health Behaviours in School-Aged Children (HBSC) used by the WHO, the Susan Harter Self-Perception Profile for Adolescents, a Peer Nomination Inventory and a Sociometric Questionnaire. A total of 581 Portuguese adolescents aged 12 to 17 years, who attended eleven public middle schools in the Lisbon region, were selected. The students were defined as bullies, victims, bully-victims and not involved, on the basis of the Peer Nomination Inventory. Results show a connection between these four groups and some health behaviors, providing a distinctive profile for each one. In general, bullies show a more positive health profile compared to victims, with the exception of substance use. Bully-victims show the most controversial profile, similar to bullies in their higher levels of self-esteem and self-confidence, but also similar to victims in their higher levels of rejec- tion and weakness. - O bullying afeta atualmente um número considerável de alunos na escola. Baseando-nos no conceito de saúde defendido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que se focaliza em aspetos físicos, mentais e sociais dos sujeitos, neste artigo apresentam-se alguns resultados de uma pesquisa sobre a relação entre o envolvimento em comportamentos de bullying e alguns comportamentos de saúde (autoestima, saúde mental, sintomas psicossomáticos e consumo de substâncias). Os dados foram recolhidos a partir de uma amostra aleatória, recorrendo ao questionário Health Behaviours in School-Aged Children (HBSC) da OMS, ao questionário Susan Harter Self-Perception Profile for Adolescents, a um Questionário de Nomeação dos Pares e a um Questionário Sociométrico. Foram selecionados 581 alunos com idades entre os 12 e os 17 anos, de onze escolas públicas da região da grande Lisboa. Tendo por base o Questionário de Nomeação dos Pares, os alunos foram categorizados como agressores, vítimas, vítimas-agressivas e não envolvidos. Os resultados demonstram uma relação entre estes quatro grupos de alunos e alguns comportamentos de saúde, fornecendo um perfil distinto para cada um. À exceção do consumo de substâncias, os alunos agressores manifestam um perfil de saúde mais positivo comparativamente aos alunos vítimas. Os alunos vítimas-agressivas evidenciam o perfil de saúde mais controverso, semelhante aos agressores nos seus elevados níveis de autoestima e de autoconfiança, mas também semelhante às vítimas nos seus elevados sentimentos de rejeição e de incapacidade.
- Kinematic analysis of gait in the second and third trimesters of pregnancyPublication . Branco, Marco A. C.; Santos-Rocha, Rita; Aguiar, Liliana; Vieira, Filomena; Veloso, AntónioThe kinematic analysis of gait during pregnancy provides more information about the anatomical changes and contributes to exercise and rehabilitation prescription. The purposes were to quantify the lower limb kinematics of gait and to compare it between the second and third trimesters of pregnancy and with a control group. A three-dimensional analysis was performed in twenty-two pregnant women and twelve nonpregnant. Repeated Measures and Manova tests were performed for comparisons between trimesters and between pregnant and controls. The walking speed, stride width, right-/left-step time, cycle time and time of support, and flight phases remain unchanged between trimesters and between pregnant and controls. Stride and right-/left-step lengths decreased between trimesters. Double limb support time increased between trimesters, and it increased when compared with controls. Joint kinematics showed a significant decrease of right-hip extension and adduction during stance phase between trimesters and when compared with controls. Also, an increase in left-knee flexion and a decrease in right-ankle plantarflexion were found between trimesters. The results suggested that pregnant women need to maintain greater stability of body and to become more efficient in locomotion. Further data from the beginning of pregnancy anthropometric data may contribute to the analysis.
- O porco Malhado de Alcobaça : importância da sua conservação e divulgaçãoPublication . Vicente, António
- Concepções de ambiente de futuras professoras portuguesas: um estudo de casoPublication . Correia, MarisaNos últimos anos, a investigação realizada na área da educação ambiental tem apontado as concepções de ambiente de alunos e de professores como um dos maiores obstáculos à consecução dos objetivos da educação ambiental no sistema educativo formal. Este artigo relata um estudo que teve como objetivo analisar as concepções de ambiente de um grupo de 32 estudantes que frequentavam um curso de formação de professores numa instituição de ensino superior portuguesa. A recolha de dados consistiu na resposta a uma questão aberta sobre o que os participantes entendiam por ambiente. Os resultados indicam que, maioritariamente, as estudantes apresentam concepções que refletem a ideia de ambiente como um objeto e não como a relação entre o mundo natural e os sistemas sociais, como tem sido defendido na literatura.
- Readjusting trade-offs among criteria in internal ratings of credit-scoring:an empirical essay of risk analysis in mortgage loansPublication . Ferreira, Fernando A. F.; Spahr, Ronald W.; Gavancha, Irina F. M. D.; Çipi, AmaliCredit-scoring becomes increasingly important in poor economies and recessions. Decreasing liquidity due to reduced access to both money and debt markets has induced banks to impose restrictions on offering credit, including credit for mortgage loans. In this paper we analyze the internal rating system used by one of the top-five banks in Portugal, and propose a methodological framework which, based on an application of the Delphi technique, allows adjusting trade-offs among evaluation criteria and provides decision makers with a fairer, more accurate and transparent mortgage risk evaluation system.
- Caracterização reprodutiva e produtiva de um sistema de produção de coelho bravo subespécie Oryctolagus cuniculus algirusPublication . Baptista, J. P.; Miguel, M.; Azevedo, PaulaNo efectivo reprodutor constituído por 171 fêmeas e 31 machos da subespécie Oryctolagus cuniculus algirus, alojados no mesmo pavilhão em jaulas individuais e sujeitos ao mesmo regime alimentar, foi utilizado o maneio reprodutivo em banda semanal de cerca de 30 reprodutoras a que correspondeu um total de 20 bandas, considerando-se cada uma delas como uma unidade experimental. As fêmeas foram injectadas, por via intramuscular, com 25 UI de eCG (equine Corionic Gonadotrophin) ao 11º dia pós-parto, com o objectivo de indução e sincronização do cio. A beneficiação foi realizada ao 13 º dia, por cobrição natural. Os desmames efectuaram-se entre os 35 e 40 dias. Das 594 cobrições realizadas entre os meses de Janeiro e Agosto de 2010, resultou, para o total das bandas, uma taxa de fertilidade de 57,16% ±15,00 com o valor mais elevado em Abril (82,90%), uma prolificidade de 4,67±0,86 láparos com o valor mais alto no mês de Abril (6,10) e uma fecundidade de 2,68±0,94 láparos sendo mais elevada no mês de Junho (4,00). As taxas de mortalidade ao parto e aleitamento foram de 14,18%±17,14 e de 28,76%±16,32 respectivamente, com os valores mais baixos a serem registados em Janeiro (0,00 % e 6,90%, respectivamente). O número médio de láparos desmamados foi de 1,98±0,89 animais, com um valor mínimo de 0,50 e máximo de 3,20 animais. Consideramos que o coelho bravo produzido em cativeiro apresenta baixos índices reprodutivos e produtivos. Contudo, este sistema de produção poderá ser utilizado com o objectivo de repovoamento de zonas de caça.
- Atividade Física e Saúde Mental Efeitos de um Programa de Exercício Físico em Sujeitos com Diagnóstico Clínico de Perturbações do Humor e PsicóticasPublication . Jesus, AlexandraResumo O objetivo do presente estudo foi analisar os efeitos que um programa de exercício pode ter na saúde física (indicadores antropométricos e da função cardiorrespiratória) e mental (satisfação com a vida, vitalidade subjetiva, autoestima global e estados de humor positivos – vigor e negativos – depressão) de sujeitos com diagnóstico de perturbações de humor e psicóticas. Participaram neste estudo 5 indivíduos (n=5), de ambos os géneros (3 femininos; 2 masculinos), com uma média de idades de 41,20 ± 14,27 anos e com um diagnóstico prévio de psicose, nomeadamente, doença bipolar e esquizofrenia. Os participantes encontravam-se em processo de reabilitação, em regime de Hospital de Dia no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, do Hospital Distrital de Santarém. Os instrumentos utilizados para avaliar os indicadores de saúde mental foram: a Satisfaction With Life Scale (SWLS: Diener, Emmons, Larson & Griffin, 1985), para avaliar a satisfação com a vida; a Subjective Vitality Scale (SVS: Ryan & Frederick, 1997), para avaliar a vitalidade subjetiva; a a Rosenberg Self-Esteem Sclae (RSES: Rosenberg, 1965), para avaliar a autoestima global; e ainda a Profile of Mood States (POMS: McNair, Lorr & Droppleman, 1971), para avaliar os estados de humor. No que respeita aos indicadores de saúde física foram utilizados: Estadiómetro e Balança (altura e peso), Aparelho de Bioempedância – Tanita BC545 (massa gorda) e Analisador de Gases K4 (consumo máximo de oxigénio e frequência ventilatória). O programa de exercício físico foi desenvolvido durante 12 semanas, com três sessões semanais, e duração de 45 a 60 minutos cada, constituído por uma caminhada (30 minutos efetivos), na qual era controlada a intensidade de exercício. Para analisar os grupos (experimental e placebo), em função das variáveis de estudo, utilizamos os testes não paramétricos, nomeadamente, o teste de Mann Whithey (U) para comparar diferenças entre avaliações e o teste Wilcoxon (W) para comparar diferenças entre grupos. O nível de significância adotado foi de p≤.05. Os principais resultados mostraram que não houve diferenças estatisticamente significativas nas variáveis estudadas, quer entre avaliações, quer entre grupos, concluindo-se que o programa de exercício implementado não teve qualquer efeito na saúde física e mental dos sujeitos com perturbações do humor e psicóticas. No entanto, estes resultados devem ser interpretados também em função das limitações e constrangimentos ocorridos durante o estudo, em especial no que diz respeito ao número final de participantes do programa.
- Intervention programs for the prevention of smoking in children and adolescents: A systematic literature reviewPublication . André, Clara; Amendoeira, José
- As conceções dos alunos do 1.º CEB sobre a origem das espécies/The conceptions of primary school students about the origin of speciesPublication . Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Silva, Filipa; Blindorro, Joana; Gomes, Mara; Clemente, Rita; Santos, SaraEste estudo exploratório visou diagnosticar as perspetivas dominantes sobre a origem das espécies nos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Utilizou-se como instrumento de recolha de dados, desenhos elaborados por crianças, acompanhados por uma explicação textual desses desenhos e um inquérito simples para possibilitar uma melhor interpretação dessas representações iconográficas. Participaram neste estudo 125 alunos do 1.º CEB, de três turmas do 3.º ano e três turmas do 4.º ano de escolaridade de uma escola do distrito de Santarém e outra do distrito de Coimbra, com idades entre os 8 e 11 anos. Os dados mostram que as respostas dadas ao inquérito, predominantemente evolucionistas, não estão totalmente de acordo com os desenhos realizados pelos alunos, predominantemente criacionistas. Muitos alunos desenharam a origem das diferentes espécies através de um ato divino efetuado por um ser superior ou que este é a causa da evolução (Intelligent Design). No entanto, é de salientar que embora os desenhos indiquem uma forte aproximação a uma explicação não aceite no meio científico (criacionismo), muitas crianças também ilustraram corretamente que as espécies evoluíram de uma forma lenta e gradual, existindo mesmo algumas que desenvolveram essa ideia mostrando a evolução do homem a partir de antropoides. Tendo em consideração os resultados obtidos, sugere-se que a abordagem à origem das espécies ocorra, de um modo simples, desde o 1.º CEB, para as crianças começarem a construir desde cedo um conhecimento científico adequado sobre o evolucionismo. Abstract: This exploratory research study aims to identify the dominant perspectives of primary school students about the origin of species. It was used student’s drawings about the subject to collect data, followed by an exploratory text about the drawing and a short survey to better interpret the drawings. The participants of this study were 125 primary school students of 3rd and 4th grades from schools of Santarém and Coimbra, aged between 8 and 11 years. The data showed that the answers to the survey were predominantly evolutionists. However, those responses were not totally in agreement with the drawings because they were predominantly creationists. Many students drew the origin of species through a divine act of a superior being or that it caused evolution (Intelligent Design). Although the drawings reveal a strong approximation to an explanation that is not accepted in the scientific community, many children also have drawn that the different species had evolved slowly and gradually. Some of them have also drawn the evolution of men from anthropoid. Accordingly to the results obtained, we suggest the teaching of the origin of species since primary school, so that children can develop early an adequate scientific knowledge about evolution.
- Consultadoria em psicologia do desporto: desenvolvimento e aplicação de um plano de intervenção no futebol juvenilPublication . Mendes, Daniel; Silva, CarlosRESUMO O estágio curricular: “Consultadoria em Psicologia do Desporto - Desenvolvimento e Aplicação de um Plano de Intervenção no Futebol Juvenil do Clube de Futebol “Os Belenenses”” ocorreu durante a época 2011/2012 com o objectivo de aplicar, em contexto real de trabalho, os conhecimentos teóricos decorrentes da formação académica, desenvolver a capacidade para resolver problemas concretos e adquirir as competências e métodos de trabalho essenciais ao exercício da psicologia, designadamente nas suas vertentes técnica, científica, deontológica e de relacionamento interpessoal. Todas as actividades foram realizadas de acordo com as três áreas do estágio: Intervenção - actividades de planeamento, avaliação e intervenção dirigidas a jogadores e treinadores; Comunidade - actividades de organização/formação e respectiva promoção dirigidas a toda a comunidade do clube (jogadores, treinadores, pais, dirigentes e funcionários, sócios e adeptos) e restante comunidade desportiva; Complementar - actividades complementares realizadas no âmbito académico. Consequentemente, a realização do estágio, para além de estimular a evolução em competências chaves para a excelência de um psicólogo do desporto, permitiu a aquisição de métodos de trabalho indispensáveis a um exercício responsável da actividade da psicologia e promoveu a integração no contexto profissional.