Browsing by Issue Date, starting with "2013-04"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Percursos e trajetórias de beneficiários de RSI : transitoriedade e fatalismoPublication . Frade, Andreia; Pappamikail, Lia; Reis, RicardinaA dissertação de mestrado apresentada é um estudo realizado com beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) que pretende dar a conhecer as suas trajetórias de vida e percecionar contextos de pobreza e exclusão social. O contato com estes beneficiários foi feito através da European Anti-Poverty Network (EAPN), núcleo de Santarém, que é parceira/mediadora neste estudo e efetua a articulação com as três equipas protocoladas de RSI do concelho de Santarém. Confronta a realidade atual com o impacto das alterações da revisão do regime jurídico e da lei da condição de recursos do RSI com o decreto-lei n.º 133/2012 de 27 de junho. Com a análise dos resultados pretende-se verificar as mudanças significativas nos contextos familiares e sociais. As políticas sociais existentes e as metodologias de intervenção utilizadas são também importantes para compreender os resultados obtidos e verificar se existe ou não uma aplicação eficaz e o que pode efetivamente mudar.
- Adequar a ação pedagógica : explorando modos de organização diferenciada do trabalho educativoPublication . Dinis, Liliana Gonçalves; Luís, Helena; Hamido, GracindaO trabalho desenvolvido contempla os estágios nos diferentes contextos (jardim de infância, 1º ciclo do ensino básico e creche) dos quais emergiu a questão investigativa, cuja temática está centrada na organização do trabalho educativo relacionando a mesma com a diferenciação pedagógica. No desenvolvimento desta problemática optei por duas técnicas de recolha: as narrativas (construídas durante os estágios) e as entrevistas semiestruturadas a dois cooperantes (um professor do 1º ciclo do Ensino Básico e uma educadora de infância). A análise permitiu a recolha de vários exemplos de adequação e, assim, refletir sobre a organização do trabalho educativo. Bem como, compreender as conceções dos profissionais de educação sobre os conceitos de adequação e diferenciação, e de que forma se revelavam na prática. Após o confronto com a fundamentação teórica, saliento o conceito de adequação que surge intimamente relacionado com os instrumentos concebidos na gestão do currículo e na organização do trabalho educativo.
- Body fat responses to a 1-year combined exercise training program in male coronary artery disease patientsPublication . Pimenta, Nuno; Santa-Clara, Helena; Sardinha, Luís B.; Fernhall, BoObjective: To analyze the body fat (BF) content and distribution modifications in coronary artery disease (CAD) patients in response to a 1-year combined aerobic and resistance exercise training (CET) program. Design and Methods: We followed two groups of CAD male patients for 12 months. One group consisted of 17 subjects (57 6 12 years) who engaged in a CET program (CET group) and the other was a age-matched control group of 10 subjects (58 6 11 years). BF content and distribution were measured through dual energy X-ray absorptiometry (DXA) at baseline and follow-up. Results: We found no differences on body mass and BMI between baseline and end of follow-up in both groups but, in CET group, we found significant reductions in all analyzed BF depots, including total BF (21.60 6 6.00 vs. 20.32 6 5.89 kg, P < 0.01), % total BF (27.8 6 5.5 vs. 26.4 6 5.4%, P < 0.05), trunk fat (12.54 6 3.99 vs. 11.77 6 4.01 kg, P < 0.05), % trunk fat (31.1 6 6.9 and 29.2 6 7.1%, P < 0.05), appendicular fat (8.22 6 2.08 vs. 7.72 6 2.037 kg, P < 0.01), % appendicular fat (25.7 6 4.9 and 24.5 6 4.9%, P < 0.05), and abdominal fat (2.95 6 1.06 vs. 2.75 6 1.10 kg, P < 0.05). Control group showed significant increase in appendicular fat (7.63 6 1.92 vs. 8.10 6 2.12 kg, P < 0.05). Conclusions: These results confirm the positive effect of CET on body composition of CAD patients, despite no changes in body mass or BMI. In this study, we observed no alterations on BF distribution meaning similar rate of fat loss in all analyzed BF depots. These results also alert for the limitations of BMI for tracking body composition changes.
- Papel do educador e do professor do 1.º ciclo do ensino básico : conceções dos diferentes agentes envolvidos no processo educativoPublication . Loureiro, Joana Patrícia Simões; Hamido, Gracinda; Luís, HelenaO presente relatório evidencia as aprendizagens promovidas pela participação nos estágios em diferentes valências: Jardim-de-Infância, Ensino Básico e Creche. Este relatório foi desenvolvido numa perspetiva de desenvolvimento pessoal e profissional, propiciando uma postura crítica e reflexiva em relação à prática educativa. O trabalho empírico aborda as várias conceções que os diferentes agentes envolvidos no processo educativo têm sobre o papel do educador e do professor do 1.º ciclo do Ensino Básico. Para a realização do mesmo utilizei a técnica da entrevista semiestruturada. Da análise das entrevistas saliento como principal resultado a importância do profissional proporcionar aprendizagens significativas às crianças, num contexto facilitador de interações com outras crianças e adultos. Concluo que ser educador/professor é amar o seu trabalho, transbordando esse sentimento para a sua prática, alcançando e cumprindo os objetivos e competências específicas, procurando sempre estabelecer uma relação positiva com os seus educandos.
- Introdução à Biomecânica - Exercícios PráticosPublication . Milheiro, Vitor; Branco, Marco A. C.; Conceição, Ana; Matos, Telmo; Louro, HugoIntrodução à Bimecânica: Exercícios de apoio aos conteúdos abordados na unidade curricular de Introdução à Biomecânica