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- «Cidadania em Movimento» - Projeto de iIntervenção socioeducativa no bairro Las Palmeras em Córdoba, EspanhaPublication . Santos, Mariana; Silva, Perpétua SantosO presente Projeto de Intervenção enquadra-se no curso de Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária da Escola Superior de Educação de Santarém. No último semestre do curso foi realizado um estágio curricular no âmbito do Programa de Mobilidade Erasmus que decorreu ao longo de três meses na Associação Estrella Azahara, localizada no bairro Las Palmeras na cidade de Córdoba (Espanha). Esta Associação desenvolve o seu trabalho em duas áreas de intervenção específicas: Área Socioeducativa (destinada a crianças e jovens) e Área Sociolaboral (dedicada à inclusão de adultos no mercado de trabalho) e tem como principal objetivo trabalhar para a promoção socioeducativa de crianças, adolescentes e adultos da cidade e, particularmente, do bairro Las Palmeras. Durante o período de estágio, enquadrado na Área Socioeducativa, foi realizado o diagnóstico de necessidades, tendo sido utilizadas diversas técnicas de recolha de informação qualitativa, como a entrevista, conversas informais, elaboração de grelhas de observação, diário de campo, observação direta e participante e pesquisa e análise documental. Identificado um conjunto de necessidades, foi desenhado o Projeto de Intervenção Socioeducativa “Cidadania em Movimento”, tendo como público-alvo as crianças que frequentam a Área Socioeducativa. Os objetivos deste projeto baseiam-se na promoção da Educação para a Cidadania nas crianças da Área Socioeducativa trabalhando temáticas como Educação Financeira, Educação para os Direitos Humanos, Educação Ambiental, Educação para a Paz e Educação Rodoviária. Ao desenvolver um conjunto de atividades relacionadas com estas temáticas, cumulativamente serão trabalhadas questões comportamentais, de responsabilização, de relacionamento interpessoal, de desenvolvimento da capacidade de argumentação e diálogo. O desenvolvimento deste projeto irá promover ainda a diversificação das atividades na linha de ação de Ócio e Tempo Livre existente na Associação. Na execução do projeto, com vista a atingir os objetivos propostos, será utilizada como ferramenta a Animação Sociocultural na abordagem das diferentes temáticas que a Cidadania engloba. Salientamos ainda o papel do Educador Social em contextos de exclusão social e intervenção a nível escolar e educativo, comprovando a importância da praxis deste profissional enquanto mediador social e agente de mudança.
- As lojas sociais como estruturas de apoio aos indivíduos em situação de vulnerabilidade económicaPublication . Santos, Ana; Pappámikail, LiaA presente dissertação insere-se numa investigação exploratória sobre as lojas sociais em Portugal. As lojas sociais, apesar de estarem direcionadas a indivíduos em situação de vulnerabilidade económica, são espaços físicos destinados a diferentes tipos de clientes, na medida em que têm regulamentos e formas de funcionamento que divergem entre si. O que as carateriza é o fato de estarem inseridas num espaço físico de tipo comercial, com horário de funcionamento e atendimento. A investigação envolve um conjunto de temas teóricos e empíricos, que se relacionam com o estado em que se encontra a população mais vulnerável e informa a tipologia das lojas sociais, que, para além de servirem como um apoio para os indivíduos em situação de pobreza, poderão também servir de recurso alternativo para todos os que pretendem adquirir bens a melhores preços. O conhecimento acerca do fenómeno das lojas sociais passou por um percurso de investigação composto por várias fases, iniciado por uma pesquisa exploratória em torno dos conceitos-chave e complementada por uma investigação empírica, assente na recolha de dados e na observação, permitindo assim a aquisição de um conjunto de informações reais e atuais. Sendo que os educadores sociais poderão adotar estratégias de ação que permitam resolver os problemas sociais do público que procura as lojas sociais, numa última fase, procurou-se esclarecer qual seria o potencial papel do educador social nas lojas sociais emergindo este como um possível mediador e agente impulsionador da mudança e de mentalidades, apoiando-se nos seus princípios éticos e deontológicos e baseados numa relação de proximidade.
- Necessidades sociais de idosos em diferentes contextos de inserção : estudo comparativo na cidade de Samora CorreiaPublication . Caneira, Paula; Silva, Perpétua SantosO presente trabalho enquadra-se no curso de mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária da Escola Superior de Educação de Santarém e aborda o tema do envelhecimento da população, fenómeno crescente nas sociedades atuais que representa para muitos idosos uma etapa da vida associada a situações de vulnerabilidade e de exclusão social. Consideramos, por isso, que corresponde a um âmbito de atuação importante no domínio da educação social e sobre o qual importa refletir. Com o presente estudo procuramos conhecer e distinguir necessidades sociais de idosos em diferentes contextos de inserção (Lar de Idosos, Centro de Dia e comunidade) na cidade de Samora Correia, equacionando a atuação do Educador Social neste domínio. O estudo segue uma metodologia quantitativa, de carácter exploratório, procurando comparar os grupos observados – abrange cento e três indivíduos, nomeadamente vinte e um no contexto Lar de Idosos, vinte e cinco em Centro de Dia e cinquenta e sete na comunidade, aos quais foi aplicado um inquérito por questionário. Complementarmente, foi também realizada pesquisa documental. A partir da informação recolhida, foram identificadas quatro áreas-problema (Solidão/Isolamento Social; Envelhecimento Ativo/Ocupação do Tempo; Formação de Profissionais; Combate ao preconceito e estereótipos), relativamente às quais se refletiu sobre possibilidades de atuação do Educador Social.