Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Representações sociais das educadoras das IPSS's sobre supervisão pedagógica

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TESE.pdf1.94 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente estudo enquadra-se no paradigma qualitativo e visa analisar as diferenças e semelhanças das representações sociais das educadoras de infância das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) sobre a supervisão pedagógica. Pretende verificar-se a subjetividade das representações sobre a supervisão pedagógica, e a forma como a emergência deste conceito se traduz na adequação das práticas ou no desenvolvimento e implementação deste tipo de processo. O enquadramento teórico pretende ser adequado apresentando e definindo os principais conceitos, nomeadamente: representações sociais, identidade grupal e profissional e diferentes estudos ligados à supervisão pedagógica. É uma temática que se cruza nos nossos percursos de educadoras e supervisoras e transformou esta viagem numa viagem de investigação-aprendizagem. Para a operacionalização do estudo foram utilizados diferentes instrumentos de recolha de informação, permitindo desta forma articular o quadro conceptual com os testemunhos recolhidos. Este estudo permitiu o aumento do conhecimento e abriu caminho a um conjunto de recomendações que se consideram relevantes para a implementação e desenvolvimento de processos supervisivos neste tipo de contexto.
The present study fits the qualitative paradigm and its major goal is to analyse the differences and similarities between the social representations of the child educators of Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s or literally translating Social Solidarity Private Institutions) regarding the pedagogic supervision. This study intends to verify the subjectivity of these representations about pedagogic supervision, and the way how the emergence of this concept is expressed in the practices adequacy or in the implementation of this kind of process. The theoretical framework is intended to be adequate presenting and defining the major concepts, in particular: social representation of group and professional identity and different studies related to pedagogic supervision. It is a topic that becomes part of our path as educators and supervisors and makes this journey a journey of apprentice-researchers. For the operationalisation of this study several methods of data collection were used, allowing as such the articulation of the conceptual picture with the gathered testimonies. This study lead to the increased knowledge and opened the path for a series of recommendations which are considered relevant for the implementation and development of supervision processes in this context.

Description

Dissertação apresentada para a obtenção do grau de mestre em Ciências da educação - área de supervisão e orientação pedagógica

Keywords

representações sociais supervisão pedagógica educadores de infância social representations pedagogic supervision childhood educators

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue