Browsing by Author "Luís, Helena"
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- Análise do empenhamento do educador: uma experiência de formação e supervisão no contexto de jardim de infânciaPublication . Luís, Helena; Calheiros, MariaO estudo que aqui se apresenta pretende descrever um processo de construção da qualidade no âmbito da supervisão da prática pedagógica reconhecendo a interacção como elemento central na aprendizagem (crianças e adultos). Partimos do perfil do empenhamento do adulto tal como definido por Laevers (1991) e utilizamos a escala de empenhamento do adulto para observar/medir/avaliar a interacção educativa entre adultos e crianças (Pascal e Bertram, 1999). Os resultados permitem obter dados de natureza quantitativa mas medem sobretudo os aspectos qualitativos do processo ensinar-aprender. Foram analisadas as potencialidades e dificuldades na utilização deste instrumento no âmbito da supervisão da prática pedagógica da formação inicial na perspectiva dos participantes. Considerou-se que esta estratégia de supervisão, tendo como ponto de partida a escala de empenhamento do adulto, na medida em que abriu caminho a um processo de formação profissional e pessoal (estagiárias e educadoras), contribuiu simultaneamente para um desenvolvimento qualitativo da instituição. - This study aims to describe a practice of pedagogical supervision of young children educators on their initial training, recognizing interaction between adults and children as a central element in learning. We used the Laevers concept of “engagement” and the Adult Engagement Scale (Pascal and Bertram, 1999) to observe/measure/evaluate the educative interaction between adults and children. The potentialities and difficulties of using this instrument in pedagogical supervision were analyzed. It was considered that this strategy of supervision, having as starting point the Adult Engagement Scale, contributed positively to the a process of professional learning (trainees and educators) and also for a qualitative development of the institution.
- Arte, educação e aprendizagem: reflexões em torno do conceito, da prática curricular e da formação de educadores e professores em educação artísticaPublication . Togtema, Ana Margarida; Hamido, Gracinda; Luís, HelenaComeçando por nos situarmos epistemologicamente face à multiplicidade de significados e práticas curriculares associadas à Educação Artística, focamo-nos na prática de Educadores de Infância e Professores do 1o Ciclo do Ensino Básico, colocando-nos na perspetiva de discutir modelos e estratégias que garantam, quer nas práticas quotidianas de Jardins e Escolas, quer na formação de professores: i) a efetiva integração curricular (empreendimento interdisciplinar) das expressões artísticas (Artes Visuais, Música, Teatro e Dança); ii) a capacitação dos docentes dos pontos de vista epistemológico e atitudinal, técnico e didático- pedagógico. Mobilizamos dados e reflexões da experiência e avaliação resultantes do desenvolvimento, desde 2015, de um projeto de intervenção (I-A) em Educação Artística num Agrupamento de Escolas do concelho de Abrantes. Propomos algumas reflexões com base nas quais seja possível melhor compreender e tomar decisões curriculares em Educação Artística.
- A atenção à experiência interna da criança e estilo do adulto - contributo das escalas de empenhamento para a melhoria das práticas pedagógicas em educação de infânciaPublication . Portugal, Gabriela; Luís, HelenaEm educação de infância, a qualidade das relações adultos-crianças é um elemento determinante ao nível da construção de sentimentos de segurança, autoestima, curiosidade e desejo de aprender, vontade e capacidade de comunicar com os outros. As escalas de empenhamento da criança e do adulto são instrumentos que, no seu conjunto, apoiam a compreensão da experiência interna da criança e do ajustamento relacional do adulto à situação vivida pela criança. Neste artigo, recorrendo-se a situações descritas por educadores, no âmbito de processos de formação em contexto, pretende-se evidenciar a importância destes instrumentos no apoio à reflexão e melhoria das suas práticas pedagógicas.
- Brincar e Aprender- O que escapa aos Adultos?Publication . Luís, HelenaA partir da teoria de João dos Santos apresenta-se uma reflexão sobre a relação entro o brincar e aprender em Educação de Infância.
- Caixas de cartões em atividade não estruturada com infantes: estudo exploratórioPublication . Serrão-Arrais, Ana; Catela, David; Luís, Helena; Santana, T.; Domingos, B.comportamentos autorregulados. O modelo de peças soltas baseia-se na introdução de materiais móveis afuncionais em espaços infantis, sem a direção de um adulto. Estudos no pré-escolar revelaram suas potencialidades, porém não foram encontrados estudos com bebés. Oito bebés (11,5±1,32 meses de idade, 7 não andantes) tiveram livre acesso a 12 caixas de cartão de cores diferentes com dimensões agarráveis, 6 com conteúdo para produzir som, e 1 caixa grande móvel e escalável; e, foram filmadas todas juntas, na creche, por 18 minutos. As categorias de comportamentos motores e lúdicos foram validadas por especialistas. Os bebés gastaram ≈70% do tempo parados ou em deslocamentos sem contato com caixas; mas, todos interagiram com as caixas, em ações motoras finas e grossas, com uma frequência média de 9,9(±4,8) comportamentos diferentes por criança. Três crianças estabeleceram uma interação, a pares, sequencial, em torno da exploração de 1 caixa pequena e 1 grande. As caixas de cartão permitiram brincar exploratório e físico autónomo, através de motricidade fina e grossa, com alguma interação não-verbal positiva e negativa, e brincar paralelo. Comportamentos aparentemente passivos podem ter um papel importante no brincar. Há potencialidades (socio)motoras no modelo de peças soltas com bebés, em atividade não estruturada de grupo alargado, com apenas caixas de cartão.
- Comportamento motor e de brincar numa atividade não estruturada com objetos de cartão numa sala de 1-2 anos de crechePublication . Serrão-Arrais, Ana; Luís, Helena; Rebelo, M.; Crespo, A.; Ribeiro, D.; Rodrigues, M.; Catela, DavidNas atividades não estruturadas, as crianças exploram materiais soltos (i.e., sem funcionalidade evidente, e.g., tubos de cartão) disponibilizados, mas escasseiam estudos com crianças pequenas. Fomos analisar qual o efeito de materiais de cartão sem função evidente, em contexto de creche. Foi dito a 12 crianças (1 a 2 anos; n=8 meninas), da mesma sala, que podiam brincar livremente com vários objetos de cartão do dia-a-dia. Decorrente de análise vídeo, categorias de comportamentos motores obtiveram validação facial e de conteúdo por painel de especialistas. Tipos de brincar [11] também foram analisados. Sem diferenças significativas entre idades ou géneros, quem se envolveu em mais comportamentos motores distintos, esteve mais tempo em atividade motora e com maior frequência de uso de objetos. Ocorreu uma enorme heterogeneidade individual, mas praticamente todas as crianças contactaram todo o tipo de objetos, individualmente ou em pequenos grupos. O tempo médio de atividade motora foi um terço do tempo total da sessão, com elevada diversidade de comportamentos motores. Assim, observou-se uma duração baixa de atividade motora efetiva, mas densa em diversidade e quantidade de habilidades motoras, algumas replicadas em brincar social. Sugerimos verificar o efeito de mais sessões (mesmos materiais, mas em quantidades similares), na duração, densidade e diversidade de comportamentos motores e de brincar social.
- Construir identidades profissionais no ensino superior. Aprender a ensinar a ser (Sendo) ProfessorPublication . Hamido, Gracinda; Luís, Helena; Piscalho, Isabel; Guimarães, Célia MariaNesta comunicação pretendemos apresentar e analisar alguns dados preliminares recolhidos no âmbito de um projeto mais abrangente, de parceria entre duas instituições de formação professores, em Portugal e no Brasil. A partir da análise de representações do que é ser professor, e do modo com essas representações podem ser (re)configuradas no decurso de processos de formação, procuramos gerar alguns contributos para a compreensão dos processos de construção da identidade profissional de educadores e professores. Os dados mobilizados resultam de algumas respostas obtidas a questionários realizados a alunos do 1º ciclo de estudos do curso de formação de educadores de infância e professores, 55 alunos da instituição portuguesa e 77 da instituição brasileira. Sustentamos a nossa análise num quadro de referência conceptual que assume os conceitos de representação social (Moscovici, 1988), de dialogismo (Grossen, 1999; Hermans, 2001) e de transição (Zittoun, 2006) como centrais à compreensão das dinâmicas de mudança e de continuidade inerentes à construção e desenvolvimento de identidades. Os resultados preliminares reforçam a relevância dos processos comunicativos de coordenação simbólica e intersubjetiva que, no decurso da formação e da supervisão dos alunos, podem reconfigurar as representações de alunos e de formadores
- Cuidar desde o Início: um programa de qualificação para o Sistema Nacional de 329 Intervenção Precoce na InfânciaPublication . Piscalho, Isabel; Luís, Helena; Seixas, Sónia; Hamido, GracindaO programa de formação que se apresenta, no âmbito do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI), instituído através do Decreto-Lei n.º 281/2009, de 6 de outubro, visou potenciar os recursos humanos integrados ou a integrar as Equipas Locais de Intervenção (ELI) garantindo uma maior cobertura e melhor qualidade das respostas às necessidades multidimensionais e específicas das crianças elegíveis e das suas famílias, com vista à sua inclusão social. Sendo a missão do SNIPI garantir a Intervenção Precoce na Infância (IPI), entendendo- -se como um conjunto de medidas de apoio integrado centrado na criança e na família, incluindo ações de natureza preventiva e reabilitativa, no âmbito da educação, da saúde e da ação social, propôs-se a construção de um conjunto de ações de formação para técnicos dos sistemas de saúde, social e de educação, que trabalhassem neste Sistema e que tivessem necessidades de formação diferenciadas. Apesar do grande desenvolvimento do referencial teórico que sustenta este Sistema de Intervenção, apenas um número reduzido de profissionais teve acesso a formação específica para desempenhar funções, em particular na área do Alentejo, como explicitamos de seguida. Dando resposta a uma necessidade de descentralização desta oferta formativa e estando a nossa Instituição de Ensino Superior no centro da Lezíria do Tejo/Alentejo, inicialmente, analisámos de forma mais detalhada as necessidades desta região. Porém, posteriormente, verificou-se a necessidade de desenvolver este programa formativo a nível nacional no formato b-learning, entre novembro de 2021 e 2 de junho de 2022, e por consequência visou-se além do contributo para a consolidação do próprio Sistema, assegurar a extensão da cobertura já alcançada dos serviços prestados, assim como, naturalmente, a contínua melhoria da sua qualidade.
- Democracy and curriculum: the need to give a new meaning to children and childhood(s)Publication . Libório, Ofélia; Luís, HelenaRecalling one of Dewey thoughts there is a consensus among educators that we should regard early childhood settings and schools as learning spaces for democracy through real life experiences of democratic life. Conceptions of self-centred child, with few realistic ideas about the world and about oneself, make democratic living at the kindergarten impossible. Consequently, democracy learning expresses itself, often in Portuguese early childhood curricula, in the learning of values and morals imposed by the early childhood teacher. These practices are opposite to research results that point to the advantage in children participating in competency development (Bennett, 2004) which is essential to democracy learning. Changing conceptions culturally rooted about the child /children and the curriculum has been in our concern in the early childhood teachers’ initial training (Aveiro University and Santarém Polytechnic Institute). Keeping that purpose in mind, we developed a research project of investigation-action-training with some teacher students and their supervisors. In this paper we present some results from the study developed with 18 teacher-students and 5 supervisors. We present some conclusions and reflection of this study based on content analysis of their learning portfolios and on semi-structured interviews to teacher-students and their teacher supervisors. The results point to the emergence of some ideas inherent to the conception of the child as a social actor with the capacity and ability of participating in the social life. - Resgatando um dos pensamentos de Dewey é consensual entre os educadores a ideia de que devemos encarar as instituições educativas como espaços de aprendizagem da democracia através de experiências de vida democrática. As concepções de criança auto-centrada, com ideias pouco realistas sobre o mundo e sobre si própria, impossibilitam a vida democrática no Jardim de infância. Consequentemente, a aprendizagem da democracia traduz-se, muitas vezes, nos currículos em Portugal, numa aprendizagem de valores baseada numa moralização imposta pelo educador. Estas práticas contrariam indicações oriundas da investigação que apontam para vantagens da participação das crianças quanto ao desenvolvimento de competências (Bennett, 2004) que consideramos essenciais à vida numa sociedade democrática. Com intuito de mudar concepções culturalmente enraizadas sobre criança e currículo, desenvolvemos um projecto de investigação-acção-formação com alunos estagiários e educadores supervisores. As reflexões que apresentamos resultam da análise de conteúdo realizada aos portefólios de aprendizagem dos alunos e a entrevistas semi-estruturadas realizadas a alunos e educadores. Os resultados indicam alguma apropriação de ideias inerentes à concepção de criança actor social, com capacidade de participação na vida social.
- Early childhood teachers’ learning and professional developmentPublication . Luís, Helena; Roldão, Maria do CéuThis investigation focuses on the construction and foundations of early childhood educators’ personal practical theories, the transformation of these theories (in the first year after the initial training period and ten years after the end of initial training), and the identification of the factors that were involved in and influenced the construction and modification of these theories – in particular, training, supervision, and professional socialization. By means of a small scale qualitative study with a longitudinal perspective, we held two semi-structured interviews with each of the four participants in two stages of the investigation and a Stimulated Recall Interview (Meijer, Zanting, & Verloop, 2002) that was based on observed and recorded video lessons in the final practice of teacher training. The study made it possible to know the contents of the teachers’ practical theories at two different stages of professional development. We can say that the training program (2002–2006) significantly influenced the beliefs and the practical knowledge of educators about how they can organize the teaching learning process of children in a pre-school context. The dimensions in which these influences were most visible were in the organization of the teaching-learning process centred on the child's learning perspective, recognizing his abilities, and giving stimuli to think, communicate, and act. These strategies have been expanded throughout the professional development period – from strategies focused on science education to various dimensions of the everyday life of children, as routines, and the organization of the educational environment (space, time, group organization) as a learning space.