Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A atenção à experiência interna da criança e estilo do adulto - contributo das escalas de empenhamento para a melhoria das práticas pedagógicas em educação de infância

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
207-892-1-PB.pdf85.95 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Em educação de infância, a qualidade das relações adultos-crianças é um elemento determinante ao nível da construção de sentimentos de segurança, autoestima, curiosidade e desejo de aprender, vontade e capacidade de comunicar com os outros. As escalas de empenhamento da criança e do adulto são instrumentos que, no seu conjunto, apoiam a compreensão da experiência interna da criança e do ajustamento relacional do adulto à situação vivida pela criança. Neste artigo, recorrendo-se a situações descritas por educadores, no âmbito de processos de formação em contexto, pretende-se evidenciar a importância destes instrumentos no apoio à reflexão e melhoria das suas práticas pedagógicas.
In early childhood education, the quality of adultchild relationships is a key element in terms of building a sense of security, self-esteem, curiosity and desire to learn, willingness and ability to communicate with others. The child and adult engagement scales are instruments that, as a whole, support the understanding of the child’s inner experience and the relational adjustment of the adult to the situation experienced by the child. In this article, considering situations described by practitioners, it is intended to highlight the importance of these instruments in supporting reflection and improvement of educational practices.

Description

Keywords

estilo do adulto empenhamento bem-estar e implicação práticas pedagógicas educação de infância adult style engagement well-being and involvement pedagogical practices early childhood education

Citation

Portugal, Gabriela; Luís, Helena. A atenção à experiência interna da criança e estilo do adulto - contributo das escalas de empenhamento para a melhoria das práticas pedagógicas em educação de infância, Saber & Educar, 21, 21, 66-74, 2016.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue