Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
104.41 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O programa de formação que se apresenta, no âmbito do Sistema Nacional de Intervenção
Precoce na Infância (SNIPI), instituído através do Decreto-Lei n.º 281/2009, de 6 de
outubro, visou potenciar os recursos humanos integrados ou a integrar as Equipas Locais
de Intervenção (ELI) garantindo uma maior cobertura e melhor qualidade das respostas
às necessidades multidimensionais e específicas das crianças elegíveis e das suas famílias,
com vista à sua inclusão social.
Sendo a missão do SNIPI garantir a Intervenção Precoce na Infância (IPI), entendendo-
-se como um conjunto de medidas de apoio integrado centrado na criança e na família,
incluindo ações de natureza preventiva e reabilitativa, no âmbito da educação, da saúde e
da ação social, propôs-se a construção de um conjunto de ações de formação para técnicos
dos sistemas de saúde, social e de educação, que trabalhassem neste Sistema e que
tivessem necessidades de formação diferenciadas. Apesar do grande desenvolvimento
do referencial teórico que sustenta este Sistema de Intervenção, apenas um número reduzido
de profissionais teve acesso a formação específica para desempenhar funções,
em particular na área do Alentejo, como explicitamos de seguida.
Dando resposta a uma necessidade de descentralização desta oferta formativa e
estando a nossa Instituição de Ensino Superior no centro da Lezíria do Tejo/Alentejo, inicialmente,
analisámos de forma mais detalhada as necessidades desta região. Porém, posteriormente, verificou-se a necessidade de desenvolver este programa formativo a
nível nacional no formato b-learning, entre novembro de 2021 e 2 de junho de 2022, e
por consequência visou-se além do contributo para a consolidação do próprio Sistema,
assegurar a extensão da cobertura já alcançada dos serviços prestados, assim como, naturalmente,
a contínua melhoria da sua qualidade.
Description
Keywords
intervenção precoce; formação; sistema nacional de intervenção precoce; multidisciplinaridade; inclusão
Citation
Piscalho,I., Luis,H., Seixas,S. & Hamido, G. (2023). Cuidar desde o Início: um programa de qualificação para o Sistema Nacional de 329 Intervenção Precoce na Infância. Joana Sousa, Luís Vicente, Nuno Fragata Marques. Livro de Atas da INCLUDIT - VII Conferência Internacional para a Inclusão - e CTecA - I Conferência de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade - 2023, 329-336. ISBN 978-989-35497-1-1
Publisher
Livro de Atas da INCLUDIT e CTecA VII Conferência Internacional para a Inclusão I Conferência de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade