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Caixas de cartões em atividade não estruturada com infantes: estudo exploratório

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comportamentos autorregulados. O modelo de peças soltas baseia-se na introdução de materiais móveis afuncionais em espaços infantis, sem a direção de um adulto. Estudos no pré-escolar revelaram suas potencialidades, porém não foram encontrados estudos com bebés. Oito bebés (11,5±1,32 meses de idade, 7 não andantes) tiveram livre acesso a 12 caixas de cartão de cores diferentes com dimensões agarráveis, 6 com conteúdo para produzir som, e 1 caixa grande móvel e escalável; e, foram filmadas todas juntas, na creche, por 18 minutos. As categorias de comportamentos motores e lúdicos foram validadas por especialistas. Os bebés gastaram ≈70% do tempo parados ou em deslocamentos sem contato com caixas; mas, todos interagiram com as caixas, em ações motoras finas e grossas, com uma frequência média de 9,9(±4,8) comportamentos diferentes por criança. Três crianças estabeleceram uma interação, a pares, sequencial, em torno da exploração de 1 caixa pequena e 1 grande. As caixas de cartão permitiram brincar exploratório e físico autónomo, através de motricidade fina e grossa, com alguma interação não-verbal positiva e negativa, e brincar paralelo. Comportamentos aparentemente passivos podem ter um papel importante no brincar. Há potencialidades (socio)motoras no modelo de peças soltas com bebés, em atividade não estruturada de grupo alargado, com apenas caixas de cartão.
In unstructured activities, children freely explore ludic activities in self-regulated behaviors. The loose parts model is based on introducing non-functional mobile materials into children's spaces, without adult direction. Preschool studies have revealed its potential, but no studies have been found with babies. 8 babies (11.5±1.32 months old, 7 non walkers) had free access to 12 cardboard boxes of different colors with graspable dimensions, 6 with content to produce sound, and 1 large mobile and scalable box; and, they were filmed all together, in the nursery, for 18 minutes. The behavior and ludic categories were validated by specialists. Infants spent ≈70% of their time standing still or moving without contact with boxes; however, all of them interacted with the boxes, in fine and gross motor actions, with an average frequency of 9.9(±4.8) different behaviors per child. Three children established an interaction, in pairs, sequential, around the exploration of 1 small and 1 large box. The cardboard boxes allowed the babies to make exploratory and physical play autonomously, through fine and gross motor skills, revealing some positive and negative non-verbal interaction, and the emergence of parallel play. Apparently passive or non-interacting behaviors can have an important role in play. There are motor and playful potentialities in the model of loose parts with babies, in an unstructured activity of a large group, with cardboard boxes.

Description

Keywords

atividade motora materiais soltos (loose parts) atividade não estruturada caixas de cartão berçário loose parts unstructured activities motricity play nursery.

Citation

Serrão-Arrais, A., Catela, D., Luís, H., Santana, T., & Domingos, B. (2023). Caixas de cartões em atividade não estruturada com infantes: estudo exploratório. In M.J. Lagoa, D. Coutinho, C. Carvalho, J.O. Santos, J. Viana & G. Silva (Eds). Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XVI (pp. 217-221). Centro de Publicações/Universidade da Maia. Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano.

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Centro de Publicações/Universidade da Maia

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