Browsing by Issue Date, starting with "2018-11"
Now showing 1 - 10 of 14
Results Per Page
Sort Options
- Ensino Superior 2.0: os MOOC como caminho de abertura?Publication . Maia e Carmo, TeresaO presente artigo descreve o aparecimento dos MOOC (massive open online courses, cursos abertos, online, maciços2), suas características e modelos, enquadrando-os no panorama do Ensino Superior (ES) contemporâneo, na sequência da investigação feita no âmbito de doutoramento (Maia e Carmo, 2015). Trata-se de um fenómeno recente no contexto do impacto das TIC (tecnologias da informação e comunicação) no ES que, tendo aberto vários caminhos na investigação acerca de novas formas de ensino/aprendizagem no quadro de mundo globalizado, também questionou o próprio papel das Instituições de Ensino Superior (IES). A lacuna entre o que estas ensinam e o que o mercado de trabalho agora exige impele toda a comunidade de educadores a refletir sobre como aproveitar de forma relevante o potencial trazido pela revolução digital. Aqui se referencia o estado da arte para colocar as dúvidas, desafios e potenciais vantagens que este tipo de formação traz, na linha da agenda europeia (CE 2013, 1,2,3,4) e nacional (Portugal INCoDEe2030) de aposta no fortalecimento das competências digitais, tentando contribuir para o debate acerca do papel das tecnologias educativas no Ensino Superior.
- A arte no combate do estigma da doença mental INcluir – OficINas para todos e para cada umPublication . Castelo, Ana; Ferreira, Carla; Pinheiro, Paula; Massano, Maria Teresa; São João, Ricardo; Coelho, TeresaAs pessoas com doença mental (DM) são frequentemente confrontadas com o estigma e preconceito e sujeitas à exclusão social. Atento a essa realidade, o Serviço de Psiquiatria do Hospital Distrital de Santarém (SPHDS) desenvolveu um projeto piloto de inclusão social para pessoas com DM. Na sua fase inicial agora retratada, estudo epidemiológico de tipo observacional, o objetivo consistiu em aferir na comunidade o estigma na DM através da aplicação de um questionário a 414 indivíduos. Foram avaliadas questões sociodemográficas, psicossociais e de estereótipos associados à DM. Resultados: 18% dos inquiridos referiram sofrer ou já ter sofrido de uma DM e 40% já ter tido contacto com alguém da família com DM. Perante o cenário de na comunidade haver um doente com DM grave, 59,2% diz ser a favor do tratamento médico compulsivo e 44,5% pelo seu internamento hospitalar. Conclusão: o estudo revela não indiferença a esta patologia e existência de estigma.
- Arte, educação e aprendizagem: reflexões em torno do conceito, da prática curricular e da formação de educadores e professores em educação artísticaPublication . Togtema, Ana Margarida; Hamido, Gracinda; Luís, HelenaComeçando por nos situarmos epistemologicamente face à multiplicidade de significados e práticas curriculares associadas à Educação Artística, focamo-nos na prática de Educadores de Infância e Professores do 1o Ciclo do Ensino Básico, colocando-nos na perspetiva de discutir modelos e estratégias que garantam, quer nas práticas quotidianas de Jardins e Escolas, quer na formação de professores: i) a efetiva integração curricular (empreendimento interdisciplinar) das expressões artísticas (Artes Visuais, Música, Teatro e Dança); ii) a capacitação dos docentes dos pontos de vista epistemológico e atitudinal, técnico e didático- pedagógico. Mobilizamos dados e reflexões da experiência e avaliação resultantes do desenvolvimento, desde 2015, de um projeto de intervenção (I-A) em Educação Artística num Agrupamento de Escolas do concelho de Abrantes. Propomos algumas reflexões com base nas quais seja possível melhor compreender e tomar decisões curriculares em Educação Artística.
- Avaliação institucional: uma ação norteadora na gestão da educação profissional e tecnológicaPublication . Almeida, Heula Tíssia Alves Moreira de; Dias, Paulo; Gontijo, SimoneEsta dissertação de Mestrado em Administração Educacional, do Instituto Politécnico de Santarém, refere-se a uma pesquisa sobre avalição institucional que objetivou analisar as práticas avaliativas institucionais desenvolvidas em um campus da rede federal de ensino do Distrito Federal, buscando compreender as motivações dos gestores e a percepção da comunidade escolar em relação às ações implementadas a partir dessa avaliação. A metodologia de pesquisa orienta-se pela abordagem qualitativa. O método de pesquisa escolhido caracteriza-se por um estudo de caso. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a análise documental, entrevista semiestruturada e questionários; envolvendo diretores, servidores e estudantes. Nos resultados percebeu-se que a avaliação realizada foi motivada pela visão do gestor máximo; que os servidores têm uma percepção positiva quanto ao processo avaliativo; que os alunos se mostraram indiferentes quanto à questão pesquisada; e que, em relação à gestão democrática participativa, há limitações a serem superadas no que diz respeito ao processo decisório e ao tratamento dos dados da avaliação.
- Can Interpersonal Behavior Influence the Persistence and Adherence to Physical Exercise Practice in Adults? A Systematic ReviewPublication . Rodrigues, Filipe; Bento, Teresa; Cid, Luis; Neiva, Henrique Pereira; Teixeira, Diogo; Moutão, João; Marinho, Daniel; Monteiro, DiogoObjective: Motivation seems to be a fundamental indicator of long-term physical exercise adherence. Self-Determination Theory (SDT) argues that social environment plays a central role in the satisfaction of basic psychological needs, which might directly affect the quality of one’s motivation. Individuals who appear to be more self-determined tend to persist longer at certain behaviors. Therefore, this body of work intends to analyze the relationship between motivational variables and behavioral outcomes in the exercise context, having as theoretical background the Self-Determination Theory. Methods: This systematic review was conducted through an electronic search on Web of Science, PubMed, SPORTDiscus, and PsycINFO. Data such as instruments, main predictors and results were collected from studies published between 1985 and 2018. A total of 35 empirical studies were considered for a detailed analysis. Results: Results showed the relevance of autonomy support performed by exercise professionals, as well as the major contribution that these behaviors have toward the satisfaction of basic psychological needs, besides the inherent benefits of developing more autonomous regulations. According to the literature, few studies have analyzed interpersonal thwarting behavior and the way this relates to basic psychological needs’ frustration. Nether less, there seems to be a negative relationship between less self-determined regulations and exercise practice. Conclusion: Despite the existence of numerous cross-sectional studies that demonstrate positive correlations between SDT and behavioral outcomes in the exercise context, longitudinal research that analyzes all six dimensions of interpersonal behaviors and their relationship with persistence and adherence to exercise proves to be crucial. However, according to this review, interventions based on SDT appear to be fundamental when it comes to promote the maintenance of a long-term exercise practice.
- Desenvolvimento de cremes de barrar com adição de um processado de cogumelo shiitake (Lentinola edodes) (POCI-01-0145-FEDER-023583)Publication . Basto De Lima, Maria Gabriela; Henriques, Marília; A., MacedoEste trabalho enquadra-se no projeto Agrio et Emulsio (POCI-01-0145-FEDER-023583), com o objetivo de formular e conceber uma emulsão alimentar inovadora à base de um processado de cogumelo Shiitake (Lentinula edodes), para valorização de matérias-primas com potencial de aplicação em certos mercados como gourmet, diet e vegan, através de metodologias sustentáveis [1]. O cogumelo Shiitake é um fungo do filo Basidiomycota e do género Lentinus. É o segundo cogumelo comestível mais cultivado do mundo, representando atualmente cerca de 25% da produção mundial de cogumelos edíveis. A sua importância hoje em dia, deve-se a modos de vida e hábitos provenientes de países asiáticos, para além de várias aplicações na medicina tradicional chinesa. É considerado um alimento de elevada qualidade, rico em proteínas, vitaminas e sais minerais e baixo teor em calorias e gorduras [2]. Uma emulsão é um sistema multifásico termodinamicamente instável, constituída por duas fases imiscíveis, uma aquosa e outra lipídica, em que uma das fases se encontra dispersa na outra sob a forma de gotas esféricas. A estabilidade deste sistema depende da membrana que sustenta as gotas, e varia ao longo do tempo. Há dois tipos de emulsões: óleo-em-água e água-em-óleo. Os cremes de barrar são emulsões de água-em-óleo, cuja fase lipídica é uma mistura de óleos vegetais e/ou óleos e gorduras de origem animal contendo corantes naturais, estabilizantes, emulsionantes, aromatizantes, antioxidantes, lecitinas e vitaminas lipossolúveis. A fase aquosa inclui na sua constituição proteínas e leite desnatado, e pequenas quantidades de outros ingredientes como sal, conservantes, espessantes e vitaminas hidrossolúveis [3].
- O papel da comunicação Interna na melhoria dos processos de gestão e relações interpessoais: estudo aplicado às instituições de ensino da Rede Federal do BrasilPublication . Silva, Nilza Costa da; Leal, SusanaAo iniciar este trabalho, verificou-se uma extensa bibliografia sobre comunicação interna voltada para empresas mercadológicas, mas com pouca referência à comunicação no âmbito das empresas públicas, principalmente às de ensino. Assim, este estudo pretende fazer uma revisão bibliográfica das teorias sobre comunicação interna destacando os conceitos que podem beneficiar as instituições públicas. Igualmente visa descobrir como se processa a comunicação interna em instituição pública de ensino. Destarte, escolheu-se como objeto de estudo uma instituição atípica: uma Autarquia Federal criada em 2008 em todos os Estados brasileiros, de ensino tecnológico, multicampus, autônoma, mantida pelo orçamento da União. Para isso, utilizou-se autores da área de Comunicação e aplicou-se uma pesquisa qualiquantitativa para conhecer o fluxo de comunicação do Instituto pesquisado, os meios utilizados e os mais eficazes. Também apresentou-se um Plano de Intervenção que prevê a elaboração de um Plano de Comunicação Interna que pode ser usado por qualquer Instituição Federal.
- Burnout e satisfação como suporte social em cuidadores formais da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental de SantarémPublication . Cunha, Bruno Alexandre Santos Gaspar da; Pappámikail, Lia
- O conselho de classe como instrumento de avaliação para a prática da gestão escolar democráticaPublication . Cruz, Priscilla Pereira Almeida; Dias, PauloÉ indiscutível a importância do Conselho de Classe para a organização da gestão pedagógica no interior da escola. Sendo assim, o presente trabalho procurou estudar a relação que uma escola pública do campo e integral do Distrito Federal estabelece entre o Conselho de Classe, a avaliação institucional e a gestão escolar democrática. Trata-se de uma pesquisa básica estratégica, exploratória e descritiva que, após o estudo do objeto – com levantamento bibliográfico, empírico e descrição dos fatos observados – planeja intervenções posteriores para a solução dos problemas encontrados. O objetivo foi verificar se o Conselho de Classe tem sido realizado como instrumento de avaliação e legitimador da gestão escolar democrática no ambiente da escola pesquisada. Para tanto, foram aplicados questionários semiestruturados aos participantes do Conselho de Classe; realizada uma pesquisa documental, com análise de leis, diretrizes, atas de reuniões de 2017 ao segundo bimestre de 2018, Projeto Político Pedagógico da escola, bilhetes enviados aos pais e do regimento escolar; e observados os Conselho de Classe do segundo bimestre de 2018. Os dados obtidos foram tratados pela análise de conteúdo e pela estatística descritiva e inferencial, com auxílio do Microsoft Excel. Após a análise, foi realizada uma triangulação dos dados para compreender melhor o objeto e preencher lacunas deixadas pelos primeiros instrumentos de coleta de dados. Os resultados obtidos indicam que o Conselho de Classe não é realizado como instrumento de avaliação da prática pedagógica e não é visto como legitimador da gestão escolar democrática. No entanto, também apontam para o fato de os sujeitos estarem cientes da necessidade de mudança e para o fato de já existir um documento que pode facilitar na realização de um Conselho de Classe que atenda aos princípios da gestão escolar democrática, o Registro de Avaliação.
- Estudo de Caso : A influência da cultura e clima organizacional no processo de gestão democrática e participativaPublication . Tavares, Adriana Rodrigues de Melo; Galinha, SóniaEste Trabalho de Projeto em Administração Educacional do Instituto Politécnico de Santarém, refere-se a uma pesquisa realizada numa escola pública do Distrito Federal – DF, sobre a influência da cultura e clima organizacional. Neste intuito foram empregadas análise, identificação e proposição de ações que buscam a melhoria do desempenho, realização pessoal e profissional dos servidores, trazendo assim um ambiente favorável e produtivo para a implantação e consolidação de uma gestão democrática e participativa. Trata-se de um estudo de caso misto, onde a recolha de dados aconteceu em caráter qualitativo (entrevista semiestruturada) e quantitativo (questionário dentro da escala de resposta Likert). Nos resultados foram detectados pontos de oportunidades de melhoria, que podem auxiliar na implementação de avanços no processo de gestão democrática e participativa, reforçando a importância do ambiente organizacional como um de seus principais contributos.