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- Affording heading in preschool and club childrenPublication . Mercê, Cristiana; Catela, David; Pereira, M.; Teixeira, G.; Figueiredo, M.; Coelho, R.; Serrão-Arrais, Ana; Brígida, NancyHeading is an identitary skill of European football, that requires a balance between physical safety and acquisition, achievable through balloons with minimal impact and slow approach. This study aimed to investigate whether preschool children (P) (N=44, M=3.91±0.87 years, ♀=24) can perform self-heading using this educational solution and whether they demonstrate a performance similar to boys in football schools (F) (N=14, M=4,57±,65 years). They were asked to perform as many consecutive self-headings as possible with a balloon, in 3 trials, without attempt restrictions. The balloon afforded to head in 3-years-old, without gender differences, reinforcing the importance of equal gender opportunities for practice. A transition is observed from 3 to 4 years, with an increase in frequency and a reduction in the time between headings. At 4 and 5 years old, the F performs better than the P. In both groups, individualized motor competence occurred. The balloon should be used to explore heading in children aged 3, with advantages in P, compared to the limited recruitment capacity found in group F. The age of 3 years may be characterized as the beginning of the sensitive period for the acquisition of heading.
- Efeito da intervenção com exercício físico em adolescentes com perturbação no desenvolvimento da coordenação (dcd): revisão sistemáticaPublication . Bernardino, Mafalda; Catela, David; Branco, Marco A. C.; Mercê, CristianaA perturbação no desenvolvimento da coordenação (DCD), é uma condição motora que afeta a capacidade de realizar habilidades motoras coordenadas grossas e finas, com impacto negativo significativo no dia a dia. O exercício físico (EF) ajuda a mitigar os efeitos negativos da DCD em crianças, porém não existe sistematização nesta área com a população adolescente. Esta revisão objetivou investigar quais os efeitos do EF em adolescentes com DCD. A pesquisa foi realizada na PubMed, e a avaliação da qualidade através da escala de PEDro. Foram selecionados 5 artigos, que evidenciaram efeitos significativos do EF na competência motora em adolescentes com DCD. O EF deve ser incluído nos hábitos de vida de adolescentes com DCD, preferencialmente através de programas, com uma duração mínima de 13 semanas, orientados por profissionais com qualificação adequada, para melhoria da competência motora e desenvolvimento das habilidades motoras.
- Aprendizagem do nó de oito em crianças dos 6 aos 9 anos de idadePublication . Torres, D.; Rosa, Paulo; Sovela, A.; Escobar, C.; Inácio, G.; Rodrigues, H.; Silva, I.; Serrão-Arrais, Ana; Catela, DavidCrianças com 10 anos já conseguem realizar um nó tão complexo e essencial em várias atividades como o de 8 simples. Fomos verificar se crianças com menos de 10 anos conseguiam executar este nó. Quarenta e uma crianças entre os 6 e os 9 anos (6,98±0,91) (meninas=24- 7,0±0,89 anos; meninos= 6,94±0,97), exploraram a sua execução (A) através de vídeo na perspetiva própria, com possibilidade de visualizações intercalada, até conseguir 3 sucessos consecutivos, seguida de testes de retenção (R) e transferência (T). Não se observou diferença entre géneros, mas há indicadores que sugerem maior facilidade das meninas no T. Entre os 6 e os 9 anos, não há diferença de prestação e qualidade de execução do nó, embora se observe abandono de algumas aos 6 e 7 anos, pelo que é de admitir que aos 6 anos as crianças já entraram no período sensível de aquisição deste nó, embora não todas. Dada a diversidade de condições propiciadas, recomenda-se facultar às crianças não só poderem ver, como as vezes que desejarem, verem e fazerem simultaneamente, podendo alternar estes comportamentos. Sugere-se a introdução do nó de 8 no 1ºCEB, através de visualização em vídeo, na perspetiva pessoal.
- Desenho próprio de espaço reduzido conhecido e atividade de orientação em crianças de 4-5 anos de idadePublication . Cerejeira, L.; Costa, B.; Graça, F.; Pereira, A.; Brito, M; Serrão-Arrais, Ana; Catela, DavidAs crianças são capazes de desenhar organizações espaciais. Fomos verificar se o estádio de desenvolvimento gráfico da criança (D) condicionaria a sua atividade de orientação (O). Amostra: 38 crianças de 4 e 5 anos (4,58±0,5 anos, 4 anos n=16; meninas= 24), com consentimento informado e assentimento. Método: Para análise do D, foram usados os critérios de [1], [2], [14] e [15]. Para análise da O aplicou-se o protocolo de [16], com possibilidade de a criança escolher entre levar ou deixar "mapa" alinhado no local de partida [3]. Crianças sem atingir D de realismo intelectual (RI), fizeram a O através da fotografia aérea. Resultados: As crianças conseguiram representar através de desenho um local reduzido (sala) que lhes era familiar e usá-lo como seu mapa para uma O. Entre géneros, não houve diferença em D e O. Nos 4 anos, o investimento no pormenor revelado em D, esteve diretamente associado à sua capacidade de autonomia na O. Para ambas as idades, um maior número de objetos similares e de locais a encontrar reduziu a autonomia na O. Conclusão: Aos 4 anos de idade o D pode condicionar a autonomia na O, mas não impedi-la.
- Fine motricity in finger tapping test with children: variability analysis with lyapunov exponentePublication . Mercê, Cristiana; Catela, David; Brígida, Nancy; Rafael, D.; Olhos, B.; Gonçalves, M.; Branco, Marco A. C.Recent advancements in nonlinear methodologies have allowed deeper analysis of motor control during development. This study aimed to analyse the evolution of the fine motor skills in children aged 6 to 9 years old through the Lypaunov Exponent (LyE). It was asked to 60 children (M=8,141±1,064 years) to perform the finger taping test, 6 trials in each hand, starting with their preferred one. An inertial sensor was attached to the index finger to collect three-dimensional angular velocity. The LyE values were calculated per child, hand, and movement axis. The results highlighted a notable distinction between the 6- and 7-year-old and the 8- and 9-year-old, aligned with the different phases of motor development. The older ones presented higher variability, which can reflect their greater proficiency in this fine motor task, due to their extensive practice at school context. LyE analysis seems to be sensitive to changes that occur during different phases of motor development.
- Recorrence Quantification Analysis during the finger tapping test in children of the primary schoolPublication . Branco, Marco A. C.; Catela, David; Brígida, Nancy; Rafael, Diana; Oliveira, Joana; Olhos, Beatriz; Gonçalves, Mariana; Mercê, CristianaThe Recurrence Quantification Analysis (RQA), applied to fine motor skills in children, may be used to observe the behavior of the state of the child, which allows to study and understand the process that he/she is going through. This study aims to analyze the evolution of the fine motor skills between 6 and 9 years old. An inertial sensor was used to collect 3D data during FTT from 60 primary school children and was calculated Recurrence (REC) and Determinism (DET) of the collected time series. Results shows a decrease of REC and DET along ages and higher values in non-preferred hand. RQA shows great sensibility to evaluate fine motor skills and its visible an onset of differentiation between hands through these ages.
- STEM Career Aspirations Among Portuguese Secondary School StudentsPublication . Ribeirinha, Teresa; Correia, Marisa; Baptista, MónicaThe main objective of this study was to investigate the Science, Technology, Engineering and Mathematics (STEM) career interests of secondary school students in Portugal. Data were collected from a sample of 190 twelfth grade students, consisting of 106 females and 84 males, using the STEM Career Interest Survey. The results showed that interest in careers in engineering tended to be lower than interest in mathematics, science, and technology among secondary school students. The study also found a gender gap in students' interest in science, engineering, and technology careers. Female students were less interested in engineering and technology-related careers than their male counterparts, but more interested in science-related careers. These findings can inform education policy makers, curriculum developers, teachers, and researchers about the importance of STEM education in nurturing and cultivating students' interest in STEM fields.
- Overview of the impact of sleep monitoring on optimal performance, immune system function and injury risk reduction in athletes: A narrative reviewPublication . Nobari, Hadi; Banihashemi, Mojgan; Saedmocheshi, Saber; Prieto-González, Pablo; Oliveira, RafaelSleep is essential for a range of physiological and mental functions in professional athletes. There is proof that athletes may experience lower quality and quantity of sleep. While adequate sleep has been shown to have restorative effects on the immune system and endocrine system, facilitate ner vous system recovery and the metabolic cost of wakefulness, and play a significant role in learning, memory, and synaptic plasticity, which can affect sports recovery, injury risk reduction, and per formance. Sports performance may suffer significantly from a lack of sleep, especially under max imal and long-term exercise. Due to the potential harm, these factors may do to an athlete’s endocrine, metabolic, and nutritional health, sports performance is impacted by reduced sleep quality or quantity. There are several neurotransmitters associated with the sleep–wake cycle that have been discovered. They comprise cholinergic hormone, orexin, melanin, galanin, serotonin, gamma-aminobutyric acid, histamine, and serotonin. Therefore, dietary modifications that affect the neurotransmitters in the brain also may affect sleep; particularly for athletes who require more physical and psychological recovery owing to the tremendous physiological and psy chological demands placed on them during training and performance. This review explores the variables that influence the quantity and quality of sleep-in populations of athletes and assesses their possible effects. In addition, several recommendations for improving sleep are presented. Even though there has been much research on variables that impact sleep, future studies may highlight the significance of these aspects for athletes.
- Respiração na técnica kokyo de karaté em imagética estática e em execução motora em crianças de diferentes graduações entre os 6 e os 15 anos de idadePublication . Mercê, Cristiana; Catela, David; Silva, B.; Gonçalves, F.; Mota, E.; Costa, B.; Julião, S.; Martins, M.; Catanho, L.; Sousa, R.; Bernardino, F.; Branco, Marco A. C.No karaté o movimento está em estreita articulação com um fluxo respiratório diafragmático controlado. Como a respiração diafragmática ativa o sistema nervoso parassimpático e reduz a frequência respiratória (CR), fomos verificar se crianças e jovens de diferentes graduações de karaté revelavam alteração na CR e na variabilidade da frequência cardíaca (VFC), nas condições de imagética estática (I) e de execução motora (E) da técnica kokyo. Os anos de prática e os anos de competição em Katas revelaram associação direta com a potência de baixa frequência, indicadora de VFC (rho=,614, p=,025; rho=,581, p=,038, respetivamente), podendo indicar que é possível que crianças integrem a respiração na execução do kokyo. A frequência de treino semanal associou-se inversamente com CR (rho=-,584, p=,036) e diretamente com LF (rho=,581, p=,038), na condição E, pelo que deve ser importante para a articulação entre respiração e movimento nestes níveis de formação. Como nos indicadores de VFC e para CR não se encontrou associação entre as condições I e E, é provável que o recurso à imagética, só por si, não propicie sincronização de respiração e movimento no kokyo em crianças, mas permitiu evidenciar o efeito agudo da respiração no aumento da VFC. A análise dos CR e da VFC permitiu apreciar a efetiva capacidade de ajustamento da respiração ao movimento na execução do kokyo nestas crianças.
- Exercício físico e competência motora em crianças: revisão sistemáticaPublication . Bernardino, Sofia; Saramago, Neuza; Catela, David; Branco, Marco A. C.; Mercê, CristianaA potencial interação entre atividade física (AF) e a competência motora (CM) e em crianças ainda não é totalmente clara. Esta revisão objetivou investigar quais os efeitos do exercício físico (EF, componente da AF) na CM e vice-versa em crianças dos 2 aos 10 anos. A pesquisa foi realizada nas bases PubMed. Ebsco e Web of Science. Os estudos foram incluídos de acordo com os critérios: crianças dos 2 aos 10 anos sem restrições para a prática EF e com desenvolvimento motor típico; intervenção com EF supervisionado por profissionais de exercício. A avaliação da qualidade foi realizada pela checklist Downs and Black. Foram incluídos seis estudos, os quais evidenciaram que o EF melhora a CM, desenvolve as habilidades motoras fundacionais (HMF) e melhora as funções executivas em crianças dos 2 aos 10 anos. Sugere-se a inclusão nas aulas de educação física do treino neuromuscular e jogos com vista à melhoria da CM e desenvolvimento das habilidades motoras fundacionais, de modo a aumentar os níveis de AF desde cedo. A relação entre o EF e CM parece ser bidirecional.