Browsing by Issue Date, starting with "2013-03"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Construir identidades profissionais no ensino superior. Aprender a ensinar a ser (Sendo) ProfessorPublication . Hamido, Gracinda; Luís, Helena; Piscalho, Isabel; Guimarães, Célia MariaNesta comunicação pretendemos apresentar e analisar alguns dados preliminares recolhidos no âmbito de um projeto mais abrangente, de parceria entre duas instituições de formação professores, em Portugal e no Brasil. A partir da análise de representações do que é ser professor, e do modo com essas representações podem ser (re)configuradas no decurso de processos de formação, procuramos gerar alguns contributos para a compreensão dos processos de construção da identidade profissional de educadores e professores. Os dados mobilizados resultam de algumas respostas obtidas a questionários realizados a alunos do 1º ciclo de estudos do curso de formação de educadores de infância e professores, 55 alunos da instituição portuguesa e 77 da instituição brasileira. Sustentamos a nossa análise num quadro de referência conceptual que assume os conceitos de representação social (Moscovici, 1988), de dialogismo (Grossen, 1999; Hermans, 2001) e de transição (Zittoun, 2006) como centrais à compreensão das dinâmicas de mudança e de continuidade inerentes à construção e desenvolvimento de identidades. Os resultados preliminares reforçam a relevância dos processos comunicativos de coordenação simbólica e intersubjetiva que, no decurso da formação e da supervisão dos alunos, podem reconfigurar as representações de alunos e de formadores
- Estudo da entomofauna presente em alguns habitats da Salvia scleriorides Brot.Publication . Lopes, Maria de Fátima Rodriges; Quedas, Maria de Fátima; Godinho, Maria do CéuEste estudo identifica e quantifica a entomofauna presente em alguns habitats da salva esclareoides (Salvia sclareoides Brot.) do maciço calcário do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, pertencentes à freguesia de Monsanto e situados na proximidade da nascente do rio Alviela. Foram identificados 64 morfótipos distribuídos pelas ordens, Coleoptera, Diptera, Hemiptera, Hymenoptera, Homoptera e Lepidoptera. A maioria dos morfótipos pertencem às ordens Coleoptera (28,1%) e Diptera (40,6%). Dentro dos morfótipos estudados fez-se a caracterização de dois fitófagos, aparentemente os únicos causadores de estragos. Identificou-se uma espécie de coleóptero, Stegobium paniceum L. (morfótipo 20), e um género de himenóptero, Systole (Pseudosystole) sp. (morfótipo 16) (espécie nova). O coleóptero ataca toda a planta, enquanto o himenóptero realiza posturas que dão origem a galhas nos frutos. Para caracterização dos morfótipos 16 e 20 realizaram-se capturas usando armadilhas azuis e amarelas colocadas em diferentes locais, datas e estados fenológicos, não se observando diferenças entre as diferentes modalidades.----This study aims to identify and quantify the entomofauna present in habitats of Salvia sclareoides Brot., in the limestone massif of the natural park of Serra de Aire e Candeeiros, corresponding to the village of Monsanto, by the source of Alviela river. Sixty four morphotypes were identified, from the orders Coleoptera, Diptera, Hemiptera, Hymenoptera, Homoptera e Lepidoptera. Most morphotypes belong to the orders Coleoptera (28,1%) and Diptera (40,6%). A beetle, Stegobium paniceum L. (morphotype 20), and a wasp of the genus Systole (Pseudosystole) morphotype were identified, the last corresponding to a new species. The beetle attacks the whole plant the hymenoptera performs ovipositions that give rise to galls in fruits.